quinta-feira, 13 de junho de 2013

O Abismo Prateado, no Cine Líbero

“O Abismo Prateado”, filme de Karim Aïnouz baseado em música de Chico Buarque, estreia no Cine Líbero Luxardo

Estreia nas Sessões Regulares do Cine Líbero Luxardo o longa "O Abismo Prateado", do diretor cearense Karim Aïnouz,  filme livremente inspirado na música “Olhos nos Olhos”, de Chico Buarque. O longa entra em cartaz no cinema do Centur exatamente no dia em que Chico Buarque completa 69 anos, no dia 19 de junho, nesta próxima quarta-feira.

"O Abismo Prateado" apresenta um retrato silencioso e cru sobre  mudanças repentinas na vida de uma mulher. Violeta, interpretada por Alessandra Negrini, é uma dentista de 40 anos, casada e com um filho adolescente, que está pronta para começar mais um dia em sua rotina, entre seu consultório, a academia e um novo apartamento em Copacabana. Parece ter uma vida dos sonhos, até que recebe um recado no celular, o que muda drasticamente seu cotidiano, fazendo com que ela passe por uma dolorosa experiência, durante a qual busca entender a situação, andando pelas ruas do Rio de Janeiro.
Estreia nas Sessões Regulares do Cine Líbero Luxardo o longa "O Abismo Prateado", do diretor cearense Karim Aïnouz,  filme livremente “Olhos nos olhos, quero ver o que você diz, quero ver como suporta me ver tão feliz”. É com a inspiração na música Olhos nos Olhos de Chico Buarque, que o diretor cearense Karim Aïnouz apresenta ao público o longa “O Abismo Prateado”.
O filme entra em cartaz no Cine Líbero Luxardo da Fundação Tancredo Neves no dia 19 de junho, às 19h. Neste mesmo dia se comemora o aniversário de Chico Buarque que completa 69 anos. Os ingressos custam 8 reais com entrada para estudantes, sendo que no dia da estreia os estudantes tem entrada franca. As sessões seguem até o dia 23 de junho e retornam no dia 26 até o dia 30 de junho.
"O Abismo Prateado" apresenta a vida da personagem Violeta, interpretada por Alessandra Negrini. Violeta é uma dentista de 40 anos, casada e com um filho adolescente, que está pronta para começar mais um dia em sua rotina, entre seu consultório, a academia e um novo apartamento em Copacabana. Parece ter uma vida dos sonhos, até que recebe um recado no celular, o que muda drasticamente seu cotidiano, fazendo com que ela passe por uma dolorosa experiência, durante a qual busca entender a situação, andando pelas ruas do Rio de Janeiro.
Este é o quarto filme do diretor Karim Aïnouz, que ganhou destaque depois do seu filme de estreia “Madame Satã” de 2002. Além disso, tem no currículo filmes como “Viajo porque preciso, volto porque te amo” e “O céu de Suely”. Também fez vídeos e curtas metragens como “O preso”, que conta a história de um lavrador nordestino; “Seams”, um documentário experimental e “Paixão Nacional”, todos realizados na década de 90.
A produção de “O Abismo Prateado” é de Rodrigo Teixeira e o roteiro de Beatriz Bracher. A estreia mundial aconteceu na mostra Quinzena dos Realizadores no Festival de Cinema de Cannes em 2011. No mesmo ano Alessandra Negrini ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Havana, por sua atuação no papel de Violeta. É impossível perder essa obra, que mistura poesia, música e sensibilidade.



O ABISMO PRATEADO

Título original:  O Abismo Prateado |  Direção: Karim Ainouz | Roteiro: Beatriz Bracher, Karim Ainouz | Gênero:  Drama | Ano: 2012 |  País:  Brasil | Elenco: Alessandra Negrini, Alice Borges, Carla RibasGabi PereiraJoão Vitor da SilvaRebecca Orenstein,Thiago Martins | Produção: Pedro Paulo Magalhães, Rodrigo Teixeira | Fotografia: Mauro Pinheiro Jr | Trilha Sonora: Rica Amabis, Tejo Damasceno | Distribuidora: Vitrine | Cor: Colorido | Duração:  100 min. |   Classificação etária: 14 anos


Sinopse: A canção de Chico Buarque “Olhos nos Olhos”, lançada em 1976, inspirou este filme, que retrata a vida de Violeta (Alessandra Negrini), uma dentista casada e com um filho, que tem um dia normal de trabalho. Ao ouvir uma mensagem deixada na secretária do celular ela entra em desespero. A mensagem foi gravada por seu marido, Djalma (Otto Jr.), que disse que estava deixando-a e partindo para Porto Alegre. Ele pede para que Violeta não o siga, mas ela não segue o conselho e tenta viajar, o quanto antes, para a capital do Rio Grande do Sul.

SERVIÇO: 
O Abismo Prateado
(Karim Aïnouz, 2013, Drama, COR, 35 mm, 100 min.)

Estreia: 19 de junho, às 19 h
De 19 a 22/06 (quarta a sábado) - 19h
23/06 (domingo) - 17h e 19h
De 26 a 28/06 (quarta a sexta) - 19h 
29 e 30/06 (sábado e domingo) - 17h e 19h

Ingressos: R$ 8,00 (com meia entrada para estudantes) 
* Dia 19, Projeto Plateia: Entrada franca para estudantes na sessão de estreia do filme.

Cine Líbero Luxardo
Endereço: Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Av. Gentil Bittencourt, 650, Nazaré, Belém, Pará | Contatos: (91) 32024321 | cinelibero@gmail.com
Realização: Governo do Estado do Pará e Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves


Um comentário:

NOVAS MEDIAS disse...

De quem são esses textos? É lá do Centur mesmo? Ricardo Macêdo