terça-feira, 7 de maio de 2013

Oficina Desenvolvimento de Projetos Audiovisual e Experiência de Pitching com Victor lopes



 
A oficina com o cineasta será entre 13 e 17 de maio.  As inscrições, que são exclusivas pela internet, já  estão abertas e seguem até o dia 10 de maio. São 25 vagas oferecidas gratuitamente.
 
Resumo da Oficina
As etapas de desenvolvimento de um projeto, desde a idéia original, o desenvolvimento do roteiro até a sua produção e comercialização. 
Identificação da vocação de financiamento e fontes potenciais para cada tipo de projeto.  A venda de um projeto audiovisual: como comunicar as suas idéias e vender o seu pacote criativo para financiadores, co-produtores, distribuidores, agentes de vendas e TVs. 
Formatação de materiais e preparação do “pitching”. Ensaio aberto e “pitching” para banca e público.
 
 
Período
13 a 17 de maio de 2013
 
Locais
- Auditório do Museu da Arte Sacra (Tarde)  - De 13 à 16 /05 das 14 ás 18 horas
- Teatrinho do IAP – Dia 17/05 das 14 às 18:30 horas
- Sessões de Cinema - De 13 a 17/05, das 19 às 21:00 horas:
• 13/05 - Auditório do Museu de Arte Sacra
• 14, 15 e 17/05 - Teatrinho do IAP
 
 
Inscrições
 
Os interessados deverão enviar e-mail para iap.artesvisuais@gmail.com, até às 12 horas do dia 10/05. No corpo do e-mail, deverá constar a storyline (sinopse com no máximo 8 linhas) e currículo resumido do interessado (com no máximo 10 linhas) e telefone para contato.
A confirmação dos participantes se dará por e-mail e será publicado em nosso site no dia 11/05.
 
A análise dos materiais se dará por técnicos da Instituição, atendendo as especificações repassadas pelo facilitador. 
 
Pré-requisitos
Os interessados deverão enviar storyline (sinopse) de projeto de sua autoria voltado para a área e que será desenvolvido durante a oficina acompanhado de currículo resumido, para análise. Experiência mínima na área é exigida visando compor grupo homogêneo. Não é voltado para interessados sem nenhuma experiência. Como parte da oficina, ao final será montada banca de avaliação, onde os projetos serão apresentados e defendidos (dia 17/05).
 
Sobre Victor Lopes
 
Diretor, roteirista e professor. Em 1991, dirigiu o média-metragem de ficção Vênus de Fogo, exibido pela TV Bandeirantes e Channel Four. O vídeo foi premiado no Brasil e na Itália e integra o acervo do MOMA de Nova Iorque. Dirigiu as séries Noções de Coisas, escrita por Darcy Ribeiro, e  Free Jazz (co-direção com Roberto Berliner).  Realizou também programas para a TV Futura, Multishow, History Channel, Arte-France, e os quadros Um Brasileiro no Dia D e Agamenon, o Repórter no programa Fantástico, da Rede Globo.
 
Dirigiu, roteirizou e produziu o curta-metragem de ficção Bala Perdida, lançado em 2003 e que ganhou 20 prêmios em festivais nacionais e internacionais, tornando-se um dos curtas mais premiados do país.  Seu primeiro longa-metragem, Língua - Vidas em Português é um documentário sobre a língua portuguesa filmado em quatro continentes. Premiado no Brasil e em Portugal, o filme inaugurou em 2004 o primeiro circuito digital do Cinema Brasileiro. 
 
Em 2009, lançou Eliezer Batista, O Engenheiro do Brasil, filme que narra a trajetória do empresário nos últimos 50 anos da vida brasileira .  Em conjunto com os Cassetas Hubert e Marcello Madureira, escreveu e dirigiu As Aventuras de Agamenon, O Repórter, inspirado no personagem publicado há 20 anos no jornal O Globo. O filme foi lançado em Janeiro de 2012, e atingiu a marca de 940 000 espectadores.
 
Em 2013, Lopes lança Serra Pelada, A Lenda da Montanha de Ouro, documentário sobre a maior corrida do ouro do século XX, e roteiriza O Drible, argumento de ficção premiado pelo fundo IBERMEDIA para desenvolvimento de projeto. 

Nenhum comentário: