sexta-feira, 3 de maio de 2013

hiper_espaço 03



O II Salão Xumucuís de Arte Digital prossegue suas ações formativas com um ciclo de oficina, falas e mesas, ampliando as discussões acerca da arte e tecnologia propostas pelo projeto, contemplado no edital Conexão Artes Visuais MINC/FUNARTE/PETROBRAS 2012 e no edital de pautas da Galeria do CCBEU, onde será realizada toda a programação.

Dias 06 e 07 (segunda e terça-feira), das 9h ao 12h será realizada a oficina POÉTICAS DA EXPERIMENTAÇÃO: VIDEOARTE COMO LINGUAGEM ARTÍSTICA E CRÍTICA, onde será abordada a história do surgimento da videoarte, sua contribuição como nova linguagem artística para a arte contemporânea, variações de exposição e experimentações das obras, como a videoarte se desenvolveu no Exterior e no Brasil, as possibilidades de interdisciplinariedade com o cinema e o audiovisual. Será ministrada por SISSA ANELEH, realizadora audiovisual com pesquisa acadêmica na área de arte visuais e multimídia.

No dia 06 às 19h serão a sessão de falas relativas a arte digital, ciberarte e convergências com os pesquisadores Gil Vieira e Thiago Azevedo e o curador do salão Ramiro Quaresma. “Ciberespaço, Arte e Territorialidade” é o tema da fala de Gil Vieira é a noção de desterritorialização na arte contemporânea que em parte é atribuída, geralmente, ao ciberespaço e Thyago Azevedo na sua fala “Imagem e Memória: um estudo sobre a fotografia no Instagram” aborda a questão da fotografia nas redes sociais e Ramiro Quaresma faz um relato de suas experiências em curadoria dos dois Salões Xumucuís de Arte Digital e o Panorama da Arte Digital no Pará.

Serão realizadas duas mesas de discussão nos dias 07 e 08 de Abril, a primeira, no dia 07 às 19h, “Artes Visuais e Novas Mídias” com os artistas selecionados e convidados do Salão, Armando Queiroz, Cinthya Marques, Débora Flor, Evna Moura, Ramon Reis e Renata Rodrigues, onde serão abordadas questões do processo de criação de suas obras. No dia 08, também as 19h, os artistas Lucas Gouvêa e Mateus Moura, além de outras participantes do projeto “Dossiê: Por uma Cartografia Crítica da Amazônia” participam da mesa “Cartografia da Arte e Tecnologia na Amazônia”. Todas as atividades terão emissão de certificados de participação.

As exposições do II Salão Xumucuís de Arte Digital continuam abertas à visitação na Galeria do CCBEU, de segunda a sexta das 13h30 às 18h30 e Sábados das 10h as 13h, e na Sala Antonio Parreiras do Museu do Estado do Pará, de terça a sexta das 09h as 18h e sábados e domingos das 10h as 13h, ambas com entrada franca.

Serviço

HIPER_ESPAÇO 03// II Salão Xumucuís de Arte Digital
Galeria do CCBEU de 06 a 08 de Maio


OFICINA
“POÉTICAS DA EXPERIMENTAÇÃO: VIDEOARTE COMO LINGUAGEM ARTÍSTICA E CRÍTICA”
Ministrante SISSA ANELEH
Galeria do MABEU / CCBEU
06 e 07.Maio / 9h as 12h
Inscrições xumucuis@gmail.com até 05/Maio / GRÁTIS

FALAS
CIBERESPAÇO, ARTE E TERRITORIALIDADE // Gil Vieira
IMAGEM E MEMÓRIA: UM ESTUDO SOBRE A FOTOGRAFIA NO INSTAGRAM // Thiago Azevedo
RELATO SOBRE CURADORIA EM ARTE DIGITAL // Ramiro Quaresma
Galeria do CCBEU 06.Maio / a partir das 19h
Entrada Franca

MESAS
ARTES VISUAIS E NOVAS MÍDIAS // Armando Queiroz, Cinthya Marques, Débora Flor, Evna Moura, Ramos Reis e Renata Rodrigues
Galeria do MABEU / CCBEU 07/Maio / 19h

CARTOGRAFIA DA ARTE E TECNOLOGIA NA AMAZÔNIA // Participantes do projeto Dossiê: Por uma cartografia crítica da Amazônia
Galeria do MABEU / CCBEU 07.Maio / 19h
Entrada Franca

Nenhum comentário: