segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Curso de Montagem e Direção de Ópera com Jena Vieira no IAP


Curso de Montagem e Direção de Ópera com Jena Vieira no IAP

O Festival de Ópera do Pará já tem sua marca no cenário cultural do brasileiro. A última edição arrancou elogios de público e crítica especializada, registrando na mídia nacional, o valoroso trabalho de todos os artistas que participaram das três óperas na edição de 2012. O IAP, sempre focado no aperfeiçoamento artístico dos atores culturais do estado do Pará, oferece o Curso de Montagem e Direção de Ópera. O curso não visa a formação de profissionais, pois a formação de um diretor de ópera requer muitos anos de estudos e de experiência. A proposta é fornecer uma ideia geral sobre montagem e direção de ópera, assim como ensinar noções básicas sobre direção de ópera.
A proposta de realização do curso no IAP foi sugerida pelo Minc. Em abril deste ano Jena Vieira foi uma das contempladas na bolsa do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura. O Curso de Montagem e Direção de Ópera é a contrapartida a bolsa recebida. No Pará existem ainda muito poucos profissionais nesta área e o interesse tem aumentado a cada ano devido os Festivais Internacionais de Ópera.

Público alvo
Este curso é direcionado a professores de canto, estudantes de canto lírico, cantores líricos, diretores de teatro, diretores de palco, produtores e quaisquer artistas que tenham interesse neste tópico. Por ser este curso uma introdução à direção de ópera, não é necessário nenhuma experiência prévia na área.

Desenvolvimento e Cronograma
A proposta da oficina abordará dentre outros, os seguintes temas:
Introdução à história de direção de ópera;
Pessoal envolvido na montagem de ópera e suas funções ;
Várias etapas da montagem de ópera;
Libretto e música:
Processo de audição e seleção de cantores  
Preparação do diretor;
Ensaios e apresentações; cronograma
Marcação e movimentação no palco – convenções básicas.
Estilos.
O Curso de Montagem e Direção de Ópera será oferecido no período de manhã e  tarde. A turma comportará até 20 pessoas. Durante o período de 07 a 09 de Janeiro de 2013, o NPD receberá inscrições no IAP de todos os interessados.
Serviço:
O Curso de Montagem e Direção de Ópera tem duração de 20 horas: em três encontros, com início no dia 07 a 09 de janeiro. No IAP, Praça Justo Chermont, 236, Nazaré - Belém-PA, 66035-140.
Contato : (91) 40062926 (GGACM)

Nenhum comentário: