segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Cinemateca

Melhores Filmes 2012

   

É sempre interessante começar um novo espaço com uma temática que geralmente causa grande curiosidade e dissensão. E neste final de ano de 2012, nada mais pertinente, quando falamos sobre cinema, do que trazer a minha lista dos filmes mais interessantes do ano (eu bem que tentei fechá-la em 10 títulos, mas uma importante obra ficaria de fora, portanto, há um pequeno ajuste para esse problema, certo?).

A separação. 2012. 

Isto não é um filme. 2012

Mas entenda, esse ranking tentou abarcar tanto o que passou pelas salas de cinema de Belém, como o que já aportou pelas suas locadoras, até porque, inclusive, não vejo como um filme que saiu aqui direto em DVD/ Blu-Ray não poderia se alocar em seu merecido lugar (portanto, sala de cinema não é a única referência!). Em todo caso, incluí um único título que infelizmente não chegou ainda aqui, mas que deve aparecer logo no comecinho do ano de 2013 (e como eu o vi e o achei merecedor do pódio, não achei justo esperar até o ano que vem para colocá-lo já defasado).

Mas vamos lá.

Top 10

01 – Fausto, de Alexandr Sokurov
02 – Amour, de Michael Haneke
03 – Drive, de Nicolas Winding Refn
04 – Pina, de Wim Wenders
05 – Isto não é um Filme, de Jafar Panahi
06 – Shame, de Steve McQueen
07 – O Artista, de Michel Hazanavicius
08 – Nós Precisamos Falar Sobre Kevin, de Lynne Ramsay/ A Separação, de Asqhar Farhadi,
09 – Skyfall, de Sam Mendes/ Tintin, de Steven Spielberg
10 – O Deus da Carnificina, de Roman Polanski



Hanna Schygulla em Fausto, 2012.

Trintignant e Rivar em Amour, 2012.


Sobre o Primeiro e Segundo Colocados:

01 – Fausto: meu primeiro lugar disparado, a adaptação de Goethe pelo russo Sokurov é novamente tributária do seu conterrâneo Tarkovsky; provoca espetáculo visual vertiginoso e cheio de soluções estéticas impressionantes. Obra meio flâneur, meio pintura em movimento, recheada por diálogos ambíguos sobre poder, Fausto traz uma grande interpretação de Anton Adasinsky (em sua versão para o diabo Mefistófeles) e participação charmosa de Hanna Schygulla (grande atriz que marcou o cinema de Fassbinder). Vencedor do Leão de Ouro em Veneza, este filme do diretor russo encerra sua brilhante tetralogia do poder (a qual inclui Moloch, Taurus e O Sol).

02 – Amour: grande vencedor da Palma de Ouro em Cannes deste ano, Amour é um réquiem delicado para sentimentos que resistem (ou que tentam resistir). Interpretado pelos grandiosos Jean-Louis Trintignant (Um Homem e Uma Mulher, O Deserto dos Tártaros, O Conformista, Minha Noite com Ela), Emmanuelle Riva (A Liberdade é Azul, Hiroshima Mon Amour) e Isabelle Huppert (Corações Loucos, A Professora De Piano, A Teia de Chocolate), este filme assusta pela interpretação de Riva, pela velhice marcada de seus atores principais (e grandes nomes do cinema francês) e pelo roteiro lúcido que fala de nossas frágeis e perecíveis condições humanas. É ótimo ver o Haneke (maior diretor, ao lado do Sokurov e do Lars VonTrier, da atualidade) em pleno auge criativo.

..............................................................


Bom, é bem possível que em futuros posts eu ainda comente alguns dos outros títulos que ficaram nessa lista, mas que não ganharam rápidos reviews (e eu fiquei tão entusiasmado com Drive, com Isto Não é Um Filme). Em todo caso, não acho que um texto enorme será a solução aqui para tratar de um ano cheio de surpresas agradáveis. Dessa forma, iniciado está um canal para discutir ideias, aceitar sugestões e fazer trocas em torno do cinema (e isso sem, necessariamente, ser muito formal, já que a proposta aqui vai ser a de uma despretensão menos acadêmica mesmo).



John Fletcher

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns à vocês do Novasmédias!? por mais essa iniciativa. Espero também poder encontrar indicações de bons filmes que estejam por sair. Abraços.

Elias Rasoli

John Fletcher disse...

Elias, muito obrigado. vc tbm pode nos ajudar pedindo comentários, opiniões. temos que nos colocar em interação total. abraços...

john fletcher

Anônimo disse...

Opa, legal. Queria pedir pra comentares algo sobre o novo filme dos irmãos Wachowski, 'A viagem'. Valews!

Elias

John Fletcher disse...

Elias,

Como o filme não chegou em Blm, ainda não tenho um comentário para ele. Mas assim que chegar, eu o farei sim. Abraços,

John