terça-feira, 27 de novembro de 2012

Circuito das Artes IAP 2012: Ifigênia e o Duplo Caminho

Instituto de Artes do Pará, IAP, lança o seu Circuito das Artes 2012. Resultado das bolsas de experimentação e pesquisa deste ano, 30 artistas desenvolveram, durante seis meses, seus projetos premiados pelo único Instituto no gênero, no Norte e Nordeste, a instituir bolsas de pesquisa para os artistas Paraenses. Neste ano, 133 projetos foram inscritos para concorrerem ao edital lançado em abril deste ano. Artistas de Santarém, Marabá, Ananindeua e Belém, tiveram suas obras avaliadas por uma banca de notáveis, que com total desconhecimento dos candidatos, selecionaram 30 trabalhos nas diferentes linguagens das Artes Cênicas e Musicais, Plásticas e Visuais e Literárias e expressão de Identidades.


Com o projeto, IFIGÊNIA E O DUPLO CAMINHO, Maria Christina, Fotógrafa, jornalista, produtora e pesquisadora independente, é uma das contempladas que participa do Circuito 2012. Começou a fotografar profissionalmente em 1988 a partir de oficina na Associação FotoAtiva com Miguel Chikaoka.
Fez cursos e participou de oficinas com Claudio Feijó, Annateresa Fabris, Clóvis Loureiro Jr., Ivan Lima, Cristina Freire. Desenvolve pesquisa sobre fotografia paraense e realizou palestras sobre esse tema na Torre Malakoff em 2000 (Recife, PE), no Conservatório Carlos Gomes em 2001 (Belém, PA), no Instituto de Artes do Pará em 2007 (Belém, PA), e na Galeria VU em Québec, Canadá, 2008. 
Realizou três exposições individuais e participou de mostras e eventos coletivos, destacando as mais recentes: Amazônia lugar da experiência, Museu da Ufpa (PA, 2012), Amazônia a arte, Museu Vale (ES e MG, 2010), Fotoativa Pará_Cartografias Contemporâneas (SP, 2009), Ifigênia na sala dos passos perdidos (PA, 2008), Contigüidades: dos anos 1970 aos anos 2000 (PA, 2008) e Salão Arte Pará (artista convidada, PA, 2008). Realizou residência artística em fotografia, no CENTRE VU, Cooperative Meduse (Canadá, 2008).Em 2010, foi contemplada com o Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais (PA), quando realizou a exposição “Álbum de Família e outras histórias”, e com a Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística em Artes Visuais, do Ministério da Cultura, com o projeto “Carta para Alice ou o nome da cidade”.
Sua obra  propõe uma visão noturna sobre a cidade, sua concretude e os elementos humanos, os percursos a serem feitos, o ir e vir. Ifigênia caminha na cidade, em um plano chapado dos chãos e paredes, projetadas em sombras e transitando em outra dimensão entre o real e o que se vê. O resultado da Bolsa de Experimentação e Pesquisa em Fotografia do Instituto de Artes do Pará, teve todas as imagens feitas com câmeras fotográficas acopladas em celulares, como teste de imagem, e de possibilidades técnicas. O ambiente, um site specific, é um convite para se deixarem levar pelas vielas, praças, ruas diversas; um passeio pelas imagens sugeridas pela noite. A exposição será no Laboratório das Artes da Casa das 11 Janelas e o vernissage será dia 19 de dezembro às 19h.

Maria Christina nos fala um pouco mais sobre este trabalho:
Quem é a Ifigênia?
- Meu alter ego, vc e qualquer um que se disponha a penetrar no trabalho e transitar pelos lugares sugeridos, propostos, como forma a se deixar envolver por outra ideia, ver com outros olhos, e diferente de aceitar uma opinião de outrem, colher mais dados para dialogar com a (sua) própria opinião. 

O que ela pensa dos 400 anos de Belém?
-  Ela deseja uma Belém mais pacífica, e não só no sentido de segurança para todos, mas no sentido de co-existência: que seja em paz com a água, com a sua história e arquitetura, e portanto de muito respeito com a memória desse lugar - é de fundamental importância a manutenção desses símbolos a nos lembrar e remeter à nossa própria identidade.

Esse trabalho não deixa de ser um presente à cidade, que caminha para se tornar uma senhora quatrocentona.

Como a Ifigênia nasceu?
    - Foi gerada durante anos, quase sem perceber, com a observação sobre o mundo e as coisas. E no início da década de 1990 ela desabrochou feito uma flor, pronta para a caminhada de mais buscas, mas aí já tinha uma cara, uma personalidade (que é dinâmica, muda, repensa o entorno e se recoloca, e nunca desiste...). Ela reúne uma série de conceitos que eu quero trabalhar, e não foi por acaso eu ter escolhido, como nome do meu projeto de pesquisa, uma figura mitológica e feminina, porque o universo feminino é misterioso, sedutor e instigante. 

A fotografia é o mundo da Ifigênia?
-  Ifigênia usa a fotografia como um recurso, nada mais. Ela transita por muitos outros meios, como a palavra por exemplo, fonte muitas vezes de inspiração. O mundo todo é passível de ser decodificado ou redimensionado para dar vida e forma a uma ideia para ela se expressar...

Nesta edição o Circuito das Artes IAP 2012 acontece no Espaço Mocoronga em Santarém, Fundação Cultural de Marabá, Sede do Instituto de Artes do Pará em Belém, Casa das 11 janelas. O período será de 04.12.2012 a 09.01.2013.

Serviço:
Circuito das Artes 2012 Instituto de Artes do Pará
Local: Casa das Onze Janelas.
Data: 19.12.2012 a 09.01.2013
Horário: 10h as 19h


--
Jeferson Medeiros
Assessoria de Comunicação
Telefones: 4006-2918/ 8352-2524
E-mail: iapcomunicacao@gmail.com
Site: www.iap.pa.gov.br
Twitter: @iap_pa

Nenhum comentário: