sexta-feira, 29 de junho de 2012

"A música, o balé e o teatro dos “Pássaros” no IAP"


Nesta sexta feira, dia 29, a partir das 19 horas, no teatrinho do IAP, acontece a primeira experimentação profissional com a música, o balé e o teatro dos “Pássaros Juninos” de Belém. A montagem do espetáculo se baseou em texto tradicional recriado por Raimundo Souza (Casquinho) e João Ramos.


Criados na periferia de Belém, os pássaros juninos são uma manifestação típica de Belém do Pará. Resultado da mistura das óperas que se apresentavam na cidade durante o Ciclo da Borracha com a cultura popular radiofônica dos anos seguintes, durante quase quatro décadas eles conheceram o sucesso nos teatros, nos centros comunitários e nas ruas de Belém.

Uma época de glória que ficou para trás, superada, principalmente, pelo surgimento da televisão, que afastou os pássaros juninos do seu público. Assim os pássaros foram levando, se apresentando para plateias cada vez menores e em espaços cada vez mais reduzidos.

O Teatro dos Pássaros foi um projeto criado para que o pássaro junino volte a ter na esfera cultural a importância que teve no passado. É um processo de reconhecimento, para que ele seja visto como uma manifestação genuinamente paraense, original e com inegável valor artístico.

O espetáculo que inicia neste sexta, 29, conta com um elenco de 32 pessoas, entre atores, bailarinos, músicos e figurantes, sob a direção de José Leal, direção musical de Heitor Pinheiro e coreografia de Roulon Ho.
Sem dúvida, será um grande espetáculo e uma grande diversão para o público de todas as idades.

Aguardamos vocês no IAP. Lembre-se, nesta sexta-feira, 29, a partir das 19 horas.

FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO GERAL: JOSÉ LEAL
COREOGRAFIA: ROLON HO
SONOPLASTIA: BRUNO AUGUSTO
CRIAÇÃO DE ILUMINAÇÃO CÊNICA: JORGE LUIZ PANTELEÃO
ADEREÇOS DE FIGURINOS: HÉLIO ALVAREZ
ADEREÇOS CÊNICOS: JORGE RIBEIRO
CONTRA-REGRA: DENISON FERREIRA
PERSONAGENS: 32 ATORES, DANÇARINOS E MÚSICOS.

Serviço:
Dia: 29/06/2012
Hora: 19h
Local: no Teatrinho do IAP.
Instituto de Artes do Pará - Praça Justo Chermont, 236. (Ao lado da Basílica de Nazaré.)

Nenhum comentário: