quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mesa-redon​da “Theodoro Braga – Vida e Obra” acontece hoje, quarta-fei​ra, dia 20, na Galeria Theodoro Braga, às 19h

Mesa-redonda falará sobre o artista, historiador e professor Theodoro Braga na programação da mostra “Galeria Theodoro Braga 35 anos”
A Galeria Theodoro Braga apresentará nesta quarta-feira, dia 20 de junho, às 19h, a mesa-redonda “Vida e Obra de Theodoro Braga” com a participação dos Professores Aldrin Figueiredo e Edilson Coelho, como parte da programação paralela da exposição “Galeria Theodoro Braga – 35 Anos” e em comemoração aos 140 anos de nascimento do artista Theodoro Braga (1872-1953). A exposição é uma realização da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN) com o apoio do useu da Imagem e do Som (MIS).

Pintor, chargista, educador, historiador, geógrafo e advogado, Theodoro José da Silva Braga foi aluno da Escola Nacional de Belas Artes (ENBA) na década final do século XIX, tendo conquistado, em 1899, o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro, oferecido pela instituição aos seus alunos regularmente inscritos. Passou a maior parte de sua estada europeia em Paris, onde foi aluno, na Academia Julian, de Jean-Paul Laurens, vinculação que se evidencia no perene interesse de Theodoro pela pintura de temas históricos e literários. É autor da famosa obra “A Fundação da Cidade de Belém”, integrante do acervo do Museu de Arte de Belém. A mesa abordará diferentes aspectos da vida e da obra desse paraense que sempre levou consigo a valorização de elementos amazônicos em seu trabalho.

Ao final do ciclo de mesas-redondas serão emitidos certificados às pessoas que participarem da programação. A exposição “Galeria Theodoro Braga 35 Anos” segue em cartaz até o dia 27 de julho, de segunda a sexta, das 9:30h às 19:30h, e aos sábados e domingos (durante o mês de junho) das 17h às 21h, com entrada franca. A Galeria Theodoro Braga está localizada no subsolo da Fundação Cultural do Pará – Centur. Avenida Gentil Bittencourt, 650, entre Quintino e Rui Barbosa. Contatos: 32024313
galeriatheodorobraga@gmail.com

Participe!

Sobre os participantes:

Edilson Coelho é graduado em Educação Artística (Artes Plásticas) pela Universidade Federal do Pará (1980); especialista em Arte e Educação pela Universidade Federal do Pará (1995), com monografia sobre Arte e Desenho Infantil; Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), com dissertação sobre o Ver-o-Peso como espaço poético e cultural na produção do fenômeno na pintura moderna em Belém do Pará; e doutor em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), com tese sobre a construção do nacionalismo na obra do pintor paraense Theodoro Braga. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará.

Aldrin Figueiredo é Graduado em História (UFPA, 1989), especialista em Antropologia Social (UFPA, 1993), e mestre e doutor em História (UNICAMP, 1996, 2001). Desde 1991 é professor da Faculdade de História da UFPA. Sua área de interesse procura conexões entre a história cultural, as artes visuais e o ensaio crítico. Atualmente vem se dedicando ao estudo das artes plásticas e literárias na Amazônia nos séculos XIX e XX, Patrimônio histórico, memória e acervos da imigração estrangeira na Amazônia, diáspora cultural africana na Amazônia e a história social da intelectualidade amazônica (séculos XVIII-XX). Coordena o Grupo de Pesquisa em História Social da Arte (UFPA/CNPq) e atualmente é professor dos programas de pósgraduação em História Social da Amazônia e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará.

SERVIÇO:
Exposição “Galeria Theodoro Braga – 35 Anos”
Em exibição até o dia 27 de julho. De segunda a sexta-feira, das 9:30h às 19:30h. Sábados e domingos, do mês de junho, das 17h às 21h. Entrada franca

Programação paralela:
Mesa-redonda “Theodoro Braga – Vida e Obra”, com Prof. Dr. Aldrin Figueiredo e Prof. Dr. Edilson Coelho.
Data: 20 de junho de 2012, às 19 horas

Programação completa:
Dia 20/06, 19h: “Theodoro Braga – Vida e Obra”, com o Prof. Dr. Aldrin Figueiredo e Prof. Dr. Edilson Coelho.
Dia 26/06, 19h: “Galeria Theodoro Braga - 35 anos: História e Memória”, com Emanuel Franco, Fafá Pinheiro, Sérgio Mello e Tadeu Lobato.
Dia 28/06, 19h: “Curadoria x Artista X instituição”, com Orlando Maneschy, Eliane Moura e João Cirilo.

Local: Galeria theodoro Braga, subsolo da Fundação Cultural do Pará – Centur.
Avenida Gentil Bittencourt, 650, entre Quintino e Rui Barbosa.
Informações: (91) 32024313
galeriatheodorobraga@gmail.com

Nenhum comentário: