quinta-feira, 28 de junho de 2012

Exposição COZINHA DE ARTISTA - ELF GALERIA


COZINHA DE ARTISTA


“Cozinha de Artista” significa o ato da criação, o labor do artista no espaço sagrado de seu atelier, estúdio, laboratório, ou qualquer nome (os modernosos diriam espaço-gourmet) ou coisa que se queira dar ao refugium peccatorum, ao lugar onde o bruxo-artista-cozinheiro manipula matérias e conceitos, mistura tintas com sangue, tempera o real com a fantasia e opera as fórmulas alquímicas de sua criação. Porque cozinhar é criar e criar é cozinhar. Cozinhar, portanto, é uma arte! Sob essa concepção a “Cozinha de Artista” sugere uma receita, simples e fácil de preparar:

Ingredientes:
Um punhado de artistas
Umas ou elf* galeristas
Uns e outros colecionadores ou apreciadores de arte
Muitos amigos...

Modo de preparar:

Junte um punhado de artistas, quantos estiverem dispostos a cozinhar (neste caso, sete), independente da quantidade, pois, com criatividade não há risco da receita desandar. Deixe-os em banho-maria, aplicando-lhes um brain storm fervente para cozinhar os miolos até que suas ideias criativas estejam borbulhando. Acrescente as elf galerista para dar liga à massa criativa dos artistas e garantir a forma dos pratos, bem como organizar a galeria-gourmet onde estes serão apresentados aos apreciadores-comensais. Use e abuse do entusiasmo e da apreciação dos colecionadores como fermento para fomentar as iguarias, acrescentando doses generosas de sensibilidade, percepção inteligente e muito bom humor. Misture todos os ingredientes e deixe apurar, como se fosse uma maniçoba, uma feijoada ou uma paella. A mistura eclética é saudável e nutritiva, nada de cozinha (coisinha) minimalista. Recheie com a presença dos amigos. Apimente, use todos os condimentos de divulgação para convidar todos para o evento arte-gastronômico. Tempere com o sal da vida. Acompanhe com o vinho e o pão nosso de cada dia. Sirva os pratos quentes para degustação, juntamente com umas biritas para animar a festa e celebrar a vida. Bon apetit e salute!

Jorge Eiró
Belém do Pará, junho 2012.

* Elf: nove em alemão.

COZINHA DE ARTISTA
Exposição dos artistas plásticos Elieni Tenório, Geraldo Teixeira, Jocatos, Jorge Eiró, Marinaldo Santos, Ronaldo Moraes Rêgo e Ruma de Albuquerque.
Galeria Elf
A Elf Galeria fica na Vila Bolonha, 60, bem perto da Av. Gov. José Malcher, Nazaré, Belém, Pará, Brasil.
Dia 30 de junho de 2012, 11 da manhã.

Nenhum comentário: