terça-feira, 3 de abril de 2012

Programação Especial Dia Nacional de Curtas

04/04 - DIA NACIONAL DO CURTA-METRAGEM no IAP em duas sessões às 9h e às 16h


O Dia do Curta (04/04) foi criado em 2011. A proposta nasceu da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragista (ABD Nacional) e chegou ao IAP por sua associada local, a ABDeC Pará (Brasileira de Documentaristas e Curta-metragista do Pará) e foi imediatamente encampada pelo IAP na ocasião.

Na ocasião, exibimos duas sessões, sendo uma pela manhã, voltada a alunos da Escola Estadual Barão do Rio Branco, que compareceu com 38 alunos. Exibimos animações resultantes da Bolsa de Experimentação e Pesquisa do IAP, de edições anteriores e que foi um sucesso. Na ocasião, desenvolvemos também um concurso de redação entre os participantes, buscando a reflexão e identificação pelos alunos participantes. A redação vencedora foi escolhida pelos professores da unidade de ensino e a ganhadora foi contemplada com um DVD com a cópia da programação exibida. No mesmo dia, numa parceria com a coordenação local do FESTIVAL DO CURTÍSSIMAS DA CLARO, foi lançado o edital, visando estimular a produção de conteúdo a partir de móbile.

A segunda sessão foi focada e contamos com a com parceria da ABDeC Pará, ABD Nacional/DIMAS BA (Departamento de audiovisual da Secretaria de Cultura da Bahia). Na ocasião exibimos pela primeira vez em Belém o primeiro curta-metragem feito por Glauber Rocha, intitulado “Pátio”, filme experimental produzido em Salvador de 1956. Em parceria com a ABDeC Pará exibimos “O Mundo de Célia”, doc-ficção produzido por realizadores locais e que contou com apoio do NPD Pará para sua produção. Contamos com um público de 42 pessoas.

Este ano, iremos replicar a ação, porém, dando foco para realizadores da capital e de outros municípios como Ponta de Pedras, Canaã dos Carajás, Santarém Novo e claro a capital.

Na primeira sessão, iniciaremos com o curta “Bois Voadores e Pássaros Andarilhos” de Luis Arnaldo Campos, que aborda, de maneira criativa e colorida, o universo do boi e do cordão de pássaros, este último inclusive sendo uma expressão de identidade popular somente encontrada em nosso Estado, com licença poética e resgate histórico, por ter a preocupação de reconstruir o movimento do boi antigamente em nossa cidade. O segundo, de Roger Elarrat, trás para a tela o imaginário urbano, com abordagem com técnica de animação consolidada e inteligente. O “Grade Balé de Damiana” que é de Santarém Novo é fruto de edital nacional do MINC/SAV, Revelando os Brasis, que oportuniza para realizadores de cidades de até 20 mil habitantes a produzirem audiovisual por meio de edital. Aborda, de maneira plástica e criativa o universo místico que envolve o Carimbó e uma posição “maldição”. Já “O Morto que Sabia Nadar” explora a veia cômica, de forma criativa e inusitada. Este é fruto do coletivo de Ponta de Pedras que neste momento desenvolve o projeto de um documentário. Para finalizar uma a animação que Andrei Miralha nos convida, de maneira poética, a olhar para nossa capital, Belém.

Na segunda sessão iniciamos com o “O Rapto do Peixe-boi”, de Cássio Tavernard. Com roteiro de Rodrigo Aben-Athar, este episódio da “TURMA DA POROROCA” e que surgiu a partir do realizador ser contemplado por uma Bolsa de Experimentação e Pesquisa do IAP (A Onda – Festa na Pororoca - 2004) conta a organização de uma festa de aparelhagem no fundo do rio. Em seguida, vamos mergulhar no universo denso e rico do escritor e cineasta Vicente Cecim, que apresenta dois títulos experimentais e uma nova proposta de utilização de novas mídias para produção audiovisual. Mas, também temos o Ver-o-Peso em evidência. No documentário de Marcelo Rodrigues e Rosa Rocha vamos visitar e conhecer um ver-o-peso que todo paraense devamos conhecer, mas nem sempre tem a oportunidade. Para finalizar, a interpretação do realizador Carlos Alessander, de Canaã dos Carajás, de seu vídeo autoral feito com celular, que convida a reflexão do preço pelo progresso, que nem sempre é ponderado.



Clique na imagem para ampliar.

Todos estes são curtas-metragem e nos permitiram conhecer melhor o olhar e a produção existentes em nosso Estado, abordando temas e universos que nos são próprios.

O DIA NACIONAL DO CURTA-METRAGEM no IAP tem entrada franca e aberto para públicos de todas as idades em suas sessões, uma pela manhã e outra à tarde.

Programação e horários Dia Nacional do Curta-metragem
Sessão às 9 horas
- Bois Voadores e Pássaros Andarilhos, de Luis Arnaldo Campos
- Visagem, de Roger Elarrat
- Grade Balé de Damiana, de João Loureiro Jr.
- O Morto que Sabia Nadar, de Pedro Nicásio
- Muragens, Animação de Andei Miralha

Sessão às 16 horas
- O Rapto do Peixe-boi, de Cássio Tavernard
- Os Vagueantes, de Vicente Franz Cecim
- Cheval O Sonho De Pedra, de Vicente Franz Cecim
- Todo Dia é Dia de Feira, de Marcelo Rodrigues e Rosa Rocha
- O Custo do Progresso, de Carlos Alessander

Serviço
DIA NACIONAL DO CURTA-METRAGEM no IAP em duas sessões às 9h e às 16h
Teatrinho do IAP
Praça Justo Chermont, 263 (ao lado do Santuário de Nazaré)

ENTRADA FRANCA

Contatos
Afonso Gallindo
4006-2924/8342-1531/9143-5111

Um comentário:

Afonso Gallindo disse...

A programação está ótima...