sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Tchau Bienal







A Bienal Internacional de Arte de São Paulo corre o risco de não acontecer em 2012. Segundo noticiou o jornal O Globo na manhã desta sexta, as contas da Fundação Bienal foram bloqueadas pelo MinC devido a irregularidades em prestações de conta entre 1999 e 2006. A mostra, uma das mais importantes do mundo, vinha sendo produzida há dois anos e estava programada para setembro. 

A Fundação tentou entrar com uma liminar para impedir o bloqueio, mas a Justiça Federal negou o pedido. Ontem, representantes da Bienal passaram o dia em Brasília tentando negociar com o MinC, a AGU (Advocacia Geral da União) o CGU e o TCU (Tribunal de Contas da União) a produção de um documento chamado Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que estabeleceria condições para o pagamento dos valores devidos e garantiria a realização do evento. Mas o tempo é muito curto: a data-limite para solução do impasse é 15 de março; se até essa data a situação não se resolver, a Fundação Bienal começará a desmontar a equipe contratada para produzir a mega-exposição. Uma equipe de 150 colaboradores contratados pelo programa educativo da Bienal já foi dispensada. 

A 30ª Bienal tem um orçamento previsto de R$ 30 milhões, dos quais R$ 17 milhões já haviam sido captados via Lei Rouanet. A mostra já enfrentou problemas em outros anos, como 1993 e 2000, quando foi adiada, ou em 2008, quando uma profunda crise institucional esvaziou o evento. Mas, desde a posse da gestão atual, em 2010, havia um clima de otimismo e transparência. 


fonte: http://www.soma.am/noticia/bienal-2012-pode-ser-cancelada-por-inadimplencia

Nenhum comentário: