quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Programa de quarenta anos da Feira do Som

Programa terá shows com artistas locais e transmissão ao vivo pela Rádio Cultura FM


Na próxima quinta (01) a Feira do Som, programa apresentado por Edgar Augusto Proença, completa 40 anos de existência com um show comemorativo e com transmissão ao vivo do Programa pela Rádio Cultura FM, diretamente do SESC Boulevard, a partir das 12hs.

A Feira do Som - Especial de 40 anos - contará com homenagens de vários artistas a Edgar Augusto e ao próprio programa, que estimula circuito musical e artístico paraense e também nacional.

Entre os artistas confirmados estão Felipe Cordeiro, Lucinha Bastos, Juliana Sinimbú, Aíla Magalhães, Arthur Nogueira, Banda Pandora, Arraial do Pavulagem, Quaderna, Pedrinho Cavalero, Eudes Fraga, Lia Sophia, Andréa Pinheiro, Mahrco Monteiro, Zarabatana Jazz, Adamor do Bandolim, MG Calibre, Grupo Gema e Charme do Choro. “Eram tantos artistas que gostariam de participar e homenagear a Feira e o Edgar que eu abri todo o espaço que podia para o show. Muitos outros também quiseram, mas infelizmente não foi possível, pelo tempo do programa. Todos tem um grande carinho pelo programa e pelo Edgar Augusto”, conta Luizão Costa, que assina a produção artística do Especial.

Além de todas estas atrações, o Programa Especial vai contar um pouquinho mais da história da Feira do Som com depoimentos de convidados especiais que participaram do programa e da própria vida de Edgar Augusto. “Cada depoimento fala um pouco da história da Feira do Som e nos traz para mais perto do seu criador, Edgar Augusto, dos quais todos que gostamos de música somos fãs e ouvintes. Esperamos que este seja um especial pra nós e para os ouvintes, mas também pra ele”, explica Fabrício Mattos, produtor do Especial.

A Feira do Som – Especial 40 anos – será transmitida ao vivo pela Rádio Cultura FM (93,7 FM) diretamente do auditório do Sesc Boulevard, a TV Cultura também marcará presença e fará a filmagem de todo o show, que posteriormente será transformado em um programa especial, que será veiculado pela TV Cultura.

História

A primeira veiculação da Feira do Som aconteceu em 1 de março de 1972, quando era ainda na PRC – 5 (Rádio Clube). Feira do Som ficou na Clube de 1972 a 1982, passando depois para a Rádio Cidade Morena, hoje Jovem Pan, onde permaneceu até 1985. Estreou em 1986 pela Rádio Cultura e continua até hoje.

De lá pra cá, o programa foi se transformando, adotando novos quadros e modificando também a história da música e do rádio paraense. Por isso esta homenagem ao programa também é um incentivo dos artistas, jornalistas, produtores culturais, ouvintes e amigos a esse trabalho essencial de divulgação, estímulo, debate e difusão da música local e nacional, de todos os estilos e ritmos.

Nenhum comentário: