terça-feira, 31 de maio de 2011

I.A.P - Resultado das bolsas de pesquisa e experimentação

    

  O Instituto de Artes do Pará divulga lista com os nomes dos artistas que receberão as 20 bolsas de criação,experimentação, pesquisa e divulgação artística, que têm por objetivo valorizar a produção artística paraense.Foram 170 trabalhos inscritos. As linguagens com maior número de inscrições foram audiovisual, com 34 projetos; música, com 33; teatro com 26 e dança, com 18 inscrições.Belém, Ananindeua, Marituba,Barcarena, Oeiras do Pará, Marabá,Parauapebas, Castanhal, Santarém, Benevides, Soure e São Sebastião da Boa Vista foram os municípios que enviaram projetos.Além de Belém, os municípios com maior número de trabalhosforam Ananindeua e Santarém.


--
Jeferson Medeiros
Instituto de Artes do Pará
Assessoria de Comunicação
Fones: (91) 4006-2918 / 8352-2524
Email: comunicacao@iap.pa.gov.br
Twitter: @iap_pa
Site: www.iap.pa.gov.br

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Vagas para professores na UFBa

A UFBA publicou edital para DOCENTE EFETIVO. As vagas para a ESCOLA DE BELAS ARTES estão listadas abaixo. o requisito único é POSSUIR GRADUAÇÂO NAS ÀREAS INDICADAS ABAIXO. O edital e anexos vão em anexo, mas é recomendável acessar o site www.ufba.br   ( Concursos  -  Docentes - Concursos 2011 - UFBA Campus Salvador )

Peço que divulguem amplamente.
Cordialmente
Luiz Freire
 
ESCOLA DE BELAS ARTES
Departamento: II – EXPRESSÁO GRÁFICA E TRIDIMENSIONAL
Área de Conhecimento: Artes Plásticas; Sub-Área: Expressão Tridimensional
Classe: Auxiliar                                   RT: DE                          Vagas: 02
Titulação: Bacharel em Artes Plásticas, Artes Visuais, Licenciado em Desenho e Plástica, 
Educação Artística.
Área de Conhecimento: Artes Plásticas; Sub-Área: Desenho de Observação
Classe: Auxiliar                                  RT: DE                         Vagas: 01
Titulação: Bacharel em Artes Plásticas, Artes Visuais. Licenciado em Desenho e Plástica, 
Educação Artística.
Área  de Conhecimento:  Design;  Sub-Área: Computação Gráfica e Produção e Análise da 
Imagem
CLASSE: Auxiliar                                RT: DE                             Vagas: 01
Titulação: Bacharel em Design, Desenho Industrial
Departamento: I – HISTÓRIA DA ARTE E PINTURA
Área de Conhecimento: Artes Plásticas; Sub-Área: Pintura e Composição Decorativa
Classe: Auxiliar                          RT: DE                               Vagas: 02Titulação: Bacharel em Artes Plásticas, Artes Visuais, Licenciado em Desenho e Plástica, 
Educação Artística.
Área  de Conhecimento:  Design;  Sub-Área: Desenvolvimento do Projeto de Decoração 
Ambiental
Classe: Auxiliar                           RT: DE                                 Vagas: 01
Titulação: Bacharel em Decoração, Design de interiores, Composição de interior.

--
Luiz Alberto Ribeiro Freire
Doutor em História da Arte - Prof. Escola de Belas Artes/UFBA

Fone: + 55 71 32376110 - 99751751
Email: luizfreire14@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6943378023348996

Ajuntador de cacos

14/06 - Lançamento do Documentário O AJUNTADOR DE CACOS
Local: Auditório do Instituto de Artes do Pará
Hora: 19h
 
Obra concebida para oferecer ao Brasil e ao mundo a oportunidade de conhecer a trajetória de Giovanni Gallo, museólogo, ex-padre jesuíta, que atuou por mais de  trinta anos junto à população mais pobre do Marajó, desenvolvendo ações no campo da promoção humana, preservação da memória histórica, arqueologia e organização das comunidades em Santa Cruz e Cachoeira do Arari,
 
O Ajuntador de Cacos foi realizado com incentivo do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet , contou com o patrocínio da ELETROBRÁS e apoio do Museu do Marajó. Para a produção do documentário a Lux_Amazônia Filmes realizou quatro expedições ao Marajó, para o registro de paisagens, ambientes e os personagens principais do que o próprio Giovanni Gallo definiu como “ a fase mais marcante de sua vida”
 
Por ocasião da cessão de lançamento em Belém, a Lux Amazônia esntregará à direção do Museu do Marajó: 100 unidades do DVD do documentário, DVD com registros fotográficos do processo de produção, coleção de 35 DVDs com todas as entrevistas colhidas para a obra para que possa figurar nos arquivos do museu e posteriormente serem disponibilizados para pesquisadores e documentaristas diversos) e carta de cessão de direito sobre a obra pronta.
 
Ficha técnica:
Doc, 56 min, Marajó, 2010
Direção: Paulo Miranda/ Roteiro: Paulo e Rutinéa Miranda/ Pesquisa: Lino Ramos/ Direção de fotografia: Sandro Miranda/Direção de Produção: Álvaro Andrade/Produção Executiva: Rutinéa Miranda / Produção: Lux Amazônia  Filmes
 
Obra incentivada pelo MINC através da Lei Rouanet
Patrocínio da ELETROBRÁS.
Apoio do Museu do Marajó e IAP


Jeferson Medeiros
Instituto de Artes do Pará
Assessoria de Comunicação
Fones: (91) 4006-2918 / 8352-2524
Email: comunicacao@iap.pa.gov.br
Twitter: @iap_pa
Site: www.iap.pa.gov.br

Salões



I SALÃO DE ARTES VISUAIS ALMIRANTE BARROSO


(A Amazônia, seus rios e a Marinha do Brasil)

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura – SECULT, realiza dentro das comemorações do 146º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha, o I SALÃO DE ARTES VISUAIS ALMIRANTE BARROSO, com o propósito de incentivar, difundir e valorizar a produção artística paraense, cujo tema é “A Amazônia, seus rios e a Marinha do Brasil” em um reconhecimento à importância do imenso cenário amazônico, com suas riquezas naturais e seus habitantes que a Marinha do Brasil se orgulha de proteger.

Inscrições prorrogadas até o dia 1º de junho de 2011.
Local de entrega das obras:
Museu do Estado do Pará – MEP.
Praça Dom Pedro II, s/nº, Cidade Velha, CEP 66020-240.
Informações: 4009-9832

E dá-lhe pinturas de navio, mar, rios....

Cine Polichinelo

PROGRAMAÇÃO DO CINE-PENSAMENTO - PROGRAMAÇÃO‏


DE 03 DE JUNHO A 01 DE JULHO

NO AUDITORIO DO IAP

EXIBIÇÕES E CONVERSAÇÕES SEMPRE AS SEXTAS, ÀS 19h


Abraço a todos / nilson oliveira.


--
R e v i s t a P o l i c h i n e l l o
http://revistapolichinelo.blogspot.com/

domingo, 29 de maio de 2011

Pecê Ribeiro

Conhecí um cara, compositor de samba carioca, seu nome é Pecê. O que me mais me chamou a atenção nele é o fato dele ser o primeiro sambista multímidia que conheço: ele compõe, toca, filma edita seus próprios vídeos clips, o cara é ligado em tecnologia e além de tudo é uma simpatia, cheio de histórias sobre a Lapa e as rodas de samba de lá. Ganhei dois cds do homem eespero divulgar em Belém. Confiram o blog dele, é bem interessante.

"Tenho feito aqui matérias sobre o começo dessa Lapa que hoje vemos pujante, um pólo cultural mais do que do Rio de Janeiro, mas do Brasil. Já falei da roda de samba e choro comandada por Monarco no Lapases e agora aqui está o Jair Martins de Miranda que,  além de ativista e produtor cultural, é professor e pequisador nessa praia. Em1994 bancou uma roda de samba, por quatro anos, bem embaixo dos Arcos da Lapa, na rua mesmo. Mas seus trabalhos vão bem além das fronteiras do Brasil. Conheça o seu site, Samba Global (...)"

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Teatro no IAP

O Instituto de Artes do Pará apresenta dois espetáculos nesta sexta-feira;


- Encena com + de 60, de Marilene Melo, as 18h00.

- Desertos que faz parte da mostra Sesc Amzônia das Artes, as 19h30.

Jeferson Medeiros


Instituto de Artes do Pará

Assessoria de Comunicação

Fones: (91) 4006-2918 / 8352-2524

Email: comunicacao@iap.pa.gov.br

Twitter: @iap_pa

Site: www.iap.pa.gov.br

"Banho de Sensibilidade" e "AfinAção" no Rhodislândia

A Ação Educativa "atitudes e forma" da exposição "Hélio Oiticica - museu é o mundo" convida para as intervenções de Rosiana da Paz nessa sexta (27.05.2011), e de Bruno Cantuária no sábado (28.05.2011), a partir das 19h, no Fórum Landi.
Rosiana da Paz

BANHO DE SENSIBILIDADE: DEGUSTAÇÃO faz parte dos experimento em que exploro a participação do outro e a sensação que diversos materiais podem provocar, proponho a conexão, o sentir, o aprender o processo não pela lógica ou razão, mas através dos sentidos, do experimentar ou vivenciar. Portanto, falar do banho é apenas uma mera representação do que ele é. (ROSIANA DA PAZ)
Vamos nos molhar?!?

AfinAção: proponho uma experiência sensorial, que durante a ação utilizemos a linguagem sonora para perceber como o ambiente ao redor pode se transformar ao estabelecermos contatos e trocas, sentir o espaço e os participantes, compartilhar conhecimentos e sensações, portanto traga algo que faça barulho ou som e sinta-se a vontade a ser parte do todo - obra, pessoas, sensações - compartilhar algo e principalmente escutar o próximo. (BRUNO CANTUÁRIA)
Bruno Cantuária

quinta-feira, 26 de maio de 2011

II MOSTRA MIRAI DE DANÇA

2ª Mostra Mirai de Dança!! Grandes companhias e bailarinos da cidade de Belém, reunidos em uma incrível noite de confraternização em dança. Prestigie!

Depois do sucesso do evento do ano passado a Companhia MIRAI de Dança promete trazer novamente ao palco grandes companhias da cidade de Belém para compor uma noite de confraternização em dança. A Mostra MIRAI traz os mais diversos gêneros em dança e outras atrações para compor uma noite incrível e trazer ao publico o melhor da arte e cultura desenvolvidas na nossa cidade.

Como de costume a Cia. traz novidades no evento. Neste ano o evento conta com um super workshop com 3 horas de DANÇAS URBANAS ministrados pelos professores da Companhia que estão constantemente estudando e aprimorando suas técnicas com os mais capacitados profissionais do Brasil e do Mundo.

Este ano a Mostra acontece no Teatro Estação Gasômetro, Parque da Residencia, as 20h00 no dia 1 de junho. Não fique de fora desse grande encontro de talentos! A mostra ainda contará com a apresentação das turmas de danças urbanas formadas pela companhia mirai em 2010, que hoje conta com mais de 40 alunos contemplando a arte da dança e primando pelo desenvolvimento e respeito as danças urbanas. A companhia MIRAI convida a todos para uma noite incrível em dança, vamos?

Serviço: II MOSTRA MIRAI DE DANÇA
Serviço complementar: Worshop da II Mostra MIRAI de Dança (dia 29/05 na sala de ensaios do colégio moderno)
Realização: Companhia MIRAI de Dança
Apoios: Colégio Moderno
Companhia Moderno de Dança
Onde? Teatro Estaçâo Gasômetro (Parque da Residencia)
Hora: 20h00
Ingresso da Mostra: R$ 10,00
Workshop: 60R$ (Pacote com 3 horas de aula) e 65R$ (Pacote com 3 horas de aula mais ingresso da Mostra MIRAI)
Informações: 82306747 ou grupomirai@hotmail.com / @ciamirai / grupomirai@hotmail.com

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Programaçã​o de Intervençõ​es no Penetrável “RHODISLÂN​DIA" nessa última semana de Maio

Na década de 1970 Hélio Oiticica, então residindo em Nova York na condição de bolsista da Fundação Guggenheim, monta uma estrutura semelhante a ninhos com estudantes da Rhode Island University que chamou de Rhodislândia.

“Oiticica projetou a estrutura principal, de cubículos separados com
tecido translúcido, e os estudantes preencheram os cubículos
como quiseram, sob orientação do artista. Rhodislândia
incluía também uma área aberta, sem divisórias, iluminada com luz
laranja, para performances livres.” (BRAGA, 2010. p. 112)

Pautados nisso a Ação Educativa “atitudes e formas” propõe aos participadores intervenções feitas por artistas/grupos/pesquisadores locais que na possibilidade de cruzamento de linguagens – seus percursos e os percursos de Oiticica, suas possibilidades de atitudes transformadas em formas, suas ambientações com os “participadores” – possam pulsar na obra de Oiticica tantas vezes quantas possíveis.

Confira abaixo a programaçõa dessa semana



segunda-feira, 23 de maio de 2011

Grupo 4 Cantus apresenta espetáculo "Doces Bárbaros" no Sesc Boulevard

Nascido em Cuiabá - MT, radicado no Rio de Janeiro e formado por um quarteto vocal misto, o grupo 4 Cantus realiza o show Doces Bárbaros no SESC Boulevard nessa segunda-feira 23, as 19h, uma excessão no horário de funcionamento do Centro Cultural devido a importância do evento. Apresentam arranjos, figurinos e linguagem cênica que trás de volta o universo tropicalista, irreverente que marcou uma geração.

"Doces Bárbaros" (RJ) - 23/05
Local: Auditório do SESC Boulevard
Hora: 19h00
Classificação: Livre
ENTRADA FRANCA

Local: Av. Boulevard Castilho França, 522/523. Campina (em frente a Estação das Docas)

Tel: (91) 3224 5305 / 3224 5654.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

CINEMA: "A Marcha dos Pinguins" no Cine Sesc Boulevard

A marcha dos Pinguins (2005)


Direção: Luc Jacquet    Duração: 85 min     Classificação: Livre

Exibição: 21e 22 de maio - 16h

Em um cenário de puro gelo, surge uma história maravilhosa que se repete há milênios. Todo ano milhares de machos e fêmeas dos pinguins imperadores se reúnem no deserto da Antártica para reprodução. Enquanto o pai fica no deserto, protegendo e chocando o ovo sob temperaturas baixíssimas, a mãe volta ao mar em busca de alimento. Quando retorna, trazendo comida para a cria, é o macho quem parte para se alimentar. Haverá por fim uma última reunião de pais e filhos, antes que o grande grupo se disperse até o próximo outono.

Entrada Franca

Local: Centro Cultural Sesc Boulevard

End: Av. Boulevard Castilho França, 522/523. Campina
Tel: (91) 3224 5305 / 3224 5654.

EXPOSIÇÃO: Maciste Costa no Banco da Amazônia

O Banco da Amazônia convida V.sa para a abertura da Exposição:


"VIDAS, GENTES E OUTROS DESENHOS "
de Maciste Costa

Curadoria: Renato Martins
Abertura: 20/05/2011 (sexta-feira, às 18h30)

Visitação:
De 23 de maio a 29 de junho/2011.
(Segunda a Sexta das 10h às 17h)

Espaço Cultural Banco da Amazônia
Av. Presidente Vargas,800-Térreo
Cep: 66017-901-Belém-Pa
Fone: 4008-3334

Pôrra Maurício!!

Um pouco da turma da Mônica como vcs nunca viram, tosqueira de primeira, segue o link:
http://porramauricio.tumblr.com/page/3


PORRA, MAURICIO!!! OLHANDO POR ALTO TEM UNS 3 BILHÕES EM PROCESSOS SÓ NESSE QUADRINHO, PORRA!!!!


“PORRA MAURÍCIO!! PORRA ZECA!!! VAI VIRAR BONEQUINHA NA MÃO DA GALERA!!!!




PORRA, MAURICIO!!! PORRA, ADVOGADOS DO MAURICIO!!! PORRA, MÔNICA FAZENDO PROPAGANDA DE SERVIÇO DE TELEMEN!!!!




PORRA, MAURICIO!! PORRA CEBOLINHA!!! DEVOLVE A REVISTA PRA BANCA DO TITI, PORRA!!!!









quinta-feira, 19 de maio de 2011

"Grupo Madeira" na Mostra SESC Amazônia das Artes

“Mostra SESC Amazônia das Artes”

A primeira atração da IV Mostra SESC Amazônia das Artes vem do Estado de Rondônia, o Grupo Madeira, com o espetáculo “Trilhos e Sons”. Esta será uma apresentação musical inspirada nos encantos e riquezas naturais rondonienses.


Espetáculo “Trilhos e Sons”, do grupo Grupo Madeira (RO)
20 de maio de 2011 - 19h

Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, n°522/523 - em frente a Estação das Docas)
Informações: (91) 3224-5654/5305 (Centro Cultural SESC Boulevard)
                     (91) 4005-9584/9587 (Assessoria de Comunicação )

ENTRADA FRANCA

picapic



No site Pica Pic você pode encontrar uma galeria com dezenas de minigames retrôs. Febre nos anos 80 e 90, os jogos estão disponíveis nas mais variadas versões; de Donkey Kong Jr. a Bartman, passando por verões inspiradas no filme O Exterminador do Futuro e títulos ligados à Guerra Fria. Para geek nenhum botar defeito.

Interativo, o site permite que o internauta jogue gratuitamente todos os games. Criado pelo estúdio polonês Hipopotam, o espaço promete fazer muita gente perder ainda mais tempo na net.



fonte: http://www.zupi.com.br/index.php/site_zupi/view/site_reune_minigames_antigos/

terça-feira, 17 de maio de 2011

Revista digital

Lançamento da revista digital Overmundo

A espera foi recompensada. Na próxima segunda-feira, 9 de maio, às 19h, na Sala Multiuso do Espaço SESC Copacabana (Rio de Janeiro, RJ), o Overmundo lança enfim sua revista em versão digital, em dois formatos iniciais: como um aplicativo para iPad e em PDF para leitores eletrônicos. A Revista Overmundo, resultado do Prêmio Sesc Rio de Fomento à Cultura, na categoria novas mídias 2010, irá compor um circuito integrado de comunicação colaborativa com o site. Apostando numa dinâmica que apresenta a web como sua vertente fundamental, este circuito proporcionará que as pautas do Overmundo cheguem a um novo público, interessado em conhecer uma cena cultural e independente ainda não refletida pelas mídias tradicionais. Sua distribuição será gratuita, e a periodicidade bimensal.


Reportagens e sugestões de pauta publicadas no Overmundo serão constantemente avaliadas pela equipe editorial da publicação, e poderão se transformar em artigos para a revista. A ideia é apresentar o Overmundo também como um veículo editorial, cujo patrimônio mais fundamental é a vastidão de sua teia colaborativa. Para começar, nada melhor do que uma edição “semitemática”, voltada a explorar a música brasileira. Não a música dos “consagrados”, mas aquela que ganha a boca do povo por meio de vídeos do YouTube espalhados como um vírus nas mídias sociais. Mas nem só de música o povo vive: há ainda reportagens sobre cinema, literatura, artes plásticas, gastronomia e muito mais. (...)

ver mais:
http://www.overmundo.com.br/blogs/lancamento-da-revista-digital-overmundo

JAMCINE - mostra no Cine Olympia

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Detournement

Se você pegar uma HQ antiga e remover um de seus quadrinhos, isolando-o de seu contexto original, o que sobra? Para o Tumblr Comically Vintage, risadas mais do que garantidas.

O site reúne cenas de diversos quadrinhos vintage, que se tornam simplesmente hilárias quando separadas da história integral. Muitos deles trazem um humor sutil e ambíguo, quando não simplesmente nonsense, como você pode ver nos exemplos abaixo:









sexta-feira, 13 de maio de 2011

CINEMA: "Lavoura Arcaica" no Cine SESC Boulevard

Lavoura' arcaica (2001)


Direção: Luiz Fernando Carvalho Duração: 165 min Classificação: 14 anos
Exibição: 14 e 15 de maio - 16h

Baseado no romance homônimo de Raduan Nassar, publicado em 1975, narra em primeira pessoa a história de André, que se rebela contra as tradições agrárias e patriarcais impostas por seu pai e foge para a cidade grande, onde espera encontrar uma vida diferente da que vivia na fazenda de sua família.

Quando é encontrado em uma pensão suja em um vilarejo por seu irmão Pedro, passa a contar-lhe, de forma amarga, as razões de sua fuga e do conflito contra os valores paternos.A programação regular de cinema do Centro Cultural SESC Boulevard acontece todos os sábados e domingos, sempre às 16h. Bate-papo após exibição.



Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Av. Boulevard Castilho França, n°522/523)
3224-5654/5305 (Centro Cultural SESC Boulevard)

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Anonymous


Os hackers responsáveis pelo grupo Anonymous declararam guerra contra a fabricante Sony, por causa da ação da empresa em querer restaurar os consoles PlayStation 3 às suas configurações de origem. Os componentes do grupo acusam gravemente a Sony, de infringir a liberdade de expressão.

Através de mensagens ameaçadoras, os hackers dizem que o Anonymous constitui-se em um grupo extenso, e que a Sony deve "esperar pra ver" do que eles são capazes. Na última segunda-feira dia 04 de abril, a home page oficial da empresa havia sido vítima de ataques DoS (Denial-of-Service), atrapalhando bastante a navegação, embora a página não tenha saído do ar. As informações partiram do site PlayStation Life Style.

Mais informações:
http://playstationlifestyle.net/2011/04/04/anonymous-gets-serious-attacks-sony-employees/

http://anonnews.org/?p=press&a=item&i=787

http://en.wikipedia.org/wiki/Anonymous_(group)

terça-feira, 10 de maio de 2011

Capacitação Técnica do Mediador Cultural - Como desenvolver ações e captar recursos.

Apresentação


A sociedade brasileira contemporânea demonstra crescimento econômico nos últimos anos, apresentado, por exemplo, no dinamismo entre as classes sociais, no investimento crescente das empresas para a qualificação da mão de obra, e na consciência política da importância da educação para o fortalecimento deste movimento. Há uma agitação e integração entre os diferentes setores da sociedade na busca por uma sociedade inclusiva, afirmativa e produtiva. No contexto de uma sociedade global e altamente informatizada essas questões se tornam mais complexas, fragilizando um país caso ele não as encare como problemas políticos e urgentes.

Portanto, nesse cenário, um dos caminhos para a sustentação de um país, passa pela educação, informação e cultura. Caminho este já assumido pelas grandes potências econômicas. Como fortalecer um povo? Para que fortalecer? Qual a importância da cultura no desenvolvimento econômico? Cabe a responsabilidade de educar e informar somente nos espaços e aos profissionais oficiais da educação? É certo que não, pois inúmeras experiências são desenvolvidas com resultados positivos há muitas décadas. Então como fazer? Por onde iniciar? Para que iniciar um projeto que integra educação, informação, cidadania, arte? Como buscar parceiros? Como administrar financeiramente este trabalho?

Objetivos


O curso tem por objetivo apresentar uma estrutura conceitual e técnica que permite ao cursista planejar e iniciar ações culturais com diferentes grupos sociais e culturais, atendendo suas necessidades e avanços específicos; dialogar com equipes multidisciplinares, acompanhar e avaliar os resultados obtidos. Afirma a importância do trabalho do mediador cultural para o crescimento econômico do país e a solidificação da base democrática. Ao tratar de cultura, o curso desenvolve-se permeando as áreas da arte educação, comunicação, ciências da informação, política, sociologia, educação e administração; ao pensar a prática, entende como ação transformadora que pede atitude inventiva e reflexiva.

Assim, no presente curso, busca-se oferecer conceitos, cases, estruturas de projetos e espaços de criação que atendem às essas perguntas, com o objetivo de preparar mais pessoas para entrarem nesse movimento de melhoria econômica e de busca de maior participação política e artística. Nesse sentido, são objetivos específicos:

- preparar o profissional para desenvolver projetos de ação cultural;

- apresentar conceitos básicos que permitam interpretar diferentes realidades sociais e culturais;

- criar projetos de ação cultural.


ver mais:
http://www.fespsp.org.br/extensao/artc_bibci_mediadorcultural.html

CINEMA: "A Estrada da Vida" no Cine SESC Boulevard

Em parceria com a ACCPa - Associação de Críticos de Cinema do Pará, o Cine SESC Boulevard terá sessão especial todas as quartas de maio, as 19h.


A Estrada da Vida - Dia 11 de maio (Quarta-feira), às 19h.
Título: A Estrada da Vida - Ed. Especial, de Fellini
Direção: Federico Fellini
Duração: 100 minutos
Gênero: Drama
Faixa Etária: 14 anos
Local: Centro Cultural SESC Boulevard - End: Av. Boulevard Castilho França, 522/523. Campina

Oficinas e vagas para estágio na Fundação Curro Velho

Fundação Curro Velho (Telégrafo) e Casa da Linguagem (Nazaré).
OFICINAS REGULARES
Inscrições: : 03/05 a 24/05/2011
Realização: : 25/05 a 21/06/2011


Vagas para estágio na Fundação Curro Velho

Prezados,


Informamos que a Fundação Curro Velho - FCV está com vagas para estágio nível superior, sendo uma em música e uma em artes visuais.

Características para o estágio:
- O estágio tem duração de 6 meses, podendo ser prorrogado por mais 6 de acordo com a conveniência das partes envolvidas.
- É necessário que o aluno esteja inscrito no CIEE, para fechamento de contrato.
- Atualmente a bolsa de estágio é de R$327,00 com carga horária de 20h semanais.
- A quatidade de vagas depende de dotação orçamentária da FCV.

Os currículos serão recebidos no período de 09/05 a 13/05.
No endereço: Rua Professor Nelson Ribeiro, 287 - Telégrafo. CEP-66113-070 - Belém Pará.

Qualquer dúvida ou informação:
e-mail: francisco.aires@currovelho.pa.gov.br
fone: 3184-9105.

Fundação Curro Velho
Francisco Aires Neto
Psicólogo

*Pedimos para que o Centro Acadêmico de Música divulgue entre seus discentes.

--
Att:
Centro Acadêmico de Artes Visuais - CAAV
Universidade Federal do Pará - UFPa

CINEMA: "A Esquiva" no Cine Líbero

O Cine Líbero Luxardo começa a exibir a partir desta quarta (11) o longa "A esquiva", de Abdelattif Kechiche. O Filme vencedor de 5 César, incluindo o de Melhor Filme e Melhor diretor, será exibido de quarta-feira (11) a domingo (22), sempre às 19h. Os ingressos custam R$ 5,00, porém as quartas-feiras o cinema possui o Projeto Plateia, que garante aos estudantes entrada gratuita mediante apresentação de carteira de estudantil ou comprovante de matrícula.

A Esquiva, de Abdellattif Kachiche ( FRA, 2003)

De quarta a domingo, de 11 a 15 de maio - às 19h

De quinta a domingo, de 19 a 22 de maio - às 19h

Ingressos R$ 5,00
 
(Meia-entrada para estudantes)*
Na quarta-feira: Projeto Platéia (entrada franca para estudantes)*
* Mediante carteirinha estudantil ou comprovante escolar, exceto carteira de meia-passagem

Título original: L’Esquive. Direção: Abdellattif Kachiche. País/ano: França / 2003. Gênero: Drama. Roteiro: Abdel Kechiche, Ghalia Lacroix. Produção: Jacques Ouaniche. Fotografia: Lubomir Bakchev. Edição: Antonella Bevenja, Ghalya Lacroix. Elenco: Osman Elkharraz, Sara Forestier, Sabrina Ouazani, Nanou Benhamou, Hafet Ben-Ahmed, Aurélie Ganito, Carole Franck, Hajar Hamlili, Olivier Loustau.. Estúdio: Lola Films. Cor: Colorido. Duração: 117 min. Classificação etária: 12 anos.

Sinopse: Em conjunto habitacional no subúrbio parisiense, um anjo passa declamando apaixonadamente versos da peça "Le jeu de l'amour et du hasard". É Lydia (Sara Forestier), ensaiando o espetáculo montado por sua turma de sala de aula para as festividades da escola. Krimo (Osman Elkharraz), no auge de seus 15 anos, se apaixona por ela e corrompe seu amigo Rachid (Rachid Hami), parceiro de cena com Lydia, para obter o papel de Arlequim.

CINE LÍBERO LUXARDO - Fundação Tancredo Neves - Centur
Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo (esquina com Rui Barbosa)
Informações: tel (91)32024321

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ação do artista Ricardo Macêdo - Hélio Oiticica: museu é o mundo

--

Adriele Silva da Silva
Coordenadora da Ação Educativa "atitudes e forma"
Hélio Oiticica - museu é o mundo
Tel: (91) 82006363 / (91) 88823891
Skype: adrielecss

Heldilene Reale
Vice-coordenadora da Ação Educativa "atitudes e forma"
Hélio Oiticica - museu é o mundo
Tel: (91)88155767

Blog: http://atitudeseformaoiticica.wordpress.com/

sexta-feira, 6 de maio de 2011

CINEMA: "A vida dos outros" no Cine SESC Boulevard

A vida dos outros (2006)

Direção: Florian Henckel von Donnersmarck Duração: 137 min Classificação: 12 anos
Exibição: 07 e 08 de maio - 16h

Em novembro de 1984, o governo da Berlim Oriental busca assegurar seu poder através de um cruel sistema de controle e vigilância sobre os cidadãos. Ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e uma das produções mais premiados dos últimos tempos.

A programação regular de cinema do Centro Cultural SESC Boulevard  acontece todos os sábados e domingos, sempre às 16h. Bate-papo após exibição.
 


Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Av. Boulevard Castilho França, n°522/523)
3224-5654/5305 (Centro Cultural SESC Boulevard)

Museu de Arte Contemporânea de Tókio



This is the first major solo exhibition to be held in Tokyo featuring the work of Kyoji Takubo (1949 - ), who is famous for ‘The Chapel of the Apple Trees’ restoration project in Normandy, France, and is currently involved in the regeneration project of the Mt. Kotohira-yama, Shikoku.


Entering from Tama Art University in 1968, Takubo’s activities in the early seventies initially pivoted around performance art, then up until the mid-eighties he focused on the creation of objets d’art, in which he applied gold leaf to scrap wood, etc., that he then used to construct forms in the shape of window frames or doorways, these being shown at numerous galleries and exhibitions (including the 1984 Venice Biennale).

Ryoji Suzuki, Kyoji Takubo, Shigeo Anzaï, Absolute Scene 1987.
Kyoji Takubo, Orange 1998,
pigment, lead, wood,
collection of Odawara City
















During the eighties the center of Tokyo was undergoing major redevelopment and in 1987 he, together with an architect named Ryoji Suzuki and a photographer named Shigeo Anzaï, produced the ‘Absolute Scene’ project. This consisted of taking ordinary, two-story wooden houses in the center of town, removing the walls and floors to leave only a framework, then fitting glass floors and inviting people to walk over them, recording the whole process. After this he turned his back on Tokyo and its bubble economy, moving to Normandy in 1989, where he devoted himself to the restoration and decoration of a derelict, 16th century chapel in a tiny village named St. Vigor de Mieux. This project, in which he highlighted the original structure of the building while decorating the walls with a mural depicting the apple trees that form a major feature of the local landscape. This project took more than ten years to complete and was achieved through the cooperation of the local people, and the patronage of both corporations and individuals, representing a new direction for art, combining the work itself, the recipients, the investors and the issue of ownership. Since his return to Japan in 1999 he has involved himself in a restoration project covering the entire area surrounding the Kotohira-gu Shrine in Shikoku, a venture that has received attention for the way in which it combines traditional cultural heritage with the long-term activities of a contemporary artist. (...)

source: http://www.mot-art-museum.jp/

terça-feira, 3 de maio de 2011

Vida de cão.

Ricardo Macêdo 1996.


Exposição na Galeria Elf

 
"Olhos da cor" de Emanuel Franco na Galeria Elf sábado dia 7 às 11h:00.

Emanuel Franco faz exposição inspirada na cultura do nordeste paraense. O artista plástico paraense Emanuel Franco realiza este sábado (07) a mostra “Os olhos da cor”, na Elf Galeria. Nesta exposição, Franco traz um pouco de sua produção recente, que é inspirada em manifestações folclóricas da Amazônia, mais precisamente do nordeste do Pará: a concepção visual das pinturas do artista evoca a tradição dos bois de máscaras de São Caetano de Odivelas, trazendo o DNA do estado em cada pincelada. Os elementos visuais característicos dos cordões de bois Tinga e Faceiro são sinalizados na série de pinturas que simulam o traço dos artesãos locais, que definem as caricaturas expressas nas máscaras de cabeçudos e demais adereços dos cortejos de bois. A homenagem do artista aos brincantes odivelenses relembra a tradição que tem mais de 70 anos na cidade, colocando São Caetano como um dos pólos de produção de cultura popular no estado do Pará através destes bois que tem características únicas em comparação a espetáculos similares encenados no Maranhão, por exemplo: “O que difere desses cordões de bois, aos demais bois-bumbás são a ausência de diálogos entre os brincantes; a (....)

Elf : Elf Galeria 


Passagem Bolonha, 60. Nazaré
Belém - Pará
66.053-060
+ 55 (91) 3224-0854

CINEMA: "A Estrada da Vida" no Cine SESC Boulevard

Em parceria com a ACCPa - Associação de Críticos de Cinema do Pará, o Cine SESC Boulevard terá sessão especial todas as quartas de maio, as 19h.

A Estrada da Vida
Dias 04 e 11 de maio - 19h
Título: A Estrada da Vida - Ed. Especial, de Fellini
Direção: Federico Fellini
Duração: 100 minutos
Gênero: Drama
Faixa Etária: 14 anos
Local: Centro Cultural SESC Boulevard - End: Av. Boulevard Castilho França, 522/523. Campina

Tel: (91) 3224 5305 / 3224 5654.

Sinopse: Apresentado em versão restaurada e remasterizada, A Estrada da Vida é uma das obras-primas inesquecíveis do mestre Federico Fellini e um dos mais belos filmes da história do cinema. Giulietta Masina vive a ingênua Gelsomina, vendida por sua miserável mãe para o brutamontes Zampanò (Anthony Quinn em interpretação magistral), um artista de rua que se apresenta arrebentando correntes. Gelsomina passa a ajudar Zampanò em suas exibições. A estrada da vida que percorrem guarda belas e trágicas surpresas para a dupla. Esta Edição Especial traz muitos extras preciosos, incluindo Anthony Quinn, Uma Vida, documentário inédito sobre o grande astro do cinema, com depoimentos de Arnold Schwarzenegger, Alan Bates, entre outras personalidades.

Assista ao trailer

CINEMA: Última semana de "Como esquecer" no Cine Líbero

Só mais essa semana no Cine Líbero Luxardo "Como esquecer", de Malu De Martino. O longa que tem Ana Paula Arósio e Murilo Rosa nos papéis principais será exibido de quarta-feira (04) até domingo (08) às 19H. Os ingressos custam R$ 5,00, porém as quartas-feiras o cinema possui o Projeto Plateia, que garante as estudantes entrada gratuita mediante apresentação de carteira de estudantil ou comprovante de matrícula.

Como esquecer, de Malu De Martino ( Bra, 2010)
De quarta a domingo, de 04 a 08 de maio - às 19h
 
(Meia-entrada para estudantes)*

Na quarta-feira: Projeto Platéia (entrada franca para estudantes)*
* Mediante carteirinha estudantil ou comprovante escolar, exceto carteira de meia-passagem

Título original: Como Esquecer. Direção: Malu De Martino. País/ano: Brasil / 2010. Gênero: Drama. Roteiro: José Carvalho. Produção: Elisa Tolomelli. Trilha Sonora: Bia Paes Leme . Fotografia: Heloisa Passos. Direção de arte: Rafael Ronconi. Figurino: Rô Nascimento. Edição: Pedro Rossi. Elenco: Ana Paula Arósio, Murilo Rosa, Natália Lage, Arieta Corrêa, Bianca Comparato, Pierre Baitelli. Estúdio: EH! Filmes. Distribuidora: Europa Filmes. Cor: Colorido. Duração: 98 min. Classificação etária: 14 anos.

Sinopse: Júlia (Ana Paula Arósio) é uma professora de literatura inglesa, que luta para reconstruir sua vida depois de viver uma intensa e duradoura relação amorosa com a enigmática Antônia. Uma trama instigante que fala sobre pessoas comuns que enfrentam os desafios de superar as dores do passado e buscar uma nova chance de ser feliz.

CINE LÍBERO LUXARDO - Fundação Tancredo Neves - Centur
Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo (esquina com Rui Barbosa)
Informações: tel (91)32024321

Violonista Fabrício Mattos se apresenta no palco do SESC Boulevard

O palco do SESC Boulevard recebe, no próximo dia 05 de maio, às 20 horas, o concerto do violonista Fabricio Mattos, parte de uma turnê mundial. Com uma ideia na cabeça e um violão na mão, o jovem e talentoso artista, dará início, na capital paranaense, a uma das etapas do projeto WGC - Worldwide Guitar Connections. O WGC é uma série de concertos aliada a ações inovadoras que percorrerá cinco continentes - América, Ásia, Oceania, Europa e África - entre maio e junho de 2011.

Fabricio Mattos reside na Europa há 5 anos. É concertista, produtor musical, professor de música e empreendedor. Em dez anos de carreira, realizou mais de 100 concertos no Brasil e exterior e conquistou mais de uma dezena de importantes prêmios como o “Julian Bream Award”. O músico é o segundo violonista brasileiro a estudar na Royal Academy of Music, em Londres, uma das melhores instituições de ensino da música no mundo. Atualmente Fabricio Mattos reside em Turim, Itália.

Serviço:
World Tour de Fabricio Mattos – Concerto em Belém
05 de maio de 2011, às 20 horas.
Auditório SESC Boulevard
Entrada Franca

Equipe NovasMedias!? recomenda!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Crítica: Valores e valores

Recebido via email pelo caríssimo amigo Murilo Rodrigues

Respeitem nossos valores – e cabelos!
Henrique França [@RiqueFranca]

Francisco César Gonçalves é um sertanejo destemido e sensível. O cara cresceu no burburinho cultural brasileiro-nordestino, tornou-se um irreverente e talentoso cantor, encantou o mundo com suas canções e acabou na vida administrativa. Hoje, secretário de Cultura da Paraíba, Chico César mostra que, apesar das assinaturas e burocracia necessárias ao cargo que exerce, permanece um dom Quixote da cultura do Nordeste, sua terra, sua gente, seu valor.

Negro, de família humilde, sertaneja, fora dos padrões emburrecidos de “beleza”, Chico tem na palavra sua espada. E com ela vence batalhas, apesar de fazê-lo diante da impossibilidade de ferir um ou outro. Esses dias, o nome de Chico César voltou a provocar reações positivas e negativas, depois que o secretário declarou que grupos musicais que destoantes da tradição musical nordestina – as bandas de forró de plástico ou as duplas sertanejas – não serão contratados pelo Governo da Paraíba para a programação do São João local.

Com a polêmica nos principais sites de notícias da Paraíba e do Brasil, com seu nome entre os dez assuntos mais comentados do twitter, Chico César foi vítima e vilão, ganhou mais respeito por alguns e insultos por outros. E, pasmem, ganhou um bom número de internautas que declararam sequer conhecer esse “tal Chico César”! Os argumentos contrários à declaração do cantor se baseiam na vontade popular: se o povo gosta, dê a ele todo lixo em forma de canção, dancinhas e gritinhos.

O argumento é frágil e pouco convincente. Se assim fosse, que tal ampliarmos a discussão para outras áreas. Se o povo gosta de fumar, libera o cigarro; se o povo gosta de acelerar, libera essa besteira de limite de velocidade nas ruas; se há pais que não acham necessário matricular seus filhos em uma escola (melhor levá-los para pedir um trocado nos semáforos), deixe que eles, como pais decidam. Parece exagero? Sim, mas não é. A música é, sim, um instrumento de mudança social. Aliás, qualquer forma de arte possui essa capacidade.

Então, quando eu relego a décimo plano uma música que nos identifica como povo, que fala a língua do Nordeste, que nos remete a memórias ancestrais dos nosso pais, avós, que valoriza as pessoas, as relações, mesmo os embates históricos, as lembranças de uma trajetória nordestina – seja cantando um pássaro ou um lamento do homem sertanejo, seja narrando o despertar da adolescência da menina do interior ou uma disputa engraçada de embolada -, estou lançando toda essa carga de história aos resíduos memoriais.

Não, não se trata de alienação ou de direcionamento do que eu devo ou não ouvir. Trata-se, sim, de respeitar o povo a quem ele – Chico César – serve. Caso contrário, há quem concorde em pagar caro por artistas que elevem em suas canções o machismo exacerbado, o xingamento gratuito, a insinuação de pedofilia, a exposição de mulheres como pedaços de carne rebolando sobre um palco, sendo desejadas de forma tão obscena que se torna vergonhoso por se dar em espaço público, que traz em suas letras refrões do tipo “vem molhar o meu corpo, quero ver se vai resistir o que tenho aqui”, “o meu bolso é minha guia, a bebida é a razão”, “eu juro não vou sossegar - se você não me der, desculpa, eu vou roubar”? Tem mais: “Vai começando na cabeça/ Vai descendo pro queixinho/ Menina gostosinha, eu sou o seu neguinho/ Alisando, alisando, esse lindo umbiguinho/ Se você não aguenta fale assim pra mim: Ai painho, a-a-ai painho.”

Atenção, críticos e suas metralhadoras giratórias. É isso que vocês estão defendendo? Não se trata, aqui, simplesmente de arte. Trata-se de comportamento, respeito, o mínimo de coerência. Porque quando um “painho” estupra a própria filha ficamos todos revoltados. Porém, quando um “artista” canta isso, insere uma voz de criança para cantar “a-a-ai painho” ninguém se constrange ou se indigna? É isso mesmo? Chico César é um artista que está secretário. Não cabe aqui avaliar sua atuação administrativa, mas esse é o mesmo homem que escreveu, na canção-desabafo “Odeio Rodeio”: Me tira a calma, me fere a alma, me corta o coração. É bom pro mercado de disco e de gato, laranja e trator / Mas quem corta a cana não pega na grana, não vê nem a cor.

Palavras de Chico, como secretário: “Nunca nos passou pela cabeça proibir ou sugerir a proibição de quaisquer tendências. Quem quiser tê-los que os pague, apenas isso. São muitas as distorções, admitamos. Não faz muito tempo vaiaram Sivuca em festa junina paga com dinheiro público aqui na Paraíba porque ele, já velhinho, tocava sanfona em vez de teclado e não tinha moças seminuas dançando em seu palco. Vaias também recebeu Geraldo Azevedo porque ele cantava Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro em festa junina financiada pelo governo aqui na Paraíba, enquanto o público, esperando a dupla sertaneja, gritava "Zezé cadê você? Eu vim aqui só pra te ver".”

Dizem que Chico César está sendo intolerante. Talvez devêssemos nós, como “baluartes” da dignidade, nos colocarmos de forma a não tolerar mais certas manifestações “culturais” que nos enfiam goela abaixo valores distorcidos em forma de canções “divertidas”. Não sou preto na pele, não sou musicalmente talentoso como nosso secretário de Cultura, mas aproveito alguns poucos fios de cabelo que agrisalham minha cabeça para cantar com Chico:

Respeitem meus cabelos, brancos
Chegou a hora de falar
Vamos ser francos
Pois quando um preto fala
O branco cala ou deixa a sala
Com veludo nos tamancos.

Fonte: [Texto publicado na coluna #CotidianaMente, do Jornal A União, em 20/04/2011]

Salões



I SALÃO DE ARTES VISUAIS ALMIRANTE BARROSO


(A Amazônia, seus rios e a Marinha do Brasil)

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura – SECULT, realiza dentro das comemorações do 146º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha, o I SALÃO DE ARTES VISUAIS ALMIRANTE BARROSO, com o propósito de incentivar, difundir e valorizar a produção artística paraense, cujo tema é “A Amazônia, seus rios e a Marinha do Brasil” em um reconhecimento à importância do imenso cenário amazônico, com suas riquezas naturais e seus habitantes que a Marinha do Brasil se orgulha de proteger.

Inscrições prorrogadas até o dia 1º de junho de 2011.
Local de entrega das obras:
Museu do Estado do Pará – MEP.
Praça Dom Pedro II, s/nº, Cidade Velha, CEP 66020-240.
Informações: 4009-9832