segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vídeos Desvenda

Está aberta de 07 à 30 de novembro a convocatória para participar da mostra “Vídeos Desvenda”, que acontecerá em Porto Alegre na Casa M, de 08 à 16 de dezembro de 2011 e em Recife no Museu Murillo La Greca, de 01 à 08 de fevereiro de 2012.



Poderão inscrever-se artistas, grupos, coletivos, agrupamentos e/ou redes de trabalho de todo país, desde que especificado o responsável.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 30 novembro, através do formulário disponível em:


http://desvenda.net/videos-desvenda/

Os interessados em participar devem encaminhar, no ato de inscrição, todos os dados obrigatórios solicitados no formulário.


Ao inscrever-se, o artista, grupo ou rede autoriza a organização do Desvenda a reproduzir total ou parcialmente o material enviado.


A curadoria sera realizada por Bruna Pedrosa (Museu Murillo La Greca) e Rodrigo Lourenço (Desvenda)


Casa M. Porto Alegre/RS

A Casa M é um dos elementos propostos pela curadoria da 8ª Bienal do Mercosul. Trata-se de um espaço de encontro, debate, estudo, troca e experimentação, que


tem início antes do período da 8a Bienal – foi inaugurado no dia 24/5, enquanto a exposição só abre no dia 9/9 – e segue em atividade depois da mostra. Além de estender a ação da Bienal no tempo, ampliando os canais de diálogo com a comunidade e contribuindo para fomentar a cena artística local, a Casa M busca ampliar os públicos das artes visuais.

De vocação interdisciplinar, o espaço não se restringe a um ambiente expositivo. Está destinado a diferentes linguagens, promovendo apresentações, performances, oficinas, cursos e conversas que mesclam artes visuais, literatura, cinema, música, dança e teatro, entre outras expressões e áreas do conhecimento. Dentre os ambientes, estão um café doméstico, um ateliê coletivo, uma sala de projeções e um espaço de leitura que disponibiliza ao público livros e revistas de arte pertencentes ao Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Bienal, além de uma seleção de publicações sobre os temas e artistas que compõem a 8a edição. As exposições, que acontecem a cada mês, estão concentradas apenas na vitrine da morada, que por muitos anos abrigou uma chapelaria (e foi residência da artista e educadora Christina Balbão).

Museu Murillo La Greca. Recife/PE.


Após doar todo o seu acervo pessoal à Prefeitura do Recife, o pintor Murillo La Greca realizou um sonho antigo. Inaugurado em 1985, o Museu Murillo La Greca foi criado através de Decreto Lei e homenageia este pernambucano homônimo, cuja sensibilidade percorreu o mundo. O Museu Murillo La Greca vem protagonizando a reestruturação artística e patrimonial de um dos mais importantes acervos museológicos de Pernambuco.


Comportando um acervo de 1.400 desenhos, com técnicas de fusain, crayon, pastel e sanguínea, o museu ainda possui discos, livros, mobiliários e cartas, trocadas com Portinari e Giacometti. Há também 160 pinturas, entre paisagens, cenas históricas e retratos. Foi nesse acervo que La Greca deixou sua marca inconfundível, tendo o seu forte na diversidade de sua obra artística, da aproximação com a arte contemporânea. Esse rico patrimônio está à disposição da população recifense, através de exposições anuais de longa duração na Sala Principal, concomitantemente com exposições temporarias de arte contemporânea, design e arquitetura na Sala Secundária.


O museu ainda possui uma Sala Multiuso, que leva o nome de Silvia Decussati, esposa de Murillo, onde acontece além de exposições e mostra de vídeos, palestras, lançamentos de livros e outras atividades culturais.


Para divulgar e oxigenar este rico acervo está sendo desenvolvido um trabalho educativo, trazendo o Museu para um espaço mais dinâmico, incentivando a formação através de oficinas e cursos, além de curadorias como fomento à produção artística nacional. O Projeto Amplificadores e o Projeto Fachada são algumas das estratégias que compõem o conjunto de atividades que reforçam a relação do Museu com artistas, curadores e a sociedade em geral.


Convocatória: Vídeos Desvenda


--------------------------------------------------------------------------------
Inscrições até 30 de novembro
Mais informações: http://desvenda.net/

Nenhum comentário: