segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Palestra com a artista e pesquisadora Oriana Duarte


NÓS, ERRANTES!



Palestra com a artista e pesquisadora Oriana Duarte – PUC-SP/UFPE

Como é possível manter a esfera do sensível a frente das duras dinâmicas que regem a cultura contemporânea? Qual a passibilidade de elaboração possível para a construção de novas paisagens afetivas para o mundo? Para a artista Oriana Duarte estas são algumas interrogações que estão sendo subestimadas no cenário atual da arte, questões por sua vez, fundamentais para a manutenção do exercício da arte e que estão presentes nos processos de reflexão crítica desenvolvidos pela artista e pesquisadora Oriana Duarte ao longo dos últimos anos.

Oriana Duarte é professora da Universidade Federal de Pernambuco, doutoranda do Programa de Pós-Graduação da PUC-SP e artista, tendo participado de diversos projetos nacionais e internacionais, como: Caos e Efeito, 2011, 30o Salão Arte Pará, PANORAMA DA ARTE ATUAL BRASILEIRA 2011 e 1999, 25ª Bienal de São Paulo, 2002, III BIENAL DO MERCOSUL, 2001, dentre diversas exposições coletivas e individuais.

Em NÓS, ERRANTES! Duarte irá apresentar o projeto homônimo, fruto de sua reflexão estético-crítica acerca do universo da arte e que resultou em mostra que está sendo exibida no Santander Cultural em Recife. As questões trabalhadas pela artista é resultado de anos de pesquisa em que filosofia, arte e esporte são ativados para a construção do entendimento do lugar do artista na sociedade atual. Duarte vem desenvolvendo um processo em que rema por águas urbanas, cruzando o mapa do Brasil. No ano de 2009 foi contemplada com projeto pela Funarte para desenvolver um trânsito de remadas em diversas regiões do país.

Mas o que remar tem a ver com arte, o leitor deve estar se perguntando? A artista cria dispositivos em que o percurso de navegar rios urbanos são captados em video e o processo todo em fotografia. Depois a experiência é desdobrada em reflexão, vídeos com as paisagens justapostas, desenhos, objetos, instalações etc. O remar passa a ser uma grande metáfora sobre o fazer artístico, em que filosofia, economia, estética são pontos de partida para a construção intelectual e estética.

Artista convidada do 30o Arte Pará, na Sala Especial Ver-o-Peso, Duarte é membro pesquisadora do grupo Bordas Diluídas do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará, dirigido pelo também artista e pesquisador Orlando Maneschy. O Grupo Bordas Diluídas vem desenvolvendo pesquisas sobre arte e suas diversas relações no campo da cultura na cena contemporânea, por meio de projetos de pesquisa, (dentre elas Percursos da Imagem na Arte Contemporânea e seus Desdobramentos), resultando em publicações, como Seqüestros: imagem na arte contemporânea paraense, JÁ!Emergências Contemporâneas e diversas curadorias.

Esta conferência é uma co-realização entre o grupo Bordas Diluídas PPGARTES/ICA/UFPA), através do Programa da Extensão Processos Artísticos e Curatoriais Contemporâneos e a Fundação Romulo Maiorana, dentro da programação do 30o Arte Pará.

A conferência é aberta ao público em geral interessado, não apenas ao público de pesquisadores, estudantes de artes, artistas, etc

SERVIÇO:

NÓS, ERRANTES! – Conferência com Oriana Duarte – artista e pesquisadora PUC-SP/UFPE.

REALIZAÇÃO: Fundação Romulo Maiorana/Arte Pará 30 anos e Programa de extensão Processos Artísticos e Curatoriais Contemporâneos da UFPA/Grupo Bordas Diluídas PPGARTES/ICA/UFPA
DATA E HORÁRIO: Dia 28, segunda-feira, 19h.
LOCAL: Auditório da TV. Liberal. Av. Nazaré, 350.

ENTRADA FRANCA!

Nenhum comentário: