terça-feira, 30 de agosto de 2011

Xumucuís realiza palestra de John Fletcher e inaugura obra de Ricardo O’Nascimento


Xumucuís realiza palestra de John Fletcher. 


Nesta quinta-feira, 01 de setembro, às 19h acontece a primeira palestra da programação do 1º Salão Xumucuís de Arte Digital, aberto desde 18 de agosto em vários espaços do Museu Casa das Onze Janelas.


"Processos culturais na arte contemporânea", com John Fletcher Custon vai abordar os vários aspectos culturais que tem se destacado e ganhado um foco premente para a pesquisa em torno da arte: o multicultural versus o multiculturalismo, o global versus o local, a comunicação e, no nosso caso mais específico, as organizações híbridas das sociedades na América Latina. Além disso, o salão tamb´me abre ao público a visitação à uma das obras premiadas, o vídeo interativo "Authority", de Ricardo O'Nascimento.

Em um contexto onde é importante observar como os processos globalizadores criaram e criam mercados mundiais de bens materiais e ideológicos, mensagens e migrantes, Fletcher, Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará, professor de Estética e Filosofia da Arte (Parfor/ UFPA), pretende traçar um panorama sobre determinados aspectos levantados e relevantes para o foco dos estudos culturais, com o intuito de servir de corpus epistemológico para compreender rotas pelas quais a produção artística hoje trafega. John Fletcher é Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará, professor de Estética e Filosofia da Arte (Parfor/ UFPA), participante do Grupo de Pesquisa em Crítica e Historiografia da Arte na Amazônia (CHAA). Faz pesquisa em torno de Dialogismo Bakhtiniano, Arte Contemporânea e Processos Culturais.

O Salão ficará aberto à visitação até o dia 18 de setembro e ainda vai oferecer outras ações a serem divulgadas no decorrer da exposição. Premiando cinco artistas, Flamínio Jallageas (SP), com o vídeo instalação Platôs (2009), o Grupo Hyenas (RJ), com a video instalação “A Borboleta e o Tigre” (versão HD - 2004 – 2011) e Míriam Duarte (MG/SP), também com uma vídeo-instalação intitulada “Refletir” (2011), além de Ricardo O’Nascimento (RJ), com o vídeo-arte “Authority” (2008 ) e o paraense Victor De La Rocque (PA), que inscreveu a web arte, “Not Found” (2011), o salão reúne ainda mais algumas dezenas de obras digitais e obras de artistas convidados como Lúcia Gomes, Armando Queiroz, Keyla Sobral, Melissa Barbery e Roberta Carvalho. O 1º Salão Xumucuís de Arte Digital, que ganhou o patrocínio da Oi Futuro, por meio da Lei Semear, do Governo do Estado. Para mais informações e ver a lista completa dos artistas selecionados, acesse: http://xumucuis.wordpress.com/

2 comentários:

Adriele Silva da Silva disse...

Queridos,
Não tem a informação da hora da palestra.
E nenhum de nós, pelo menos eu acho, tem poderes de premonissão.
Bjin

NOVAS MEDIAS disse...

Eu tenho poderes de premonição...sou médium.