domingo, 10 de julho de 2011

CINEMA: Programaçã​o Cineclube Alexandrin​o Moreira_Se​gunda-feir​a, dia 11/07

No próximo dia 11/07, às 19 horas, o Cineclube Alexandrino Moreira(NPD/IAP),  dando prosseguimento à sua programação do mês de julho, tem uma opção para as pessoas que optaram por ficarem Belém nessas férias.
O primeiro filme será “Tocando a Rabeca” Documentário (27 min) Investigação da memória social e daarte de confeccionar e tocar rabeca nos municípios de Bragança, Tracuateua, Quatipurue Augusto Corrêa. O resultado desse mapeamento foi um kit com livro, caderno departituras e documentário em DVD. Exibiremos este material em homenagem ao aniversáriode fundação do município de Bragança, fundada em 8 de julho de1613.

Em seguida exibiremos “Percussivos” Documentário (52 min)
 Sobre a percussão que se faz na Bahia,retratada numa das maiores festas populares do planeta. O documentário mostra adiversidade rítmica da Bahia a partir de depoimentos de músicos, mestres depercussão e professores de música, com apresentação do reconhecidopercussionista Peu Meurray.

Para um bate papoespecial com Paulo Nogueira “Fafa”, Luthier da Fundação Carlos Gomes. Luthier ou lutier é um profissional especializado na construçãoe no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância, mas não daquelesdotados de teclado. Isto inclui violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, violasda gamba e todo tipo de guitarras (acústica, elétrica, clássica), alaúdes,archilaúdes, tiorbas, e bandolins. A palavra luthieré francesa e deriva de luth ("alaúde"). O termo luteria(do francês lutherie) ou luteraria designa a arte da construçãode instrumentos de cordas ou, por metonímia, o ateliê ou loja dessesinstrumentos.

Para enriquecer ainda mais a noite,contaremos com a participação de Nazaco Gomes, percussionista paraensecom larga experiência e de Edson Santana(professor de música e percussionista).

Este momento visa possibilitar aosespectadores, maior conhecimento dos temas e de personalidades de nosso estado.
A programação completa poderá ser consultada no site: www.iap.pa.gov.br

Serviço:
Cineclube Alexandrino Moreira
Praça Justo Chermont, 236- Nazaré
(Ao lado do Santuário deNazaré)
Início da sessão: 19 horas
Entrada Franca

Nenhum comentário: