sábado, 18 de junho de 2011

Cinema lascado - Giselle Beiguelman



Sabe aquela história de que o que é errado pode dar certo? Quem trabalha com ediçnao de videos várias vezes se depara com este feito do acaso – o que muitas vezes chamam de “Santo Edit”. Mas a artista multimídia Giselle Beiguelman teve justamente a intenção de buscar os erros para ver no que dava ao conceber o Cinema Lascado.

Pintura, parede, esmalte lascado – são falhas que geralmente entendemos como esteticamente feias, ou erradas. No caso do projeto de Giselle a beleza está no erro, na graça de descobrir outros olhares para o resultado de falhas durante a edição de imagens.
Com uma camera HD de alta definição, a artista gravou cenas do famoso e caótico elevado Minhocão, em São Paulo, e depois as editou em um precário programa de GIF animado para internet. “Isolei os frames, coloquei cada um quadro a quadro dentro do programa em séries de 15 imagens. Eu tive que restaurar esse programa. Há anos eu queria trabalhar com isso, mas ele não funciona mais nos computadores hoje. Por milagre eu consegui restaurá-lo em um computador”, conta Giselle em entrevista para a Folha de São Paulo. O resultado são imagens riscadas, esticadas e distorcidas. “Gosto de ver essas listras, como se a cidade estivesse chorando”, interpreta ela.

http://www.thecreatorsproject.com/pt-br/blog/a-beleza-de-errar

http://www.facebook.com/home.php#!/gbeiguelman

Nenhum comentário: