quarta-feira, 22 de junho de 2011

Cine Líbero Luxardo completa 25 anos neste domingo

Caros,

O Cine Teatro Líbero Luxardo completa 25 anos neste domingo 26 de junho. Estamos preparando uma comeração para o mês de agosto. Mas, gostaríamos que neste domingo a data não ficasse esquecida. Contamos com a colaboração de todos.

Inaugurado em 26 de junho 1986, o Cine Teatro Líbero Luxardo é um espaço cultural de múltiplo uso, gerenciado, desde a sua implantação, pela Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, o “Cineminha do Centur”, como é mais conhecido, vem arregimentando, ao longo desses 25 anos de atuação, um crescente número de frequentadores, através de uma seleta programação cinematográfica que visa proporcionar ao grande público um acesso mais fácil ao cinema como linguagem de comunicação pluricultural, a preços simbólicos. Com capacidade para 86 lugares, poltronas estofadas e climatizado, o Cine Teatro Líbero Luxardo dispõe de projetores para películas de 35 mm e 16 mm.

Em 1996, sofreu reformas patrocinadas pelo Banco Central, inauguradas com uma mostra de filmes do diretor alemão Fritz Lang. Em junho de 1997, iniciou uma programação regular na linha “cult”, através de mostras de documentários, filmes nacionais e estrangeiros, curtas-metragem, sempre privilegiando trabalhos cinematográficos comprometidos com uma linguagem artística de qualidade reconhecida pela crítica e pelo público. O espaço visa atender um público exigente e estimular a formação de novas platéias, junto à juventude paraense, através de sessões gratuitas ou a preços simbólicos.

No intuito de comemorar o aniversário de 25 anos da sala de projeção, a atual gerente Patrícia Lio, junto a equipe do cinema, esta desenvolvendo um projeto que vai presentear o público com a exibição de 5 títulos escolhidos pelos próprios frequentadores. De acordo com Patrícia, pessoas que fizeram parte da história do Cine Líbero, o que inclui gestores, cinéfilos, espectadores e críticos de cinema são os responsáveis pelos títulos que irão ser votados: “Cada um indicará um filme que foi exibido durante os 25 anos do Cine Libero, o público elegerá os cinco filmes, por meio de uma enquete, que será lançada na semana que vem. Os mais votados entrarão na programação da Sessão Regular, da segunda quinzena de agosto. Além disso, estamos planejando outras exibições que por enquanto são surpresas.”. E Patrícia ainda completa: “O Cine Líbero é um cinema muito querido por um público de diferentes gerações, um público exigente que busca um tipo de cinema, além de entretenimento, que acrescente de alguma forma. Esse público merece comemorar de forma especial.”.


Quem foi Líbero Luxardo

Líbero Luxardo, natural de São Paulo, mas radicado no Pará na década de 1940, foi jornalista, político, intelectual e cineasta de grande expressão na cultura regional, autor dos romances Marajó e Um dia qualquer. Foi, também, um renovador da cinematografia nacional com o curta metragem Aruanã e os longas, Um Dia Qualquer, Marajó, Barreira do Mar e Um Diamante e Cinco Balas– sobre o garimpo paraense – dos quais participaram apenas atores locais, e com os quais deu origem à indústria cinematográfica local.

Att,

Equipe do Cine Líbero
Contato: Patrília Lio (82349047)
(gerente do Cine Líbero Luxardo)

Nenhum comentário: