sexta-feira, 10 de junho de 2011

Anonym....


A menos de dois dias para as eleições gerais na Turquia, a censura na internet do governo do islamita moderado Recep Tayyip Erdogan, iniciou uma guerra cibernética entre os ativistas do grupo Anonymous, os hackers nacionalistas turcos e as autoridades do país. "Durante os últimos anos, vimos como o governo turco reforçava o controle sobre internet. Bloqueou milhares de páginas web e blogs enquanto processos legais abusivos persistem contra o jornalismo online", denunciava nesta semana o Anonymous em comunicado.

"O governo quer impor um novo sistema de filtros a partir de 22 de agosto, que permitirá acompanhar a atividade na internet dos usuários. (...) Está claro que o governo quer levar a censura a um novo nível", acrescentava o comunicado. As autoridades turcas asseguraram que haverá quatro tipos de filtros, desde o que permitirá os usuários seguir navegando como até agora, até aquele que permitirá que as famílias restrinjam o acesso a páginas que considerem nocivas para seus filhos. Mas a maioria de usuários turcos teme que esta iniciativa dificulte ainda mais o acesso a internet em um país em que há já mais de 13 mil endereços bloqueados, a maioria ilegal, mas também muitos blogs políticos e movimentos de esquerda.
Até agora era fácil burlar os bloqueios através do uso de navegadores diferentes e da modificação dos domínios, mas está incerto que ocorrerá a partir de agosto, o que levou a milhares de internautas a manifestar-se contra o governo. Por consequência, o grupo Anonymous anunciou que atacaria os sites do governo a partir das 18h da quinta-feira.
O primeiro alvo foi a página da Autoridade de Telecomunicação (TIB), que foi bloqueada durante 20 minutos e, segundo a emissora NTV, o grupo atacou ainda a página do Centro de Meteorologia Estatal e o site da Seguridade Social, mas nesta manhã já estavam normalizados. A TIB reagiu as ameaças de Anonymous bloqueando por sua vez a web dos ciberactivistas "www.anonnews.org". Por sua vez, um grupo de hackers turcos de ideologia nacionalista denominado AyYildiz (Lua e Estrela) anunciou que tomará represálias contra os ataques a seu país de um grupo estrangeiro. "Não é um tema de censura, mas de traição à pátria", afirma o grupo turco em comunicado.

http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5180190-EI12884,00-Governo+hackers+turcos+e+Anonymous+travam+batalha+cibernetica.html


"Anonymous" é desarticulado na Espanha



A polícia espanhola anunciou nesta sexta-feira a desarticulação da cúpula do grupo de hackers "Anonymous" na Espanha com a prisão de três de seus líderes, um dos quais tinha em sua casa um servidor com o qual coordenava e executava ataques informáticos a sites de todo o mundo. De sua casa, foram atacados os portais dos governos do Egito, Argélia, Líbia, Irã, Chile, Colômbia e Nova Zelândia, assim como os de empresas conhecidas, informou nesta sexta-feira o Ministério do Interior espanhol.

A organização de hackers se estrutura em células independentes que, no momento estipulado, lançam milhares de ataques de negação de serviço (DoS) para derrubar servidores, em algumas ocasiões através de computadores "zumbis" infectados no mundo todo. A Brigada de Investigação Tecnológica (BIT) da polícia espanhola vinha analisando desde outubro mais de dois milhões de linhas de registro de chats e sites utilizados pela organização de hackers, até encontrar e deter sua cúpula na Espanha, que tinha capacidade para tomar decisões e dirigir os ataques.
As detenções dos três líderes do "Anonymous" na Espanha aconteceram em Barcelona, Valência e Almería. Em seu perfil no Twitter, a polícia espanhola, que concederá nesta sexta-feira uma entrevista coletiva para detalhar a operação, revelou que o grupo perpetrou em 18 de maio um ataque informático contra a Junta Eleitoral Central espanhola. Também atacou os sites da Polícia da região da Catalunha (Mossos d'Esquadra) e do sindicato espanhol União Geral de Trabalhadores (UGT), assim como os portais da PlayStation e dos bancos BBVA e Bankia.


http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5179426-EI12884,00-Cupula+de+grupo+de+hackers+Anonymous+e+desarticulada+na+Espanha.html

Nenhum comentário: