segunda-feira, 25 de abril de 2011

Palestra: Gambiarra na Cena

Palestra: Gambiarra na Cena: Uma poética de iluminação para ativação de obras de arte em Belém do Pará

IARA REGINA SOUZA

O objeto de estudo desta pesquisa é a reflexão sobre a apropriação da gambiarra de luz para a cena expositiva. De forma específica serão tratados os mecanismos culturais favoráveis a esse processo, transversal na sua essência, sua contribuição para uma cena expositiva dramatizada, com um recorte no final do século passado até os nossos dias, delimitando-se o problema estudado à realidade de Belém do Pará. Tem como finalidade a compreensão dos processos de criação, construção e recepção das gambiarras como artefato iluminante na ativação de obras de arte. Para tanto, é discutida a iluminação dentro do universo da galeria de arte a partir da apropriação das gambiarras de luz que fazem parte do cotidiano urbano de Belém do Pará, a fim de avaliar a iluminação enquanto potência na ativação de obras de arte. Na sequência argumentativa do estudo, articulam-se o entendimento da relação do iluminante com os outros elementos da exposição de arte, visto que o mesmo opera como agente de ativação não só da obra, mas da situação espacial em que ela se encontra, com o intuito de produzir teoria e fortalecer a arte como campo de conhecimento.

A gambiarra tem caráter de implicação conceitual de sentido, não apenas enquanto objeto, mas a partir do que ela produz, o que denominamos de efeitos socioestéticos. Estes deverão ser lidos a partir dos quinze anos de experiência desta pesquisadora na apropriação, ressignificação e recondução de artefatos luminosos para a função de ativadores de espaços expositivos, em uma afirmação da práxis como elemento principal de articulação dos caminhos da pesquisa, tendo em vista que, no decorrer deste tempo, um método foi se desenhando e encontra-se em consonância com esta pesquisa.

Para operar de maneira mais eficiente dentro da complexidade dos campos da materialidade e reprodutividade do objeto, dos dispositivos de instauração das obras de arte, da gambiarra como caminho inventivo e de solução investigativa que acontece num campo de subjetividade, empregou-se a abordagem metodológica da bricolage.

Data: 26/04/2011 (Terça Feira)

Horário: 19 h

Local: Espaço Benedito Nunes (Saraiva Megastore - Boulevard Shopping)

ENTRADA FRANCA

Declaração de participação ao fim da palestra. Carga Horária: 2h



Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom o espaço para as falas e comunicações, pequeno, mas, aconchegante. Espero q eles abrma também para falas de pessoas independente de estarem ou não vinculadas à academia.