quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Corpo de professor rejeita câmera implantada na cabeça

O professor da Universidade de Nova York Wafaa Bilal, que havia implantado uma pequena câmera na parte posterior da cabeça para transmitir imagens pela internet, precisou passar por uma cirurgia de emergência após seu corpo rejeitar o aparato.
De acordo com comunicado da NYU, um dos três fixadores de titânio usados para segurar a câmera sofreram rejeição, processo que ocorre em alguns pacientes que implantam pinos em cirurgias ortopédicas e em alguns casos de transplantes de órgãos.
Até que os médicos consigam reimplantar o objeto, Bilal vai tentar voltar a transmitir as imagens utilizando uma tira de tecido para amarrar a câmera à cabeça. O objetivo do projeto artístico do professor é captar imagens de forma subjetiva, sem interferência, e transmiti-las pela internet, de acordo com Bilal.
O projeto foi batizado de "The 3rd I" (um trocadilho com as expressões "o terceiro olho" ou "o terceiro eu").
O professor irá permanecer com a câmera por um ano e capturar imagens em intervalos de um minuto. As imagens também serão mostradas em um museu no Qatar, que encomendou o projeto.


Isso me lembrou um dos personagens do Win Wenders no filme O Céu de Lisboa (ALisbon History, 1995), no qual o personagem/diretor que está rodando um filme na história vê a necessidade de ter um outro ponto de visto, olhar, ângulo ou o que for nos seus filmes, então utiliza uma câmera nas costas enquanto sai pelas ruas de Lisboa a esmo captando tudo que ficou pra trás. Não deu em nada toda a sua andança e filmagens. Veremos o que acontece com o professor e suas fotos do "terceiro olho".



2 comentários:

Anônimo disse...

UUuuiii

Anônimo disse...

Deve ser professor de Arte. Ele não consegue mais ver um futuro para registrar...rs

R.M