sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Banksy em cinemas de São Paulo


É, infelizmente não será desta vez que a identidade do grafiteiro britânico Banksy será descoberta: ela não é revelada nem uma só vez no documentário Exit Through The Gift Shop. Exibido nos festivais de Berlim e Sundance, o filme chega ao Brasil para a 34ª Mostra Internacional de Cinema – e promete suscitar no público daqui as mesmas dúvidas que inquietaram a platéia lá fora.
O filme aborda a street art e o trabalho desenvolvido por Banksy em imagens capturadas pelo francês Thierry Guetta, obcecado ao extremo por filmar artistas e interventores urbanos. A edição fica por conta do próprio Bansky, que decidiu ficar encarregado disso ao perceber que seu novo amigo não conseguiria realizar o trabalho.
Já Thierry, inspirado por seus registros, decidiu também seguir o caminho artístico: sob o pseudônimo de Mr. Brainwash, ele se apropriou de obras alheias, usando-as para promover sua nova carreira.
O clima do longa, irreverente, levou muitos espectadores a suspeitar que todo o enredo não passaria de uma grande invenção de Banksy: seria Mr. Brainwash uma farsa, alguém que se submeteu às críticas apenas para alcançar a fama? Há quem especule também que o impostor nem exista, e que Bansky teria se passado por ele o tempo todo. O grafiteiro nega que a história seja falsa, afinal, “nunca poderia ter escrito um roteiro tão engraçado”. Vale a pena conferir e criar suas próprias teorias!

Fonte: revista Zupi
http://www.zupi.com.br/index.php/site_zupi/view/banksy_nos_cinemas_de_sao_paulo/

Nenhum comentário: