quinta-feira, 2 de setembro de 2010

"O mundo imaginário do Dr. Parnassus" no Líbero

O Cine Líbero Luxardo apresenta o filme de Terry Gilliam "O mundo imaginário do Dr. Parnassus". As exibições serão sempre de quinta a domingo, às 19h30 com ingressos a 5 reais. Vale ressaltar que as quintas estudantes com carteira de meia entrada não pagam. Confira abaixo crítica sobre o filme.


Quando Heath Ledger morreu, em janeiro de 2008, ele estava no meio das filmagens de O mundo imaginário do Dr. Parnassus, de Terri Gilliam (Os doze macacos) – um dos destaques da Mostra de São Paulo 2009 que finalmente chega ao circuito. Para qualquer diretor numa situação dessas, a morte de um dos atores principais de seu filme seria motivo para cancelar a produção. Não para Gilliam.
O cineasta, com a ajuda dos atores Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrel – que assumiram o papel de Ledger - continuou a produção e fez de Dr. Parnassus uma das melhores coisas que o cinema já produziu.
Tudo funciona perfeitamente no filme, desde a parte técnica – direção de arte, fotografia, figurino e efeitos visuais e sonoros são impecáveis – ao roteiro criativo e elenco que brilha – e aí bate uma saudade enorme de Heath Ledger, realmente muito bem no filme.
O modo como os atores dão continuidade ao personagem do astro morto precocentemente é o grande charme do longa. Depp, Law e Farrel surgem dentro do tal mundo imaginário do Dr. Parnassus, onde você pode ser quem quiser e ainda fazer o que desejar, e é justamente a mudança de rosto do personagem o que torna a história mais interessante.
Dr. Parnassus (o ótimo Christopher Plummer) é um imortal que comanda uma trupe no melhor estilo circense. Quem entra em seu misterioso espelho conhece um mundo a parte, baseado nas mais surreais imaginações. O velho homem, no entanto, é surpreendido com a visita do diabo, chamado Nick (Tom Waits), que aparece para fazer uma cobrança.
No passado, Parnassus fez um pacto com o diabo envolvendo sua filha, Valentina (Lily Cole) e agora tenta dribrá-lo para não perder a jovem. Enquanto isso, a moça está se encantando pelo misterioso Tony (Ledger, Depp, Law, Farrel), que foi salvo por ela e, aparentemente, tenta ajudar Parnassus a não perder a filha, mas na verdade está fugindo de seu próprio destino.
A relação entre os personagens, somados aos efeitos visuais que as viagens pela mente de Parnassus podem causar, transformam a história em algo mítico e encantador, uma espécie de realismo fantástico com direito a lição de moral.
Porque O mundo imaginário do Dr. Parnassus, na verdade, é sobre os pecados que cometemos, os erros que não assumimos, as histórias que deixamos de viver, o capitalismo que nos consome e os sonhos que se perdem pelo meio do caminho.
E é, claro, uma ideia genial de Gilliam, um cineasta que conseguiu fazer um grande filme e ainda uma bela homenagem a Heath Ledger.

Crítica por: Janaina Pereira (Cinemmarte)

Serviço:
O mundo imaginário do Dr. Parnassus, de Terry Gilliam (ING/CAN/FRA, 2003)
De quinta a domingo - 02 a 05/09- às 19h30
Ingressos R$ 5,00
(Meia Entrada para estudantes)

Quinta-feira:
Entrada franca para estudantes com carteirinha de meia-entrada

Título original: The Imaginarium of Dr. Parnassus. Direção: Terry Gilliam. País/ano: Inglaterra, França, Canadá/2009. Gênero: Aventura. Roteiro: Charles McKeown e Terry Gilliam. Fotografia: Nicola Pecorini. Música: Jeff Danna e Mychael Danna. Produção: Amy Gilliam, Samuel Hadida, Terry Gilliam e William Vince. Figurino: Monique Prudhomme. Edição: Mick Audsley. Efeitos especiais: FB-FX / Matte Painting / Peerless Camera Company. Direção de arte: Dan Hermansen e Denis Schnegg. Elenco: Heath Ledger , Johnny Depp, Jude Law, Colin Farrell, Christopher Plummer e Tom Waits. Estúdio: Davis-Films / Parnassus Productions / Poo Poo Pictures / Grosvenor Park Productions / Infinity Features Entertainment. Distribuidora: Sony Pictures Classics. Cor: Colorido: Duração: 122 min. Classificação etária: 14 anos.

Sinopse: Em Londres, uma trupe vaga pelas ruas, convidando espectadores a embarcar numa viagem na imaginação, através da entrada de um espelho mágico. O Diabo em pessoa aparece para cobrar uma antiga aposta do dono do espelho, o dr. Parnassus.

CINE LÍBERO LUXARDO - Fundação Tancredo Neves - Centur Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo Tel (91)3202-4321 cinelibero@gmail.com  

Nenhum comentário: