sábado, 11 de setembro de 2010

Líbero apresenta Tarantino

O Cine Líbero Luxardo apresenta o filme de Quentin Tarantino "À Prova de Morte". As exibições serão sempre de quinta a domingo (09 a 26/09), às 19h30 com ingressos a 5 reais. Vale ressaltar que as quintas estudantes com carteira de meia entrada não pagam. Confira abaixo crítica sobre o filme.


Três belas jovens a bordo de um Mustang falam de sexo, bebidas e drogas enquanto se dirigem para um bar em uma cidadezinha do Texas. Enquanto isso, um dublê chamando Mike as persegue em outro "muscle car" (os velhos carros potentes americanos das décadas de 60 e 70). Na sequência, elas se embriagam e fumam maconha, enquanto Mike, um misógino de desejos estranhos, as observa. Vários planos mostram o dublê (em grande desempenho do ator Kurt Russell) caçando o carro das moças. Assim os clichês vão se sucedendo em ritmo previsível, com todos os elementos típicos do road movie com carrões da década de 70, só que caprichando nas cenas de violência. O prato seria um caldeirão de lugares-comuns não fosse o chef o diretor Quentin Tarantino - um especialista em reciclagem. Seu filme À Prova de Morte estreou em 2007 nos Estados Unidos e Europa e só agora chega aos cinemas brasileiros. Quando se associa a palavra "reciclagem" ao diretor Quentin Tarantino, isso em nada significa cópia ou pastiche. É como colocar antigos ingredientes que embalaram plateias há trinta anos em um potente liquidificador para retirar, de lá, uma iguaria original. A irreverência e a mixagem pop tornam a obra tão cheia de adrenalina quanto os Dodges de motores V8 que queimam a borracha dos pneus no asfalto das estradas de À Prova de Morte. Isso sem falar na trilha sonora de primeira, nos diálogos afiados e cheios de humor e no cinismo dos personagens. Para vibrar ainda mais as cordas do gênero que o filme homenageia, Tarantino - que assina também a direção de fotografia - abusa de um envelhecimento artificial das imagens, com sujeiras, sequências em preto e branco e até inserções de trailers de filmes dos anos 70. O resultado é que, a cada curva que as envenenadas máquinas fazem, nunca se sabe o que vai acontecer.
O diretor - que já flertou com o kung fu (Kill Bill), a novela policial (Pulp Fiction), entre outros, dessa vez abusou novamente da acidez e da remixagem. Dessa mistura algo exagerada saiu mais um filme imperdível. Quentin Tarantino costuma ser definido como um cineasta cult. Como diria o colunista Ancelmo Gois, "é, pode ser". Mas ele é, acima de tudo, um diretor que se diverte com o que faz. E nós nos divertimos com ele.

Crítica por: André Nigri (Bravo! on line)

Serviço:
À Prova de Morte, de Quentin Tarantino (EUA, 2007)

De quinta a domingo - 09 a 26/09- às 19h30

Ingressos R$ 5,00

(Meia Entrada para estudantes)
Quinta-feira: Entrada franca para estudantes com carteirinha de meia-entrada

Título original: Death Proof. Direção: Quentin Tarantino. País/ano: EUA/2007. Gênero: Terror. Roteiro: Quentin Tarantino. Fotografia: Quentin Tarantino. Produção: Elizabeth Avellan, Robert Rodriguez, Erica Steinberg e Quentin Tarantino. Figurino: Nina Proctor. Edição: Sally Menke. Elenco: Kurt Russell , Rosario Dawson , Vanessa Ferlito , Jordan Ladd , Rose McGowan. Estúdio: Dimension Films / Rodriguez International Pictures / Troublemaker Studios. Distribuidora: Dimension Films / The Weinstein Company / PlayArte. Site oficial: http://www.grindhousemovie.net/ Cor: Colorido: Duração: 113 min. Classificação etária: 18 anos.
Sinopse: Ao cair da noite, Jungle Julia (Sydney Tamiia Poitier), a DJ mais sexy de Austin, pode enfim se divertir com as suas duas melhores amigas. As três garotas saem noite adentro, atraindo a atenção de todos os freqüentadores masculinos dos bares e boates do Texas. Mas nem toda a atenção é inocente. Cobrindo de perto seus movimentos está Stuntman Mike (Kurt Russell), um rebelde inquieto e temperamental que se esconde atrás do volante do seu carro indestrutível.

CINE LÍBERO LUXARDO - Fundação Tancredo Neves - Centur Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo Tel (91)3202-4321 cinelibero@gmail.com  

Nenhum comentário: