quarta-feira, 4 de agosto de 2010

"O segredo dos seus olhos" no Cine Líbero

Cine Líbero Luxardo apresenta desta quinta 05/08 até 15/08 o filme de Juan José Campanella "O segredo dos seus olhos", vencedor do Oscar 2010 de Melhor filme Estrangeiro. As exibições serão sempre de quinta a domingo, às 19h30 com ingressos a 5 reais. Vale ressaltar que as quintas estudantes com carteira de meia entrada não pagam. Confira abaixo crítica sobre o filme.

Por Celso Sabadin

Cineclick


A dupla Juan José Campanella (direção) e Ricardo Darín (atuação), que tanto sucesso conquistou com O filho da Noiva , está de volta em O Segredo dos Seus Olhos, drama romântico-policial que deu à Argentina mais uma indicação ao Oscar de Filme Estrangeiro.

Co-produzido com a Espanha, O Segredo dos Seus Olhos teve também nove indicações ao Goya e venceu nada menos que 12 prêmios da Academia espanhola. Ele é, aliás, o grande sucesso de bilheteria do país hermano desde os anos 80, vendendo em torno de 3 milhões de ingressos. Nada mau para um país que tem 1/5 da população brasileira.

Números à parte, é um filmão! Darín interpreta Benjamin, oficial de justiça aposentado que pretende escrever um livro sobre um antigo caso de assassinato que ele mesmo investigou e nunca lhe saiu da cabeça. Para isso, ele procura a amiga e colega Irene (Soledad Villamil), sua chefe na época do caso, que continua na ativa. A partir deste reencontro, voltam à tona intensas e sofridas emoções que pareciam estar definitivamente enterradas no passado, mas que ainda estão mais vivas do que se poderia imaginar.

Esqueça os clichês daquilo que imaginamos que possa ser um filme argentino. Nada de tangos dançados em cabarés esfumaçados, nem presos políticos desaparecidos na época da ditadura. Nada de Mães na Plaza de Mayo e... sim, ok.. um pouco de futebol vai bem...

Baseado no livro homônimo de Eduardo Sacheri, O Segredo de Seus Olhos é um policial fortemente influenciado pelo noir americano dos anos 40, felizmente sem cair nas sofríveis armadilhas de estilo que o próprio Darín caiu em O Sinal , sua única incursão até aqui pela direção cinematográfica, que também flertava com o mesmo gênero. Os personagens são riquissimamente construídos, com nuances críveis e dimensões humanas. Assim como os antigos filmes de Humphrey Bogart, ninguém é totalmente herói, ninguém é totalmente vilão. São apenas pessoas em busca de seus sonhos e aspirações, cada um com seus limites – ou não – de ética e moral, cada um com suas motivações maiores ou menores que levam a atos igualmente maiores ou menores.

Tudo isso numa história regada a paixões sufocadas pelo tempo e – por incrível que possa parecer – boas doses de um humor refinado que serve como uma eficiente válvula de escape dentro de uma temática tão tensa. A conexão Passado/ Presente, tão cara à cultura argentina, tem como ponto de intersecção a Paixão. Por uma mulher, por um caso policial, pela justiça pela vida ou até por um time de futebol. Mas é a Paixão irracional e incondicional, acima de tudo, que faz o motor da História girar.

Tecnicamente impecável, com uma fotografia densa e misteriosa, o filme também merece destaque pela atuação precisa de todo o seu elenco. E com uma curiosidade: Guillermo Francella, no belo e patético papel de Sandoval, é um conhecido comediante argentino, aqui atuando num registro mais dramático.

A empolgante cena do Estádio do Racing já virou antológica.

Serviço:

O segredo dos seus olhos, de Juan José Campanella (ARG/ESP, 2009)

De quinta a domingo - 05 a 08/08 e 12 a 15/08- às 19h30
Ingressos R$ 5,00
(Meia Entrada para estudantes)
Quinta-feira: Entrada franca para estudantes com carteirinha de meia-entrada

Título original: El Secreto de sus Ojos Direção: Juan José Campanella País/ano: Argentina/Espanha - 2009 Gênero: Drama Roteiro: Eduardo Sacheri e Juan José Campanella, baseado em livro de Eduardo Sacheri Fotografia: Félix Monti Música: Federico Jusid e Emilio Kauderer Produção: Gerardo Herrero, Juan José Campanella e Vanessa Ragone Figurino: Cecilia Monti Edição: Juan José Campanella Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil , Pablo Rago , Javier Godino , Guillermo Francella Estúdio: 100 Bares / Canal+ España / Haddock Films / Tornasol Films / ICAA / INCAA / ICO / TVE / Telefe Distribuidora: Sony Pictures Classics / Europa Filmes Cor: Colorido: Duração: 127 min. Classificação etária: 16 anos.

Sinopse: Benjamin Esposito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.


CINE LÍBERO LUXARDO - Fundação Tancredo Neves - Centur Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo Tel (91)3202-4321 cinelibero@gmail.com  

Nenhum comentário: