domingo, 1 de agosto de 2010

Mostra Novo Cinema Paraense

Mostra Novo Cinema Paraense estréia o cineclube Inovacine/IPHAN nos dias 4, 5 e 6 de agosto

Após um semestre de itinerância por 6 cidades do Estado do Pará(Santarém, Soure, Bragança, Marabá e Altamira) e diversas ações pontuais na capital Belém , o projeto INOVACINE retoma sua ação cineclubista regular, agora em parceria com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A partir de agosto o cineclube funcionará quinzenalmente às quartas-feiras, 18h30 no Auditório do IPHAN (Av. Governador José Malcher, 563) e continuará o projeto de reflexão e debate sobre o cinema documental, o cinema brasileiro e o cinema paraense - sempre contando com a colaboração dos realizadores locais.

O Inovacine - uma parceria entre Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA) e Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC) - abre sua programação com a mostra especial "Novo Cinema Paraense" nos dias 4, 5 e 6 de agosto (quarta a sexta) sempre com enjtrada franca.


Mostra Novo Cinema Paraense:

A última década foi testemunha de um radical florescimento da produção audiovisual no Estado do Pará - mais notadamente na sua capital Belém. Através da ficção e da não-ficção, diversos artistas conseguiram dar forma a suas perspectivas sobre os fenômenos locais transcendendo as amarras do regionalismo exótico em busca da universalidade inerente à linguagem cinematográfica.

Em maior ou menor nível, todo realizador paraense é essencialmente um guerreiro. A luta por condições de produção e distribuição transforma cada processo/filme num trabalho hercúleo de resistência e paixão. Obviamente, isso significaria muito pouco se na base das obras não houvesse a sensibilidade estética e a inventividade necessárias para a constituição de um Cinema Paraense maiúsculo, livre da muleta da indulgência histérica regionalista.

Existe um cinema paraense? Qual a relevância deste movimento para a arte cinematográfica nacional e mundial? De que maneira tais obras representam os anseios poéticos dos amazônidas em pleno século XXI? Tais reflexões estão na base da "Mostra do Novo Cinema Paraense" uma realização do INOVACINE em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) e com 9 dos melhores realizadores locais que em 3 dias exibirão suas obras e discutirão com o público os principios artísticos e éticos que regem seus trabalhos.

Quem quiser venha ver, ouvir, pensar e discutir. A mostra acontece nos dias 4, 5 e 6 de agosto no Auditório do IPHAN (Av. Governador José Malcher, 563 - Nazaré) a partir das 18h30 com entrada e conversa franca.
Miguel Haoni
(APJCC - 2010)

PROGRAMAÇÃO:

04/08 (Quarta-feira):
I)"Puzzle" de Marcelo Marat
II)"Invisiveis prazeres cotidianos" de Jorane Castro
III)"Salvaterra - Terra de Negro" de Priscila Brasil

05/08 (Quinta-feira):
I) "Semiótica-nossa-de-cada-dia" de Darcel Andrade
II) "Mãos de Outubro" de Vitor Souza Lima (imagem ao lado)
III)"A Poeta da Praia" de Márcio Barradas

06/08 (Sexta-feira):
I) "Dias" de Fernando Segtowick
II)"Contracorrente" de Francisco Weyl
III)"A Descoberta da Amazônia pelos Turcos Encantados" de Luiz Arnaldo Campos

SERVIÇO:
Mostra do Novo Cinema Paraense dias 4, 5 e 6 de agosto
Sessões às 18:30 (seguidas de debates com os realizadores) no IPHAN (Av. Governador José Malcher, 563 - Nazaré)

ENTRADA FRANCA

REALIZAÇÂO: Inovacine
PARCERIA: IPHAN
Informações: 8813-1891

--
Gabinete de Comunicação e Imagem / Fapespa
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará
END: Av. Presidente Vargas, 1020. Centro. CEP: 66017-000. Belém. Pará. Brasil.
FONES: (91) 4009 2514 / 8114 8146

Nenhum comentário: