quarta-feira, 28 de abril de 2010

VISITANTE APALPA ARTISTA NU EM EXPOSIÇÃO DE MARINA ABRAMOVIC.


Uma exposição que faz uma retrospectiva da artista iugoslava Marina Abramovic, 63, tem causado polêmica em Nova York.

O jornal "New York Times" publicou a história de um dos artistas que teve seu corpo tocado por um visitante enquanto executava a performance "Imponderabilia", uma das mais controversas de Marina.

O dançarino Will Rawls executava a performance com sua parceira, em que tinha que ficar completamente nu parado no vão de uma porta, para que os visitantes pudessem passar entre eles.

Em certo momento, ele notou um homem mais velho se preparando para passar. "Ele escorregou sua mão nas minhas costelas e costas e então tocou meu traseiro", disse Rawls ao jornal.

"Eu apenas me virei, olhei para um dos seguranças e disse: 'Esse homem está me tocando'". O visitante foi repreendido e proibido de voltar ao museu.

Visitante passa entre duas pessoas executando a performance "Imponderabilia", no MoMA

Polêmica

A atitude do visitante repreendido na mostra de Marina Abramovic logo suscitou questões que sempre estiveram presentes na arte da performance --a máxima "olhe, mas não toque".

Quando as exposições envolvem nudez, como muitas feitas pela artista iugoslava, o caso pode ganhar proporções ainda maiores e ir parar na justiça.

Segundo o "New York Times", atitudes como essas têm se tornado cada vez mais comuns, mas sempre culminam com a expulsão do visitante do museu.

Marina Abramovic

Uma das artistas mais importantes e pioneiras na arte da performance, Marina Abramovic ganhou no mês passado uma exposição no MoMA de Nova York, que faz uma retrospectiva de seu trabalho.

Chamada "The Artist Is Present", a mostra foi inaugurada no dia 14 de março e fica em cartaz até o dia 31 de maio.

Nela, são recuperadas algumas das performances mais famosas de Marina, como "Imponderabilia", apresentada pela primeira vez em 1977 em Bolonha, na Itália, pela artista e seu então marido, Ulay.

Matéria retirada da folha on line, ver mais em:



3 comentários:

NOVAS MEDIAS disse...

Pôrra Bruno, isso ficou parecido com uma reportagem da revista Ti-Ti-Ti, cara!! Ahahah

Bruno Cantuária disse...

Fofoca no mundo das artes.
Ti-Ti-ar-Ti

NOVAS MEDIAS disse...

Bom, já inferiram que somos a "Revista Contigo" das artes visuais de Belém...né!? Entonce..
Sei que a Abramovich se casou 7 vezes e...