quarta-feira, 14 de abril de 2010

Expo. Paraense e Canadense


Exposição celebra intercâmbio entre artistas plásticas paraense e canadense

Segunda parte da “Paná Paná” será construída com ajuda do público ao longo do mês

Uma das grandes vantagens de se fazer uma parceria artística é que ela gera, quase que automaticamente, um intercâmbio de experiências, técnicas e ideias. Essa oportunidade foi dada para a pintora canadense Véronique Isabelle e para a artista paraense Elaine Arruda – juntamente com uma câmera de mão amarela - e o resultado é a vídeo-instalação “Paná-Paná”, que será inaugurada nessa quinta-feira (15), das 17h às 22h, na Galeria Theodoro Braga (subsolo do Centur). A exposição fica aberta até o dia 30 de abril, de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h, e a entrada é franca.

A mostra “Paná-Paná”, que significa “coletivo de borboletras”, faz parte do Edital GTB, da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, e tem como base a vídeo-montagem “Doralice”, fruto de uma pesquisa em audiovisual realizada, no ano de 2009, aqui em Belém, por Verónique e Elaine.

A vídeo-montagem trabalha imagens da Amazônia, captadas pela ótica de “Doralice”, a “câmera escura” construída e manipulada pelas artistas. Durante o processo de pesquisa, a câmera ganhou nome, cor e constituiu-se como uma personagem que serviu de espaço de encontro e diálogo entre as visões artísticas das duas.

”Doralice é um olho intermediário entre os nossos olhos, que nos possibilita um jogo onde defrontamos espontaneamente a realidade que nos atravessa”, explica Véronique Isabelle.

A peculiaridade do intercâmbio de olhares não é refletida apenas nas imagens do vídeo, mas também no formato da exposição: a vernissage, de quinta-feira (15), inaugurará apenas “a primeira versão” da mostra. Durante o mês, novos elementos serão inseridos na exposição: diálogos referentes ao espaço (iluminação, cor, composição), que o público poderá acompanhar pessoalmente, tendo contato a natureza dessa troca de experiências entre a arte de cá e a arte de lá.

A “Paná-paná” é uma realização da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e tem o apoio da Organização Social Pará 2000, Sol Informática e Conseil des Arts et Lettres du Québec.

Serviço: A vernissage da exposição “Paná-paná”, da artista canadense Véronique Isabelle e da paraense Elaine Arruda, ocorre nesta quinta-feira (15), das 17h às 22h, na Galeria Theodoro Braga (subsolo do Centur). Mais informações: 3202 - 4313


--
FCPTN – Galeria Theodoro Braga
Av. Gentil Bittencourt, 650(subsolo) – Nazaré - 66035-340 Belém-Pa. Tel. 3202-4313.
galeriatheodorobraga@gmail.com e gtb@fcptn.pa.gov.br.

Um comentário:

Anônimo disse...

Borboletras e um vídeo tosco, mas a idéia é boa