segunda-feira, 15 de março de 2010

VII Congresso Mundial IDEA em Belém

Entre os dias 03 e 11 de Julho de 2010 acontecerá em Belém do Pará o VII Congresso Mundial da IDEA, Associação Internacional de Drama/ Teatro e Educação. Olhando a data acima muita gente irá pensar: “pô mas tá muito longe”. Vou explicar porque tanta antecedência.
IDEA ao longo de seus 15 anos de atuação vem utilizando o teatro como um recurso pedagógico a nível local e global através de seus congressos. Fazendo parte da Aliança Mundial Pelas Artes Educação (WAAE) formada pela Sociedade Internacional para Educação Através da Arte (INSEA), Sociedade Internacional para Educação Musical (ISME) e IDEA em Março de 2006. Juntas (com a recente integração da Aliança Mundial da Dança) estão desenvolvendo estratégias comuns para responder aos desafios do nosso tempo, unindo esforços para exigir que os governos do mundo inteiro tenham as artes educação no centro de suas agendas e em particular, como base pedagógica de um novo paradigma educacional para o Século XXI.

Em 2010, IDEA irá desenvolver a colaboração entre projetos comunitários, educacionais e acadêmicos entre os 90 países que fazem parte de sua rede para criativamente responder aos desafios do nosso século. No Brasil o VII Congresso Mundial da IDEA será acolhido e organizado pela Rede Brasileira de Arteducadores – ABRA, e a diferença da organização deste para outros congressos é que a construção dele já faz parte do processo.
A ABRA já promoveu encontros para divulgar o congresso nas cidades de São Paulo (duas vezes), Belo Horizonte, Ouro Preto, Marabá, Belém e Salvador. Estes encontros são chamados de ABRAÇOS e tiveram a participação e colaboração da Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto Polis, Universidade Federal do Pará, Grupo Pombas Urbanas, Cia Produz Ação Cênica, Instituto de Artes do Pará, Universidade Federal da Bahia e muitos outros colaboradores. A organização já tem agendado ABRAÇOS em Cuba, Chile, Bogotá, Londres e em Belém, durante o Fórum Social Mundial. Além disso teremos Seminários Internacionais ao longo de 2009 em preparação para o Congresso.

O VII Congresso Mundial IDEA 2010 será permeado por uma pedagogia de desenvolvimento sustentável e cuidado ambiental; e irá estimular projetos de colaborações e diálogos entre os membros e praticantes das artes educação comunitárias do IDEA pelo mundo, durante e após o Congresso. Irá promover projetos de formação e pesquisa, colaboração solidária e ação cultural na comunidade e na escola; celebrar as diversas culturas de teatro e artes educação da América Latina; compartilhar a imensa diversidade em teatro educação, expressão artística e culturas populares do Brasil. Além disso irá realizar o IV Summit da Aliança Mundial pelas Artes Educação na conclusão do VII Congresso Mundial IDEA 2010, para avançar a política pública global de um paradigma educacional para o Século XXI.

Maiores informações sobre o Congresso ou se estiver interessado em organizar um ABRAÇO em sua cidade entre em contato pelo email idea2010sigs@hotmail.com .

Ailtom Gobira, Manoela Souza e Dan Baron, blog: http://www.overmundo.com.br/overblog/vii-congresso-mundial-idea-em-belem

Nenhum comentário: