segunda-feira, 22 de março de 2010

Lançamento dos Editais para Artes Visuais da Fundação Joaquim Nabuco


A Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco divulga os Editais 2010 para a área de Artes Visuais. Os regulamentos do Trajetórias 2010 e do Concurso de Videoarte edição 2010 estarão disponíveis no site para download. As inscrições estarão abertas de 30 de abril a 09 de maio para o Trajetórias e de 31 de maio a 13 de junho para o Concurso de Videoarte. A seguir, as informações necessárias ao procedimento de inscrição de projetos.

Projeto Trajetórias 2010

O Edital do Projeto Trajetórias 2010 convoca os artistas a submeterem propostas em artes visuais para comporem a programação das galerias da Fundação Joaquim Nabuco. Podem inscrever-se artistas plásticos e grupos de artistas brasileiros e estrangeiros, desde que não tenham realizado exposição (individual, em dupla ou coletiva) em quaisquer das galerias da FUNDAJ nos 2 (dois) anos anteriores ao prazo de inscrição estabelecido no Regulamento. Todas as informações necessárias ao artista a fim de que realize corretamente sua inscrição estão contidas no regulamento, disponível no site da Fundação Joaquim Nabuco, www.fundaj.gov.br. As propostas serão submetidas a uma comissão de especialistas em artes visuais. Os artistas que tiverem suas propostas selecionadas receberão cada um, prêmio no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais). Serão premiadas quatro propostas. O período de inscrições inicia-se em 30 de abril e segue até 09 de maio. As propostas deverão ser entregues, ou enviadas pelo correio, ao endereço abaixo, com data de postagem dentro do prazo. Data limite para envio de propostas: 09 de maio de 2010.
Data prevista para a reunião da comissão de seleção: 17 e 18 de maio de 2010.
Data prevista para divulgação do resultado da seleção: 24 de maio.
Informações e Inscrições:
Coordenação de Artes Plásticas Diretoria de Cultura Fundação Joaquim Nabuco
Rua Henrique Dias, 609 - Derby - Recife - PE - 52.010-100 Telefones (81) 3073.6692 30736691
De 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Endereço eletrônico: artes@fundaj.gov.br

Requisitos para inscrição conforme o Regulamento
1. Ficha de inscrição preenchida e assinada;
2. Proposta da exposição, contendo: concepção (idéia básica ou características), relação de obras especificando técnicas, dimensões e materiais a serem utilizados e outros dados que se julguem importantes para melhor entendimento do trabalho. Tratando-se de obras que utilizem tecnologia, devem ser discriminados os equipamentos necessários para a leitura do trabalho durante a seleção;
3. Quando se tratar de “instalações”, incluir concepção, plano de montagem, materiais e equipamentos a serem utilizados, além de informações que julgar importantes para o processo de análise e possível montagem;
4. Dados pessoais e biográficos: nome completo, nome artístico, endereço completo, telefone, fax, e-mail, formação artística, principais exposições realizadas, prêmios;
5. Material impresso, a exemplo de folder, catálogo, artigos críticos publicados em jornais e periódicos;6. Portfólio, contendo entre cinco e dez imagens, medindo no mínimo 12 x 18cm e título, dimensões e ano em que a obra foi realizada. As fotos devem mostrar o projeto proposto (se pronto) e trabalhos de fases anteriores, fornecendo indicações sobre os trabalhos desenvolvidos anteriormente pelo artista.

Concurso de Videoarte 2010
Com a finalidade de incentivar a produção audiovisual de caráter experimental, a 4ª edição do Concurso de Videoarte selecionará duas propostas para realização de obras de videoarte, concedendo a cada projeto selecionado prêmio no valor de R$6.500,00 (seis mil e quinhentos reais) e suporte técnico da Massangana Multimídia Produções.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas, pelos proponentes ou seus procuradores, na Coordenação de Artes Plásticas da Fundação Joaquim Nabuco, no período de 31 de maio a 13 de junho de 2010, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Para os concorrentes que tenham domicílio fora do Recife, será admitido pedido de inscrição via correio para o endereço discriminado abaixo, postado até o dia 13 de junho de 2010.
A divulgação dos projetos vencedores será feita no site da Fundação Joaquim Nabuco e no Diário Oficial da União.

O Edital contendo todas as informações necessárias à participação no Concurso de Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco está disponível no site: www.fundaj.gov.br

Data limite para envio de propostas: 13 de junho de 2010.
Data prevista para a reunião da comissão de seleção: 05 de julho de 2010.
Data prevista para divulgação do resultado da seleção: 12 de julho de 2010.

Informações e Inscrições:
Coordenação de Artes Plásticas Diretoria de Cultura Fundação Joaquim Nabuco
Rua Henrique Dias, 609 - Derby - Recife - PE - 52.010-100 Telefones (81) 3073.6692 30736691
De 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Endereço eletrônico: artes@fundaj.gov.br
Requisitos para inscrição conforme o Regulamento
Poderão participar pessoas físicas residentes no Brasil.
Os concorrentes deverão apresentar o pedido de inscrição dos Projetos mediante requerimento dirigido à Fundação Joaquim Nabuco, no endereço acima, contendo dois envelopes lacrados, um destinado ao Projeto Técnico e outro à Documentação de Habilitação.

O Projeto Técnico deverá conter os seguintes itens, preenchidos no formulário específico:
I. Título do Projeto
II. Sinopse do Projeto com no máximo 3 (três) laudas;
III. Roteiro com divisão por Seqüências e os Diálogos desenvolvidos, quando couber;
IV. Orçamento;
V. Plano de Produção.

Cada concorrente só poderá inscrever 1 (um) projeto. Serão consideradas habilitadas as pessoas físicas que apresentarem a seguinte documentação:

I. Comprovante de que reside há pelo menos dois anos no Brasil;
II. Declaração de Compromisso do concorrente em complementar os recursos de produção da obra de videoarte proposta, na hipótese de os custos excederem o valor do Prêmio estabelecido, sem prejuízo dos prazos estabelecidos neste Regulamento;
III. Currículo resumido do concorrente, com no máximo 1 (uma) lauda;
IV. Cópias autenticadas da Cédula de Identidade e do CPF;
V. Certidão Conjunta da Receita Federal e Dívida Ativa da União.
VI. Declaração formal e expressa de que o projeto apresentado é inédito, informando estar de acordo com este Edital e com as decisões da Comissão Julgadora, quanto aos resultados da seleção.

Nenhum comentário: