segunda-feira, 29 de março de 2010

Assista "O Enigma de Kaspar Hauser" HOJE


INSTITUTO DE ARTES DO PARÁ

ASSESSORIA DE MARKETING CULTURAL E COMUNICAÇÃO SOCIAL

Cineclube do IAP exibe clássico de Werner Herzog

"O Enigma de Kaspar Hauser”, de 1974, é atração nesta segunda-feira, dia 29

O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe HOJE, dia 29, o filme “O Enigma de Kaspar Hauser” (Jeder für Sich und Gott Gegen Alle, Alemanha, 1974), de Werner Herzog. Com roteiro de Jakob Wassermann e do próprio diretor, o filme conta a história de Kaspar Hauser, um jovem que foi trancado a vida inteira num cativeiro. Quando ele é solto nas ruas sem motivo aparente, a sociedade se organiza para ajudá-lo, mas Kaspar, que sequer conseguia falar ou andar, logo acaba se tornando uma atração popular.

Baseado em fato real, este filme consagrou definitivamente o diretor Werner Herzog como um dos grandes nomes do cinema novo alemão. O crítico Marco Antônio Moreira explica que “O Enigma de Kaspar Hauser” questiona, através dos olhos e da pureza do personagem, as convenções sociais e o que se chama de “normal” dentro da estrutura de uma sociedade contraditória.

“Além da genial direção de Herzog, também é destaque a atuação de Bruno S. , que não era ator profissional e passou toda a juventude em instituições para doentes mentais. Visto por Herzog em um documentário, Bruno foi, logo em seguida, convidado para fazer o filme, trazendo à interpretação uma naturalidade determinante para a construção do personagem”, diz o crítico. Bruno fez apenas mais um filme, "Stroszek", novamente com o diretor (que tinha um infinito trabalho para fazê-lo interpretar), e um curta-metragem obscuro. “O Enigma de Kaspar Hauser” ganhou o grande prêmio especial do júri no Festival de Cannes, em 1975.

SERVIÇO

“O Enigma de Kaspar Hauser”, de Werner Herzog. Exibição nesta segunda-feira, dia 29, às 19h, no Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), ao lado da Basílica de Nazaré. Entrada franca. Após o filme, debate entre o público e a Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA).


--
Mais informações:
Assessoria de Marketing Cultural e Comunicação Social
Coordenação: Márcia Carvalho (9999-4563)
Telefones: 4006-2945/ 2918
E-mail: iapcomunicacao@gmail.com
Blog: www.iap.pa.gov.br/blog

Nenhum comentário: