quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

PIRATÃO


Recebí por email um convite do coletivo Filé de Peixe que realizará nos dias 09 e 10 de janeiro de 2010 na praça da República em Belém, com apoio da Faculdade de Artes Visuais do ICA/UFPA, o projeto PIRATÃO: Vide Convergências!

Contemplado pelo programa REDE NACIONAL FUNARTE ARTES VISUAIS, PIRATÃO: Vide Convergências, a partir do contraste potencializado pela triangulação entre artistas e pensadores do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pará, quer ampliar a percepção crítico-analítica das iniciativas desenvolvidas em cada um desses locais, bem como gerar troca de experiências e de estratégias empregadas para se produzir e difundir bens artísticos voltados para o campo audiovisual.

Ricardo Macêdo - blog Novas Médias!?

Para assistir é só clicar em: http://www.youtube.com/watch?v=oGxt6E99f-E




Companheiros de Belém!!
O coletivo Filé de Peixe, que há 4 anos realiza projetos de ocupação de espaços artísticos não convencionais, vem se dedicando desde 2009 ao projeto PIRATÃO, uma prática artistica que investiga e simula a economia informal e pirata como situação para inserção, visibilidade, acesso e circulação de trabalhos de vídeo voltados para o campo das artes plásticas.
De vocação itinerante, o projeto
PIRATÃO, em seis meses já foi realizado em três estados e regiões do país: na cidade do Rio de Janeiro(RJ), no Viradão Carioca e na inauguração do Museu da Maré; em Porto Alegre(RS), na Desvenda - Feira de Arte Contemporânea; e na cidade do Recife(PE), no SPA das Artes 2009.
Agora, a realização de PIRATÃO: Vide Convergências, possibilitará que o norte, através dacidade do Belém do Pará, seja a quarta região do país integrada ao processo dedeslocamento e itinerância do projeto PIRATÃO.
Assim, o coletivo Filé de Peixe tem enorme interesse em conhecer de perto as organizações audiovisuais de Belém, seus agentes culturais, os artistas locais envolvidos na produção e difusão de vídeos e filmes, vislumbrando a troca de experiências e de estratégias empregadas para se produzir e difundir bens audiovisuais, buscando uma aproximação capaz de gerar intercâmbio e inserção da produção videoartística nas atividades cineclubistas paraenses, bem como incorporação da produção de vídeo local ao projeto PIRATÃO.
Então, queremos convidar a todas a doarem seus vídeos para o projeto! Para isso, basta gravá-los em um dvd e levá-los até a nós no próximo fds.
A programação do evento PIRATÃO: Vide Convergências está em anexo.
Abaixo, um release sobre o projeto PIRATÃO!
Para assistir é só clicar no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=oGxt6E99f-E
Um forte abraço a todos! Nos vemos em breve!!
Abs!!
alex topini



PIRATÃO é uma prática artística que investiga e simula a economia informal e pirata como situação para inserção, visibilidade, acesso e circulação a trabalhos de videoarte.
A ação desdobra-se a partir da comercialização de um objeto do coletivo Filé de Peixe denominado ENCARTADO.
Francamente inspirados nos dvds piratas comercializados informalmente, os ENCARTADOS consistem numa mídia dvd + encarte + carimbo manual + vídeos apropriados.
Os ENCARTADOS reproduzem infinitamente os vídeos do acervo do coletivo Filé de Peixe, mantendo-se, contudo, únicos enquanto objetos, já que são manualmente carimbados, com número de série que não se repete, portando marcas e intervenções do processo caseiro e não industrial de produção.
Os ENCARTADOS são objetos performáticos, elementos constitutivos da ação, comercializados somente no momento do PIRATÃO, aos moldes e preços praticados pelos camelôs: "1 é 5(reais), 3 é 10(reais)".
No local da ação há um televisão e um aparelho de DVD para que os vídeos comprados sejam testados, assim, "comprou: testou, testou: exibiu!"
Ao término de cada ação, é realizada a SESSÃO PIRATA: uma seleção variada de videoartes, com uma hora de duração, sem divulgar previamente o seu conteúdo, sem pedir autorização aos autores, nem sequer informá-los. As pessoas ficam sabendo apenas onde e quando, e comparecem para uma sessão surpresa. O conteúdo de cada SESSÃO PIRATA é divulgado posteriormente, no site do coletivo Filé de Peixe.
A ação já foi realizada no Rio de Janeiro(duas edições), Porto Alegre, e em Recife, no SPA das Artes 2009.
Ao se deslocar, PIRATÃO difunde/exibe por outros lugares o acervo de vídeos aglutinado no local de origem do coletivo, na mesma medida em que gera condições para que novos trabalhos de artistas locais sejam incorporados ao projeto, difundindo-se em seqüência, num movimento polinizador que opera constantemente aglutinação – deslocamento – difusão.
Com isso, PIRATÃO ativa redes de troca em torno da produção audivisual voltada para o campo das artes plásticas, evidenciando a novíssima e vasta produção no campo da videoarte, facilitando o acesso/contato com trabalhos clássicos, propiciando um ponto aglutinação e difusão desse trabalhos a partir de um modelo que faz referência ao comércio popular, informal e pirata.


--
Artistas mambembes apresentam seu trabalho em espaços públicos, e depois 'passam o chapéu' pedindo contribuições espontâneas, eu mostro o que faço nos links abaixo, sou um mambembe cibernético, portanto peço que financiem as ações de Etétuba, e depositem a quantia que considerarem justa, ou a possível, na conta


Banco do Brasil
ag 3702-8
cc 19097-7


Etetuba = Arthur Leandro - telefones (91) 30872755 ou 92080679

Nenhum comentário: