terça-feira, 24 de novembro de 2009

Falecimento de Acácio Sobral



Faleceu o artista plástico paraense Acácio Sobral, de 66 anos. Acácio lutava há anos contra um câncer e estava internado há um mês no Hospital Adventista de Belém, onde faleceu na madrugada desta segunda-feira. O enterro ocorreu no cemitério Santa Izabel, no bairro do Guamá.



No AMAZÔNIA:

Acácio Sobral nasceu em Belém. Fez pós-graduação em história e memória da arte pela Universidade da Amazônia. Seus primeiros trabalhos foram expostos ainda na década de 70. Na época esteve na Pré-Bienal de São Paulo. Logo em seguida vieram outras exposições, individuais e coletivas. Suas obras estiveram em galerias e museus de várias partes do país, como Amapá, Manaus, Pará, Maranhão, Ceará,
Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e fora do Brasil, em países como Estados Unidos e Alemanha.
O artista demonstrou toda a sua irreverência logo no início de sua carreira, ao deixar de lado a tinta óleo e partir para pesquisas e experimentos com outros meios. Logo descobriu sua primeira forma de expressão realmente autêntica ao derreter o plástico e experimentar a resina plástica. Passou então a derreter copos de liquidificador e plastificar panos.
Foi essa matéria-prima que o acompanhou ao longo de suas criações, durante muitos anos até conhecer a encáustica, que virou ponto de referência de sua obra. Na técnica, parafina, cera de abelha, cascos de árvores e carnaúba, além de outros materiais são utilizados, a eles o artista acrescentou a anilina (corante), o que imprimiu um aspecto diferente às obras, com a imersão de cores. Ranhuras são concebidas na cera e o resultado é um trabalho que mostra toda a irreverência artística de Acácio.
A dedicação à arte, logo foi reconhecida e Acácio Sobral recebeu uma série de prêmio, entre eles: Prêmio Aquisição X Salão Arte Pará, 1991; Grande Prêmio XIV Salão Arte Pará, 1995; Prêmio Aquisição XIX Salão Arte Pará 2000; Grande Prêmio XXIII Salão Arte Pará, 2004.
Este ano, Acácio foi um dos convidados especiais da 28ª edição do Arte Pará. Suas obras estão expostas na Casa das Onze Janelas e no Mhep, local onde está seu trabalho que, em 2004, conquistou o grande prêmio do Salão Arte Pará, um vídeo instalação sobre o processo artístico e o uso da imagem de um tirador de espinhos.

http://www.orm.com.br/amazonia/

Nenhum comentário: