quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Bienal de Fotocópias - Carla Evanovitch e Murilo Rodrigues



Os artistas paraenses Carla Evanovitch e Murilo Rodrigues participaram do I Bienal de Fotocópias, evento organizado pelo coletivo La Araña Galponera entre 2 e 9 de Novembro de 2009, na cidade de Mendoza - Argentina. Para visualizar os trabalhos selecionados para a Bienal, acesse no site http://colectivogalponera.blogspot.com/


Foto de Carla Evanovitch na exposição "Contra-Fluxos - Eu o Outro", no Centro Cultural banco do Nordeste na cidade de Fortaleza - Ceará - em 2008.

Para Carla Evanovitch, o objetivo da Bienal é reunir trabalhos de artistas do mundo inteiro em torno de questões urbanas, diluindo fronteiras e convocando os artistas a se manifestarem nas ruas. Ações assim são importante para compreender como artistas de outros países percebem os problemas de suas cidades e além delas. Evanovitch já havia executado parte do trabalho em Belém, numa ação que se configurou num protesto silencioso, colando cartazes na fachada da Santa Casa de Misericórdia, na ocasião em que vinha sendo noticiadas dezenas de mortes de crianças no local por falta de atendimento médico adequado.


Murilo Rodrigues acredita que com a Bienal de Fotocópias, propostas que visam inquietações sobre os acontecimentos sociais e políticos e avisa aos observantes que não podem se deslocar ate o local, que é possível acompanhar diariamente as intervenções pela internet.

Foto de Murilo Rodrigues dando entrevista na exposição "Contra-Fluxos - Eu o Outro", no Centro Cultural banco do Nordeste na cidade de Fortaleza - Ceará - em 2008.

Sobre o trabalho intitulado “Crenças”, Murilo propõe um diálogo com os transeuntes, interagindo com supersticiosos e populares, sobre os riscos da vida nas metrópoles. "Não precisamos mais ver um gato preto em nosso caminho para temer um assalto ou sofrer um acidente de transito, hoje são desventuras praticamente inevitáveis”.



Curiosidade: até a capa do projeto enviado por Murilo foi colada nas paredes de Mendoza.

Para visualizar outros trabalhos do artista, acesse:

Um comentário:

Carla Evanovitch disse...

Que honra está nesse Blog também.
Estais virando referência sobre o que nós, artistas Paraenses estamos fazendo por ai.
Obrigada Bruno.
Beijos,

Carla Evanovitch