quinta-feira, 25 de junho de 2009

Bolsa IAP para o exterior

O Instituto de Artes do Pará (IAP) lançou na segunda-feira (15) o edital do Concurso de Bolsa para o Exterior de Pesquisa e Criação em Artes Plásticas - 2009, para conceder incentivo cultural a um artista plástico, residente e domiciliado no Pará há pelo menos três anos, dando-lhe oportunidade de receber uma bolsa em dinheiro para desenvolvimento de trabalho artístico na cidade de Quebec, Canadá, na área das artes visuais.
Esta edição da bolsa contemplará pesquisas de experimentação e criação artística com processos fotográficos. O artista residente terá à sua disposição os laboratórios do Centre Vu, em Quebec, no Canadá, reconhecidamente um dos mais importantes centros de pesquisa e de difusão da fotografia contemporânea atualmente.
Para concorrer à bolsa os artistas interessados deverão inscrever no IAP apenas um projeto de trabalho inédito, individual, concebido e a ser desenvolvido pessoalmente pelo artista concorrente. O projeto aprovado deverá ser desenvolvido no Canadá durante o período da bolsa.
Bolsa - Ainda de acordo com o edital, a bolsa tem o valor total de R$ 12.000,00, destinada a custear as passagens de ida e volta e alimentação, bem como todas as despesas para o desenvolvimento do projeto no Canadá, e outras que se façam necessárias à perfeita e integral execução do trabalho.
A vigência da bolsa será de 14 de setembro a 14 de novembro de 2009, período em que ocorrerá a permanência do bolsista no Canadá, durante o qual deverá ser concluído o projeto de pesquisa.
As inscrições começaram na segunda-feira (15) e vão até o dia 23 de julho, na sede do IAP (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré), de 09h às 14h, devendo ser formalizada mediante o preenchimento dos requisitos à apresentação dos documentos.
Para efetivar a inscrição serão exigidos ficha de inscrição totalmente preenchida com declaração firmada pelo candidato, acompanhada da fotocópia dos documentos de identidade (RG, CPF e passaporte validado), e currículo profissional na área das artes visuais com, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada mediante catálogos e reproduções dos documentos originais.
Requisitos - O projeto de pesquisa deverá conter os seguintes itens: tema, justificativa, objetivos (gerais e específicos), plano de trabalho e indicativos de resultados, além de portfólio com, no mínimo, cinco fotografias de trabalhos recentes. O portfólio pode ser apresentado em formato digital (CD, DVD) ou ampliações fotográficas em formato 20 x 25 cm.
O IAP informa ainda que serão admitidas inscrições por via postal, sendo considerados inscritos os projetos remetidos pelos Correios para o instituto, contendo todos os documentos exigidos, que tenham sido postados dentro do período de inscrição. Não serão aceitas inscrições via fax ou e-mail.
A pré-seleção será feita pelo Conselho Diretor do IAP, juntamente com o titular da Gerência Geral de Artes Plásticas e Audiovisuais do instituto. Serão pré-selecionados até cinco projetos, que serão encaminhados ao Conseil des Arts et des Lettres, em Quebec, no Canadá. A seleção do candidato será feita pela equipe técnica do Conseil des Arts et des Lettres.
Os projetos serão pré-selecionados pelo Conselho Diretor do IAP no dia 27 de julho, enquanto a análise final do Conseil des Arts et des Lettres será feita no período de 3 a 7 de agosto. O resultado final será publicado no Diário Oficial do Estado do Pará, no dia 13 de agosto.
Serviço: Concurso de Bolsa para o Exterior de Pesquisa e Criação em Artes Plásticas 2009, do Instituto de Artes do Pará (IAP).
Inscrições de 15 de junho a 23 de julho, na sede do IAP (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré), de segunda até sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, de 09h às 14h.
Mais informações: 4006-2945.

Nenhum comentário: