sexta-feira, 17 de abril de 2009

Bicicletas brancas invadirão (já invadiram) Belém neste (naquele) sábado (11)

O artista visual Murilo Rodrigues propõe uma intervenção urbana na cidade de Belém

A ação faz parte da exposição do Artista Visual Murilo Rodrigues, premiado no edital do Banco da Amazônia de Artes Visuais 2009, com uma obra que faz referência a necessidade da ocupação da cidade por bicicletas como meio de transporte não poluente, pensando na utilização da mesma como potencial solução para cidades cada vez mais infladas por carros e que tende a um colapso no trânsito em poucos anos. O artista estabelece através de sua intervenção, uma crítica a falta de políticas que favoreçam o uso das bicicletas, como a criação de uma ciclovia na Av. Duque de Caxias, recentemente entregue aos moradores, porém excludente aos ciclistas que tem através da bicicleta o seu único meio de transporte.

Na década de 60, o Grupo artístico e ativista Provos (palavra derivada de provocar), propôs o Plano das Bicicletas Brancas, como forma de protestar contra o império automotivo na sociedade contemporânea. O detrimento do "apocalipse motorizado" se dará a partir do estímulo aos transportes de tração humana, como a bicicleta.

Eles propuseram diversas atitudes à Prefeitura de Amsterdã, inclusive a distribuição anual de 20.000 bicicletas brancas, para que a população pudesse se locomover, e o impedimento de acesso automobilístico às ruas históricas da cidade.

Passados mais de 40 anos, o artista Murilo Rodrigues, propõe que nos manifestemos, exigindo das entidades governamentais melhores condições para esse transporte alternativo, que certamente será o transporte do futuro!

A maioria dos happenings realizados pelo Provos ocorriam durante a noite, e o branco seria a cor que melhor daria visibilidade. O branco surge como eliminação da poluição ambiental e visual.

Desta forma, abrindo a série de exposições do PRÊMIO BANCO DA AMAZÔNIA DE ARTES VISUAIS 2009, o artista visual Murilo Rodrigues propõe uma intervenção urbana na cidade de Belém do Pará, utilizando-se das mesmas bicicletas que serão postas no espaço expositivo do Banco da Amazônia, no próximo dia 22 de abril, data da abertura da exposição DESLOCAMENTOS.
Convidando os moradores da cidade que fazem uso das bicicletas como meio de transporte, que pinte sua bicicleta de branco e acompanhe o grupo em uma grande pedalada que começará na Av. Duque de Caxias, indo até a Praça da República (na sede do Banco da Amazônia).Dez (10) das bicicletas adquiridas pelo artista, através da subvenção dada pelo edital do Banco da Amazônia, serão incorporadas a exposição, logo após a intervenção urbana.

E com a abertura da exposição, no dia 22 de abril, o artista volta a sugerir que o público vivencie o uso das bicicletas, assim como a cidade, desta vez dentro do espaço expositivo, como se vê na imagem que segue em anexo.

Serviço:Local: Saída da Av. Duque de Caxias em direção a sede do Banco da Amazônia na Av. Presidente Vargas
Horário: Concentração a partir das 16h, na Av. Duque de Caxias, próximo ao Hangar

Fonte: Portal Cultura
08/04/2009 - 00:46



Fotos por Bruno Cantuária

Nenhum comentário: