terça-feira, 29 de julho de 2008

Espaços autônomos




Uma pena ser uma postagem tardia!!!





A Cabanagem, palco de dramas, revoltas, rebeliões armadas sangrentas em torno de objetivos políticos, libertários, insurgentes. Propõem em seu trajeto histórico hoje, na chama viva da memória as desavenças sempre presentes entre o povo organizado ou desorganizado em suas manobras para resguardar seus direitos de um lado em embate contra o governo de outro, tentando desenfreadamente reforçar sua posição hierárquica na ordem das coisas.
O trabalho em questão aqui exposto como “Espaços Autônomos” tenta através de recursos técnicos e conceitos atuais presentes no âmbito da arte atual, revelar o quanto as ações presentes nas revoltas cabanas estavam em acorde, já naquela época, com atitudes contemporâneas insurgentes de ocupação de locais, construção de situações em grupo e organização coletiva de trabalho ou protesto em prol de objetivos em comum.
O fruto desta mostra não podia ser outro senão a reunião de pessoas para a formação de um grupo tendo como objetivo a efetivação de situações em meio a cidade de Belém, tendo como pano de fundo os relatos da Revolução Cabana como referência, para a produção de registros fotográficos que revelem a uma visão subjetiva, poética e crítica em cima dos fatos relatados nos livros referentes a Revolução. No intuito também de trazer à tona a memória identitária acerca deste momento histórico o qual passamos nesta nossa região. Em um momento onde as revoluções e conflitos estudantis, políticos e religiosos começam a tomar mais sentido neste ano de 2008, procuramos frisar com este trabalho a possibilidade de reivindicar novas formas de perceber o mundo e a maneira como lidamos com ele.
A exposição intitulada “Espaços Autônomos” contemplada com o Prêmio do Sistema Integrado de Museus, foi idealizada por Ricardo Macêdo e Bruno Cantuária e será exposta no período de 08 de julho a 31 deste mesmo mês no espaço “Laboratório das Artes” na Casa das Onze Janelas.

Um comentário: