quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Fotoativa Portas Abertas inicia o ano novo em processo de reabertura do Casarão

Pouco a pouco a Fotoativa retorna ao Casarão, sede de sua Associação, fechada nos últimos quatro anos para reforma. Ainda que as obras não tenham terminado, a rede de amigos e associados, juntos, vêm colaborando para reativar e cuidar novamente do espaço.
Fotoativa convida confraternização de final de ano

Fotoativa Portas Abertas marca este novo ciclo de reaproximação do lugar, com o primeiro grande encontro do ano agendado para o próximo domingo, dia 17 de janeiro, a partir das 10 horas, durante a 10ª edição do projeto Circular: Campina – Cidade Velha, que celebra os 400 anos de instauração da cidade de Belém.
Fotoativistas, artistas colaboradores e o grande público, promoverão, mais uma vez, um domingo de atividades diversas, que integram fotografia, vivências, música e gastronomia. A programação inclui um conjunto de micro-oficinas, que se estendem pelo dia, em conjunto com o Fotovaral “Em busca do elo perdido” resultado da oficina Fototaxia, conduzida por Miguel Chikaoka. A discotecagem ficará por conta dos fotoativistas de plantão.
Fotoativa convida confraternização de final de ano
Fotoativa Portas Abertas, 9ª ed. do projeto Circular.
A programação de Micro-Oficinas integra Mini-Pinhole, Meditação Chocolate, Furoshiki, Pincel de Luz e Caixa Mágica. A programação musical, ao cair do sol, fica por conta de Andréa Pinheiro & Convidados que preparam mais um repertório especial da música brasileira.
Aproveitando que as portas estarão abertas, receberemos a Marujada de Bragança, que estará na cidade de Belém para reviver as memórias do Bairro da Campina e fará o encerramento de seu cortejo ao cair da tarde na Praça das Mercês.
Ao longo do dia, também estarão ativadas, a Lojinha e o Bar Fotoativa. Novidades estão sendo preparadas para o grande público. Fotoativa Portas Abertas é uma realização da Associação Fotoativa, em colaboração com artistas da cidade.
Fotoativa convida confraternização de final de ano
Andréa Pinheiro, Floriano, Paulinho Assunção e Adelbert Carneiro. Fotoativa Portas Abertas.

SERVIÇO

Fotoativa Portas Abertas na 10ª edição do projeto Circularno próximo Domingo, dia 17 de janeiro de 2015
a partir das 10 horasno Casarão Fotoativa – Praça das Mercês, 17, Centro Histórico de Belém

PROGRAMAÇÃO
9 a 18h – Fotovaral “Em Busca do Elo Perdido”
9 a 17h – Discotecagem
10 a 20h – Lojinha & Bar Fotoativa
10 a 17h – Micro-oficinas: Mini-Pinhole; Meditação Chocolate; Furoshiki; Pincel de Luz; Caixa mágica.
19 a 20h – Música com Andréa Pinheiro & Convidados



Associação Fotoativa


desenvolvido por
Núcleo de Comunicação e Difusão

 

visite fotoativa.org.br
escreva a.fotoativa@gmail.comligue +55 (91) 3225-2754
Praça das Mercês, 17 - Belém, PA · Campina · Belém · Pará · Brasil

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Exposição "Travessias - Coleção Miguel Chikaoka"



Com curadoria de Marisa Mokarzel, a exposição apresenta o acervo de obras presente na Coleção Miguel Chikaoka do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas SIM/SECULT, adquiridas a partir de prêmios e projetos, como as obras da 7ª edição do “Prêmio Marcantônio Vilaça/FUNARTE” (2015), “Fotografia Contemporânea Paraense Panorama 80/90” (2001) e “Fotonorte” (1998). De acordo com Marisa Mokarzel, “a exposição ‘Travessias - Coleção Miguel Chikaoka (entre fotografias, objetos, vídeo e instalações)’ é representativa de uma trajetória que integra a história da fotografia paraense desde os anos 1980. Material e simbolicamente ela traz o trabalho desenvolvido por um fotógrafo que atua em várias frentes, como artista, educador, propositor e provocador, estimulando o pensamento, o sentir e o fazer de diferentes gerações que hoje integram o universo da arte brasileira”, avalia.

Paralelo a exposição terá o lançamento do Catálogo da Coleção Miguel Chikaoka ao público em geral, além de programação educativa que reunirá encontros com o fotógrafo. Para ele, esta exposição é uma mostra de seus 35 anos de carreira, “tem obras de todo esse período da minha profissão de fotógrafo, então, de certa forma, trago a parte do processo de fotografia em Belém, é uma exposição que permite um panorama da fotografia na capital paraense”, observa o fotógrafo.

Na roda de conversa “Olhar dos Sentidos e os Sentidos do Olhar” o fotógrafo traçará um panorama de sua trajetória a educadores, estagiários e multiplicadores pontuando discussões e reflexões sobre as motivações e inspirações que nortearam seus passos ao longo dos anos. Na oficina “Imagens em Trânsito”, Miguel Chikaoka compartilhará experimentos e pensamentos acerca das possibilidades criativas do fazer fotográfico a partir de uma visão transversal da gênese do processo que constitui o “mundo das imagens”.

Estas atividades integram o projeto “Na Varanda” e ainda terão datas definidas, elas vão ao encontro de um dos elementos principais do trabalho de Miguel: o caráter educativo, “a educação está inserida no meu trabalho, discuto a imagem do ponto de vista do pensamento, para que cheguemos em um olhar crítico”, afirma Miguel Chikaoka.

SERVIÇO
Abertura da exposição “Travessias”, do fotógrafo Miguel Chikaoka, dia 14, às 19h. Visitação até o dia 1º de abril. Local: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. End: Praça Frei Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha.
Terça a sexta: 10 às 15 hs
Sábado, domingo e feriados: 9 às 13 hs
Informações: (91) 4009-8825/8821.