segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Retrospectiva Fotoativa 2015

Foto: Wagner Okasaki

Associação Fotoativa
Belém, 28 de dezembro 2015.



Car@s sóci@s e colaboradores,
celebramos mais um ano juntos, de desafios e sonhos, de novas aproximações e caminhos. Neste 2016 estaremos regidos pelo astro Sol.
Luz, energia e vibrações para todos nós.
Compartilhamos breves lembranças do ano que se passa. Se precisar, escreva para comunicacao@fotoativa.org.br

No dia 03 de março, o Café Fotográfico recebeu a artista visual Viviane Gueller, de Porto Alegre/RS, com mediação de Flávya Mutran de Belém/PA. 'As Cidades Descaradas - mapeamento audiovisual e a partilha da experiência cotidiana' foi o tema da mesa, no âmbito do projeto de mesmo nome, contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª edição.
Confira o Café na íntegra em http://www.fotoativa.org.br/?p=5279

Fotografia digital com Valério Nascimento

Em março de 2015, como parte dos ciclos de encontro "Circuitos Independentes: aproximações possíveis entre Belém e São Paulo", promovido pelo Ateliê 397/SP, a Fotoativa recebeu a mesa “Independência e experimentalismo: a emergência de espaços de arte no Brasil”.
Confira em http://www.fotoativa.org.br/?p=7308

Oficina Fotografia de Viagem 'Vivência Tapajós' com Rafael Araújo

No fim de tarde do dia 23 de março de 2015, a Associação Fotoativa participou da cerimônia de reinauguração do Mercado de Ferro do Ver-o-Peso, com a Mostra de Resultados do projeto Ver-O-Peso das Águas.
Na ocasião, foi lançado o vídeo registro das quatro oficinas do projeto - EcoBijou, Pincel de Luz, Serigrafia e Comunicação, com fotografias de Miguel Chikaoka, edição de José Viana e música ‘Fim de Festa’ de Felipe e Manoel Cordeiro e Dj Waldo Squash.
Confira em http://www.fotoativa.org.br/?p=5389


No domingo, 29 de março, o Casarão Fotoativa recebeu a Assembléia Geral Ordinária, com o objetivo de eleger a Nova Diretoria da Associação Fotoativa para o biênio 2015/2017.
Celebramos Fatinha Silva, Michel Pinho e Miguel Chikaoka como a nova diretoria.
Confira as imagens http://www.fotoativa.org.br/?p=5405

Fotoativa Portas Abertas no projeto Circular Campina-Cidade Velha


Em abril, no dia 7, a Fotoativa recebeu as artistas residentes Débora Flor (PA) e Malu Teodoro (RO), marcando o início das atividades do projeto Fotoativa em Residência com a mesa "Poesia e Olhar Devagar".
O poeta Marcílio Costa (PA) foi o convidado da noite, apresentando parte de seu processo de pesquisa.
Confira mais em http://www.fotoativa.org.br/?p=5456


Em abril, no dia 9, foi a vez dos artistas residentes Wellington Romário (PA) e Randolpho Lamonier (MG) compartilharem um recorte de seus processos de criação com o público local.
Nando Lima foi o artista convidado para colaborar com a mesa "Derivas e Encontros Performativos", a segunda Abertura de Processos do projeto Fotoativa em Residência.
Confira em http://www.fotoativa.org.br/?p=5500


Em abril de 2015, o Pinhole Day Belém começou com a oficina "Exercícios de Conversação", conduzida por Adriele Silva da Silva, coordenadora do Núcleo de Formação e Experimentação da Fotoativa.
Cerca de 15 pessoas participaram da atividade que valorizou a reflexão coletiva sobre o projeto Pinhole Day Belém, a Associação Fotoativa e o tema proposto neste ano, “Exercícios de Liberdade”.
Confira mais em http://www.fotoativa.org.br/?p=5508


No último domingo de abril, dia 26, a 14ª Jornada Pinhole Day Belém voltou a acontecer no Casarão Fotoativa, marcando o processo de retorno à sede da Associação.
Momento de reencontro entre fotoativistas, velhos amigos, colaboradores e novos participantes.
Confira as imagens do domingo em http://www.fotoativa.org.br/?p=5667
e a galeria de imagens Pinhole Day Belém 2015.


Na última semana do mês de abril aconteceram os encontros de encerramento (e novas aberturas) das duas turmas de iniciação à fotografia De Olhos Vendados com Miguel Chikaoka.
Para celebrar as novas aproximações, compartilhamos um breve relato a partir das rodas de conversa e uma seleção de fotos do processo.
Confira o relato com fotos em http://www.fotoativa.org.br/?p=5760


Em Maio, no dia 26, o Café Fotográfico recebeu a artista visual Keyla Sobral, para um bate papo sobre “Territórios afetivos e desenhos fotográficos”.
Confira imagens em http://www.fotoativa.org.br/?p=6246


Em junho, os artistas residentes Débora Flor, Malu Teodoro, Randolpho Lamonier e Wellington Romário concluíram os trabalhos do projeto Fotoativa em Residência.
Em parceria com o Museu da UFPA, residiram por uma semana no Palacete Augusto Montenegro, sede do Museu, onde apresentaram a exposição 'Um Tanto de Nós'.
Confira as imagens em http://www.fotoativa.org.br/?p=6298


Em junho, durante o projeto Circular, a Fotoativa abriu as portas do Casarão para uma festa junina, celebrando o encerramento da residência, com a participação da "Vaca Bumbá Rosinha Cheirosa", realizada pela Associação dos Amigos dos Arquivos Públicos do Pará – ARQPEP.
Confira mais em http://www.fotoativa.org.br/?p=6354


Em Julho, a Fotoativa recebeu o lançamento da publicação do projeto de residência "Processos Fotográficos – ensaios para uma poética experimental" desenvolvido pelo Lab Clube/Filé de Peixe, com participação do artista paraense Hugo Nascimento.
Confira as imagens http://www.fotoativa.org.br/?p=6451


No sábado, 22 de Agosto, a Fotoativa, juntamente com artistas e coletivos culturais da cidade, comemorou seu 31º aniversário, em mais uma edição do Largo Cultural Das Mercês.
Com o tema “Olhos de (re)ver Belém”, a programação teve a saída fotográfica com Michel Pinho e Valério Silveira, o Fotovaral "De Olhos Vendados", a instalação "Mapa de Afetos" e a II Mostra de Projeções.
A programação musical ficou por conta da discotecagem de Lucas Gouvêa, da dupla Alexandre Pinheiro e Felipe Ricardo, seguidos do grupo de choro Clave da Lua, e do Zimba Groove. MG Calibre, Cindy Tunner, Marcos Puf, Flávio Saraiva e o Dj Morcegão fecharam mais uma noite inesquecível.
Nosso muito obrigado a todos, mais uma vez!
Relembre com as imagens http://www.fotoativa.org.br/?p=6543


Em Agosto, após a comemoração de seus 31 anos de ação cultural, a Fotoativa realizou um domingo integral de reflexão sobre processos e planejamento para os próximos biênio 2015-2017.
Confira o relato em http://www.fotoativa.org.br/?p=6661


Agosto também foi o mês de retomar os trabalhos do Laboratório de Projetos, grupo prático-reflexivo do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Fotoativa.
A proposta apontou para um mergulho no universo das publicações independentes, em uma pesquisa expandida a partir dos livros de artista, livros-objeto e fotolivros.
Confira mais em http://www.fotoativa.org.br/?p=6596


“Doralice nos acompanha desde então em diversos lugares, nos conduzindo ao encontro com o outro. É um olho intermediário entre os nossos olhos, que nos possibilita um jogo onde defrontamos espontaneamente a realidade que nos atravessa”, comenta Véronique.
Confira o Café Fotográfico na íntegra no link http://fotoativa.org.br/?p=6711


Em Setembro, durante a 8ª edição do Projeto Circular, a Fotoativa marcou a reabertura provisória do Casarão para a comunidade, com a primeira edição do Fotoativa Portas Abertas, mais um momento construído de forma colaborativa com artistas da cidade.
Ao longo do dia, o Casarão Fotoativa esteve aberto com uma série de micro-oficinas, fotovarais e apresentações musicais, firmando-se como uma opção para experimentar, encontrar pessoas e descansar durante o domingo do Circular.
A noite contou com a participação especial dos músicos Floriano e Careca Braga, que receberam os amigos Delcley Machado, Douglas Dias e Veudo, o poeta Renato Torres e os saxofonistas Alexandre Pinheiro e Felipe Ricardo. Aqui vai, mais uma vez, nosso muito obrigado.
Confira as imagens em http://www.fotoativa.org.br/?p=6728


Na terça-feira, dia 15 de setembro, o Café Fotográfico recebeu o artista e pesquisador Mariano Klautau Filho para um bate-papo intitulado “Entre a poética e a pesquisa”.
Confira mais em http://www.fotoativa.org.br/?p=7728


No dia 24 de Setembro, os alunos do 5º ano do Colégio São Paulo visitaram o Casarão Fotoativa, como parte de seu processo de pesquisa sobre o fotógrafo e educador Miguel Chikaoka, homenageado pela turma a partir da indicação do aluno Enzo Sawada Yanaguibashi.
Confira mais em http://www.fotoativa.org.br/?p=6970


Em Outubro, no ritmo do Círio, a Fotoativa esteve de casa cheia para conferir o bate-papo 'Fotografando o Círio' com o fotógrafo Guy Veloso.
Entre causos e dicas, o fotógrafo compartilhou suas experiências enriquecendo a programação do Lab.Círio 2015, o Laboratório de Criação em Narrativas Visuais.
Confira em http://www.fotoativa.org.br/?p=6961


Em Outubro, dando continuidade às investigações visuais sobre o Círio de Nazaré, a Fotoativa concluiu o segundo Lab.Círio - o Laboratório de Criação em Narrativas Visuais, conduzido pela fotógrafa Cinthya Marques.
Michel Pinho e Miguel Chikaoka foram os fotógrafos convidados a compartilhar suas experiências sobre a manifestação cultural.
Em breve, será lançada a publicação produzida pelo grupo.
Confira em http://www.fotoativa.org.br/?p=6892


Em Outubro, Simone Wicca e Roger Sassaki estiveram conosco, compartilhando oficinas de antotipia e bate-papos sobre processos artesanais de captura e revelação de imagens.
Confira algumas imagens http://www.fotoativa.org.br/?p=6986


Em novembro, em parceria com o Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte a oficina ‘De Olhos Vendados’ aconteceu em sua edição compacta e imersiva.
Confira um relato visual da vivência http://fotoativa.org.br/?p=7069


Entre encontros quinzenais, o Laboratório de Projetos recebe relatos de pesquisa, oficinas práticas e bate-papos reflexivos.
Em Novembro, Malu Teodoro e Rodrigo José compartilharam técnicas de encadernação artesanal.
Confira fotos em http://www.fotoativa.org.br/?p=7025


Destinada à educadores e multiplicadores, a oficina "Fototaxia - em busca do elo perdido" reuniu um grupo de trabalho compacto ao longo de dois finais em semana, durante o mês de novembro.
A atividade foi desenvolvida em parceria com o Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte.
Confira um relato visual da vivência http://fotoativa.org.br/?p=7193


Como finalização do projeto Fotoativa em Residência, o Casarão recebeu o lançamento da publicação "Viver ou Narrar" e do vídeo "Um Tanto de Nós", resultados da residência, com a participação de Débora Flor, Malu Teodoro e Wellington Romário.
Confira o vídeo e baixe a publicação em http://fotoativa.org.br/?p=7522


No mês de novembro e dezembro, o Laboratório de Projetos recebeu oficina de Serigrafia ministrada pelo poeta e artista visual Marcílio Costa.
Foram quatro dias para fechar o ciclo de trabalho 2015 do grupo de práticas e estudos.
Confira imagens em http://www.fotoativa.org.br/?p=7535


Durante as quinta-feiras de novembro e dezembro, a Fotoativa em parceria com o PPGARTES/UFPA realizaram a oficina "A Carne da Imagem" com o artista e pesquisador Ricardo Mello, de Pelotas/RS.
A proposta da oficina foi um percurso prático-reflexivo sobre captura e revelação de imagens fotográficas em dispositivos analógicos, utilizando uma variedade de filmes fotográficos coloridos, de 35mm e 120mm, praticando as etapas necessárias aos distintos modos de revelação artesanal.
Confira algumas imagens em http://www.fotoativa.org.br/?p=7598


De portas abertas. Assim a Fotoativa participou da última edição do projeto Circular Campina – Cidade Velha de 2015.
Com uma programação variada e colaborativa, o domingo integrou o Fotovaral "De Olhos Vendados", as micro-oficinas conduzidas pela turma "Fototaxia - em busca do elo perdido", a caminhada pelo bairro da Campina em "Caminhos do Afeto", e a participação musical, no Pôr do Sol das Mercês.
A Fotoativa agradece a Andréa Pinheiro, Floriano, Adelbert Carneiro e Paulinho Assunção pela maravilhosa sonoridade e todos aqueles que colaboraram para realização de todas as atividades.
Confira a galeria de imagens em http://www.fotoativa.org.br/?p=7121


Em Dezembro, a Fotoativa realizou a oficina "Fotografia Digital" com o fotógrafo e educador Valério Silveira.
Confira as imagens http://www.fotoativa.org.br/?p=7647


Em Dezembro, a Fotoativa realizou a "Vivência Tapajós", mais uma edição da oficina Fotografia de Viagem com o fotógrafo e educador Rafael Araújo. Desta vez, a expedição partiu em direção aos rios Tapajós e Arapiuns, no Oeste do Pará.

Confira um breve relato do Rafael Araújo e a galeria de imagens produzida pelos participantes http://www.fotoativa.org.br/?p=7664


E para fechar o ano, em Dezembro, o último Café Fotográfico de 2015 recebeu o premiado fotógrafo Luiz Braga para um bate-papo intitulado "Maturidade e Encantamento".
Confira o bate-papo na íntegra em http://fotoativa.org.br/?p=7595

Foto: Rodrigo José
Luz, energia e vibrações para todos nós.



Fotoativa 30 anos


desenvolvido por
Associação Fotoativa

 

visite fotoativa.org.br
escreva a.fotoativa@gmail.comligue +55 (91) 3225-2754
Frutuoso Guimarães, 615 · Campina · Belém · Pará · Brasil