segunda-feira, 30 de junho de 2014

Curso “Fanzines: uma cultura do faça você mesmo” no Sesc Boulevard


Curso “Fanzines: uma cultura do faça você mesmo”15 a 23/07, de 14h30 as 17h30
Ministrante: Ricardo Macêdo
Vagas: 15 
Idade: a partir de 12 anos

Fanzine (ou zine), é uma abreviação de fanatic magazine (revista + fã), é uma publicação alternativa feita por uma só pessoa, usando materiais básicos, como: cola, tinta corretiva, lápis, caneta, revistas populares, jornais, etc. O assunto fica a escolha do autor: quadrinhos, vegetarianismo, artes visuais, música, cinema, poesia, etc. Não importando portando, o uso correto da gramática, uso correto de imagens...as regras acadêmicas na feitura de um fanzine não importam tanto quanto o prazer de fazê-lo. 

Roteiro
1o dia – Aula expositiva, exercícios motores e dinâmica grupal.
2o dia - Visita monitorada à Gibiteca do CENTUR. 
3o dia - Aula expositiva, exercícios de formas básicas, colagem.
4o dia - Aula expositiva, técnica de nanquim e colagem, documentário sobre zine e conversa com zineiro.
5o dia - Aula expositiva, a importância do tema, narrativa, exercícios de colagem, início da produção do zine.
6o dia – Produção do zine.
7o dia – Produção do zine.


INFORMAÇÕES


Centro Cultural Sesc Boulevard
End: Boulevard Castilhos França, 522/523. Campina
Tel: (91) 3224 5305 / 3224 5654.

Editais FUNARTE - inscrições abertas até 21 de julho de 2014

BOLSA FUNARTE DE ESTÍMULO À PRODUÇÃO EM ARTES VISUAIS 2014
Projetos de criação e de pesquisa em artes visuais que resultem em ações, obras ou processos inéditos para apresentação pública, criando condições materiais para que profissionais da área desenvolvam seus trabalhos, mediante remuneração em forma de bolsa. Este edital valoriza a diversidade da cultura brasileira, em especial no que se refere a questões relevantes da produção artística contemporânea, como as novas linguagens, a experimentação, a transversalidade das linguagens artísticas e áreas do conhecimento, o diálogo com a educação, a democratização da cultura e a promoção do acesso aos bens culturais. 


EDITAL PRÊMIO FUNARTE MULHERES NAS ARTES 
Seleção de projetos a serem apresentados por proponentes do sexo feminino, em âmbito nacional, por meio de um conjunto amplo de atividades ligadas às artes visuais, que visem estimular a reflexão e experiência artística, além do compromisso com a formação de público, com a inclusão social e a sustentabilidade.
Considerando o reconhecimento das mulheres nas artes visuais os projetos deverão valorizar a diversidade da cultura brasileira, no que se refere a temas relevantes da produção artística contemporânea, a transversalidade das artes com outras áreas do conhecimento, promover a democratização da cultura e permitir a acessibilidade aos equipamentos e bens artísticos e culturais. 

PRÊMIO DE ARTES PLÁSTICAS MARCANTONIO VILAÇA    
Produções artísticas destinadas ao acervo das instituições museológicas públicas e privadas sem fins lucrativos, fomentar a difusão e a criação das artes visuais, fortalecer a memória cultural brasileira, contemplar temas relevantes da sociedade contemporânea, novas linguagens, nova produção artística, permitir a acessibilidade aos bens culturais e o compromisso com a formação de público. 


EDITAL PROGRAMA REDE NACIONAL FUNARTE ARTES VISUAIS 
Projetos que promovam o intercâmbio por meio de conjunto de atividades (oficinas, performances, instalações, seminários, intervenções, exposições, atividades pedagógicas e pesquisa de linguagem), com valorização da diversidade cultural brasileira na produção contemporânea, como as novas linguagens e áreas do conhecimento, diálogo com a educação, a democratização da cultura e a promoção do acesso aos bens culturais.


XIV PRÊMIO FUNARTE MARC FERREZ DE FOTOGRAFIA
S​eleção de projetos na área de artes visuais, no campo da fotografia, em​ âmbito nacional que visem estimular a reflexão e experiência artística, além do compromisso com a formação de público, com a inclusão social e a sustentabilidade. Os projetos no campo da fotografia deverão considerar, as novas linguagens e suas diversidades, contemplar temas relevantes da sociedade contemporânea, nova produção fotográfica, a transversalidade da fotografia com as artes e com outras áreas do conhecimento, o diálogo com a educação, fortalecer a memória cultural brasileira e permitir a acessibilidade aos equipamentos e bens culturais.​

PRÊMIO FUNARTE DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Estimular a reflexão e experiência artística, além do compromisso com a formação de público, com a inclusão social e com a sustentabilidade. Os projetos deverão valorizar a diversidade das artes visuais, fortalecer a memória cultural brasileira, contemplar temas relevantes da sociedade contemporânea, novas linguagens, nova produção artística, a transversalidade das artes com outras áreas afins, bem como promover a democratização e permitir a acessibilidade aos equipamentos e bens culturais.Promover a seleção de projetos de exposição, na área de artes visuais, a serem realizados nas galerias da Funarte, com o objetivo estimular a multiplicidade e a diversidade de linguagens e tendências da arte contemporânea brasileira. 

sábado, 28 de junho de 2014

Balanço do Semestre: Alguns dos Melhores Filmes de 2014




Não sei quanto a vocês, mas este primeiro semestre de 2014 veio com produções muito interessantes.
Devo destacar, aliás, que decidi trazer a obra La Grande Bellezza, de Paolo Sorrentino, para a presente lista (ela já apareceu na do ano passado). Este longa estreou neste semestre em Belém e causou uma recepção mais do que positiva. É um grande ensaio sobre Roma, sobre o processo de envelhecimento e suas relações contraditórias com o viver no mundo contemporâneo, sobre nosso querido maestro Federico Fellini.
Junto do filme de Sorrentino, outro destaque é para Azul é a cor mais Quente, de Abdellatif Kechiche, ganhador da Palma de Ouro em Cannes de 2013. Esta obra, a qual versa sobre mundos diferentes, mesmo dentro de um universo que muitos consideram único (universo de grupos femininos homoafetivos), chegou em um contexto geopolítico e global conflituoso e tenso – e sua presença, portanto, é um posicionamento contra esses mais novos horrores sofridos pelas populações LGBTQ+, infelizmente com certo tipo de objetificação das personagens. 
Para fechar, não posso deixar de comentar a obra de Lars Von Trier, Ninfomaníaca (e aqui consideramos o Volume 1 e o Volume 2 como um filme só). Mais uma vez em parceria com a atriz Charlotte Gainsbourg, o longa do dinamarquês é ousado (caso das polêmicas envolvendo uma misoginia velada em seus filmes). Seu longa dois-em-um busca desconstruir a noção que temos de determinar o que é certo e errado para o outro.

Outra coisa. Ainda ressalto alguns títulos dos apresentados na disputa pelo Oscar 2014. Fora as escorregadas comuns da academia, tivemos acesso a ótimos filmes de Martin Scorsese, Spike Jonze e Alexander Payne.
Quem acha que o Brasil não produziu nada de relevante, enxergamos algo completamente diferente, vindo da atual produção pernambucana. Tatuagem, de Hilton Lacerda, mostra extrema sensibilidade, não limitada pelo império da Globo Filmes. Arte, política, corpo e gênero são alguns dos eixos para se apreciar esta mais nova preciosidade local cinematográfica.




Filmes 1º Semestre 2014


01 – Tatuagem (Hilton Lacerda)
02 – Ela (Spike Jonze)
03 – O Lobo de Wall Street (Martin Scorsese)
04 – Doze Anos de Escravidão (Steve McQueen)
05 – A Grande Beleza (Paolo Sorrentino)
06 – A Caça (Thomas Vinterberg)
07 – Blue Jasmine (Woody Allen)
08 – Dentro da Casa (François Ozon)
09 – Nebraska (Alexander Payne)
10 – Tom na Fazenda (Xavier Dolan)
11 – Ninfomaníaca (Lars Von Trier)
12 – Jovem e Bela (François Ozon)
13 – A Religiosa (Guillaume Nicloux)
14 – Álbum de Família (John Wells)
15 – Círculo de Fogo (Guillermo del Toro)
16 – Azul é a cor mais Quente (Abdellatif Kechiche)
17 – Clube de Compra Dallas (Jean-Marc Vallée)
18 – Rush (Ron Howard)

quarta-feira, 25 de junho de 2014

SESSÃO MALDITA APRESENTA "BOB MOULD - TURNÊ 'SILVER AGE'"

SESSÃO MALDITA APRESENTA "BOB MOULD - TURNÊ 'SILVER AGE'" 

PADRINHO DO ROCK ALTERNATIVO É HOMENAGEADO NA SESSÃO MALDITA NO CINE LÍBERO LUXARDO
BOB MOULD - TURNÊ 'SILVER AGE
Sinopse: Bob Mould acaba de lançar o décimo primeiro disco, “Beauty & Ruin”. Mould, que surgiu dentro do rock underground dos anos 80 comandando o Hüsker Dü, lançou seu primeiro álbum solo após o término da banda. Também formou o Sugar, grupo de curta passagem, porém com o peso e a melodia que sempre o acompanharam. A Sessão Maldita exibirá um show da turnê do seu trabalho anterior, “Silver Age” (2012), onde o padrinho do rock alternativo procurou repassar seus caminhos, despejar o inevitável reencontro consigo mesmo. As distorções dos primórdios com o Hüsker Dü e o Sugar encontram a sobriedade e doçura de um artista que alimentou gerações. Antes de "Silver Age", serão exibidos um pocket show do Hüsker Dü e registros do Sugar. 

Sexta-feira, dia 27 de junho de 2014
às 20h30
Entrada franca 
O Cine Líbero Luxardo dispõe de 86 lugares, com espaços para cadeirantes


Realização: Governo do Pará | Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves
Apoio: Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema  (APJCC)
Curadoria: Aerton Martins

__________________________________________________________________________________________

Cine Líbero Luxardo
Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves  |  Av. Gentil Bittencourt, 650, Nazaré, Belém, Pará
Informações: (91) 32024321 | cinelibero@gmail.com

terça-feira, 24 de junho de 2014

Diário Contemporâneo convida para bate-papo com Equipe do Educativo

Diário Contemporâneo convida para bate-papo com Equipe do Educativo

Desconstruindo o formato tradicional de apresentações de seminários, uma roda de conversa entre o público e os comunicadores do educativo, intitulada “Olhos de Assombro”, debaterá os assuntos apresentados nos resumos de ação dos mediadores. Pretende-se compartilhar o processo de trabalho da Ação Educativa no 5º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, mesclando as trocas entre teoria e prática. A mesa será constituída por André Vitor Silva Lima, Paula Fernanda Silva de Almeida, Silvia Cruz Peixoto, Vanessa Malheiro Moraes, Ala Lúcia dos Santos Ribeiro, tendo a mediação de Adriele Silva da Silva. O evento ocorre nessa sexta-feira (27), das 14 às 18h, no Museu da UFPA. A entrada é franca.

Foto | Irene Almeida

Durante o período vivido nos espaços culturais (Casa das Onze Janelas e Museu da UFPA) os mediadores tiveram contato com diferentes tipos de público, diferentes obras fotográficas e diferentes leituras. A ação educativa é uma grande troca, e foi isso que os mediadores perceberam nesses dois meses de exposição. A cada nova escola que visitava as mostras, novas leituras e novos conceitos de artes eram trabalhados.
No encontro com o público, a Equipe do Educativo mostrará, através da experiência deste ano, que a interação e inserção em diferentes contextos educacionais contribuem para o ensino e para uma vivência artística. A ação objetiva proporcionar um debate entre os estudantes de Artes Visuais, professores e educadores a sobre arte, fotografia, patrimônio e reflexões sobre a cultura. Um novo olhar sobre os espaços expositivos que possibilitaria uma maior interação e aproveitamento dos conteúdos educacionais proposto pelo educador a partir do Museu, espaço alternativo e complementar à escola.

SERVIÇO: Diário Contemporâneo convida para bate-papo com Equipe do Educativo. 
Data: 27 de junho de 2014. 
Horário: 14 às 18h. 
Local: Museu da UFPA (Av. Governador José Malcher (esquina com Generalíssimo Deodoro). 

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do jornal Diário do Pará, com patrocínio do Shopping Pátio Belém e Vale, apoio institucional da Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA, Sol Informática, Instituto de Artes do Pará (IAP) e Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). 
Informações: Rua Aristides Lobo, 1055 (entre Tv. Benjamin Constant e Tv. Rui Barbosa) - Reduto. 
Contatos: (91) 3355-0002; 8367 -2468; 

Texto: Debb Cabral

quarta-feira, 11 de junho de 2014

FotoAtiva _ JUNHO 2014

 
 
    
maio e junho de 2014
belém - pará - brasil

Comunidade Fotoativa
Confira nesta Letra Informativa os resultados da Jornada Pinhole Day Belém 2014 e demais atividades desenvolvidas. Conheça as publicações que chegaram para nossa biblioteca e, em breves relatos, dois eventos que a Fotoativa esteve presente - ENNEFOTO.14 e a TEIA da Diversidade.
Concluindo mais um semestre de atividades com o planejamento dos meses que seguem. Convidamos todos para os cursos Photograff com Jeyson Martins eFotografia de Viagem com Rafael Araújo que começam agora no início de junho.
Seguimos ao ritmo de nosso 30º ano de vida. Estamos preparando um circuito de singelos projetos integrados, com início previsto para o dia 14 de agosto, o dia em que brindamos nosso aniversário.
Dúvidas, ideias e contato, escreva para nucleocomunicativa@gmail.com
 em junho,os últimos cursos do semestre


quinta-feira, 5 de junho de 2014

Nesta sexta abertura da exposição "Um Mestre Nato", na Galeria Theodoro Braga


Nesta sexta, 06 de junho, às 19h, abertura da exposição "Um Mestre Nato", na Galeria Theodoro Braga

“Cortejos e Festejos para Mestre Nato”

         Uma lembrança singela a vagar em meus pensamentos desde os tempos d’eu criança, quando ansioso aguardava minha mãe ao terminar um bordado com miçangas e pérolas de um vestido de noiva caprichadamente produzido pelo “tio Mundinho” (como nós sobrinhos e parentes próximos o chamavam). Hoje me deparo com a imensidão de um universo espiritual de cores, entidades, encantarias e pedrarias que Mestre Nato construiu e nos deixou para viajarmos eternamente em sua arte popular.
Assim seguimos em cortejos, festejando sua passagem iluminada nesse mundo, nos presenteando com sua arte encantadora. Festejando a liberdade que o artista sempre buscou e conquistou, sendo bem representada nas obras que produzia. Festejando por tê-lo junto na família onde, sempre de forma serena, transmitia seus conhecimentos e dava bons conselhos. Festejando a inquietação de um artista que viveu 62 anos de muitas produções e experimentações, sendo reconhecido pela comunidade artística como um Mestre. Nosso Mestre!
Ao iniciar sua carreira como alfaiate quando adolescente, Mestre Nato absorveu toda sua essência popular no bairro onde se criou e viveu seus últimos dias, o Bairro do Guamá. Para a composição e construção de suas obras utilizava técnicas advindas de seu ofício, como bordados, aplicações de pedrarias, pintura em tecido, tecido sobre tecido, tecido com matalassê acolchoado, etc., transformando suas peças num verdadeiro cenário narrativo, nomeado pelo próprio artista de “narrativas costuradas”, com trajetórias de personagens sagrados e da cultura popular regional.
Seguindo estudos sobre as festas e folguedos tradicionais ocorridos no Pará, são nítidas as heranças culturais africanas e tradições indígenas incorporadas junto ao catolicismo em devoção aos santos padroeiros, organizando uma reinterpretação, onde novos significados são atribuídos aos antigos elementos da cultura religiosa portuguesa, expressos fortemente nas festas e tradições da quadra junina, período muito bem quisto e vivido pelo Nato.
 Com isso, os estandartes compostos pelo Mestre por si só já possuem uma simbologia representativa de afirmação, identidade, resistência. Circulam neste ambiente entrelaçando vozes de culturas distintas pertencentes à formação do povo brasileiro, redirecionando o pensamento desse povo e a forma de portar-se em relação ao meio em que vive.
Aproveitando esse espírito festivo existente na essência do artista e no imaginário amazônida, fica a nossa homenagem, seguindo uma devoção ao seu ideal e sua natural imortalidade expressa na arte popular, que nasce, cresce e se eterniza na vida cabocla, de naturezas diversas. Um povo em constante celebração.                                      


 Alexandre Nogueira