sexta-feira, 31 de maio de 2013

Arte e dinheiro

Acabei de ler um pouco sobre esse livro. Vale à pena dar uma conferida, ele traça umas relações legais entre arte e dinheiro, com um texto introdutório do Paulo Sérgio Duarte, dizendo que [para quem anda apaixonado (a) por Blanchot] nem o "pensamento do Fora" salva!!!





http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3362891/arte-dinheiro

Horário de atendimento da Fotoativa mudará a partir de junho



Horário de atendimento da Fotoativa mudará a partir de junho


Muitas novidades estão incluídas na agenda de atividades da Associação Fotoativa do próximo mês.
Uma delas será a mudança do horário de atendimento ao público, que, de segunda a sexta-feira, será das 14h às 20h e das 09h às 13h aos sábados.
O novo período de funcionamento já começa a vigorar na próxima segunda, dia 03 de junho, e foi definido para melhor atender ao público e otimizar as rotinas administrativas .
Em caso de dúvidas, entre em contato por telefone (91) 3225-2754, email a.fotoativa@gmail.com ou visite a nossa sede, localizada na Praça das Mercês, número 19, bairro da Campina.

-- 
Associação Fotoativa
Tel XX 91 3225-2754

Utilidade Pública Municipal e Estadual

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Colóquio TecnoMídia, TecnoCorpo, TecnoBrega



TecnoMídia, TecnoCorpo, TecnoBrega ocorre nos próximos dias 29 e 30 de maio na Casa Fora do Eixo Amazônia.

A evidência das novas tecnologias invadindo diversas instâncias da vida, que tem como característica a alteração de um cenário de concepção e circulação da cultura é o assunto do colóquio TECNO-MÍDIA, TECNO-CORPO, TECNO-BREGA, que ocorre nos próximos dias 29 e 30 de maio, na Casa Fora do Eixo Amazônia, em Belém, capital do Pará. O evento será transmitido on-line pelo site www.postv.org.

O evento em Belém é uma realização do projeto Territórios Híbridos, da Faculdade de Artes Visuais, do Instituto de Ciências da Arte, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e projeto original da Universidade das Quebradas em Rede, em parceria com a Universidade Fora do Eixo Integrado: UniCult e Cultura de RED. O evento tem coordenação e mediação de Val Sampaio, artista e pesquisadora de tecnomídia, professora da Faculdade de Artes Visuais e do Mestrado em Artes da UFPA.

O colóquio tem como objetivo debater as questões que envolvem as mídias, e as tecnologias que se proliferam na vida de todos. O tecno-brega fenômeno cultural da região Norte é também um dos fenômenos tecnológicos e midiáticos, de tecnomídia, no qual os principais agentes são as aparelhagens, os Djs, os artistas, os vendedores de rua, as casas de shows entre muitos outros agentes.

“A ideia é olhar para o tecnobrega como tecnomídia, que é um fenômeno cultural no âmbito da cidade com a música. Com a tecnologia, há um status outro, que é a tecnomídia, e esse movimento está sendo do popular para a academia. O colóquio foi a maneira encontrada para dar prosseguimento às ações da Universidade das Quebradas, um projeto de extensão da professora Heloisa Buarque de Holanda, da UFRJ, aqui em Belém. O projeto está sendo expandido e realizado em outras regiões do país”, explica Val Sampaio.

Do acadêmico ao popular
A programação do colóquio inclui mesas-redondas que abrangem as pesquisas desenvolvidas nas universidades, com a participação dos professores Antônio Maurício da Costa, professor de História da UFPA, com Doutorado em Antropologia Social (USP), e de Mauro Maia, professor da Universidade da Amazônia (Unama), mestre em Ciências Sociais (UFPA).

Por outro lado, na mesma composição de mesa estarão representantes dos atuais movimentos de cultura tecno no Pará, como a cineasta Priscila Brasil, produtora da cantora Gaby Amarantos, e o DJ Waldo Squash, produtor e cantor da banda Gang do Eletro. O artista multimídia Nacho Durán também participa da programação com o set TeleKommando – TecnoKommando A/V. E a ideia do colóquio é exatamente essa, unir vozes que vão do acadêmico ao popular quando o assunto são os usos contemporâneos da tecnologia.

Sobre o projeto
A ação faz parte do Projeto Universidade das Quebradas em Rede que amplia a experiência do projeto matriz no Rio de Janeiro da Universidade das Quebradas (UQ), projeto de extensão coordenado por Heloisa Buarque de Holanda, da Associação Cultural Estudos Contemporâneos (ACEC), em parceria com o Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ) desde 2009.

É ainda uma experiência na área da cultura que pretende consolidar um ambiente de troca entre saberes e práticas de criação e produção de conhecimento, articulando produção cultural e de conhecimento produzidas dentro e fora da academia.

O Projeto Universidade das Quebradas em Rede expande as ações do projeto matriz através de uma rede que agrega cinco polos acadêmicos, em diferentes regiões do país: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Goiás e Universidade do Estado de Santa Catarina.

Desenvolvendo nesta primeira fase ações estimuladas pelo encontro e pelo diálogo entre as comunidades que estão produzindo cultura mas não têm acesso à produção intelectual das Universidades, também permitindo o acesso da comunidade acadêmica a outros saberes e formações culturais fora da Universidade.

Programação

O evento será transmitido on line pelo site www.postv.org.

29/05/2013
19h – Mesa redonda: “Circuito + Tecnologia + Identidades”
- Antônio Maurício da Costa, professor de História da UFPA, com Doutorado em Antropologia Social (USP)
- Priscila Brasil, produtora da cantora Gaby Amarantos – projeto com crianças no bairro do Jurunas
21h – Set com VJ Nacho Durán - TeleKommando – TecnoKommando A/V

30/05/2013
19h – Mesa redonda: “Música + Ruído + Tecnomídia”
- Mauro Maia Professor da Universidade da Amazônia (Unama) – Mestre em Ciências Sociais (UFPA)
- DJ Waldo Squash – Produtor, DJ e cantor da banda Gang do Eletro

21h – Set com DJ Waldo Squash

Serviço
Colóquio TecnoMídia, TecnoCorpo, TecnoBrega ocorre nos próximos dias 29 e 30 de maio, a partir das 19h, na Casa Fora do Eixo Amazônia (Rua Aristides Lobo, 292, bairro da Campina), em Belém. Entrada franca.  

Edição Belém
Realização
Territórios Híbridos – Faculdade de Artes Visuais – Instituto de Ciências da Arte – Universidade Federal do Pará – Universidade das Quebradas em Rede – Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 9ª Edição – Fundação Nacional de Artes – Ministério da Cultura – Governo Federal


terça-feira, 21 de maio de 2013

"Después de Lucía" no Cine Líbero


Premiado em Cannes, o longa do diretor mexicano Michel Franco retrata a degeneração moral e ética por trás do bullying.

“Quando eu ia à escola, não existia internet nem celulares. Havia bullying, mas não com os extremos propagados pelos atuais aparatos de comunicação. Um dia desses, aliás, houve a notícia do suicídio de mais uma menina que sofria com o mal. De modo triste, percebo que é a realidade”.
- Michel Franco

Sinopse: Quando a esposa de Roberto (Gonzalo Vega Jr.) morre, a relação dele com sua filha Alejandra (Tessa Ia), de 15 anos, fica abalada. Para escapar da tristeza que toma conta da rotina dos dois, pai e filha deixam a cidade de Vallarda e rumam para a Cidade do México em busca de uma nova vida. Alejandra ingressa em um novo colégio, e sentirá toda a dificuldade de começar de novo quando passa a sofrer abusos físicos e emocionais. Envergonhada, a menina não conta nada para o pai, e à medida que a violência toma conta da vida dos dois, eles se afastam cada vez mais.


Después de Lucía 

(2012, México/França, Drama, 103’)
Direção e Roteiro: Michel Franco
Fotografia: Chuy Chávez
Elenco: Tessa Ia, Gonzalo Vega Jr., Tamara Yazbek, Hernán Mendoza, Monica del Carmen
Classificação: 14 anos


Confira as datas e horários:
22 a 24/05 (quarta a sexta) - 21h
25 e 26/05 (sábado e domingo) - 17h
29 a 31/05 (quarta a sexta) - 19h
01/06 (sábado) -19h
02/06 (domingo) - 17h e 19h

Ingresso: R$ 8,00 (meia entrada para estudantes)
A bilheteria abre uma hora antes de cada sessão.
Dispomos de espaços para cadeirantes.

Cine Líbero Luxardo
Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Fcptn)
Av. Gentil Bittencourt, 650, térreo
Inf: 32024321

Realização: Governo do Estado do Pará e Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves

Informe genérico sobre mesa redonda, salões...


MESA REDONDA SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL NO CAMPO CRIATIVO
Com JOSÉ FRANCISCO ALVES (Curador-Chefe do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Porto Alegre) e  MARIA BRASIL(Coordenadora do Setor de Propriedade Intelectual da UFPA, atua na área há vinte e cinco anos).
Com o objetivo de colaborar para o aprimoramento do artista visual, o IAP traz a Belém o curador chefe do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, José Francisco Alves, para ministrar um curso intensivo de preparação organizacional e profissional do artista visual entre os dias 21 e 23 de maio. 
Dentro desta programação vai acontecer dia 22, às 19h, para TODOS OS INTERESSADOS, mesmo que não estejam inscritos na oficina, uma Mesa Redonda sobre Propriedade Intelectual no Campo Criativocom a presença de Maria Brasil (SPI/Ufpa).
Entrada Franca
Informações gerais:
Mesa Redonda sobre Propriedade Intelectual no Campo Criativo
Dia:
 22/5

Horário: 19h às 21h
Local: Teatrinho do IAP

Debatedores: 
José Francisco Alves: 
Doutor em Teoria, Crítica e História da Arte (UFRGS), 
curador-Chefe do Museu de Arte do Rio Grande do Sul.
Maria Brasil de Lourdes Silva: Coordenadora do Setor de Propriedade Intelectual da UFPA, atua na área há vinte e cinco anos.



IMS RECEBE INSCRIÇÕES PARA O II PRÊMIO ENSAÍSMO SERROTE 
O Instituto Moreira Salles recebe inscrições até 30/06/13 para a 2ª edição do Prêmio Ensaísmo Serrote, que tem como objetivo o incentivo a produção ensaística em língua portuguesa. Dedicado exclusivamente ao gênero de não-ficção, o concurso recebe ensaios inéditos, assinados por pseudônimos, com até 30 mil caracteres, dos quais deverão estar relacionados com as áreas artes visuais, cinema, fotografia, literatura e música. 
Os três primeiros colocados receberão respectivamente R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil, sendo que o primeiro lugar terá o texto publicado na revista serrote #15 e os outros dois serão publicados em edições subsequentes ou no site do IMS.
Confira o regulamento no site da Revista Serrote

domingo, 19 de maio de 2013

IV Colóquio Celso Furtado sobre Cultura e Desenvolvimento



CONVITE

Inscrições abertas para o IV Colóquio Celso Furtado Sobre Cultura e Desenvolvimento

A quarta edição do Colóquio acontecerá em Belém. As vagas são limitadas.

A Representação Regional Norte do Ministério da Cultura convida todos a comparecerem ao IV Colóquio Celso Furtado, que, nesta edição, será realizado na Região Norte, em Belém – PA.

Com a série de Colóquios Celso Furtado sobre Cultura e Desenvolvimento, o Ministério da Cultura pretende contribuir para a promoção de um amplo debate sobre a relação entre essas temáticas. O objetivo é retomar a reflexão em torno do projeto nacional de desenvolvimento, tendo como base a centralidade da cultura, nos termos propostos por Celso Furtado no conjunto de sua obra.

A série se constitui de cinco colóquios, um em cada região do Brasil, realizada pela Secretaria da Economia Criativa/MinC, em parceria com o Centro Internacional Celso Furtado e o Instituto Itaú Cultural. Neste IV Colóquio, o tema em destaque éCultura, Desenvolvimento e Sustentabilidade. As contribuições dos encontros serão publicadas, ao final, em um volume que estará disponível no Observatório Brasileiro da Economia
Criativa (OBEC), plataforma na qual estão reunidas pesquisas e estudos sobre o assunto.

Para participar do Colóquio, que possui entrada franca, você deve enviar NOME COMPLETO e SEGMENTO ARTÍSTICO para regionalnorte@cultura.gov.br ou minc.boletim@gmail.com. As vagas são limitadas!

O evento acontecerá no térreo do Prédio da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Cine Líbero Luxardo), localizado na Av. Gentil Bittencourt – Nazaré – Belém/PA, das 9h às 12h30.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Inscrições abertas para a oficina: “Do poético ao prático: fotografia documental” com Guy Veloso.


“Do poético ao prático: fotografia documental”: inscrições à oficina com Guy Veloso estão abertas


Guy Veloso será o ministrante da próxima oficina da Associação Fotoativa, que será realizada entre os dias 29 de maio e 1º de junho.
http://www.fotografiadocumental.com.br/ - Guy Veloso

“Do poético ao prático: fotografia documental” é destinada a fotógrafos e estudantes avançados de fotografia, interessados em compartilhar informações sobre a construção da poética fotográfica. Os participantes serão estimulados a identificarem temas de ensaios fotográficos, diferenciando as formas de abordagem de personagens, além de contarem com informações sobre como valorizar e indicar algumas formas de editar um portfólio e produzir projetos para salões e concursos.
As inscrições já estão abertas, sob o valor de R$ 100, e as aulas serão realizadas no casarão da Fotoativa, das 19h às 22h nos dias 29, 30 e 31 , sendo das 9h às 12h no último dia . Para se inscrever, basta procurar a secretaria da Associação, localizada na Rua das Mercês, número 19, no bairro da Campina. Contatos podem ser feitos pelo número (91) 3225-2754 ou email a.fotoativa@gmail.com.
Conteúdo - Durante as quatro aulas, serão abordadas as etapas necessárias à realização de um ensaio fotográfico: concepção, pesquisa, produção, execução, exibição, pós-produção. Além disso, serão abordados outros temas como as técnicas de abordagem, a ética fotográfica, o mercado de fotografia autoral e as formas de apresentação de projetos a galerias e museus.
Inscreva-se -  Ser fotógrafo ou artista cada vez mais exige profissionalização e dedicação ao ofício. O curso possibilitará a análise de um projeto temático de média e longa duração, desde a sua concepção, passando por fases como a pesquisa, a realização, a exibição e a pós-produção. Guy Veloso usará como exemplo o projeto “Penitentes: dos Ritos de Sangue à Fascinação do Fim do Mundo”, desenvolvido entre os anos de 2002 e 2010.
“Não iremos falar de questões técnicas, de fotografia analógica ou digital, mas sim compartilhar informações que cada pessoa poderá aplicar da forma como desejar, seja utilizando um equipamento profissional ou até um celular”, explica o ministrante.
Para conhecer mais sobre o trabalho de Guy Velosoclique aqui.

Oficina “Descobrindo o Lightroom 4″ na FotoAtiva


“Descobrindo o Lightroom 4″: Organização, tratamento e edição de imagens em oficina com Roberto Malato



Organização, tratamento e edição de imagens fotográficas são rotinas necessárias a qualquer fotógrafo ou praticante de fotografia.

Como o programa Ligthroom é o mais indicado ao gerenciamento de cada etapa, uma nova oficina destinada ao seu manuseio será realizada pela Associação Fotoativa no período de 04 a 27 de junho 2013.
Previstas para as terças e quintas, das 19h30m às 22h, as atividades serão realizadas no casarão da Fotoativa, das 19h às 22h.

Para se inscrever, sob o investimento de R$ 280, basta procurar a secretaria da Associação, localizada na Rua das Mercês, número 19, no bairro da Campina. Contatos podem ser feitos pelo número (91) 3225-2754 ou email a.fotoativa@gmail.com.

Oficina ideal aos interessados em organizar e editar imagens @AcervoMiguelChikaoka

Conteúdo – Para facilitar o aprendizado sobre cada uma das etapas, o ministrante apresentará por meio de aulas práticas conceitos relacionados às imagens digitais (JPG, RAW, edição não destrutiva), informações sobre as formas de armazenar os dados em bibliotecas (catálogos, visualizações, importação de fotos, metadados) e instruções sobre revelação (controles básicos, crop, curva de tons, cópias virtuais, olhos vermelhos, filtro graduado, pincel de ajuste, tonalização dividida, efeitos, HSL e PB e exportação)

segunda-feira, 13 de maio de 2013

SEIVA - Conversações sobre arte e ofício



A Fundação Curro Velho realiza o projeto SEIVA, que traz a público saberes da cultura contemporânea relacionados às múltiplas linguagens artísticas, a fim de estabelecer um espaço de diálogo com artífices, artistas, educadores e pesquisadores reconhecidos em suas áreas de atuação. É um diálogo que acontece sempre às terças-feiras, uma vez por mês. Na edição Artes Digitais, abordaremos aspectos da relação entre arte e tecnologia no campo daprodução artística, nas possibilidades de sua utilização nas práticas de ensino, e nas formas de veiculação de trabalhos em mostras e exposições.
Para este encontro, contaremos com a presença do artista multimídia e VJ Nacho Durán e do produtor cultural Ramiro Quaresma. A partir de um relato de suas trajetórias profissionais, discutiremos questões ligadas ao uso das mídias digitais e a novos modos de compreensão e de relação com o mundo que as mesmas possibilitam.

Projeto Seiva - Conversações sobre Arte e Ofício: Artes Digitais

Terça-feira 14/05, 09h

Local: Fundação Curro Velho
Rua Prof Nelson Ribeiro, 287 - Telégrafo
Telefone: 3184-9110

"METRÓPOLIS" NO CINE OLYMPIA


CINEMA E MÚSICA

O filme escolhido pela voto popular para exibição no Cinema Olympia dentro do projeto CINEMA E MÚSICA foi "METRÓPOLIS" de Fritz Lang. O filme terá acompanhamento musical ao vivo do pianista Paulo José Campos de Melo numa parceria da FUMBEL e Fundação Carlos Gomes. Os outros filmes que estavam em votação serão exibidos em futuras datas dentro do projeto que acontece sempre na segunda terça-feira de cada mês. METRÓPOLIS será exibido dia 14/05 às 18:30 h com entrada franca. 
O projeto CINEMA E MÚSICA procura resgatar a importância dos filmes da época do cinema mudo para um novo público e também procura homenagear este tipo de exibição de filmes com música ao vivo muito comum no cinema Olympia entre 1912 e 1930.
"Metrópolis” é um filme alemão de ficção científica produzido em 1927, realizado pelo cineasta austríaco Fritz Lang. Foi, na época, a mais cara produção até então filmada na Europa, e é considerado por especialistas um dos grandes expoentes do expressionismo alemão e também foi uma obra-prima à frente do seu tempo, já que pode se dizer que continua "atual". O roteiro, baseado em romance de Thea von Harbou, foi escrito por ela, em parceria com Lang.  

PROJETO CINEMA E MÚSICA
CINE OLYMPIA
Imagem inline 1

"METRÓPOLIS" de Fritz Lang

SESSÃO DIA 14/05/13
HORÁRIO : 18:30 hs

ENTRADA FRANCA
Acompanhamento musical ao vivo do pianista Paulo José Campos de Melo

Parceria da FUMBEL e Fundação Carlos Gomes
Apoio : ACCPA

"Arte, Natureza e tecnologia - O projeto Água" - palestra com Val Sampaio



O 4º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia apresenta, nesta segunda-feira, 13 de maio, às 19h, no IAP, a palestra “Arte, natureza e tecnologia – O projeto “Água”, com Val Sampaio. A ação também dá início ao minicurso  “Arte locativa: mobilidade e sentido”, que ela vai ministrar até dia 17. As inscrições ainda podem ser feitas, pelo site, e no dia da palestra. A ideia do curso é trabalhar conceitos iniciais do campo da arte e tecnologia e suas relaçaões com as mídias locativa.
“Estou trazendo para esta ação, meu trabalho de Pós Doutorado, que fiz recentemente na USP, onde estabeleci a relação entre arte, vídeo e natureza. Na palestra falarei desse trabalho que tem mostra esta relação com a arte locativa e depois iniciaremos uma oficina. A proposta é que o grupo discuta a produção de sentido pela mobilidade”, explica Val Sampaio. Artista visual, produtora e curadora independente, Val vem atuando na área de produção, pesquisa e crítica em Artes, com ênfase em arte contemporânea, design e novas mídias, e principalmente foca a cultura visual, o processo de criação, semiótica, novas mídias, poéticas e performances digitais, video e arte contemporânea.
“Nesta palestra e mini curso que quero discutir como é que eu crio sentidos a partir da relação de me mover nas coisas e faço uma arte locativa. Quero trazer um pouco dessa imersão que fiz em São Paulo. Será a oportunidade de dividir isso. Vou falar sobre a tecnologia de localização, a vigilância, e o uso de controle dessa tecnologia de rastrear o percurso das pessoas pelo celular, e estabelecer a relação com a imagem”, diz.
Atualmente ela desenvolve a pesquisa intitulada “Territórios Híbridos” sobre as relações de hibridação nos processos criativos contemporâneos. Coordena Grupo de Estudo “Territórios Híbridos”, que reúne estudos sobre “Zonas de Resistência na arte contemporânea” e estudos e desenvolvimento de poéticas digitais no “Laboratório de Experimentação Eletrônico Digital – LEED”.
Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) e Pós-Doutorado em Poéticas Digitais (ECA/USP), é professora adjunto da Universidade Federal do Pará, na Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA) e do Mestrado em Artes do ICA, além de Membro do Conselho Acadêmico e Editorial da Revista Eletrônica Art& (http://www.revista.art.br) e da Revista Concinnitas (http://www.concinnitas.uerj.br/).

Clique para ampliar

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Sobre um possível futuro... por Paul Hellyer

Como não falamos somente sobre arte, bordado e crochê...

Sr. Paul Hellyer, ex-Ministro da Defesa do Canadá no discurso feito em Abril 2008 na 10ª Conferência do Clube Nacional de Imprensa, em Washington, capital do EUA.



O em ministro canadense da defesa, Paul Hellyer confirmou na audiência dos cidadãos para a liberdade de informação que aconteceu em Washington o que já era óbvio para nós, que ha um plano oculto na nossa civilização. 

As três irmãs do mal , o CFR(comissão de assuntos exteriores), os Bilderbergs e a comissão trilateral, ou seja, a elite global estão realmente ocupadas em escravizar a humanidade sob a ideia de uma Nova ordem Mundial sob o nome eufemístico de "projeto para o novo século americano"
("Project for the New American Century")


quarta-feira, 8 de maio de 2013

Xumucuís apresenta VIDEODROME

Depois de duas exposições, um ciclo de oficina, falas e mesas, o II Salão Xumucuís de Arte Digital chega a sua última atividade desta edição. O Videodrome: Mostra de Arte Digital em Espaços Públicos é nosso Hiper_Espaço 04, como objetivo de democratizar a fruição da arte digital e atingir novos públicos. Artistas visuais que participaram do I e II Salão e do Panorama da Arte Digital no Pará foram convidados a experimentar a exibição de videoarte nas paredes da cidade. Em uma parceria com o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e o Museu da Imagem e do Som, vamos exibir das 19 às 22h diferentes propostas de realização de videoarte no paredão lateral do píer das Onze Janelas.

Espetáculo Corpo Santo no Sesc Boulevard



10 a 12 de maio de 2013, às 21h.

Espetáculo teatral
"Corpo Santo"
Cia Madalenas


Iniciado em um processo de criação autoral a partir das imagens de São Jorge de forma sincrética com a religiosidade negra e a cultura popular vivida no Brasil, o espetáculo narra a trajetória de um São Jorge humanizado, um brasileiro comum, que um dia ao entrar na sala de trabalho se depara com um monstro cruel e amável e percebe que a única forma de combatê-lo é realizando um mergulho em sua ancestralidade.

Centro Cultural Sesc Boulevard
End: Boulevard Castilho França, 522/523. Campina
Tel: (91) 3224 5305 / 3224 5654.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Oficina Desenvolvimento de Projetos Audiovisual e Experiência de Pitching com Victor lopes



 
A oficina com o cineasta será entre 13 e 17 de maio.  As inscrições, que são exclusivas pela internet, já  estão abertas e seguem até o dia 10 de maio. São 25 vagas oferecidas gratuitamente.
 
Resumo da Oficina
As etapas de desenvolvimento de um projeto, desde a idéia original, o desenvolvimento do roteiro até a sua produção e comercialização. 
Identificação da vocação de financiamento e fontes potenciais para cada tipo de projeto.  A venda de um projeto audiovisual: como comunicar as suas idéias e vender o seu pacote criativo para financiadores, co-produtores, distribuidores, agentes de vendas e TVs. 
Formatação de materiais e preparação do “pitching”. Ensaio aberto e “pitching” para banca e público.
 
 
Período
13 a 17 de maio de 2013
 

Curso e Mesa redonda no IAP


CURSO DE PREPARAÇÃO E ORGANIZAÇÃO PROFISSIONAL DO ARTISTA VISUAL

Ministrante: José Francisco Alves – Doutor em Teoria, Crítica e História da Arte (UFRGS), 
Curador-Chefe do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Objetivos: Abordar questões da situação profissional e de mercado de trabalho do artista visual, 
 bem como orientações 
sobre aspectos práticos da arte como profissão, na era dos curadores e das bienais.

Público alvo - Artistas visuais (pintores, escultores, gravadores, fotógrafos etc.); estudantes de arte
produtores culturais e interessados com algum conhecimento na área.


Período – 21 a 23/05/13
Horário - 15h às 19h
Local: IAP
Nº de vagas - 25
Inscrições: Gratuitas de 02/05 a 15/05 pelo site: www.iap.pa.gov.br

Obs: Enviar ficha de inscrição (disponível no site) contendo carta de intenção e currículo resumido para iap.artesvisuais@gmail.com
A lista de selecionados será publicada no site do IAP no dia 17/05/2013.


MESA REDONDA SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL NO CAMPO CRIATIVO

Dia: 22/05
Horário: 19h às 21h
Entrada Livre

Debatedores: 
José Francisco Alves: 
Doutor em Teoria, Crítica e História da Arte (UFRGS), 
 
curador-Chefe do Museu de Arte do Rio Grande do Sul.
Maria Brasil de Lourdes Silva: Coordenadora do Setor de Propriedade Intelectual da UFPA, atua na área há vinte e cinco anos.



Atenciosamente,

GGAPAV - Gerência de Artes Plásticas e Audiovisual
IAP - Instituto de Artes do Pará

segunda-feira, 6 de maio de 2013

"E se Vivêssemos Todos Juntos?" no Cine Líbero


"E se Vivêssemos Todos Juntos?", de Stéphane Robelin, 
em sessões extras no Cine Líbero Luxardo

Para quem perdeu as sessões do longa metragem "E se Vivêssemos Todos Juntos?'', do diretor francês Stéphane Robelin, serão realizadas mais duas exibições do filme nesta quarta e quinta-feiras (dias 08 e 09 de maio), às 19 h, no Cine Líbero Luxardo. Ingresso a R$ 8,00 (meia entrada para estudantes).

Confira abaixo informações sobre a programação!


-----------------------------------------------------------------------------------------------------


''E se Vivêssemos Todos Juntos?'' 
Título original: Et si on Vivait tous Ensemble? |  Direção: Stéphane Robelin| Roteiro: Stéphane Robelin | Fotografia: Dominique Colin | Gênero:  Comédia | Ano: 2012 |  País: França, Alemanha | Elenco: Guy Bedos, Daniel Brühl, Geraldine Chaplin, Jane Fonda, Claude Rich, Pierre Richard, Bernard Malaka, Camino Texeira, Gwendoline Hamon, Shemss Audat, Gustave de Kervern, Laurent Klug, Lionel Nakache, Stéphanie Pasterkamp, Caroline Clerc, Philippe Chaine, Gaëlle Billaut Danno, Lili Robelin, Tom Robelin, Alexandre Robelin, Marie Bruncher  | Duração:  96 min. |  Distribuidora: Imovision

Classificação etária: 12  anos

Imagem inline 1


Sinopse: Aos 75 anos de idade, Annie, Jean, Claude, Albert e Jeanne são melhores amigos há mais de quatro décadas. Quando a saúde deles começa a piorar, e a possibilidade do asilo se apresenta, eles decidem viver juntos. A ideia parece loucura, mas a novidade acaba trazendo a reboque algumas antigas experiências e novas perspectivas, que irão provocar consequências na vida de cada um.

Datas e horários:
08 e 09 de maio (quarta e quinta-feiras), às 19h

Ingressos: R$ 8,00 (com meia entrada para estudantes) 
Capacidade: 82 lugares, com espaços para cadeirantes


Cine Líbero Luxardo
Fundação Cultural do Pará Tancrdo Neves (CENTUR)
Av. Gentil Bittencourt, 650, térreo
Inf: (91) 32024321 | cinelibero@gmail.com

Realização: Governo do Estado do Pará e Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves

sexta-feira, 3 de maio de 2013

hiper_espaço 03



O II Salão Xumucuís de Arte Digital prossegue suas ações formativas com um ciclo de oficina, falas e mesas, ampliando as discussões acerca da arte e tecnologia propostas pelo projeto, contemplado no edital Conexão Artes Visuais MINC/FUNARTE/PETROBRAS 2012 e no edital de pautas da Galeria do CCBEU, onde será realizada toda a programação.

Dias 06 e 07 (segunda e terça-feira), das 9h ao 12h será realizada a oficina POÉTICAS DA EXPERIMENTAÇÃO: VIDEOARTE COMO LINGUAGEM ARTÍSTICA E CRÍTICA, onde será abordada a história do surgimento da videoarte, sua contribuição como nova linguagem artística para a arte contemporânea, variações de exposição e experimentações das obras, como a videoarte se desenvolveu no Exterior e no Brasil, as possibilidades de interdisciplinariedade com o cinema e o audiovisual. Será ministrada por SISSA ANELEH, realizadora audiovisual com pesquisa acadêmica na área de arte visuais e multimídia.

No dia 06 às 19h serão a sessão de falas relativas a arte digital, ciberarte e convergências com os pesquisadores Gil Vieira e Thiago Azevedo e o curador do salão Ramiro Quaresma. “Ciberespaço, Arte e Territorialidade” é o tema da fala de Gil Vieira é a noção de desterritorialização na arte contemporânea que em parte é atribuída, geralmente, ao ciberespaço e Thyago Azevedo na sua fala “Imagem e Memória: um estudo sobre a fotografia no Instagram” aborda a questão da fotografia nas redes sociais e Ramiro Quaresma faz um relato de suas experiências em curadoria dos dois Salões Xumucuís de Arte Digital e o Panorama da Arte Digital no Pará.

Serão realizadas duas mesas de discussão nos dias 07 e 08 de Abril, a primeira, no dia 07 às 19h, “Artes Visuais e Novas Mídias” com os artistas selecionados e convidados do Salão, Armando Queiroz, Cinthya Marques, Débora Flor, Evna Moura, Ramon Reis e Renata Rodrigues, onde serão abordadas questões do processo de criação de suas obras. No dia 08, também as 19h, os artistas Lucas Gouvêa e Mateus Moura, além de outras participantes do projeto “Dossiê: Por uma Cartografia Crítica da Amazônia” participam da mesa “Cartografia da Arte e Tecnologia na Amazônia”. Todas as atividades terão emissão de certificados de participação.

As exposições do II Salão Xumucuís de Arte Digital continuam abertas à visitação na Galeria do CCBEU, de segunda a sexta das 13h30 às 18h30 e Sábados das 10h as 13h, e na Sala Antonio Parreiras do Museu do Estado do Pará, de terça a sexta das 09h as 18h e sábados e domingos das 10h as 13h, ambas com entrada franca.

Serviço

HIPER_ESPAÇO 03// II Salão Xumucuís de Arte Digital
Galeria do CCBEU de 06 a 08 de Maio


OFICINA
“POÉTICAS DA EXPERIMENTAÇÃO: VIDEOARTE COMO LINGUAGEM ARTÍSTICA E CRÍTICA”
Ministrante SISSA ANELEH
Galeria do MABEU / CCBEU
06 e 07.Maio / 9h as 12h
Inscrições xumucuis@gmail.com até 05/Maio / GRÁTIS

FALAS
CIBERESPAÇO, ARTE E TERRITORIALIDADE // Gil Vieira
IMAGEM E MEMÓRIA: UM ESTUDO SOBRE A FOTOGRAFIA NO INSTAGRAM // Thiago Azevedo
RELATO SOBRE CURADORIA EM ARTE DIGITAL // Ramiro Quaresma
Galeria do CCBEU 06.Maio / a partir das 19h
Entrada Franca

MESAS
ARTES VISUAIS E NOVAS MÍDIAS // Armando Queiroz, Cinthya Marques, Débora Flor, Evna Moura, Ramos Reis e Renata Rodrigues
Galeria do MABEU / CCBEU 07/Maio / 19h

CARTOGRAFIA DA ARTE E TECNOLOGIA NA AMAZÔNIA // Participantes do projeto Dossiê: Por uma cartografia crítica da Amazônia
Galeria do MABEU / CCBEU 07.Maio / 19h
Entrada Franca

Café Fotográfico com Dirceu Maués

Imagem inline 1