terça-feira, 30 de outubro de 2012

Conferências, Exposições e abaixo assinado

Conferências sobre a obra de Antônio Landi
Uma parceria do Projeto Cultural Casa Rosada com a Academia de Belas Artes de Bolonha apresenta em Belém nos dia 30.out.2012 e 01.nov.2012 as professoras Carmen Lorenzetti e Beatrice Buscaroli em conferências que serão realizadas respectivamente na Casa da Linguagem e Museu da UFPA.
Mais informações: G1

Exposição: #ciriobemnafoto
A partir de imagens postadas nas redes sociais no dia do Círio de Nazaré com a hashtag #CirioBemnaFoto foram selecionadas 30 imagens que compõem a exposição promovida pelo Governo do Pará, através da Diretoria de Comunicação Institucional da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) que abriu ontem na Estação das Docas. A exposição fica aberta a visitação até 11.nov.2012.
Mais Informações: Diário do Pará


Exposição: Amazônia, Esfinge II, de Sávio Stoco
O artista amazonense Sávio Stoco no próximo dia 01.nov.2012, a partir das 18h30, abrirá a exposição "Amazônia, Esfinge II", no Centro Cultural Banco da Amazônia, que é a segunda versão de uma exposição que foi premiada pela Funarte de Arte Contemporânea ainda esse ano. Stoco diz que "A mostra reúne obras que mesclam técnicas, como fotografia, desenho e objetos que fazem referência tanto à paisagem natural amazônica como a outras obras artísticas (ou não) que lidaram com a paisagem da região."


Pelo Centro Histórico de Belém
O projeto do vereador Gervásio Morgado que libera a construção de edificios de ate 40 METROS 
NO CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM FOI APROVADO pela Camara de Veredores de Belém. 
Nós não podemos deixar que o nosso passado morra ou seja alterado de forma tão brutal! Vamos VETAR esse projeto!!!


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

kgnsfdgjsdçlgjsdnksdjngk.gdmf





Site muito bom, vale muito à pena dar um olho nele! Hilário.

http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/7706/posando-com-um-celular-do-sculo-19

Oficina “Fotografia com digital” na FotoAtiva


Fotografia e construção do olhar autoral

Pensar e discutir os caminhos que nos levam à construção do olhar autoral a partir do que pode ser tomado como realidade pessoal. Esse é o objetivo da Oficina “Fotografia com  digital”, que será ministrada pelo fotógrafo pernambucano Mateus Sá, professor de fotografia da Universidade AESO - PE  e um dos fundadores do Projeto Fotolibras – Fotografia participativa com jovens surdos.  Destinada ao fotógrafo iniciante, a oficina é uma promoção da Associação Fotoativa e será realizada nos dias 23 e 24 de outubro em sua sede, localizada na Praça das Mercês, 19, no Centro Histórico de Belém.

Segundo Mateus Sá, a ideia é estimular o “olhar” e a criatividade de cada participante através de leituras de textos, rodas de debates, dinâmicas, análise de trabalhos de fotógrafos consagrados e dos participantes da oficina. Para tal será importante que cada um leve uma amostra do seu trabalho.

O número de vagas é limitado para 15 participantes e os interessados podem se inscrever na Fotoativa ou pelo telefone 91 3225-2754 ou E-mail: a.fotoativa@gmail.com.


Serviço:
Oficina “Fotografia com digital”
Período: 23 e 24 de outubro
Horário: 19 às 22 horas
Local: Fotoativa
Público alvo: Fotógrafos iniciantes
Número de vagas: 15
Taxa de participação: R$ 20,00
Informações e inscrições na Associação Fotoativa, Pça das Merces, 19 – fone: 3225-2754 – E-mail:a.fotoativa@gmail.com

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Muito Blues com Ferrovia Tex no Sesc Boulevard


Edital para ocupação da praça central da Unicamp


O marco zero localizado na Praça do Ciclo Básico da Unicamp é o espaço escolhido para intervenções artístico-culturais, de acordo com o edital lançado nesta data, promovido pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e Pró-Reitoria de Graduação (PRG). O edital prevê a seleção de duas propostas de ocupação artístico-cultural da comunidade universitária, considerando alunos, docentes ou funcionários vinculados regularmente à Unicamp e mais duas propostas para artistas externos. As quatro propostas selecionadas receberão um apoio financeiro para a execução de cada projeto selecionado, no valor de R$ 5.000,00.
Modalidades artísticas
As diversas modalidades das manifestações artísticas podem ser apresentadas, como artes visuais e arquitetura, música, dança, artes da cena, multimeios, manifestações de cultural imaterial, como tradições e expressões orais, além de design.
Incrições
As inscrições estão abertas. De 1º a 31 de outubro. Podem ser entregues pessoalmente no Serviço de Apoio ao Estudante, 3º piso, localizado à Rua Buarque de Holanda, 251, Cidade Universitária Zeferino Vaz em dias úteis, das 9h às 12h e das 14h às 17h, ou via correio.
Consulte o edital para maiores informações. Participe, inscreva o seu projeto!

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Feliz dia das crianças!

Hoje é dia das crianças! Parabéns também à todos os professores e aqueles que conseguem e se esforçam por serem educadores!!







Segue também um link para PDF de Amar e brincar - Fundamentos esquecidos do humano (Humberto Maturana) UUUeeebbaaa!!!!

http://www.mediafire.com/?e4exerljj1iwlhd

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Exposição Miriti Esculturas de Luz no Sesc Boulevard


09/10

Abertura da Exposição “Círio de Memórias” - 19h

Terceira edição da exposição Círio de Memórias, que tem como tema “Miriti, esculturas de Luz”, apresenta fotos realizadas por artesãos de miriti da região de Abaetetuba, mesclando conhecimentos e vivências deles com o dos dos antigos profissionais da fotografia, conhecidos como “lambe-lambes”.

Visitação até 11/11/2012.

Centro Cultural Sesc Boulevard

End: Boulevard Castilho França, 522/523. Campina
Tel: (91) 3224 5305 / 3224 5654.
Contatos virtuais
Blog: http://sescboulevard.blogspot.com/
Twitter: @sescboulevard
E-mail: sescboulevard@gmail.com


Eye4design

 Site sobre design de interiores e arte contemporânea, bonzinho.



 
http://www.eye4design.com.br/view/category/feiras

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CAVALETE PARADE (29.09.2012) SÃO PAULO

Muitas vezes nós profissionais (independente da área de atuação) tendemos a buscar tanto o reconhecimento por nossos esforços que por vezes esquecemos o real objetivo do nosso trabalho. Enquanto que muitos artistas das mais variadas linguagens estudam e se empenham por inteiro na busca do “ser artista”, outras pessoas, longe das pretensões de rótulos pomposos, sensivelmente se permitem criar o estopim de reflexão do qual Bachelard tanto falou. Como?





Neste fim de semana, a famosa avenida Paulista transformou-se em um novo e diferente espaço de exposição. Um evento que surgiu do puro sentimento de revolta e da necessidade de retomada do espaço perante a invasão infame de cavaletes com números, sorrisos e abraços de – na falta de outra palavra, asquerosos – políticos.

Utilizando da ironia, de mãos dadas com as leis, e via facebook, dois amigos - Marco é publicitário e Victor diretor de arte - pretendiam reunir alguns amigos no vão do Masp, com alguns cavaletes modificados em um pequeno protesto bem humorado. Porém, devido a simplicidade encantadora do projeto e a facilidade de troca do Facebook – mais de 11 mil confirmados no evento do site - o evento acabou se expandindo pelo país ( acontecendo em cidades como Rio de Janeiro, Florianópolis, Belo Horizonte, Curitiba, Campinas, Porto Alegre, Salvador e Recife) com participação inacreditável de pessoas completamente distintas umas das outras.

Veganos, geeks, ateus, estudantes, grafiteiros e até mesmo artistas utilizando-se de uma mídia imposta para expressar quaisquer pensamentos, ideias, reflexões ou o que lhes interessassem.

Uma mídia completamente livre, só bastava você encontrar um cavalete de político irregular – o que não foi uma dificuldade – dizer o que pensa em uma imagem ou mesmo estrutura mais complexa e levá-lo à avenida paulista. Pronto! Sua voz já podia ser ouvida!

A inversão do sentido no veículo midiático do cavalete talvez seja o ápice deste ato; o objeto que antes propagava intenções duvidosas de quem se diz representante do povo, agora era símbolo do descontentamento deste povo com estas figuras, e ao mesmo tempo refletia com um ar sincero e espontâneo os principais anseios dos participantes. E não se espantem ao lhes dizer que a grande maioria das imagens preferia homenagear a vida, defender o amor, compartilhar ideais, satisfazer os olhos. Afinal de contas, ninguém estava ali para provar seu grau de instrução política ou artística, mas sim para fazer parte de um coro tentando ser ouvido.

Conversei com alguns dos participantes e também – rapidamente – com os dois idealizadores do evento e percebi que não havia realmente nem por parte dos participantes nem pelos organizadores uma intenção maior; não haviam pretensões. Apenas a vontade unida à necessidade. E é esse clima de espontaneidade deste ato que sinto falta quando visito exposições de Arte.







Para mais informações:

Cavalete Parade Facebook

ARTECINEMA




 Artecinema, é um festival internacional de cinema e documentários sobre arte contemporânea. Foi criado em 1996 com o objetivo de trazer várias facetas da arte contemporânea para um público mais geral.

Este objectivo foi atingido, apresentando uma seleção de documentários de importantes artistas, arquitetos e fotógrafos que trabalharam durante os últimos 50 anos, incluindo entrevistas, biografias filmadas e narrativas baseadas em materiais de arquivo que tornou possível trazer para o universo das artes visuais para a vida na tela.

A cada ano, Artecinema apresenta uma selecção de cerca de trinta documentários de todo o mundo que foram cuidadosamente procurados diretamente dos diretores e produtores. O programa é dividido em três seções: Arte e arredores, Arquitetura e Fotografia

Os filmes, exibidos nas línguas originais, com interpretação simultânea fornecida através de fones de ouvido, são alternadas por mesa redonda encontros-debates com os diretores, os artistas e os produtores. Mais de 6.000 espectadores de toda a Itália e no exterior participar do festival.


 Mais informações:

 http://www.artecinema.com/en/


Artecinema, an international film festival of documentaries regarding contemporary art, was established in 1996 with the objective of making various facets of contemporary art known to the public at large.
This objective has been attained by presenting a selection of documentaries of important artists, architects and photographers who have worked during the last fifty years and includes interviews, filmed biographies and narratives based upon archive materials which has made it possible to bring the universe of visual arts to life on the screen.
Each year, Artecinema presents a selection of some thirty documentaries from the world over which have been painstakingly sought out directly from the directors and producers. The programme is divided into three sections: Art and environs, Architecture and Photography
The films, shown in the original languages with simultaneous interpretation provided via earphones, are alternated by round table encounters-debates featuring the directors, the artists and the producers. More than 6,000 spectators from all over Italy and abroad participate in the festival.

more information: 
http://www.artecinema.com/en/

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Amazônia Lugar da Experiência

Divulgando o projeto do Maninho...



 Olhar para a Amazônia sempre foi uma necessidade premente para mim. Da tentativa de entender como sua história e particularidades são acionadas na produção artística e geram obras que, ao partir do local, ativam questões que ultrapassam regionalismos, nasceu esse projeto: uma coleção de arte produzida a partir da experiência de estar na Amazônia.
O Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça / Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010 da Fundação Nacional de Artes surgiu como a possibilidade de dar forma à Coleção Amazoniana de Arte da Universidade Federal do Pará, compilando obras significativas a partir de experiências diversificadas de artistas que se permitiram adentrar na região e vivê-la em suas diferenças, dialogando com tanto com o vernacular, quanto com referências sedimentadas na história da arte, ao tratarem de temas que concernem a experiência humana, ganhando dimensão universal.
Longe de se estabelecer em um colecionismo, ou como um “gabinete de curiosidades”, como o nome pode sugerir, esta coleção se distingue por não desejar agregar todos e quaisquer procedimentos artísticos constituídos na Amazônia, mas aqueles em que os artistas, provenientes ou não da região, se deixaram atingir pela força e pela dimensão desse lugar, projetando suas vivências em forma de arte.
São múltiplas “Amazônias” que se apresentam e suscitam distintas experiências, desdobrando-se em práticas artísticas que ocorrem na fricção, no contato íntimo e, ainda, no estranhamento com este território.
Constituir essa coleção em uma instituição cuja missão é a construção do saber, com a Universidade Federal do Pará, é fundamental e reflete a incumbência de um lugar que pensa o conhecimento em suas múltiplas configurações. Assim, compõe-se uma coleção em que a arte é a matéria do conhecimento e os experimentos dos artistas alimentam pesquisas, ensino e se desdobram em projetos para a sociedade, reiterando as práticas dos artistas que se atraíram e imergiram em questões da Amazônia.
A Coleção Amazoniana de Arte não encontra um fim em si mesma, mas se delineia como um processo em fluxo continuo e dinâmico, aspectos que irão somar-se na busca do aprofundamento da reflexão sobre a Amazônia por meio da arte e seus lugares de experiência. 

Orlando Maneschy
Idealizador e Curador do Projeto



 Mais infos:

http://experienciamazonia.org/site/