domingo, 30 de setembro de 2012

Pré-cinema, imagem e catolicismo.




Em meados 1897 um padre e jornalista francês chamado Vincent de Paul Bailly (1832-1912) criou um projetor de cinema, o Immortel. Com claras intenções de apostolado católico. Vicent nasceu em 2 de dezembro de 1832 em Berteaucourt (Somme- França), o segundo de seis filhos Bailly. De acordo com o costume de sua comunidade, ele foi educado em Paris por dois tutores em casa. 
Em agosto de 1848 ele adentra ao curso de Bacharel em Letras. Em 1852 ele se juntou a administração de um telégrafo.
Em 1893 fundou e se tornou o principal editor do jornal Le Croix (http://en.wikipedia.org/wiki/La_Croix), na França, assim como contribuiu avidamente com inúmeras publicações e revistas, até seus 80 anos. Envolvido sempre em discussões com a igreja e com a política vigente, seu tom apocalíptico criou muita tensão nos meios intelectuais da época, moralizar o meio social era um de seus maiores objetivos.


Em relação ao cinema, ele dizia em 1903: “Por que motivo as grandes verdades cristãs não seriam, assim divulgadas, glorificadas como são nos vitrais, nos quadros, nas estátuas e nos afrescos?” (DEBRAY, 1992). Estratégia católica, apresentando-se, novamente, como espécie de deflagração iconográfica. O uso da imagem (em sequências cinematográficas), substituindo o culto religioso, lotava os locais onde eram realizados os eventos. “De um corpo divino que é em si mesmo matéria, podia, por conseguinte, ser feita uma imagem material. Hollywood vem daí, por meio do ícone e do barroco” (DEBRAY, 1992)
Padre Bailly não separava a pregação da figuração, que compõe uma longa história entre iconoclastas e idolatras, entre Bizâncio e o Catolicismo Apostólico Romano, com rescaldos que implicariam a Bauhaus ligada a um “prolongamento de um puritanismo reformado” (DEBRAY, 1992), onde o corpo é substituído pela geometria, pelo abstrato em uma clara referencia ao entendimento binário extremista de uma imagem ligada aos dois polos: Oriente e Ocidente. “Quanto mais uma cultura desconfia do corpo, maior é sua repugnância pela figuração” (DEBRAY, 1992).          
O entendimento do que é salutar em tudo isso (dessa ambiguidade da imagem), está perdido! Esquecido nos arcanos religiosos onde poucos tem interesse em chafurdar. Em tempos de crise, onde alguns fotógrafos e cineastas ainda discutem o que é fotografia tradicional e atual e estipulam valores em torno disso, gerando pupilos para viver e morrer nesse front, entre foto artística e não-artística, técnica e não- técnica, o substrato da imagem e sua ontologia vão se perdendo na escuridão e no reducionismo.   
A imagem a partir desse estatuto “arcaico” rompe esses preconceitos e estipula um “entre” como diria Raymond Bellour e nos informa que existe muito de passado no presente, na verdade, os dois se entrelaçam escondidos sob o véu digital ou analógico, pai do cinema e do comportamento visual que o cerca. Resta olhar para a escuridão, como diria Didi Huberman, a procura das pequenas luzes que teimam em nos encontrar, mas não nos acham.


Bibliografia e documentação disponível:

  • Lettre à la dispersion 1912, n° 172, p. 701704; n° 173, p. 705712; n° 174, p. 713720; n° 177, p. 733736.
  • L'Assomption 1913, n° 192, p. 36; n° 199, p. 116118; n° 203, p. 181183; 1914, n° 204, p. 58; n° 205, p. 2123; n° 206, p. 3638; 1914, n° 208, p. 6872; n° 211, p. 117119; 1960, n° 520, p. 332.
  • Pages d'Archives 1957, n° 5 et 1963, n° 1 et 2.
  • Notice par le P. MarieAlexis Gaudefroy.
  • Biographies du P. Kokel, 1943:
  • Lacoste (Baudouy), 1913,
  • Michel Guy, 1955;
  • Colette, 1957.
  • Lettres d'Alzon, t. XIII, 1996, p. 435436.
  • Catholicisme, I, col. 11651166;
  • D.H.G.E., VI, col. 265266;
  • D.B.F., IV, col. 13591361;
  • Echos d'Orient, XVI, p. 1627.
  • Pages d'Archives, mars 1957, n° 5.
  • Chronologie et luttes de presse par A Pépin (Castel), 1962.
  • Les écrits du P. Vincent de Paul ont été dactylographiés pour l'introduction de sa cause et forment une collection de 30 volumes (ACR).
Sites:


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

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School of the Art Institute of Chicago (SAIC)

Full-time Faculty Position 
in Painting and Drawing 
for Fall 2013
saic.edu/about/jobs/faculty


    The School of the Art Institute of Chicago (SAIC) seeks exceptional artists for full-time, tenured or tenure-track positions in the Department of Painting and Drawing to join the ranks of its renowned faculty. The candidate of choice will join a faculty of 18 full-time tenured and tenure-track faculty and 60 part-time faculty who offer over 200 undergraduate courses each year, and work individually with 50 graduate students in the department as well as graduate students from across SAIC. The ideal candidate has an active professional practice, with experience and commitment to teaching at the college-level. Rank and salary are competitive with peer institutions, and are commensurate with quality of scholarship or practice, extent of teaching experience, and current professional standing.

    Faculty are responsible for developing and teaching undergraduate courses and graduate seminars, and working individually with graduate students in the tutorial fashion for which SAIC's graduate programs are known. Faculty are expected to maintain active professional practices, contribute to the vibrant and creative culture of a prestigious art school, and participate in departmental and school-wide committees and service to the institution. There is an expectation that all full-time tenured faculty will chair their department on a rotating basis as well.

    Full position description 
    and online-only application procedures can be found here.


    A leader in educating artists, designers, and scholars since 1866, the School of the Art Institute of Chicago (SAIC) offers nationally accredited undergraduate, graduate, and post-baccalaureate programs to over 2500 undergraduate students and nearly 1000 graduate students from around the globe. Located in the heart of Chicago, SAIC is one of the largest private schools of art and design in the country with programs reflecting current practices in art. SAIC's educational philosophy is built upon an interdisciplinary approach to art and design that provides unparalleled opportunities for students to develop their creative and critical abilities. Renowned faculty are leading practitioners in their fields. SAIC's resources include the Art Institute of Chicago and its new Modern Wing. Numerous special collections and programming venues provide students with exceptional exhibitions, screenings, lectures, and performances. Multiple galleries on campus provide students with opportunities to exhibit their work for professional development. Extended partnerships with organizations and institutions citywide provide students intern- and externships across Chicago. For more information, please visit 
    saic.edu.

    Degree tracks include the Bachelor of Fine Arts in Studio; BFA with Emphasis in Art Education, Art History, or Writing; BA and MA in Visual and Critical Studies; BIA (Interior Architecture); Master of Architecture; Master of Design in Designed Objects or Fashion, Body and Garment; Master of Fine Arts in Studio or Writing; Master of Arts degrees in Arts Administration and Policy; Art Education; Art History, Theory, and Criticism; Art Therapy; New Arts Journalism; Teaching; and a Master of Science in Historic Preservation.


    The School of the Art Institute of Chicago is committed to creating a diverse community of faculty and students, and is an Equal Opportunity Employer. Applicants are considered on the basis of their qualifications for the position without discrimination on the basis of race, color, gender, religion, national origin, disability, age, sexual orientation, gender-related identity, marital status, parental status, military or formal military status, and any other basis prohibited by applicable federal, state, or local law.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

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Muitas pessoas ñ compreendem que um texto sem imagem é como uma multidão sem cabeça, uma rebelião sem uma causa, uma carta sem correio, uma Marianne sem os franceses “Se eliminarmos a imagem não é o Cristo, mas o universo inteiro que desaparece.” (Nicéforo – O Patriarca).
Uma sociedade do digital tendo de rever suas concepções sobre as imagens arcaicas, sabendo de sua longa jornada pela escuridão até o tempo atual, encontra-se em sombras, entendidas aqui e ali como ambientes por onde vagam pequenos Lucíoles resistentes (e por que não dizer: penitentes “Penitenziagite!!”), luzes que tentam a todo custo nos alcançar, mas não conseguem.
Se porventura a fé que tenho desaparecer, minha fidelidade e minha adesão desfalecer; nada de material conferiria abonação à identidade a não ser a imagem. A imagem da resistência, seria a imagem que confiro – ou que o grupo confere – à resistência: o escudo dos templários, a logo marca do produto, a etiqueta da grife, o vermelho da bandeira, o mascote do partido, o registro do artista, a fé desencadeada por uma religião laica a partir da imagem. Não se vive sem deuses.
“Estremecimento diante do retorno das superstições primitivas” (Régis Debray 1992, pag 92) e receio de não saber lidar com elas. Chamar a tudo e a todos de contemporâneo sem saber a fundo a quê esta palavra se interliga, onde sua escuridão inicia e em que ponto mergulhar nela. Todo texto precisa de imagem “A letra pode matar o espírito, mas a imagem vivifica a letra” (Régis Debray 1992 pag 92)
 Vicent de Paul Bailly 1832-1912 , Padre e Jornalista francês.
 Inventor de um projetor de cinema em 1897 chamado "immortel".    
Uma ponte entre os novos iconoclastas e os idolatras deve ser levantada para além das paisagens de Nicéa II (onde cada um escavou a sua maneira o caminho desses extremos). Imagem não mais como mediação indispensável, transitus para o divino ou em outro extremo, repugnância pelo figurativo... prolongamento de um puritanismo reformado (Bauhaus). Uma higiene perceptível na arte nórdica.
Por outro lado, como levar alguém a acreditar em arte contemporânea sem mostrá-la? E como fazer desse alguém uma pessoa que não se deixe fascinar pela imagem mostrada? Como não abandoná-lo perante suas próprias presunções? Possivelmente a melhor saída seria “cativar a magia das imagens sem ficar preso à ela” (Régis Debray, 1992 pag 94)

A Cabala e a feitiçaria festejaram em determinado momento o corpo
e a imagem liberados das amarras iconoclastas.  

lskdnjdfblfdgklsdngklsdnglksd é formado em artes ocultas

Simpósio Internacional Futuros Possíveis


O Simpósio Internacional Futuros Possíveis discute temáticas emergentes no campo da preservação do patrimônio artístico e cultural, reunindo especialistas de renome internacional da área de conservação de arte digital e de digitalização de acervos.
A crescente produção artística com meios digitais e eletrônicos demanda a elaboração de procedimentos específicos para a preservação da memória de bens culturais que além de efêmeros, implicam novas tipologias e formas de processamento, diferentes dos modelos de catalogação das coleções museológicas existentes.
O simpósio visa contribuir com esse debate, combinando discussões sobre metodologias de preservação de obras digitais, com análises de formatos curadoria de informação.
Outra questão que merece destaque é o fato desse simpósio discutir também questões relacionadas aos processos de informatização e digitalização das informações sobre acervos, problema que vem se tornando cotidiano nos museus e que carece de uma discussão aprofundada e crítica no Brasil.
Merece relevo, ainda, assinalar que o simpósio Futuros Possíveis confronta essas questões com a necessidade de discutir os aspectos políticos e ideológicos das novas tecnologias de armazenamento.

Quando: 1 a 5 de Outubro de 2012
Onde: Auditório FAU - USP
Cidade Universitária
Rua do Lago, 876
São Paulo

Confira a programação completa pelo link:<http://simposiofuturospossiveis.wordpress.com/programa/>

Fonte:

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Palestra ”Edição de Livros de Fotografia", dia 27.out


Palestra ”Edição de Livros de Fotografia"

Como parte integrante da programação técnico-científica da XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, será realizada uma palestra com o tema  ”Edição de Livros de Fotografia”, ministrada por Isabel Santana Terron (Editora Tempo d’Imagem, São Paulo/SP), no dia 27/09/2012 de 17:00 às 18:00. 

A participação na palestra requer inscrição, a qual deve ser feita através do site www.secult.pa.gov.br

Exposição Olhar Viajante, 27.out, no CCBEU


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Instituto Cidades Criativas



Site indicadíssimo. Instituto Cidades Criativas, um projeto que vem dando certo. Segue abaixo informações sobre o espaço.

O que é
O Instituto Cidades Criativas é uma associação sem fins lucrativos cuja missão é transformar Belo Horizonte e seu entorno em um núcleo criativo por meio de projetos culturais, urbanísticos e educacionais.
De caráter transdisciplinar e agremiador, o Instituto Cidades Criativas abre-se à participação de profissionais das mais diversas áreas: matemáticos, arquitetos, demógrafos, engenheiros, economistas, biólogos, artistas, designers, produtores culturais, etc.

O que fazemos

  • Projetos arquitetônicos, urbanísticos, culturais e educacionais de interesse público;
  • Seminários, encontros e debates sobre o destino das cidades e a qualidade do espaço público;
  • Mostras, exposições, pesquisas e publicações transdisciplinares;
  • Cursos, oficinas, laboratórios e workshops com ênfase em criatividade, políticas urbanas e interesse público;
  • Experimentação, não lucrativa, de novos modelos sócio-produtivos e de sistemas inovadores de produção, trabalho e comércio;
  • Parcerias com o poder público, empresas, instituições de ensino e associações diversas em âmbito local, nacional e internacional;
  • Consultorias para empresas, órgãos públicos, instituições de ensino, e associações diversas.

Quem somos

Diretor Presidente: Bruno Braz Golgher
Economista, mestre em sociologia, professor da disciplina "Produção de Música" no curso de pós-graduação "Produção e Crítica Cultural" do IEC-PUC.
É fundador do Café com Letras, da Ototoi e do Instituto Cidades Criativas. Produtor cultural desde 1996 especializou-se na criação e realização de eventos culturais no espaço público.
Diretora Executivo- Financeiro: Denise Braz Golgher
Diretor de Projetos e Pesquisas: Wellington Cançado
Wellington Cançado é arquiteto, professor de Design e Arquitetura na UFMG e editor de PISEAGRAMA: Espaço Público Periódico (www.piseagrama.org). 
Publicou Espaços Colaterais em 2008 (www.colaterais.org) e Domesticidades: Guia de Bolso em 2010.
Secretário: André Braz Golgher
Físico, mestre em química e doutor em demografia. É professor de economia matemática no CEDEPLAR/UFMG e FACE/UFMG e pesquisador e consultor em demografia da educação, demografia econômica, economia social e economia regional.
Copyright 2010 Insituto Cidades Criativas

http://cidadescriativas.org.br/quem-somos/








http://cidadescriativas.org.br/

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Exposição Janelas do Círio, no Banco da Amazônia


Prezados(as)
 
Convido para a abertura da exposição de fotografias "Janelas do Círio" que acontecerá no dia 20 de setembro de 2012,às 19h,no Espaço Cultural Banco da Amazônia, com a participação de Ana Mokarzel,Antônio Carlos,Geraldo Ramos,Hely Pamplona,Miguel Chikaoka,Valério Silveira e Wagner Santana.
Segue o convite virtual.


 
Cordialmente,
Emanuel Franco
Curador

Exposição Círio Nosso de Cada Dia, na GTB

Caros amigos e artistas,

É muita honra que convidamos vocês para a abertura da exposição Círio nosso de cada dia e para o Lançamento do Edital de pautas 2013 da Galeria Theodoro Braga.


Convidamos para compor esta mostra, que trata deste momento único que é o Círio, os artistas Ruma, Jocatos, Keyla Sobral, Joana Sena, Éder Oliveira, Michel Pinho, Irene Almeida, Joyce Nabiça, Evna Moura, Coletivo Câmera Aberta, além da participação mais que especial de Guy Veloso. Fé: o vetor que une os trabalhos desses artistas, uma potência diferenciada que transcende o registro iconográfico do Círio de Nazaré, se afirma aqui, para além do contexto místico da “maior manifestação religiosa Católica do Brasil e maior evento religioso do mundo, também como uma crença cega no ato criador – a mimese fulcral incutida nos artistas, que promovem o eterno retorno ao mistério da gênese do universo – e que encontra, no cotidiano do norte brasileiro, a brasa renovada de uma vela, que ilumina e revela novas sensibilidades. 


Aproveitamos a oportunidade também para lançar o Edital 001/2012 para ocupação da Galeria Theodoro Braga no ano de 2013.

Serviço:

Abertura e Lançamento do Edital de pautas 2013: 20/09/2012  19h
Visitação da exposição:  de 21/09 a 31/10/2012
                                        de segunda a sexta de 9h30 às 18h



Abraços,

Eliane Moura

Gerente da Galeria Theodoro Braga
FCPTN – Galeria Theodoro Braga
Av. Gentil Bittencourt, 650(subsolo) – Nazaré -  66035-340 Belém-Pa.  Tel. 3202-4313.
galeriatheodorobraga@gmail.com e gtb@fcptn.pa.gov.br.

prismo issue


featuring MEGHANN McCRORY and MICHAEL PARKER on WHY UTOPIA NOW?;
MATT SIEGLE on GESTURE PERFORMANCE;
JAMES BENNING in conversation with CHIARA GIOVANDO and TRAVIS DIEHL on the films of KEN JACOBS;
and GEORGIA KENNEDY on our MATERIAL CONDITIONS
//
plus reviews by TRAVIS DIEHL; AMY HOWDEN-CHAPMAN; STEVE KADO; and JON RUTZMOSER
of work by THE WOOSTER GROUP; GEORGE HERMS; SIMON FUJIWARA; and ROBERTO CUOGHI
\\
FULLY ILLUSTRATED
//
with a HAND-SILKSCREENED COVER image photographed by IAN JAMES.
\\

cost is $13 u.s. including shipping // or $10 local pickup; 

http://www.prismofreality.com/

terça-feira, 18 de setembro de 2012

BaIxar LivRos

Aproveitando a rebarba da greve nas universidades para umas postagens :0
Gente, esse site é imperdível!! Muitos livros de arte e cinema para baixar, aproveitem enquanto ele ainda está de pé!! Eu já baixei a "Arte da performance".



Pulseira de caveirinha

http://www.4shared.com/folder/OuBMS8Yj/Biblioteca.html

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

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Laboratório 2 - Arte Ambiente módulo I.



  • Para quem estiver em Belo Horizonte. Segue a dica:



  •  NÚCLEO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA: Avenida dos Andradas, 360 – 2º andar – Praça da Estação – Belo Horizonte/MG – CEP.: 30.120-010 – telefones: 3277-4644 e 3277-4656 - inscrições: de 17 a 22/09 de 2ª a 6ª de 9 as 22 e sábados de 9 as 17

  • O que é o laboratório 2 – Arte Ambiente: voltado para o desenvolvimento de práticas orientadas e reflexão tendo como foco o “Espaço como lugar de apresentação”, ou seja, práticas dirigidas e reflexão em Instalação, Performance e Intervenções Urbanas (Stickers, stencil, gravura, colagem, street art, grafite, etc). Portanto, este laboratório é destinado a pessoas interessadas em apresentar propostas individuais para desenvolver projetos artísticos nestas modalidades. As propostas selecionadas serão desenvolvi
    das em quatro módulos. Cada módulo possui 21 semanas e a carga horária semanal é de 9 horas.

    Cada um dos módulos deste laboratório é estruturado da seguinte maneira: o Módulo I é estruturado a partir do desenho e sua plasticidade; o Módulo II é estruturado a partir da cor e sua plasticidade; o Módulo III é estruturado a partir da tridimensionalidade e o Módulo IV é estruturado a partir da gravura, da fotografia e vídeo e suas possibilidades plásticas.

    No momento as vagas abertas serão para Módulo I. Neste módulo os participantes irão desenvolver práticas a partir de três enfoques:

    a) Práticas orientadas de estruturação da imagem desenhada;
    b) Práticas orientadas de criação em desenho;
    c) Práticas orientadas de projetos individuais Intervenções Urbanas (Stickers, stencil, gravura, colagem, street art, grafite, etc.), Performance e Instalação.

    1. DIAS E HORÁRIOS: Segunda (De 19:00 às 22:00 horas), Quinta (De 19:00 às 22:00 horas), e sábados (De 14:00 às 17:00 horas)

    2. LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES: Avenida dos Andradas, 360 – 2º andar – Praça da Estação – Belo Horizonte/MG – CEP.: 30.120-010 – telefones: 3277-4644 e 3277-4656

    3. NÚMERO DE VAGAS: 20 (vinte) vagas

    4. CUSTO: gratuito

    5. PRÉ-REQUISITOS: Preencher formulário específico de inscrição; idade mínima de 16 anos; comprovar residência em Belo Horizonte; ser alfabetizado. Além destes critérios gerais, o candidato deverá se enquadrar em um dos seguintes perfis: a) ter concluído o curso de Aprofundamento III do NUFAC; b) ter concluído o 4º período ou 2º ano em alguma Escola de Arte ou áreas afins (Arquitetura, Design, Educação Artística, etc.) ou ser autodidata.

    • OBSERVAÇÕES: Candidato que concluiu o 4º período ou 2º ano em alguma Escola de Arte ou áreas afins (Arquitetura, Design, Educação Artística, etc.) devem apresentar no ato da inscrição Declaração e Histórico Escolar e uma carta de intenção. O candidato autodidata deve, no lugar da Declaração e Histórico Escolar, apresentar portfólio. Todos os candidatos devem – no ato da inscrição - entregar uma carta de intenção: na carta deve constar uma breve apresentação do candidato, explicitar os interesses na área de Artes Visuais e os motivos que levou o candidato a pleitear uma vaga nesta oficina.

    6. PERÍODO DE INSCRIÇÃO: De 17/09/2012 A 22/09/2012

    7. INSCRIÇÃO E INFORMAÇÕES: Avenida dos Andradas, 360 – 2º andar – Praça da Estação – Belo Horizonte/MG – CEP.: 30.120-010 – telefones: 3277-4644 e 3277-4656

    8. SELEÇÃO: Na primeira fase serão analisadas as inscrições, a carta de intenção e o portfólio (no caso do autodidata). Os candidatos selecionados nesta etapa serão informados por telefone ou e-mail do horário da entrevista que será entre os dias 24 e 29 de setembro de 2012.
    Ministrantes:  Afrânio Ângelo, Daniela Maura & Shima.

Vencedores e selecionados da 31ª edição do Salão Arte Pará

Conheça os vencedores da 31ª edição do Salão Arte Pará

Grupo Empreza, de Goiânia, foi o grande vencedor. Mostras serão abertas no dia 11 de outubro

  O performático trabalho do Grupo Empreza, formado por professores e alunos da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, é o grande premiado do 31º Arte Pará. A obra 'Impenetrabilidade' recebeu o Primeiro Grande Prêmio do Salão, realizado pela Fundação Romulo Maiorana, no valor de R$ 20 mil. Três prêmios especiais, cada um no valor de R$ 5 mil, serão destinados a Pedro Davi (fotografia/Minas Gerais), Maria Beatriz Medeiros/Corpos Informáticos (vídeo/Distrito Federal) e Alice Lara (pintura/Acre). No total, foram 525 artistas inscritos de todo o Brasil, sendo 25 selecionados. Entre estes, sete são paraenses. Os prêmios serão entregues na abertura do Arte Pará, no dia 11 de outubro, no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP).

Grande Prêmio


Aishá Terumi Kanda/ Grupo Empreza (GO)

Prêmio Especial

Pedro David de Oliveira Castello Branco (MG)
Alice Maria Vasconcelos Lara (AC)
Maria Beatriz de Medeiros/ Corpos Informatticos (DF)

Artistas Selecionados

Sávio Luis Stoco (AM)
Victor Garcez de Oliveira (RJ)
Emanuel dos Santos Monteiro (PR)
Chico Fernandes (RJ)
Thiago de Quadre Castanho Santos / Sérgio Coimbra (PA)
Alexandre Abreu da Silva Paes (RJ)
Pedro Eduardo Di Pietro (SP)
Renan Teles de Melo (SP)
Sidnei Carlos do Amaral (SP)
Jorge Luiz Dutra Soledar (RJ)
Sergio de Moraes Bonilha Filho (SP)
Yara de Pina Mendonça (GO)
Francisco Emidio Contente Pereira dos Santos (PA)
Gilvan Tavares (PA)
Raquel de Melo Versieux (RJ)
Camila Soato (DF)
Teodoro da Costa Negrão Neto (PA)
Paulo Sampaio (PA)
Victor de la Rocque (PA)
Danielle Fonseca (PA)
Andre Terayama Haguiuda (SP)
Franz Kafka (TC)
  Serviço - 31º Arte Pará. Abertura das exposições no dia 11 de outubro, no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), Casa das Onze Janelas, Museu de Arte Sacra e Museu Paraense Emílio Goeldi.

Atari on line

Esse site é bem legal para quem ainda curte jogar Atari. Tem todos os jogos pra jogar on-line.
http://www.atari2600.com.br/Jogos/Atari/2600/



domingo, 16 de setembro de 2012

dfnb,mcvn.vmn.,mb.,


Residencias gringas

RESIDENCIES (ARTISTS):

D'CLINIC residency provides professional development opportunities for artists. Slovenia.

Deadline: September 23, 2012
http://www.dclinicstudios.com

La Napoule Art Foundation Residency: One regularly scheduled four to five-week residency per year, offers up to ten artists the opportunity to live and work at the Clews Center for the Arts at the Chateau de La Napoule Complex. France.

Deadline: September 30, 2012
http://www.chateau-lanapoule.com

Bemis Center for Contemporary Arts: well-equipped studio spaces, living accommodations and a monthly stipend to (international) artists who are awarded residencies. 
Deadline: September 30, 2012
http://www.bemiscenter.org/residency/

The Binaural Residency strongly encourages that the artists-in-residency establish interaction with the place, its inhabitants, geographic space and memory. Portugal.
Deadline: September 30, 2012
http://www.binauralmedia.org

The Pro Artibus AiR program (Finland) is open for applications now. Finland
Deadline: September 30, 2012
http://www.proartibus.fi

Artists Unlimited is an artists association and art house that combines living and working under one roof since 1985. Paid by host: Accommodation, studio, grant of 550 Euro per month. Bielefeld, Germany.

Deadline: October 1, 2012
http://www.artists-unlimited.de

ART342 offers 14-week and 6-week residencies to emerging and established artists, writers (poetry, fiction, scholars) and composers. USA.
Deadline: October 1, 2012
http://www.art342.org

Waaw - new residence in Saint-Louis, Senegal. Artists of all disciplines are welcome, from October 2012. Senegal, Africa.
Deadline: October 1, 2012
http://www.waawsenegal.org

In partnership with UNESCO-Aschberg Bursaries for Artists Programme, Changdong Art Studio of the National Museum of Contemporary Art, S-Korea is offering three international bursaries for visual artists. South Korea.
Deadline: October 4, 2012
http://www.artstudio.or.kr/ver02/eng/community/program.jsp?b_mode=R&opp_seq=6129

NARS International Artist Residency Program, a not-for-profit arts organization based in Brooklyn, provides national and international artists with the opportunity to produce new work while engaging with the arts community in New York City. USA.
Deadline: October 5, 2012
http://www.narsfoundation.org

AFFECT: Agora Collective's residency in Berlin for Collaborative Artistic Practices. Germany.
Deadline: October 5, 2012
http://www.agoracollective.org

La Petite Escalère is now accepting applications for its Spring 2013 residency program for international visual artists. France.
Deadline: October 15, 2012
http://www.lpe-jardin.org

Archisle: The Jersey Contemporary Photography Programme, International Photographer in Residence Programme 2013. Jersey, Channel Islands.
Deadline: October 15, 2012
http://www.archisle.org.je/

Akademie Schloss Solitude is granting approx. 70 residency fellowships of three to twelve months in duration. Persons up to 35 or if older who have completed a university or college degree within the past five years are welcome to apply. Each fellowship recipient is granted Euro 1,100 per month, in addition to free lodging. Germany.
Deadline: October 31, 2012
http://application.akademie-solitude.de/

2013 Master Artists-in-Residence Schedule at Atlantic Center for the Arts, Residency #148, February 18–March 10 
Deadline: November 18, 2012
http://www.aca35.org

Applications to Nes Artist Residency may be submitted at any time (open call). Iceland.
Deadline: Anytime
http://neslist.is/application/application-form/

McColl Center for Visual Art's residency program: ARTIST-IN-RESIDENCE + ENVIRONMENTAL ARTIST-IN-RESIDENCE. USA.
Deadline: Anytime
http://www.mccollcenter.org/artists-in-residence/submit-materials-for-residency-programs

Artist in Residency Program, Shanghai @ The Swatch Art Peace Hotel, Shanghai, China.
Deadline: Anytime.
http://www.swatch-art-peace-hotel.com/apply

Chinese Arts Centre: The Whisper Residency gives you a taster session of Breathe, being able to live and work within the residency space but for 1 month. Manchester, UK.
Deadline: Anytime.
http://www.chinese-arts-centre.org/get-involved/professional-development/residency-programmes/

Spark Box Studio’s Artist Residency Program provides live/work space to accommodate both emerging and professional printmakers, photographers, painters, illustrators, curators and writers. Canada.
Deadline: Ongoing
http://sparkboxstudio.com/residency/

sábado, 15 de setembro de 2012

Se liguem


JOBS (ACADEMICS, ARTISTS, CURATORS):

Various Job opportunities at the Guggenheim Museum: NYC, USA.
Deadline: asap.
http://www.guggenheim.org/new-york/about/jobs/full-time

Current Available Positions at The Museum of Modern Art, MOMA NYC: NYC, USA.
Deadline: asap.
http://www.moma.org/about/jobs

Current Available Positions at Christie's. Worldwide.
Deadline: asap.
http://www.christies.com/about/careers/

SFMOMA (San Francisco Museum of Modern Art) current Opportunities. USA.
Deadline: asap.
http://sfmoma.snaphire.com/home

The Sterling and Francine Clark Art Institute offers a broad range of career opportunities. USA.
Deadline: asap.
http://www.clarkart.edu/about/employment.cfm

Victoria and Albert Museum: View current vacancies and apply online.
Deadline: asap.
http://www.vam.ac.uk/content/jobs/apply/

University of Glasgow, College of Arts: View current vacancies and apply online.
Deadline: asap.
http://goo.gl/3QFv6

University of Cambridge Museums (UCM): View current vacancies and apply online.
Deadline: asap.
http://www.fitzmuseum.cam.ac.uk/contact/jobs/

University of Dundee: Lecturer (Teaching and Research) in Contemporary Art Practices/Theory and Practice. UK.
Deadline: September 20, 2012
http://ig5.i-grasp.com/fe/tpl_uod01.asp?newms=jj&id=76659&aid=14197

The University of Wolverhampton is looking for a Lecturer/Senior Lecturer in Fine Art Painting. UK.
Deadline: September 21, 2012
http://www.wlv.ac.uk/default.aspx?page=21197

The Museum of East Asian Art seeks a specialist Curator to manage the museum’s collections, facilities and staff. UK.
Deadline: September 28, 2012
http://www.meaa.org.uk/opportunities/vacancies.html

Executive Assistant to the Chief Curator at Portland Art Museum. USA.
Deadline: asap.
http://www.portlandartmuseum.org/careers

Assistant Director, Office of Communication at The School of Visual Arts (New York NY). USA.
Deadline: asap.
http://www.sva.edu/about-sva/working-at-sva/administrative-staff

Tracy Williams, Ltd. currently seeks a full time Gallery Associate/Manager to handle all aspects of the day-to-day operations. Salary is commensurate with experience. To apply: Please email a cover letter and resume to laura@tracywilliamsltd.com Phone calls and walk-ins are not accepted. NYC, USA.
Deadline: asap.
www.tracywilliamsltd.com

Exhibitor Relations needed for ART ASIA Miami (New York NY). NO phone calls please. Please send resume, cover letter, and writing sample, along with salary requirement, to Jeffrey Lawson at jlawson@artasiafair.com. USA. 
Deadline: asap.
http://artasiafair.com

The Alan Klotz Gallery is immediately seeking a part time Gallery Associate / Manager. Send resumes and cover letters with references to: alan@klotzgallery.com. We are a private photography gallery on the upper west side of New York City, USA.
Deadline: asap.
http://www.klotzgallery.com

Executive Director, Palos Verdes Art Center (Rancho Palos Verdes CA). USA.
Deadline: September 30, 2012
http://www.pvartcenter.org/images/home/PVAC.pdf

Poste vacant à l'INHA, l’institut national d’histoire de l’art Département des études et de la recherche: 1 pensionnaire. Profil : Arts du décor, arts décoratifs, design. Paris, France.
Deadline: September 30, 2012
http://www.inha.fr/spip.php?article4031

Professur Moderne und zeitgenőssische Kunst - Karl-Franzens-Universität Graz - Kennzahl: PR/16/99 ex 2011/12 - Graz (A).
Deadline: October 3, 2012
http://jobs.uni-graz.at/de/PR/16/99

Universitätsprofessorin/Universitätsprofessor für Bildhauerei (Klassenleitung) - Universität Mozarteum Salzburg, Salzburg, Austria.
Deadline: October 15, 2012
http://jobs.zeit.de/action/av/show?adId=78214

The Columbia Museum of Art seeks a curator to manage all aspects of the museum’s permanent collection. USA.
Deadline: October 31, 2012 - Open until filled!
http://www.columbiamuseum.org/about/employment

Das Zolliker Ortsmuseum suchtper 1. Februar 2013 eine/n Leiter/in bzw. Kurator/in (50-60%). CH.
Deadline: October 31, 2012
http://www.kulturmanagement.org/fileadmin/user_upload/redaktion/Stellenausschreibungen_2012/6_9_12_Zolliker_Ortsmuseum.pdf

Das Kunstmuseum Luzern bietet laufend Kunstwissenschaftliche Praktika (80-100%). Geeignet sind Bewerberinnen und Bewerber mit abgeschlossenem (oder, in Ausnahmefällen, sich im Abschluss befindlichem) Kunstgeschichtsstudium an einer Schweizer Universität. Switzerland.
Deadline: Anytime.
http://www.museums.ch/assets/files/stellen/2012-02-02_Ausschreibung-Praktikum.pdf