sábado, 30 de junho de 2012

Situacionismo




Doutor em nada” (2), avesso às instituições, sem ser simplesmente um artista, um intelectual ou um ativista político, Guy-Ernest Debord (1931-1994), o fundador da Internacional Situacionista – IS, é quase inclassificável. Muito influenciado pelo movimento Dadá e também pelo Surrealismo (que depois será um dos maiores alvos de suas críticas), o jovem Debord encontrou em 1951, no festival de cinema de Cannes, um grupo com influências e interesses parecidos, os Letristas de Isidore Isou (3). Já em seu primeiro filme em 1952, Hurlements en faveur de Sade, Debord entrou em conflito com Isou (4) e deixou os “velhos letristas” para fundar nesse mesmo ano, com alguns amigos, a Internacional Letrista – IL. De 1952 a 1954 o novo grupo letrista publicou o periódico Internationale Lettriste, e de 1954 a 1957, 29 números de Potlatch (5).
As questões tratadas em Potlatch, inicialmente mais ligadas à arte, à superação do Surrealismo, e principalmente às idéias de ir além da arte, passaram a tratar da vida cotidiana em geral, da relação entre arte e vida, e, em particular, da arquitetura e do urbanismo, sobretudo da crítica ao funcionalismo moderno. Dos textos mais radicais publicados em Potlatchcontra a arquitetura e o urbanismo funcionalistas modernos podem ser citados: Construction de Taudis (6), Le gratte-ciel par la racine (7), Une architecture de la vie (8), L’architecture et le jeu (9) e Projet d’embellissements rationnels de la ville de Paris (10).
Os letristas, reunidos em torno de Debord – entre os mais influentes membros, editores de Potlatch, estavam Michèle Bernstein, Franck Conord, Mohamed Dahou, Gil Wolman e Jacques Fillon –, já anunciavam algumas idéias, práticas e procedimentos que depois formaram a base de todo o pensamento urbano situacionista: a psicogeografia, a deriva e, principalmente, a idéia-chave, inspiradora do próprio nome do futuro grupo, a “construção de situações”. Já no primeiro número de Potlatch (junho de 1954) há uma proposta de psicogeografia, Le jeu psychogéographique de la semaine:
“Em função do que você procura, escolha uma região, uma cidade de razoável densidade demográfica, uma rua com certa animação. Construa uma casa. Arrume a mobília. Capriche na decoração e em tudo que a completa. Escolha a estação e a hora. Reúna as pessoas mais aptas, os discos e a bebida convenientes. A iluminação e a conversa devem ser apropriadas, assim como o o que está em torno ou suas recordações. Se não houver falhas no que você preparou, o resultado será satisfatório”.
Vários textos letristas sobre a psicogeografia também foram publicados na revista belga Les lèvres nues (11) entre 1955 e 1956; a experiência psicogeográfica estava diretamente ligada à prática da deriva, vários textos letristas comentavam e propunham diferentes derivas, entre eles oRésumé 1954, assinado por Debord e Fillon (Potlatch, n. 14, novembro 1954):
“As grandes cidades são favoráveis à distração que chamamos de deriva. A deriva é uma técnica do andar sem rumo. Ela se mistura à influência do cenário. Todas as casas são belas. A arquitetura deve se tornar apaixonante. Nós não saberíamos considerar tipos de construção menores. O novo urbanismo é inseparável das transformações econômicas e sociais felizmente inevitáveis. É possível se pensar que as reinvidicações revolucionárias de uma época correspondem à idéia que essa época tem da felicidade. A valorização dos lazeres não é uma brincadeira. Nós insistimos que é preciso se inventar novos jogos”.
A idéia de “construção de situações” também surge inicialmente em Potlatch, como no texto coletivo, onde eles citam Charles Fourier (12), Une idée neuve en Europe (n. 7, agosto de 1954):
“A construção de situações será a realização contínua de um grande jogo deliberadamente escolhido; a passagem de um ao outro desses cenários e desses conflitos em que os personagens de uma tragédia morreriam em vinte e quatro horas. Mas o tempo de viver não faltará mais. Uma crítica do comportamento, um urbanismo influenciável, uma técnica de ambiências devem se unir a essa síntese, nós conhecemos os seus primeiros principios. É preciso reinventar em permanência a atração soberana que Charles Fourier chamava de livre jogo das paixões”.
continua...
http://vitruvius.es/revistas/read/arquitextos/03.035/696

sexta-feira, 29 de junho de 2012

GFJTYJUTRUJJTY

Livrinho bacana Pra uma tarde tediosa de sexta.

http://www.4shared.com/office/2pBr58Qk/agamben_-_profanaes.html

AGAMBEN

Vintage

Quarenta sites vintage. Escolha o seu.





Gonzagando no SESC Boulevard

"A música, o balé e o teatro dos “Pássaros” no IAP"


Nesta sexta feira, dia 29, a partir das 19 horas, no teatrinho do IAP, acontece a primeira experimentação profissional com a música, o balé e o teatro dos “Pássaros Juninos” de Belém. A montagem do espetáculo se baseou em texto tradicional recriado por Raimundo Souza (Casquinho) e João Ramos.


Criados na periferia de Belém, os pássaros juninos são uma manifestação típica de Belém do Pará. Resultado da mistura das óperas que se apresentavam na cidade durante o Ciclo da Borracha com a cultura popular radiofônica dos anos seguintes, durante quase quatro décadas eles conheceram o sucesso nos teatros, nos centros comunitários e nas ruas de Belém.

Uma época de glória que ficou para trás, superada, principalmente, pelo surgimento da televisão, que afastou os pássaros juninos do seu público. Assim os pássaros foram levando, se apresentando para plateias cada vez menores e em espaços cada vez mais reduzidos.

O Teatro dos Pássaros foi um projeto criado para que o pássaro junino volte a ter na esfera cultural a importância que teve no passado. É um processo de reconhecimento, para que ele seja visto como uma manifestação genuinamente paraense, original e com inegável valor artístico.

O espetáculo que inicia neste sexta, 29, conta com um elenco de 32 pessoas, entre atores, bailarinos, músicos e figurantes, sob a direção de José Leal, direção musical de Heitor Pinheiro e coreografia de Roulon Ho.
Sem dúvida, será um grande espetáculo e uma grande diversão para o público de todas as idades.

Aguardamos vocês no IAP. Lembre-se, nesta sexta-feira, 29, a partir das 19 horas.

FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO GERAL: JOSÉ LEAL
COREOGRAFIA: ROLON HO
SONOPLASTIA: BRUNO AUGUSTO
CRIAÇÃO DE ILUMINAÇÃO CÊNICA: JORGE LUIZ PANTELEÃO
ADEREÇOS DE FIGURINOS: HÉLIO ALVAREZ
ADEREÇOS CÊNICOS: JORGE RIBEIRO
CONTRA-REGRA: DENISON FERREIRA
PERSONAGENS: 32 ATORES, DANÇARINOS E MÚSICOS.

Serviço:
Dia: 29/06/2012
Hora: 19h
Local: no Teatrinho do IAP.
Instituto de Artes do Pará - Praça Justo Chermont, 236. (Ao lado da Basílica de Nazaré.)

quinta-feira, 28 de junho de 2012

lfdnvbdjnbjdnb,dfjnb







Artista norte-americano questiona a economia com frases de impacto








Exposição COZINHA DE ARTISTA - ELF GALERIA


COZINHA DE ARTISTA


“Cozinha de Artista” significa o ato da criação, o labor do artista no espaço sagrado de seu atelier, estúdio, laboratório, ou qualquer nome (os modernosos diriam espaço-gourmet) ou coisa que se queira dar ao refugium peccatorum, ao lugar onde o bruxo-artista-cozinheiro manipula matérias e conceitos, mistura tintas com sangue, tempera o real com a fantasia e opera as fórmulas alquímicas de sua criação. Porque cozinhar é criar e criar é cozinhar. Cozinhar, portanto, é uma arte! Sob essa concepção a “Cozinha de Artista” sugere uma receita, simples e fácil de preparar:

Ingredientes:
Um punhado de artistas
Umas ou elf* galeristas
Uns e outros colecionadores ou apreciadores de arte
Muitos amigos...

Modo de preparar:

Junte um punhado de artistas, quantos estiverem dispostos a cozinhar (neste caso, sete), independente da quantidade, pois, com criatividade não há risco da receita desandar. Deixe-os em banho-maria, aplicando-lhes um brain storm fervente para cozinhar os miolos até que suas ideias criativas estejam borbulhando. Acrescente as elf galerista para dar liga à massa criativa dos artistas e garantir a forma dos pratos, bem como organizar a galeria-gourmet onde estes serão apresentados aos apreciadores-comensais. Use e abuse do entusiasmo e da apreciação dos colecionadores como fermento para fomentar as iguarias, acrescentando doses generosas de sensibilidade, percepção inteligente e muito bom humor. Misture todos os ingredientes e deixe apurar, como se fosse uma maniçoba, uma feijoada ou uma paella. A mistura eclética é saudável e nutritiva, nada de cozinha (coisinha) minimalista. Recheie com a presença dos amigos. Apimente, use todos os condimentos de divulgação para convidar todos para o evento arte-gastronômico. Tempere com o sal da vida. Acompanhe com o vinho e o pão nosso de cada dia. Sirva os pratos quentes para degustação, juntamente com umas biritas para animar a festa e celebrar a vida. Bon apetit e salute!

Jorge Eiró
Belém do Pará, junho 2012.

* Elf: nove em alemão.

COZINHA DE ARTISTA
Exposição dos artistas plásticos Elieni Tenório, Geraldo Teixeira, Jocatos, Jorge Eiró, Marinaldo Santos, Ronaldo Moraes Rêgo e Ruma de Albuquerque.
Galeria Elf
A Elf Galeria fica na Vila Bolonha, 60, bem perto da Av. Gov. José Malcher, Nazaré, Belém, Pará, Brasil.
Dia 30 de junho de 2012, 11 da manhã.

Encerramen​to do ciclo de mesas redondas na GTB

Mensagem recebida pelos amigos da Galeria Theodoro Braga

ENCERRANDO O CICLO DE MESAS REDONDAS


“Artista x Curadoria x Instituição”

Dr. Orlando Maneschy – Artista, curador e pesquisador.
Me. João Cirilo – Artista, pesquisador e gerente da Galeria Theodoro Braga.
Ma. Eliane Moura – Artista, pesquisadora e técnica em gestão cultural da GTB.

Caros amigos e artistas,

É com muita satisfação que convido a todos a participarem do encerramento do ciclo de mesas redondas que ocorreram na Galeria Theodoro Braga, no decorrer do mês de Junho.

Hoje, 28 de Junho, às 19h, uma mesa especial com a participação do Prof. Dr. Orlando Maneschy, que é artista, é curador, é pesquisador e tem um amplo conhecimento acerca do tema Curadoria e os caminhos que um artista e um curador percorrem dentro das instituições para a realização de projetos artísticos. Outro participante desta mesa é o artista e Mestre em artes João Cirilo, que é o atual gerente da Galeria Theodoro Braga, além de mim, Eliane Moura, que recentemente conclui uma pesquisa acerca do artista-curador e sua atuação na cena artística paraense, tema da minha dissertação de mestrado, além se fazer parte da equipe de curadoria da Galeira Theodoro Braga e atuar como técnica em gestão cultural na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.

Aguardo a presença de todos.

"Mostra IAP Marajó" e Prêmio IAP de Artes Literárias no Instituto de Artes do Pará

Prêmio IAP de Artes Literárias no Instituto de Artes do Pará

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Promoção Social e do Instituto de Artes do Pará, promoveu o lançamento e noite de autógrafos dos livros contemplados com o PRÊMIO IAP DE ARTES LITERÁRIAS - EDIÇÕES CULTURAIS, com os seguintes títulos e autores: a) 666 - O Tragicômico Percurso (Romance), de João Bosco Maia; b) I-Nome-Nada (Poemas), de Harley Farias Dolzane; c) Ave Eva (Contos), de Daniel Rocha Leite, d) Amazônia, Cidade e Cinema em Um Dia Qualquer e Ver-o-Peso (Ensaio), de Relivaldo de Oliveira; e) Senhora de Todos os Passos (Romance), de Carlos Correia Santos; f) Crisálida (Poemas), de Eliane Pereira Machado Soares; g) A Festa dos Mortos (Contos), de João Loureiro Junior; h) Os Vândalos do Apocalipse e Outras Histórias (Ensaio), de Aldrin Moura de Figueiredo.


Na ocasião foi lançado o edital do Prêmio IAP de Artes Literárias - Edições Culturais 2012, que este ano terá oito categorias: Romance, Poesia, Contos, Ensaio, Dramaturgia, Memorialística, Livro-Reportagem e Infantojuvenil.

Instituto de Artes do Pará - Praça Justo Chermont, 236. (Ao lado da Basílica de Nazaré.)
Informações sobre o edital:
Telefones: 4006-2918/ 8352-2524

E-mail: iapcomunicacao@gmail.com
Site: http://www.iap.pa.gov.br/
Twitter: @iap_pa
 
 
"Mostra IAP Marajó"
 
 
No período de 25 de junho a 06 de Julho acontece no Instituto de Artes do Pará a Mostra IAP Marajó, uma programação com debates, mostra de filmes e exposição de obras de artistas marajoaras cadastrados durante o Mapa das Artes no Marajó, dentre eles, Necy Pereira, Tadeu Ferreira, ambos de Breves no Marajó e foram selecionados o evento. Para o artista Tadeu Ferreira, é gratificante receber o reconhecimento do Estado no âmbito cultural. Segundo ele, participar deste evento é uma oportunidade rara que abrirá as portas para o reconhecimento da cultura do seu município .


Da programação consta ainda a mesa redonda “ Memórias e trajetórias do Boi Estrela, de Melgaço e exibição do filme Deu a Louca no Bagula – Anajás.

Serviço: Mesa Redonda: Memórias e trajetórias do Boi Estrela, de Melgaço – 27/06 as 17h
Cinema: Deu a Louca no Bagula – Anajás.



segunda-feira, 25 de junho de 2012

Projeto Volante no Sábado - sobrelivros

Projeto Volante no Sábado - sobrelivros

Encerrando um período de intensa itinerância pelo Brasil e Canadá, convidamos a todos para o lançamento do video e uma conversa sobre o Projeto Volante, como parte das atividades do evento SÁBADO - sobrelivros, na Casa Contemporânea, em São Paulo, SP.

11h00 - 17h00 mostra do video Projeto Volante Brasil / Canadá 2012
14h30 - 15h00 apresentação do projeto e do conjunto de volantes destinado a acervos públicos + bate-papo com os organizadores

Dia 30 de junho de 2012, sábado

Casa Contemporânea
Rua Capitão Macedo, 370 (15 minutos a pé do metrô Vila Mariana)

Café Fotográfic​o: "Grafite ou Pichação?" com Drika Chagas


Para saber mais clique aqui.



Morreu Jorge

O Solitário Jorge, a última tartaruga gigante de sua espécie que habitava as ilhas Galápagos, morreu neste domingo depois de infrutíferas tentativas para que se reproduzisse, informou a reserva ecológica equatoriana.


O animal, único sobrevivente da espécie "Geochelone Abigdoni", com idade estimada de mais de 100 anos, foi encontrado sem vida no centro de criação de tartarugas terrestres da ilha Santa Cruz, segundo comunicado do Parque Nacional Galápagos (PNG).


"Com a morte desta tartaruga se extingue a espécie da ilha Pinta", de onde era originária, lamentou o PNG, que em 1993 submeteu Jorge a um processo de reprodução mal sucedido.

O PNG anunciou que em "homenagem" ao Solitário Jorge realizará um seminário internacional, em julho, para elaborar uma estratégia de manejo das populações de tartarugas nos próximos dez anos com a finalidade de obter sua restauração.
..

Texto: Yahoo! Notícias

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Palestra "Iconografia dos Santos Juninos - Santo Antonio, São João e São Pedro"

Palestra "Iconografia dos Santos Juninos - Santo Antonio, São João e São Pedro" e em seguida mini workshop com o Mestre Edison, artista-artesão de imaginária sacra, que apresentará a técnica de esculpir imagens, e possibilidades experimentações com esculturas em madeira.


Participem e divulguem!!!

Dia: 23 de junho de 2012
Hora: 9h
Local: Galeria Fidanza - Museu de Arte Sacra

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Hérois e anti-hérois na 2a Guerra

O fotógrafo indonésio Agan Harahap fez a alegria de muitos nerds e manipulando algumas fotos para inseriu alguns personagens pops dos quadrinhos e filmes - heróis e anti-heróis - em imagens que marcaram eventos da 2a Guerra Mundial. Veja como ficou o resultado.


Mesa-redon​da “Theodoro Braga – Vida e Obra” acontece hoje, quarta-fei​ra, dia 20, na Galeria Theodoro Braga, às 19h

Mesa-redonda falará sobre o artista, historiador e professor Theodoro Braga na programação da mostra “Galeria Theodoro Braga 35 anos”
A Galeria Theodoro Braga apresentará nesta quarta-feira, dia 20 de junho, às 19h, a mesa-redonda “Vida e Obra de Theodoro Braga” com a participação dos Professores Aldrin Figueiredo e Edilson Coelho, como parte da programação paralela da exposição “Galeria Theodoro Braga – 35 Anos” e em comemoração aos 140 anos de nascimento do artista Theodoro Braga (1872-1953). A exposição é uma realização da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN) com o apoio do useu da Imagem e do Som (MIS).

Pintor, chargista, educador, historiador, geógrafo e advogado, Theodoro José da Silva Braga foi aluno da Escola Nacional de Belas Artes (ENBA) na década final do século XIX, tendo conquistado, em 1899, o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro, oferecido pela instituição aos seus alunos regularmente inscritos. Passou a maior parte de sua estada europeia em Paris, onde foi aluno, na Academia Julian, de Jean-Paul Laurens, vinculação que se evidencia no perene interesse de Theodoro pela pintura de temas históricos e literários. É autor da famosa obra “A Fundação da Cidade de Belém”, integrante do acervo do Museu de Arte de Belém. A mesa abordará diferentes aspectos da vida e da obra desse paraense que sempre levou consigo a valorização de elementos amazônicos em seu trabalho.

Ao final do ciclo de mesas-redondas serão emitidos certificados às pessoas que participarem da programação. A exposição “Galeria Theodoro Braga 35 Anos” segue em cartaz até o dia 27 de julho, de segunda a sexta, das 9:30h às 19:30h, e aos sábados e domingos (durante o mês de junho) das 17h às 21h, com entrada franca. A Galeria Theodoro Braga está localizada no subsolo da Fundação Cultural do Pará – Centur. Avenida Gentil Bittencourt, 650, entre Quintino e Rui Barbosa. Contatos: 32024313
galeriatheodorobraga@gmail.com

Participe!

Sobre os participantes:

Edilson Coelho é graduado em Educação Artística (Artes Plásticas) pela Universidade Federal do Pará (1980); especialista em Arte e Educação pela Universidade Federal do Pará (1995), com monografia sobre Arte e Desenho Infantil; Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), com dissertação sobre o Ver-o-Peso como espaço poético e cultural na produção do fenômeno na pintura moderna em Belém do Pará; e doutor em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), com tese sobre a construção do nacionalismo na obra do pintor paraense Theodoro Braga. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará.

Aldrin Figueiredo é Graduado em História (UFPA, 1989), especialista em Antropologia Social (UFPA, 1993), e mestre e doutor em História (UNICAMP, 1996, 2001). Desde 1991 é professor da Faculdade de História da UFPA. Sua área de interesse procura conexões entre a história cultural, as artes visuais e o ensaio crítico. Atualmente vem se dedicando ao estudo das artes plásticas e literárias na Amazônia nos séculos XIX e XX, Patrimônio histórico, memória e acervos da imigração estrangeira na Amazônia, diáspora cultural africana na Amazônia e a história social da intelectualidade amazônica (séculos XVIII-XX). Coordena o Grupo de Pesquisa em História Social da Arte (UFPA/CNPq) e atualmente é professor dos programas de pósgraduação em História Social da Amazônia e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará.

SERVIÇO:
Exposição “Galeria Theodoro Braga – 35 Anos”
Em exibição até o dia 27 de julho. De segunda a sexta-feira, das 9:30h às 19:30h. Sábados e domingos, do mês de junho, das 17h às 21h. Entrada franca

Programação paralela:
Mesa-redonda “Theodoro Braga – Vida e Obra”, com Prof. Dr. Aldrin Figueiredo e Prof. Dr. Edilson Coelho.
Data: 20 de junho de 2012, às 19 horas

Programação completa:
Dia 20/06, 19h: “Theodoro Braga – Vida e Obra”, com o Prof. Dr. Aldrin Figueiredo e Prof. Dr. Edilson Coelho.
Dia 26/06, 19h: “Galeria Theodoro Braga - 35 anos: História e Memória”, com Emanuel Franco, Fafá Pinheiro, Sérgio Mello e Tadeu Lobato.
Dia 28/06, 19h: “Curadoria x Artista X instituição”, com Orlando Maneschy, Eliane Moura e João Cirilo.

Local: Galeria theodoro Braga, subsolo da Fundação Cultural do Pará – Centur.
Avenida Gentil Bittencourt, 650, entre Quintino e Rui Barbosa.
Informações: (91) 32024313
galeriatheodorobraga@gmail.com

terça-feira, 19 de junho de 2012

VI Festival Cultura de Verão reúne mais de 50 atrações

6o Festival Cultura de Verão reúne mais de 50 atrações

Programação será realizada durante o mês de julho em Belém e no interior do Estado

Vem aí a sexta edição do Festival Cultura de Verão, projeto realizado pela Cultura Rede de Comunicação, durante o mês de julho, em Belém e no interior do Estado. A programação reúne mais de 50 atrações ao vivo, entre shows e espetáculos de teatro, além de exibição de curtas e desfile de moda, sempre com entrada franca. É cultura paraense para todo mundo ver e ouvir.
Belém receberá a programação de segunda a quarta-feira, sendo que às segundas o festival toma conta da Praça do Carmo, na Cidade Velha, com música instrumental. Às terças e quartas os shows serão apresentados no Píer das Onze Janelas, onde também haverá desfile de moda com grifes locais e exibição de curtas-metragens selecionados pelo Instituto de Artes do Pará (IAP).
Nos finais de semana o Festival Cultura de Verão segue para os municípios de Cametá (dias 06 e 07), Vigia (13 e 14), Bragança (20 e 21) e Soure (27 e 28). Toda a programação no interior terá participação de atrações locais. A programação será aberta no dia 2 de julho, segunda-feira, com Adelbert Carneiro e o show “Ianubiá”, na Praça do Carmo, a partir de 19h. No no dia 3, no Píer das Onze Janelas, será a vez do cantor Maca Maneschy e das bandas Clepsidra e Warilou. No dia 4, Jaafa Reggae, Alcyr Guimarães e Arraial do Pavulagem.

TEATRO
O Festival Cultura de Verão também abre espaço para o teatro paraense. Oito espetáculos serão apresentados no Espaço Cuíra, sempre às terças e quartas, às 19h, com entrada franca. Estão na programação “Acorde Margarida” e “Batista”, da Companhia Teatral Nós Outros, “Catalendas”, da In Bust Teatro com Bonecos, “As Gatosas”, do Grupo Cuíra, e “Red Bag”, do Usina de Animação, entre outros. Nos dias 3, 4, 10 e 11, serão apresentados mini-espetáculos “lambe-lambe” com o Coletivo Animadores de Caixas.

REVITALIZAÇÃO
A grande novidade do 6o Festival Cultura de Verão será a revitalização da Praça do Carmo, localizada no centro histórico de Belém. A ideia é envolver a comunidade nesta ação inédita, que conta com a parceria de vários órgãos e entidades, além do projeto Tudo de Cor pra Você, das tintas Coral, que irá fornecer todo o material para a valorização cromática da praça e das casas do entorno.
No próximo dia 23, no Fórum Landi, será realizada uma oficina de aprendiz de pintor, direcionada a moradores da Cidade Velha que queiram participar da revitalização. Eles irão aprender técnicas com pintores profissionais e receberão um certificado ao final da atividade. Estão sendo disponibilizadas 30 vagas. Quem desejar participar deve entrar em contato com o departamento de marketing da Cultura Rede de Comunicação, através dos telefones 4005-7706/ 7774.
São parceiros da ação de revitalização Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Fórum Landi e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A iniciativa tem apoio da Associação dos Moradores da Cidade Velha, Faculdade Estácio do Pará e bloco carnavalesco Elka.


CIRCULAÇÃO

A presidente da Cultura Rede de Comunicação, Adelaide Oliveira, destaca que o Festival Cultura de Verão abraça várias linguagens artísticas, atraindo a cada ano um público maior e também mais audiência para as transmissões. Todos os shows no Píer das Onze Janelas serão transmitidos ao vivo pela TV, Rádio e Portal Cultura.
Adelaide observa que o projeto integra a política pública de difusão e circulação da música paraense realizada pelo Governo do Pará. “Nesta edição vamos visitar cidades que nunca receberam o festival, como Cametá e Vigia, que possuem uma forte tradição musical”, diz ela.
A programação nos municípios valoriza os artistas locais. Em Cametá, por exemplo, haverá apresentação da Banda Sociedade Euterpe Cametaense, do grupo de bangüê Cinco de Ouro, do grupo Engole Cobre e também do samba de cacete de Dona Iolanda do Pilão.
MPB, samba, carimbó, pop rock, instrumental, reggae e muito mais estão no caldeirão sonoro do Festival de Verão, que vai reunir mais de 390 músicos de Belém e do interior do Estado. “A música é matéria-prima das emissoras Cultura”, completa Adelaide Oliveira.

SERVIÇO
6o Festival Cultura de Verão. Shows ao vivo, exibição de curtas, desfiles de moda e espetáculos teatrais durante todo o mês de julho. De segunda a quarta-feira em Belém, e aos finais de semana no interior do Estado. Abertura dia 2 de julho, na Praça do Carmo. Espetáculos de teatro às terças e quartas, às 19h, no Teatro Cuíra (Riachuelo, esquina da 1o de Março, Campina).
Entrada franca. Realização: Cultura Rede de Comunicação.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

FÓRUM NACIONAL SETORIAL DE ARTES VISUAIS

LEIAM, ISSO É MUITO IMPORTANTE.


Recebi essa mensagem hoje:




SE O PARÁ NÃO TIVER mais de 15 pessoas cadastradas para

votar para a representação, o


estado perde representação. VAMOS NOS INSCREVER, 


PARAENSES, nem que seja como votantes!!!!




Precisamos de pessoas que se inscrevam como votantes e

também candidatos dispostos! 




Vá no site e pelo menos se cadastre como votante.






Transcrever

Transcrever é um documentário que tem o objetivo de mapear territórios de passagens do ambiente do impresso para o universo dos tablets. Por meio de vídeos e entrevistas pretende-se documentar e refletir sobre esse momento de justaposições de formatos e plataformas. Além disso, o site do projeto busca expor os pensamentos dos entrevistados e suas relações com a tecnologia e o livro digital. 

"Ler um livro é para o bom leitor conhecer a pessoa e o modo de pensar de alguém que lhe é estranho. É procurar compreendê-lo e, sempre que possível, fazer dele um amigo"
Herman Hesse





Para saber mais:
http://projetotranscrever.com.br/

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Lançamento do Catálogo dos projetos da 10ª Edição da Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística 2011

LANÇAMENTO DO CATÁLOGO DOS BOLSISTAS

O Instituto da Arte do Pará lançará no dia 19 de junho às 19h, o Catálogo dos projetos da 10ª Edição da Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística 2011. Com esta publicação, o IAP cumpre mais uma etapa do seu programa de apoio aos artistas paraenses, garantindo o registro e a divulgação dos trabalhos dos premiados nas linguagens cênicas, musicais, artes visuais e literárias, e convida à leitura dos textos curatoriais dos pesquisadores Izabela Leal, Orlando Maneschy e Waldete Brito.


O Programa de Bolsas do IAP, no ano em que o Instituto completa doze anos, contemplou 20 artistas e pesquisadores do Estado com financiamento e apoio técnico para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, incentivando o caráter experimental, a inventividade e a inovação dos meios de produção e criação contemporânea, contribuindo para a consolidação de valores fundamentais à formação profissional nas diversas áreas artísticas.

Serviço:


Local: Instituto de Artes do Pará (IAP) Praça Justo Chermont 236, ao lado da Basílica.
Hora: 19h
Data: 19/06/2012
Informações: 4006-2917
http://www.iap.alcantara.net.br/

segunda-feira, 11 de junho de 2012

ENCONTRO NORTE NORDESTE DE PRODUTORES CULTURAIS DA FOTOGRAFIA – ENNEFOTO.1​2

Clique aqui para saber mais.

Abertura 15/06 - Mostra Cidades Contínuas



Condomínio Cultural abre em junho sua primeira Mostra de arte: Cidades Contínuas - Prólogo

Mostra de arte contemporânea apresentará, de 15 a 17 de junho, em São Paulo, trabalhos de 45 artistas, performances, intervenções e apresentações musicais.

O Condomínio Cultural realizará em São Paulo, de 15 a 17 de junho, a primeira edição da Mostra Cidades Contínuas – Prólogo, reunindo trabalhos de 45 artistas, alguns deles inéditos criados exclusivamente para o evento em suportes como fotografia, grafite, instalação, videoarte, performance, pintura, xilogravura, colagem, videoinstalação e apresentações musicais.

A exposição contará com trabalhos de Alexandre Paiva, Ana Mitre, Ana Zveibil, Artur Matuck e Naira Ciotti, BebapraFrente, Breno Rotatori, Cesar Garcia, Coletivo das Meninas Sem Nome, Coletivo Parênteses, Camila Schenkel, Cecilia Stelini, Daniela Antonelli, Daniel Caballero, Daniel Freitas, Darcy Gomide e Felix Lima, Deco Farkas, Flavio Rex, Francesco di Tillo, Frederico Filippi e Maura Grimaldi, Gabriela Greeb, Gustavo Diehl, Isabela Santana, Jaime Prades, Jéssica Mangaba, Jurandy Valença, Leticia Rita, Lilian Fontela e Lucas Schlosinski, Lipcia Lipzep, Lu Bueno e Camila Fogaça, Lucas Rampazzo, Luciana Miyuki, Marcela Camillo, Marcelo Amorim, Marcos Kaiser e Bruno Palazzo, Néle Azevedo, Nurit Sharett, Onze: Quatorze, Raphael Escobar, Reverso Coletivo, Roberto Fabra, Sérgio Basbaum e Sol Casal.

Ficha Técnica
Curadoria: Coletivo Parênteses – Paloma Klein, Rodrigo Antonio e Vicente Martos
Produção: Géssica Arjona
Colaboração: Camila Fialho
Diretor Técnico: Kako Guirado
Light Designer: Guilherme Bonfanti
Realização: Condomínio Cultural

Serviço
Cidades Contínuas - PrólogoAbertura com performances, intervenção artística na fachada e festa - 15 de junho / sexta-feira 20h00
Exposição e performances – 16 de junho / sábado / a partir das 15h
Exposição e encerramento – 17 de junho / domingo / a partir das 15h
Local: Condomínio Cultural – Rua Mundo Novo, 342 – Vila Anglo Brasileira - SP

Informações para a imprensa
Condomínio Cultural
Géssica Arjona e Vicente Martos
+ 55 11 4304 41 21
+ 55 11 7043 39 70/ +55 11 8803 9592
gessica@condominiocultural.org.br/  vicente@condominiocultural.org.br
http://www.condominiocultural.org.br/

domingo, 10 de junho de 2012

A ARTE DA DIVERGÊNCIA ou Quando alguém perde seguidores.



Uma mulher muito bonita e elegante cruza uma avenida.
Ela olha para o lado e pensa: “olha quem tá ali, é aquele cara famoso e tal.”

M – Oi, td bom? Você ñ é o fulano de tal?
H – Sim, sou eu.
M – Eu era uma grande fã sua...
H – Era? (risos)
M – Sim...acompanhava suas exposições, suas ideias e até defendia seus pontos de vista na minha agência.
H – Sério? E o que lhe fez mudar de ideia...err..deixar de ser minha fã (risos)
M – Vou te ser bem sincera, percebi que você queria ter uma plateia te seguindo.
H – Eu? (indignado), imagina!! Nunca sequer pensei nisso!
M – Bom...não é o q eu percebia. Você dizia para nós compartilharmos informações, mas, era o primeiro a enviar os editais somente para alguns do grupo.
H – Você só pode estar alucinando (com raiva).
M – Olha, eu te digo isso por que fiquei chateada contigo, não posso deixar de dizer.
H – Você está começando a me ofender garota.
M – Deixei de ir em palestras de pessoas que falavam de novas ideias sobre nossa linguagem por que você dizia que essas pessoas estavam equivocadas, precisavam estudar, ter técnica, conhecer a coisa por dentro...você era foda! Você vinha com esse discurso de professor sabe tudo, mas, no fundo você é a tradição embolorada.
H – Escuta aqui menina (com raiva mesmo): você vai ouvir agora, vocês acham q podem chegar assim escrachando tudo, vocês destroem algo que foi construído com suor de gerações passadas com muito sacrifício, que direito vocês tem de fazer isso?
M – Meu direito de pensar sem ter vocês nas minhas costas incutindo mofo na minha consciência! Ideias que no final das contas são parte da sua vontade ou necessidade de não perder seguidores, sim!! Você na verdade não quer perder público.
H – Ora, vá aprender a arte do ofício primeiro, depois conversamos! Vá e depois de quinze anos de experiência a gente conversa, sua patrícia.
M – Pois eu lhe digo o mesmo, vá estudar e deixe o programa de lado...você lembra de “tempos modernos” Pois, sim, você não passa de um Carlitos apertando parafusos.








sábado, 9 de junho de 2012

Galeria Theodoro Braga comemora 35 anos com exposição e ciclo de palestras

Galeria Theodoro Braga comemora 35 anos com exposição e ciclo de palestras

Edição de Texto: Hélio Granado /Jornalista Ascom Fcptn Centur

No mês de junho, a Galeria Theodoro Braga, da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, completa 35 anos de existência no cenário artístico paraense, mesmo mês em que são comemorados os 140 anos de nascimento de seu patrono, o pintor, historiador e professor Theodoro José da Silva Braga. Para celebrar as datas, a equipe da Galeria Theodoro Braga abrirá, na próxima quarta-feira, 13 de junho, às 19h, a exposição “Galeria Theodoro Braga – 35 anos”, na Galeria (subsolo do Centur). A mostra fica aberta até o dia 27 de julho e tem entrada franca. As comemorações ainda terão ciclo de debates com estudiosos sobre a vida e obra de Theodoro Braga.

A exposição “Galeria Theodoro Braga – 35 anos” é de caráter histórico e contém peças do acervo da Fundação Tancredo Neves e do Museu da Imagem e do Som (MIS), além de vídeos e painéis que tratarão de aspectos ligados à história e memória desta sala de exposição.

O principal objetivo da mostra é reunir e apresentar ao público materiais referentes à memória recente da cultura paraense no campo das artes visuais. A exposição será composta por painéis, obras presentes no acervo, materiais impressos (convites, cartazes, periódicos), vídeos-depoimentos e vídeo-arte de alguns artistas que passaram pela GTB entre as décadas de 1980 e 2000.

Como programação paralela, no mês de junho, serão realizadas semanalmente, sempre às 19h, mesas-redondas com a participação de artistas, professores e pesquisadores que estudam a vida e obra de Theodoro Braga. A primeira palestra será “A Galeria Theodoro Braga e a Arte Contemporânea Paraense”, com Armando Queiroz, Ms. Ilton Ribeiro, Prof. Dr. Orlando Maneschy, no dia 14 de junho.

O evento ainda terá os debates “Theodoro Braga – Vida e Obra”, com professor Dr. Edilson Coelho e o Prof. Dr. Aldrin Figueiredo, no dia 20 de junho, e “Galeria Theodoro Braga - 35 anos: História e Memória”, com Emanuel Franco, Fafá Pinheiro, Sérgio Mello e Tadeu Lobato, no dia 26 de junho.

Galeria Theodoro Braga - A Galeria Theodoro foi inaugurada em 15 de março de 1977, instalada originalmente na lateral do Theatro da Paz. Sua criação ocorreu durante o segundo ano de mandato do governador do Estado Aloysio Chaves com a finalidade de atender à demanda dos artistas e do público de artes visuais em Belém.

Após quase uma década de funcionamento no Theatro da Paz, a Galeria Theodoro Braga foi fechada e seu espaço físico utilizado para fins administrativos. Em 27 de junho de 1986 foi criada a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e a Galeria reabriu no subsolo do edifício, construído na Gentil Bittencourt, local para onde boa parte do acervo de obras foi transferida à época.

Palco de várias gerações de artistas, a Galeria teve papel fundamental para o desenvolvimento e atualização da produção contemporânea em artes no Pará, atuando como um importante espaço expositivo que interliga Belém à produção contemporânea do Brasil e do mundo. Desde então, muitos artistas locais, nacionais e estrangeiros apresentaram obras na Theodoro Braga e ajudaram a constituir o rico acervo do local ao longo desses 35 anos. Parte deste acervo foi incorporada ao Sistema Integrado de Museus (SIM) no início da década de 2000.

Atualmente, a coleção abriga obras de artistas tais como Antar Rohit, Orlando Maneschy, Eisaburo Mori, Jean Yves Gallard, Armando Queiroz, Paolo Ricci e Walter Firmo, reunidos em um patrimônio de inúmeros objetos, instalações, aquarelas, fotografias, entre outras linguagens da arte contemporânea.

O artista Theodoro Braga - Theodoro José da Silva Braga nasceu em Belém, no dia 08 de junho de 1872 e faleceu em São Paulo, em 1953. Pintor, chargista, educador, historiador, geógrafo e advogado, Theodoro Braga foi aluno da Escola Nacional de Belas Artes (ENBA) na década de 1890, tendo conquistado, em 1899, o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro, oferecido pela instituição aos seus alunos regularmente inscritos.

Passou a maior parte de sua estada europeia em Paris, onde foi aluno, na Academia Julian, de Jean-Paul Laurens, vinculação que se evidencia no grande interesse de Theodoro pela pintura de temas históricos e literários. É autor da famosa obra “A Fundação da Cidade de Nossa Senhora de Belém do Pará”, integrante do acervo do Museu de Arte de Belém (MABE).

Serviço:
As comemorações dos 35 anos da Galeria Theodoro Braga iniciam na próxima quarta-feira, 13 de junho, com o vernissage da mostra “Galeria Theodoro Braga - 35 Anos”, às 19h. Contato: 3202- 4313

Programação paralela (Ciclo de mesas-redondas):

Dia 14/06, 19h: “A Galeria Theodoro Braga e a Arte Contemporânea Paraense”, com Armando Queiroz, Ms. Ilton Ribeiro, Prof. Dr. Orlando Maneschy.

Dia 20/06, 19h: “Theodoro Braga – Vida e Obra”, com o Prof. Dr. Aldrin Figueiredo e Prof. Dr. Edilson Coelho.

Dia 26/06, 19h: “Galeria Theodoro Braga - 35 anos: História e Memória”, com Emanuel Franco, Fafá Pinheiro, Sérgio Mello e Tadeu Lobato.

--
João Cirilo Neto
Gerente da Galeria

Cacau Novais - Técnica em Gestão Cultural
Eliane Moura - Técnica em Gestão Cultural
Liamara Oliveira - Técnica Cultural
João Paulo do Amaral - Assistente de Produção

Contatos:
galeriatheodorobraga@gmail.com
(91) 3202-4313
Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves

Conheça nosso Portal: http://www.fcptn.pa.gov.br/

Twitter: @FCPTN_PA
Facebook: Fcptn Centur

Colaborado​res ENNEFOTO-1​2

Caro amigo fotoativista,


A Fotoativa junto à Fundação Cultural Tancredo Neves e o Instituto Anima encontram-se trabalhando na organização do ENCONTRO NORTE NORDESTE DE PRODUTORES CULTURAIS DA FOTOGRAFIA – ENNEFOTO.12, a ser realizado em Belém do Pará, no período de 14 a 16 de Junho de 2012.

O ENNEFOTO.12 deverá reunir pessoas que pensam, fazem e/ou pesquisam fotografia na Região Norte e Nordeste do Brasil, para expor, discutir, identificar demandas e articular ações estratégicas para o desenvolvimento da produção cultural da fotografia nessas regiões.

Convidamos você para fazer parte do grupo de apoio voluntário ao evento, cuja reunião de orientação acontecerá no dia 12.06 (terça), às 19h:30.

Associação Fotoativa/Coordenação ENNEFOTO

ENNEFOTO.12 - ENCONTRO REDE NORTE NORDESTE DE PRODUTORES DA FOTOGRAFIA.

Dia 14.06.2012 - Quinta feira
16 às 17 horas – Credenciamento
18 as 20h00 – Mesa de abertura
20h00 – Coquetel de boas vindas

Dia 15.06.2012 – Sexta feira
08h30 – Eugênio Sávio, Representante da RPCFB
09h00 as 12h00 - Apresentação de painéis: (Acre, Alagoas, Amapá,Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte).
12h00 as 14h00 – Almoço
14h00 as 15h00 – Apresentação de painéis: Rondônia, Roraima, Sergipe, Tocantins
16h00 as 17h30 – Grupos de Trabalho Temáticos
18h30 - Coquetel de Lançamento do livro livro “DA COR DO NORTE: BRINQUEDOS DE MIRITI”, escrito por Paes Loureiro , com fotografias de Jarbas Oliveira.

Dia 16.06.2012 – Sábado
09h00 as 12h00 - Grupos de Trabalho Temáticos (continuidade)
12 h00 as 14h00 – Almoço
14h00 as 17h00 - Plenária dos GT’s
17h00 - Encerramento
19h00 – Abertura da Exposição e Lançamento de Livro: “FRONTEIRA NORTE – Demarcando e aproximando a Amazônia” – Acervo fotográfico da PCDL- 8 Décadas. 2o. Andar –CENTUR.

ENNEFOTO.12
LOCAL: FCPTN - CENTUR (Cine Líbero Luxardo)
Av. Gentil Bittencourt, n° 650
Bairro Nazaré, Belém - Pará - Brasil
Cep: 66.035-340

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Prêmio EDP das Artes - Instituto Tomie Ohtake

Repassando. 

Caríssimos,
Escrevo para convidá-los para a exposição do Prêmio EDP das Artes, que está sendo realizada no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.
Participo da mostra com a série de 8 xilogravuras Matriz Perdida Invertida.

A exposição está em cartaz do dia 05 de 26 de junho de 2012. Está linda.

Abraços,

Tales
p.s.: favor divulgar para possíveis interessados




terça-feira, 5 de junho de 2012

CINEMA: "O Espião que Sabia Demais" no Cine Libero

Cine Líbero Luxardo apresenta "O Espião que Sabia Demais", de Tomas Alfredson.


Baseado em best-seller de John Le Carré. No final do período da Guerra Fria, George Smiley (Gary Oldman), um dos veteranos membros do Circus, divisão de elite do Serviço Secreto Inglês, é chamado para descobrir quem é o agente duplo que trabalhou durante anos também para os soviéticos. Todos são suspeitos, mas como também foram altamente treinados para dissimular e trabalhar em condições de extrema tensão, todo cuidado é pouco. George precisa indicar o espião e não pode errar.

Sinopse: Durante o período da Guerra Fria, os britânicos começam a desconfiar que estão sendo espionados por alguém do alto escalão do exército soviético. Para investigar o caso com toda a cautela que a situação exige, George Smiley (Gary Oldman) abandona a aposentadoria para encobrir agente soviético do MI6.

Título original: "Tinker Tailor Soldier Spy"
Direção: Tomas Alfredson
Elenco: Tom Hardy, Colin Firth, Gary Oldman, Mark Strong, Stephen Graham, Amanda Fairbank-Hynes, Ciarán Hinds, John Hurt, Zoltán Mucsi, Péter Kálloy Molnár, Ilona Kassai
Gênero: Suspense
Classificação: 14 anos
Trailer: http://youtu.be/8wd1SMk5Boc

Datas:
06 a 08/06 (19h)
09 e 10/06 (16h30 e 19h)
13/06 (19h)
15 e 16/06 (19h)
17/06 (16h30 e 19h)

*Excepcionalmente não haverá sessão no dia 14/06

Ingressos: R$ 5,00 (aceitamos meia entrada). Às quartas-feiras, entrada franca para estudantes.
Espaços especiais para cadeirantes.

Realização:
Governo do Pará e Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Rui do Carmo na programação literária do SESC Boulevard


Informações

SESC - Serviço Social do Comércio
Centro Cultural SESC Boulevard

End: Boulevard Castilho França, 522/523. Campina
Tel: (91) 3224 5305 / 3224 5654.
Horário de funcionamento: Terça a Sábado das 10 às 21h Domingo de 09h às 13h e 15h às 21h