quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Selecionados no Rumos Artes Visuais 2011/2013


Saiu a lista dos selecionados no Rumos Artes Visuais 2011/2013 e 45 nomes estão na lista de um total de 1.770 inscrições, entre eles três coletivos artísticos.
A exposição geral, em que todos os trabalhos poderão ser vistos, está prevista para o dia 8 de fevereiro de 2012, no Itaú Cultural, em São Paulo. Exposições temáticas irão itinerar por quatro cidades brasileiras, mas ainda sem datas previstas. A segunda e a última exposição geral devem acontecer no final de 2012, no Rio de Janeiro.
A seguir o nome dos artistas em ordem alfabética e seus locais de origem.

Parabéns para nossas artistas paraenses que foram selecionadas, Berna Reale e Carla Evanovitch.

Selecionados:
Adriano Costa – São Paulo (SP)
Allan de Lana – Brasília (DF)
Berna Reale – Belém (PA)
Carla Evanovitch – Belém (PA)

Carlos Contente – Rio de Janeiro (RJ)
Claudia Hersz - Rio de Janeiro (RJ)
Cristiano Lenhardt – Recife (PE)
Dalton Paula – Goiânia (GO)
Daniel Murgel – Rio de Janeiro (RJ)
Fábio Baroli – Rio de Janeiro (RJ)
Fábio Magalhães – Salvador (BA)
Fernando Ancil – São João Del Rei (MG)
Gabriela Mureb – Niterói (RJ)
GIA – Grupo de Interferência Ambiental (coletivo) – Salvador (BA)
grupo PS (coletivo) – Joinville (SC)
Guilherme Dable – Porto Alegre (RS)
Guilherme Teixeira – São Paulo (SP)
Íris Helena – João Pessoa (PB)
Isabel Ramil – Porto Alegre (RS)
Jimson Vilela – Rio de Janeiro (RJ)
João Castilho – Belo Horizonte (MG)
Luciana Paiva – Brasília (DF)
Luiz Roque – São Paulo (SP)
Luiza Baldan – Rio de Janeiro (RJ)
Marcos Brias – São Paulo (SP)
Maria Laet – Rio de Janeiro (RJ)
Marilia Furman – São Paulo (SP)
Michel Zózimo – Porto Alegre (RS)
Naia Melo Arruda – Manaus (AM)
Nara Amélia – Porto Alegre (RS)
Pablo Lobato – Belo Horizonte (MG)
PirarucuDuo (coletivo) – São Paulo (SP)
Pontogor – Rio de Janeiro (RJ)
Rafael Pagatini – Porto Alegre (RS)
Raquel Versieux – Belo Horizonte (MG)
Regina Parra – São Paulo (SP)
Rodrigo Torres – Rio de Janeiro (RJ)
Rogério Severo – São Leopoldo (RS)
Romy Pocztaruk – Porto Alegre (RS)
Thiago Honório – São Paulo (SP)
Thiago Martins de Melo – São Luís (MA)
Ueliton Santana – Rio Branco (AC)
Vijai Patchineelam – Niterói (RJ)
Vinicius Guimarães – Serra (ES)
Virgílio Neto – Brasília (DF)

Fonte: Rumos Itaú Cultural

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Xumucuís realiza palestra de John Fletcher e inaugura obra de Ricardo O’Nascimento


Xumucuís realiza palestra de John Fletcher. 


Nesta quinta-feira, 01 de setembro, às 19h acontece a primeira palestra da programação do 1º Salão Xumucuís de Arte Digital, aberto desde 18 de agosto em vários espaços do Museu Casa das Onze Janelas.


"Processos culturais na arte contemporânea", com John Fletcher Custon vai abordar os vários aspectos culturais que tem se destacado e ganhado um foco premente para a pesquisa em torno da arte: o multicultural versus o multiculturalismo, o global versus o local, a comunicação e, no nosso caso mais específico, as organizações híbridas das sociedades na América Latina. Além disso, o salão tamb´me abre ao público a visitação à uma das obras premiadas, o vídeo interativo "Authority", de Ricardo O'Nascimento.

Em um contexto onde é importante observar como os processos globalizadores criaram e criam mercados mundiais de bens materiais e ideológicos, mensagens e migrantes, Fletcher, Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará, professor de Estética e Filosofia da Arte (Parfor/ UFPA), pretende traçar um panorama sobre determinados aspectos levantados e relevantes para o foco dos estudos culturais, com o intuito de servir de corpus epistemológico para compreender rotas pelas quais a produção artística hoje trafega. John Fletcher é Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará, professor de Estética e Filosofia da Arte (Parfor/ UFPA), participante do Grupo de Pesquisa em Crítica e Historiografia da Arte na Amazônia (CHAA). Faz pesquisa em torno de Dialogismo Bakhtiniano, Arte Contemporânea e Processos Culturais.

O Salão ficará aberto à visitação até o dia 18 de setembro e ainda vai oferecer outras ações a serem divulgadas no decorrer da exposição. Premiando cinco artistas, Flamínio Jallageas (SP), com o vídeo instalação Platôs (2009), o Grupo Hyenas (RJ), com a video instalação “A Borboleta e o Tigre” (versão HD - 2004 – 2011) e Míriam Duarte (MG/SP), também com uma vídeo-instalação intitulada “Refletir” (2011), além de Ricardo O’Nascimento (RJ), com o vídeo-arte “Authority” (2008 ) e o paraense Victor De La Rocque (PA), que inscreveu a web arte, “Not Found” (2011), o salão reúne ainda mais algumas dezenas de obras digitais e obras de artistas convidados como Lúcia Gomes, Armando Queiroz, Keyla Sobral, Melissa Barbery e Roberta Carvalho. O 1º Salão Xumucuís de Arte Digital, que ganhou o patrocínio da Oi Futuro, por meio da Lei Semear, do Governo do Estado. Para mais informações e ver a lista completa dos artistas selecionados, acesse: http://xumucuis.wordpress.com/

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Hackwork Netlab - Networked Hacklab




Segue a programação da segunda etapa do projeto Networked Hacklab em Belém a partir de amanhã (25 de agosto de 2011) no IAP. A primeira etapa que consistiu na imersão dos coletivos em um ambiente de convivência por três dias mesclando muita discusão e muita diversão, agora chega a uma parte mais prática de construção dessa cartografia crítica da Amazônia. Então vamos nessa onde todos somos convidados!

25/8 (quinta-feira) _IAP
16h às 22h
apresentações dos convidados: Bruno Vianna (RJ), Bruno Tarin (RJ) e Antenas Mutantes (Bogotá/COL)
apresentação das TAGS (palavras-chave) : por uma cartografia crítica da Amazônia

26/8 (sexta-feira)_ IAP
10h às 22h
Roteirização e Mapeamento

27/8 (sábado) _IAP(?) ou ICA
10h às 22h
Roteirização e Mapeamento
Finalizações e Estratégias de distribuição Web.

"Diálogo Cultural", uma iniciativa da Representação Regional Norte do MinC

Produtores culturais, artistas e interessados afins são convidados pela Representação Regional Norte do MinC em parceria com a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves a participarem de um bate-papo sobre o projeto de Lei nº6722/2010 que institui o Procultura no próximo dia 26 de agosto de 2011(sexta) de 14h30 às 17h30 no Cine Líbero Luxardo - FCPTN (CENTUR).

SERVIÇO
Diálogo Cultural
Dia: 26/08/2011
Hora: 14h30
Local: Cine Líbero Luxardo - FCPTN (CENTUR)
Mais Informações: Ministério da Cultura / Representação Regional Norte - Av. Governador José Malcher, 563  -   CEP: 66.035-100 - Telefone: (91) 3224-1825 - Belém - Pará - regionalnorte@cultura.gov.br

Exposição “Miragem Urbana” de Pedro Cunha dia 25/8 na Kamara Kó Galeria



Com senso estético apurado, o olhar de Pedro Cunha percorre espaços urbanos contemporâneos onde transeuntes se confundem com displays publicitários, automóveis, prédios, luzes e sombras. Estes recortes peculiares estão presentes em “Miragem Urbana”, primeira individual do fotógrafo, que será aberta no dia 25 de agosto, às 19h30, em novo espaço expositivo da Kamara Kó Galeria.
Pedro Cunha nasceu em Fortaleza (CE) e adotou Belém como cidade natal em 1995. Considerado um dos representantes da nova safra da fotografia contemporânea paraense gerada pela Associação Fotoativa, Pedro tem as paisagens urbanas como objeto fotográfico, usando sobreposições, reflexos e composições de imagens.
“Miragem Urbana” tem curadoria do artista visual Alexandre Sequeira, que observa nas fotografias uma paisagem complexa, composta por acúmulos de informações, que também lançam uma reflexão. “Pedro garimpa as superfícies profusamente ocupadas das metrópoles – paradigmas da saturação, nos fazendo refletir sobre a diluição das fronteiras que separam o real da ficção no mundo em que vivemos”, comenta.
Circulação – Em suas participações no circuito da fotografia profissional, Pedro teve obras selecionadas para o Salão Arte Pará (Belém-PA/2007) e Salão Unama de Pequenos Formatos (Belém-PA/2006). Entre as principais presenças em exposições coletivas estão “Cartografias Contemporâneas” – Sesc Pompéia (São Paulo-SP/2009); “Transfigurar” – Galeria Elf (Belém-PA /2009); “Eterno Feminino” – Fotoativa (Belém-PA/2008); “Escrituras” - Galeria do Banco da Amazônia (Belém-PA/2008); e “Olhares interculturais Pará/Argentina” – Sala Augusto Fidanza – (Belém PA/2005).  
Pedro e Alexandre estão entre os fotógrafos que têm obras agenciadas pela Kamara Kó Galeria, novo espaço de fomento ao mercado de arte visual de Belém. “A galeria é um grande incentivo para a categoria, além de reforçar o aspecto artístico da fotografia no mercado de artes visuais”, assinala Pedro.



Serviço
“Miragem Urbana”, de Pedro Cunha, abre no dia 25 de agosto, às 19h30, em novo espaço expositivo da Kamara Kó Galeria. A visitação segue até o dia 15 de outubro, de quarta a sexta-feira, de 15h às 19h; e aos sábados, de 10h às 13h. Na travessa Frutuoso Guimarães, 611, entre General Gurjão e Riachuelo. No dia da abertura, os visitantes poderão contar com serviço de estacionamento gratuito na AF Coelho, na rua General Gurjão, próximo da Ferreira Cantão.

por Solange Campos
www.kamarakogaleria.com

terça-feira, 23 de agosto de 2011

CINEMA: "A Árvore", no Cine Libero

O Cine Líbero Luxardo estreia na Sessão Regular dessa semana "A Árvore", de Julie Bertuccelli. O filme fica em cartaz de quarta (24) de agosto atédomingo (04) de setembro, sempre às 19 h, com ingresso a R$ 5,00. As quartas oCine Líbero Luxardo realiza o projeto Plateia, com entrada franca a estudantes mediantecomprovação estudantil.
...

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

EXPOSIÇÃO: "Ciclos" do artista Diogo Viana


Abertura da Exposição "Ciclos" do artista Diogo Viana, no dia 23/08/2011, às 19.00h, nesta Galeria. A exposição poderá ser visitada de 24/08/2011 a 23/09/2011, de segunda a sexta-feira, no horário de 09h às 19h.
Agradecemos,
Equipe da Galeria Theodoro Braga

FCPTN – Galeria Theodoro Braga
Av. Gentil Bittencourt, 650(subsolo) – Nazaré -  66035-340 Belém-Pa.  Tel. 3202-4313.
galeriatheodorobraga@gmail.com e gtb@fcptn.pa.gov.br.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Dia Mundial da Fotografia

Aos amantes da fotografia seguem algumas dicas de eventos, curso e concursos que estão rolando.

Curso "Os pensadores da fotografia" com Simonetta Persichetti, no SESC Boulevard. Gratuito.
NIL - Concurso de fotografia - SUTILEZA
A revista NIL promove esse com o objetivo de incentivar a carreira de artistas fotógrafos e proporcionar meios de divulgar o trabalho fotográfico de artistas emergentes.
Confira no link: Nil Revista

Além dos eventos já mencionadas em posts anteriores
10º Largo Cultural das Mercês
Belém 16:16

Aproveitemos!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Maratona fotográfica Belém 16.16 no SESC Boulevard

...

Leia sobre o projeto Belém 16.16
PROGRAMAÇÃO TOTALMENTE GRATUITA

CINEMA: Mostra 25 Anos do Cine Líbero Luxardo

Mostra 25 Anos do Cine Líbero Luxardo

            Ao longo destes 25 anos, o Cine Líbero Luxardo tentou proporcionar aos seusfreqüentadores a oportunidade de assistir filmes que não tem espaço no circuitocomercial, e fez isso sem preconceitos. Do cult ao maldito, o Líbero abriu suasportas e emprestou sua tela pra que todos pudessem viver a magia do cinema. Alémdisso, o Líbero fez parcerias importantes. Exibiu mostras, festivais, deuespaço ao cinema regional, enfim, se fez presente. Por isso, é com muitasatisfação que anunciamos uma programação especial em comemoração a esses 25anos!                
            O carro-chefe será a SessãoVencedores, onde re-exibiremos os cinco (5) filmes mais votados pelo públicopor meio de enquete, de quarta a domingo sempre às 19 horas. Mas, como cinco(5) é pouco pra tanta história, abrimos espaço também a três (3) filmes queforam bem votados, mas que não ficaram entre os vencedores, com a SessãoRepescagem que será de quarta a sexta, sempre às 16h. No mais, teremos Sessões Bônus dedois (2) dos nossos mais significativos projetos: A Sessão Cult e a SessãoMaldita. A Maldita será na sexta (19) às 21 horas e a Cult, como sempre, nosábado (20) às 16h.
            No domingo (21) a programação deencerramento começa às 18 horas, com a Sessão Pré-estreia com a exibição docurta "Ribeirinhos doAsfalto", da cineasta paraense Jorane Castro, que ganhou oprêmio de melhor atriz (Dira Paes) na categoria Curta Metragem, no Festival deGramado de 2011,e éclaro, com a exibição do grande vencedor.
Em tempo, agradecemos a todas as pessoas quedireta ou indiretamente contribuíram para a realização deste projeto, atravésde votação, sugestões, críticas, elogios, divulgação e, em especial, pelasinestimáveis manifestações de carinho para com este importante espaço cultural.

            Abaixo, confira os títulos que serãoexibidos e prestigiem!

Serviço:

PROGRAMAÇÃO 25 ANOS DO CINE LÍBEROLUXARDO
17 a 21 de agosto, quarta a domingo.

SESSÃO REPESCAGEM – 16h

QUARTA - 8º lugar – Lavoura Arcaica - Luiz FernandoCarvalho. (BR. 2001)
QUINTA -7º lugar – O Homem que amava as mulheres -François Truffaut. (FR. 1977)
SEXTA - 6º lugar – A Doce Vida –Federico Fellini (FR/IT 1960)

SESSÃO VENCEDORES – 19h

QUARTA - 5º lugar - Bastardos Inglórios - QuentinTarantino. (EUA. 2009)
QUINTA - 4º lugar - Piaf - Um Hino ao Amor - OlivierDahan. (REP TCHE, FR, RU. 2007)
SEXTA - 3º lugar – A Tortura do Medo - Michael Powell.(RU, 1960)
SÁBADO - 2º lugar – Arca Russa - Aleksandr Sokurov. (RUS.2002)
DOMINGO - 1º lugar – Sangue Negro - PaulThomas Anderson. (EUA, 2007)

SESSÕES BÔNUS

SEXTA - 21h – Sessão Maldita - “Um Lagarto com Pelede Mulher” - LUCIO FULCI. (ITA. 1971)
SÁBADO - 16h – Sessão Cult - “O homem que nãovendeu sua alma” - Fred Zinnemann. (ING. 1966)

SESSÃO PRÉ-ESTREIA

DOMINGO - às 18h - Pré–estreia do curta“Ribeirinhos do Asfalto”, de Jorane Castro.
 
Onde: Cine Líbero Luxardo, Av. Gentil Bittencourt, 650, Térreo - CENTUR
Quando: 17 a 21 de agosto, quarta a domingo. (checar horários)
Quanto: Entrada Franca (Os  ingressos serão distribuídos  gratuitamente uma hora antes das sessões, respeitando a lotação do espaço).
Dispomos de 86 lugares em platéia e 04 espaços especiais para cadeirantes
Inf: 3202 4321 / cinelibero@gmail.com

sábado, 13 de agosto de 2011

Inscrições do Arte até final de Agosto


Informamos que as inscrições do Arte Pará 2011 - 30 anos já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Fundação Romulo Maiorana (www.frmaiorana.org.br) até o dia30/08/2011 ou pelos correios até dia 25/08/2011.

Os curadores este ano serão Ricardo Resende e Armando Queiroz

A seleção e premiação acontecerá dias 9 e 10 de setembro.

Jurados:
Paulo Herkenhof, Curador e Crítico de Arte
Éder Chiodetto, Jornalista e Curador
Marcelo Silveira , Artista Plástico
Ricardo Resende, Curador do Arte Pará 2011 - 30 anos e Diretor do CentroCultural São Paulo
Lilia Chaves, Professora de Literatura e Poeta

Esse ano a Fundação distribuíra R$ 80.000,00 em prêmios, distribuidos da seguinteforma:
            R$12.000,00 primeiro grande prêmio
            R$8.000,00 segundo grande prêmio
            R$15.000,00 prêmio aquisição
            R$1.500,00 para cada um dos 30 artistas selecionado, totalizando R$ 45.000,00

OArte Pará abre dia 6 de outubro, e fica exposto até o dia 6 de dezembro, nos seguintes espaços: Museu Histórico do Estado do Pará, Espaço Cultural Casa das11 Janelas, Museu Paraense Emílio Goeldi, Museu da Universidade Federal doPará.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Premiados no Salão Xumucuís


Cinco artistas premiados, entre eles um paraense, duas menções honrosas e mais 28 obras selecionadas. Este é o saldo do 1º Salão Xumucuís de Arte Digital do Pará, que não limitou técnica ou formato. Foram mais de 200 inscrições vindas de todas as regiões do país, mostrando a força que o salão teve nesta sua primeira edição. O júri foi formado por artistas paraenses que já atuam nesta área da arte digital ou que já tem a experiência da curadoria e de participação em diversos outros júris de salões de arte, como Orlando Maneschy, que é mestre em Semiótica. Além dele, a artista visual Roberta Carvalho e a fotógrafa Flavya Mutran, que vem trabalhando e pesquisando o ambiente da arte na web e suas inúmeras inter relações.

Em dois dias de reunião, 05 e 06 de agosto, foram selecionados para premiação, os artistas:
Flamínio Jallageas (SP), vídeo instalação Platôs (2009);
Grupo Hyenas (RJ), video instalação “A Borboleta e o Tigre” (2011);
Míriam Duarte (MG/SP), vídeo-instalação“Refletir” (2011);
Ricardo O’Nascimento (RJ), com o vídeo-arte “AUTRMX” (2008 );
e Victor De La Rocque (PA), “Not Found” (2011).

I Prêmio CNPq Fotografia - Ciência e Arte.

Apesar de absolutamente em cima da hora, segue a dica para os interessados em fotografia desse concurso financiado pelo CNPq.


São no total 6 (seis) categorias de disputa e R$90.000,00 (noventa mil reais) em prêmios.

SERVIÇO
I Prêmio Fotografia-Ciência e Arte 2011
Até 12 de agosto de 2011, as 18h.
Inscrições, edital e mais informações

Você também chamaria de marginais os 100.000 jovens estudantes do chile que se enfrentaram ontem com a polícia?

A imparcialidade não existe e nem é possível quando de trata de notícias. O vídeo apresenta o embate de fazedores de opiniões aos vivos.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Willian Gibson




Quando perguntaram a Baudrillard se o filme Matrix se aproximava de suas teorias, ele falou: "Talvez, mais o Show de Truman" ele disse. Mãããs, ñ custa dar um olho em Gibson, Willian Gibson, caso você tenha gostado de Matrix ou THX, vai a dica!


http://www.williamgibsonbooks.com/

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Chris Burden cria a Metrópolis II dos carros



Fonte: http://www.zupi.com.br/index.php/site_zupi/view/chris_burden_cria_a_metropolis_II_dos_carros/

CINEMA: "O Mágico" no Cine Libero

Nova gerência na Galeria Theodoro Braga

Com alguns dias de atraso, informamos novidades sobre a Galeria Theodoro Braga. Leia abaixo:

Fachada da Galeria Theodoro Braga - Exposição Paná Paná de Elaine Arruda e Veronique Isabelle

Desde o dia 05 de agosto de 2011 a Galeria Theodro Braga está sob gerência do artista visual, arte educador e pesquisador João Cirilo.
"Retomaremos em breve as ações e projetos da galeria e estamos à disposição para conversar com o público, artistas, pesquisadores, arte educadores e demais profissionais das artes visuais no sentido de debater formas e estratégias de retorno das atividades desse importante espaço de exibição que é a Galeria Theodoro Braga."

Pessoalmente, fiquei muito contente com essa nova gerência, especialmente por ser um cara sério como o Cirilo. Digo por mim e pela equipe Novas Medias que esperamos coisas boas e desejamos toda sorte e energias positivas nessa empreitada que é estar a frente de uma das Galerias que revelou grandes nomes das artes plásticas de Belém e nos apresentou belíssimas exposições.

Bruno Cantuária

Letícia Parente

http://leticiaparente.net/

Site da Letícia Parente, lançado há pouco tempo.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

EXPOSIÇÃO: "DO SILÊNCIO DO GABINETE" de RICARDO ANDRADE


O artista plástico Ricardo Andrade abre no dia 08 de agosto a exposição “DO SILÊNCIO DO GABINETE”, no Espaço Cultural Banco da Amazônia, sob curadoria do artista visual Neuton Chagas.
 Serão 16 trabalhos, onde transitam a pintura, o desenho e outras técnicas mistas, “seus traços são vigorosos, delicados, contidos, detalhistas. Suas composições estão impregnadas de uma artesania pacientemente executada, repletas de informações que não comprometem sua visualidade”. Finaliza o curador da mostra, Neuton Chagas.

SERVIÇO:
EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL “DO SILÊNCIO DO GABINETE” DE RICARDO ANDRADE
DATA: 08 DE AGOSTO
LOCAL: ESPAÇO CULTURAL BANCO DA AMAZÔNIA
HORARIO: 18H30

Thaís Lima
Relações Públicas do Banco da Amazônia
Gerência de Imagem e Comunicação- Gicom
Coordenadoria de Patrocínios.
(91) 4008-3193/ 8185-8540

Por onde andam os anjos do Abismo



Eu ñ sei vcs, mas, sinto falta de algumas bandas aqui da terra e fico me perguntando: onde estarão Zero e Fábio do Gestapo, onde se encontra o Matheus e o Pau- de- Rato (Movimento Anarko Punk), onde cargas dágua se meteu "Doença" (Head Banger)!? Encontrei um texto sobre o Anjos do Abismo (apesar de não gostar) , banda de Belém, onde tocava um cara chamado Piu - Piu. Segue parte do texto e o link.


"Presos dentro de um camarim improvisado, de paredes de madeira, colocado na borda de uma praça rente a armazéns abandonados do cais do porto, um grupo de jovens músicos tenta entender o que acontece quando alguém arremessa uma garrafa de cerveja no telhado, inúmeros outros forçam as portas e as paredes, mais garrafas quebram sobre suas cabeças, o pânico toma conta de todos, uma mulher grávida, esposa de algum roqueiro, começa a chorar, um dos seguranças do show se acocora num canto com os olhos arregalados sem saber o que fazer. Vários instrumentos musicais ali, vários equipamentos caros, coisas alugadas, e lá fora centenas de pessoas na maior batalha campal da história da música paraense.

Nenhum policial a postos naquela madrugada, toda a proteção do festival de bandas de rock tinha sido deixada a cargo de uma agência terceirizada chama “Gang Mexicana”, que, nada mais fez que precipitar o confronto final ao chutar um garoto que tinha acabado de cair desajeitadamente do palco durante o show de uma banda de heavy metal que ora se apresentava. Esse chute tinha sido a " (...)



http://www.overmundo.com.br/overblog/por-onde-andam-os-anjos-do-abismo



sábado, 6 de agosto de 2011

I Salão Xumucuís de Arte Digital – Artistas Selecionados

A comissão julgadora do I Salão Xumucuís de Arte Digital, composta por Orlando Maneschy, Flavya Mutran e Roberta Carvalho, em reunião nos dias 05 e 06 de Junho de 2011, no Museu Casa das Onze Janelas, decidiu que as obras selecionadas para compor o Salão serão as seguintes:

Aieda Freitas(SP)
Diego Mac (RS)
Mirian Duarte (SP)
Grupo TELEKOMMANDO (SP)
Luis Henrique Rodrigues (SP)
Diego de Los Campos (SC)
IO (RS)
Vitor Lima (PA/RJ)
Cibele Fernandes (SP)
Daniel de Nazareth (SP)
Denis Siminovich (RS)
Flamínio Jallagueas (SP)
Nilvana Mujica (MS)
Ricardo Macêdo (PA)
Ruma (PA)
Valério Silveira(PA)
Victor de La Roque (PA)
Wily Reuter (RJ)
Cesar Garcia (SP)
Hyenas (RJ)
Camila Buzelin (MG)
Lu Magno, Bruno Cantuária Ricardo Macedo (PA)
Dalila Camargo (SP)
Fernando Velasquez (SP)
Ricardo Nascimento (RJ)
João Penoni (RJ)
Junior Suci (SP)
John Fletcher (PA)

A equipe de produção do Salão parabeniza todos os inscritos e agradece a todos os envolvidos. Os cinco trabalhos premiados serão divulgados nos próximos dias.
Ramiro Quaresma
Curador
Deyse Ane Ribeiro Marinho
Coord. Geral

Fonte: http://xumucuis.wordpress.com/ 

Humboldt Re-vista




http://humboldtrevista.blogspot.com/2010/05/open-publication-free-publishing-more.html




quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Revista select


http://itunes.apple.com/br/app/revista-select/id439705918?mt=8

Renato Torres e Renato Gusmão: De Tudo







é nosso segundo trabalho juntos (o primeiro se chamou "O Primeiro Acorde", e foi realizado em Tucuruí, no Salão do Livro, e em Belém, na XII Feira do Livro, ambos em 2008). a proposta tem uma fórmula simples: um espetáculo unindo música e poesia - Gusmão dominando o recital poético, e Torres, interpretando as canções. há momentos em que os papéis se misturam, na medida em que a música e a poesia são linguagens irmãs. o repertório conta com poemas e canções de Gusmão e Torres, entre algumas obras de Fernando Pessoa, Caetano Veloso, Luiz Tatit  e Augusto dos Anjos, entre outros. as canções "O Primeiro Acorde" e "De Tudo" (parcerias dos dois Renatos) estarão presentes no roteiro. a temática passa por lugares simbólicos do fazer poético e da composição, exaltando a figura do poeta, do criador.

Serviço:
De Tudo: música+poesia, com Renato Torres e Renato Gusmão
Espaço Cultural Ná Figueredo
(Gentil Bittencourt, 449)
Dias 5 e 12 de agosto de 2011, 18:30h
Entrada Franca







Fonte: renatoptorres@gmail.com

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

EXPOSIÇÃO: Cidade Labirinto inaugura nesta quinta 04/08 no SESC Boulevard


Foto: Bruno Cantuária
“Cidade Labirinto” – Instalação e Grafites de Drika Chagas.
Abertura no dia 04 de agosto, às 19h30
Visitação de 05 de agosto a 25 de setembro, das 10h às 21h.
No Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, n°522/523).
Mais informações: http://sescboulevard.blogspot.com/ ou (91) 3224-5654/5305.
Entrada franca.
 
 

IMAGENS E ALFABETIZAÇÃO DO OLHAR



Escrevi esse texto por conta de uma pesquisa para uma oficina que vou ministrar na Associação Fotoativa, achei tão legal o resultado que me atrevo a colocá-lo a disposição do olhar e do pensamento de vocês, ele não está devidamente corrigido, nem revisado, mas, ainda assim, compartilho com vcs meu apreço por Flusser.


Para Vilém Flusser (1920-1991), filósofo tcheco/brasileiro, há superfícies que são sensibilizadas por informações (imagens), cada uma guardando suas especificidades técnicas, funcionais e contextuais, mas, se encontrando em um campo comum: a imagem. Para ele, há imagens pré-históricas, históricas e pós-históricas. Nas imagens pré-históricas não havia uma história a ser contada, não havia uma linearidade, haviam orientações e as imagens nas grutas eram uma revelação. A linearidade começa a tomar corpo nas imagens históricas a partir do surgimento da escrita, que compõe um cenário cartesiano no renascimento. E há um problema nisso quando encaixotamos as imagens atuais somente nesse modelo de pensamento (Cartesiano), porque as imagens atuais são pós-históricas, são recombináveis, multiplicáveis e contém diálogos e discursos que visam certos programas estabelecidos no seu infrafino, estabelecem diálogo tanto com o passado quanto com o presente e o futuro, são em outras palavras: complexas. E nesse encaixotamento, vamos perdendo a capacidade de criticá-las e talvez retornemos a um estágio de idolatria das imagens “Flusser nos alerta sobre o perigo que essa inversão de valores pode causar, se a razão está a serviço de uma projeção imaginária que representa o fim da história, vemos isso tomar forma através da publicidade e o consumo desenfreado” (BERNARDO, Gustavo, 2010).

Então o problema que se coloca é o seguinte: se temos imagens entendidas como pós – históricas, em que modelo de recepção estamos filtrando essas imagens? Em que modelo mental ou perceptivo estamos atrelados? Se estivermos atrelados a um modelo histórico (de leitura linear) e de valoração somente, estaremos incorrendo sério risco de interpretá-las somente a partir de padrões cartesianos (começo, meio e fim, objeto desvinculado do sujeito, hierarquia, monopólio da visão, etc). O problema que se coloca então, sob outro prisma é que, refletir sobre a imagem à nossa frente torna-se uma urgência: olhar para elas e não apenas vê-las, Márcia Tiburi dizia que “Aprender a pensar é descobrir o olhar” (TIBURI, 2005), esteja a imagem na TV, no computador, nos cartazes, na pintura ou na fotografia, independente da superfície em que ela se encontre, é necessário que possamos fazer uma apreensão crítica, para assim assimilá-las não somente a partir dos significados anteriores de imagem, mas, também tendo em vista o que as programou. “Os novos meios, da maneira como funcionam hoje, transformam as imagens em verdadeiros modelos de comportamento e fazem dos homens meros objetos. Mas, os meios podem funcionar de maneira diferente, a fim de transformar as imagens em portadoras e os homens em designers de significados.” (FLUSSER, 1989).

Na atualidade fica patente a falta de um engajamento no estudo do infrafino da imagem e seus alicerces visuais (elementos básicos visuais que as compõe) para formar imagens, no sentido de fabricar e receber imagens. Elementos visuais: ponto, linha, cor, textura compõe juntos um campo de sentidos que informa superfícies e informa quem as olha. Nesse caso, fica claro, a necessidade de uma alfabetização do olhar e da cultura que subjaz o olhar. Flusser falava de uma nova Idade Média, no sentido de termos hoje imagens e não sabermos processá-las enquanto informação (os marqueteiros, designers e publicitários agradecem), nesse processo de idolatria das imagens (ver Tumblr, Facebook, etc.) , temos de escapar a uma manipulação e um enregelamento do olhar, criar o hábito de olhar imagens buscando o programa subjacente a elas, refletir sobre elas e sobre o aparelho ou técnica que as confeccionou, levando em conta seu potencial político e epistemológico.


Ricardo Macêdo, 03.08.2011



Referências

FLUSSER,Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação: Vilém Flusser; organizado por Rafael Cardoso, Tradução: Raquel Abi-Sâmara, São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Bernardo, Gustavo;Finger, Anke; Guldin, Rainer
Flusser,Vilém. Uma introdução. / Gustavo Bernardo, Anke Finger e Rainer Guldin. – São Paulo: Annablume, 2008.

Dondis, Donis A. Sintaxe da linguagem visual / Donis A. Dondis; tradução: Jeferson Luiz Camargo. – 2ª edição.- São Paulo, Martins Fontes, 1997. – (Coleção a)


Notícias da hora:



























Networked Hacklab

em rede/re-confguração ou re-programação não autorizada/correção rápida inteligente ou a um problema, um remendo/modifcação de um dispositivo para dar ao usuário o acesso a recursos indisponíveis/lab – abreviação para laboratório: espaço para criação, testes, descobertas, novidades, treinamentos que podem pertencer às várias modalidades de estudo/






Propondo esse jogo de experimentações e contatos o evento que chega a Belém nessa quinta feira (04/08/2011) tem seu primeiro dia de programação aberto ao público e a partir da sexta a imersão será total para pesquisadores, artistas, ativistas e organizações convidad@s.


A proposta é realizar uma imersão a fim de relacionar uma rede de pesquisadores, artistas, ativistas e organizações, ao redor de uma produção criativa que reflita – a partir de uma cartografia – a relação de poder e espaço geográfico na região amazônica.


Para formar esta Networked, o projeto investe na aproximação de iniciativas do Brasil e América Latina promovendo um crossover de interesses, conteúdos e ferramentas que privilegiem a informação criativa e inventiva sobre os pontos críticos da região.

4/8 (quinta-feira) _IAP
18h – 22h ATIVIDADE ABERTA IAP = ANFITEATRO
  • Apresentação ampliada = Por cartografia crítica da Amazônia (abertura)
  • Improvídeo = remixtexturas amazônicas
  • Apresentação da rede colaborativa local/não-local (Pablo de Soto, Tatiana Wells, Felipe Fonseca, Paulo Tavares, Ricardo Folhes/Emilie Stoll)
  • Apresentação Revista Não-Lugar
  • Informes mediadores (Giseli Vasconcelos/Arthur Leandro)

Rally - x

Lembro de ter gastado muitas fichas de fliperama nesse jogo, (outras vezes, fabricava essas fichas em casa com chumbo roubado das rodas dos carros estacionados). É um joguinho simples é até besta mesmo, de um carrinho de corrida que vaga por um labirinto com outros carrinhos atrás dele, para se livrar dos adversários, o carro soltava uma fumacinha e fugia. Aqui no caso, o que importa afinal de contas é a lembrança e a lambança que era roubar dinheiro da bolsa da mãe para jogar "Fliper". 
Gente suada, malandros, estudantes gazeteiros e nerds em geral se comprimiam em cubículos para jogar essas máquinas, hj, temos um espaço virtual aberto, plural, mas, distante daquelas refregas que levavam a disputas agressivas - lado a lado - pois o cara ficava colado em vc, pois os controles eram próximos. O lance  era deixar seu nome no registro de recorde da máquina... eu tive vários computados nesse aí em cima. Caralho, tempos difíceis aqueles !!   

terça-feira, 2 de agosto de 2011

UFPA abre concurso para Cargo de Técnico-Administrativo

Começou nessa segunda-feira, 1°, o período de inscrição do concurso público para o provimento de cargos da Carreira de Técnico-Administrativo em Educação do quadro de pessoal da Universidade Federal do Pará (UFPA). O edital de n° 195 foi publicado nesta quinta-feira, 28, no Diário Oficial da União (DOU), com a abertura de 43 vagas para cargos de níveis de classificação C, D e E. Para participar, o candidato deve acessar a página eletrônica do Centro de Processos Seletivos, e efetuar sua inscrição a partir das 10h do dia 1º de agosto até às 20h do dia 15 de agosto, horário local.

O concurso será realizado nos municípios de Altamira, Belém, Bragança e Breves. Para os cargos de nível de classificação C são ofertadas vagas para Auxiliar em Administração, Auxiliar de Enfermagem e Operador de Luz. Para classificação D são os cargos de Assistente em Administração, Técnico em Artes Gráficas, Técnico de Laboratório, Técnico em Edificações, Técnico em Tecnologia da Informação e Técnico em Radiologia. Já para a classificação E os cargos são para Administrador, Arquivista, Assistente Social, Bibliotecário (Documentalista), Enfermeiro, Engenheiro Eletricista, Jornalista, Médico (Anestesista), Médico (Psiquiatra), Nutricionista e Psicólogo (Organizacional e do Trabalho).

Taxas - O valor da taxa de inscrição para nível fundamental é de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais); para nível médio R$ 75,00 (setenta e cinco reais) e para nível superior R$ 85,00 (oitenta e cinco reais). O pagamento da taxa deverá ser feito por meio do boleto bancário até o dia 16 de agosto.

Os candidatos deverão ficar atentos ao período de impressão do Cartão de Inscrição, que estará disponível na página do Ceps a partir do dia 26 de agosto. Neste documento - que deverá ser apresentado no dia da prova - vão constar a data de nascimento, o número da carteira de identidade, o local e a data de realização da prova.

O resultado do concurso está previsto para a segunda quinzena de setembro. Segundo a Pró-reitora em exercício, Edilziete Aragão, da Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), após a UFPA publicar a homologação, a admissão dos aprovados no concurso será imediata. “Isso porque a Universidade tem necessidade urgente de prover as vagas disponíveis nas áreas especificadas”, ressalta.

Provas – As provas serão compostas de 40 questões objetivas e uma redação. O exame será aplicado no dia 4 de setembro de 2011, de 8h às 12h, horário de Belém. Para os cargos de níveis de classificação E (nível superior) haverá ainda prova de títulos. E somente para os candidatos ao cargo de Técnico de Laboratório (nível médio), será aplicada a prova prática.

Isenção de Taxa – Já o pedido de isenção de taxa deverá ser feito de 1° a 4 de agosto. Basta que o candidato ao fazer a inscrição no endereço eletrônico do Ceps, indique o Número de Identificação Social (NIS) no formulário. A Universidade Federal do Pará, por meio do CEPS, irá consultar o órgão gestor do CadÚnico, a fim de verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato. A consulta referente aos resultados dos pedidos de isenção estará disponível para os candidatos a partir do dia 10 de agosto de 2011, no site do CEPS.

Para obter todas as informações sobre o concurso acesse o edital.

Clique aqui para acessar os anexos.

Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fonte: http://www.portal.ufpa.br/imprensa/

Pra galera que ñ dispensa uma estética mesmo que esta venha do ordinário. Envie também sua foto, compartilhe, seja pífio!!

http://pobregram.tumblr.com/

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

POLITICAL CRITICAL MASS


Meu projeto é, meu projeto, ele , vai ao encontro das normas, das normas que nos impedem de assim, sabe, dizer o que pensamos, dizer pra otodo mundo inteiro ouvir o que nós pensa e tenta fazer, artricular, etc.
Os governantes, aqueles que detêm uma fatia grande do poder, serão alguns personagens dentro de um Mugen (saca Mugen?) daí nós queremso saber se vcs topam reinvidicar esse espaço...pôrra, eplo menos esse espaço no virtual! HAHAHAHAHGGH.

eSSE MUGEN AQUI é o mugen dos coelhos que fizemos em aprceria com o mano 5Five, os colehos brigam na Av. paulista. 
Fazer uns Mugen com os políticos e com alguins curadores aí da terra de vcs, sei que esses cara chato deve existir em todo canto, Ne? Bom, daí agente pode fazer o diabo a quatro com os caras, têm a programação, têm os efeito doido que mano C#3 aqui domina, então, é nóisi na fita do virtual. Daí agete pensa o projeto como um game e posta no http://www.jogosjogos.com/  , pra todo mundo jogar tendo os políticos e 

Esse Mugen aqui nós fizemo , é o Sonic bichinha apanhando das Menina Super poderosas, 
curadores como avatar, incluse pode pegar a foto do curador e colocar no boneco, daí pode arrancar cabeça, braço, perna, lançar raio, explodir tudo, massa isso!!! Tipo South Park, conheço a galera por lá, daí então, nós queremos convidar vcs pra entrar nessa e poder postar eesse comentário aqui e artriculaçaõ no blog de vcs. E desde já beleza mano, parabéns pelo espaço e postem mais coisas do universo marginal da wired, o virtual creia o real!!

C#3, Cahué, Adriana Varejona, Comuna tribs, João e Das Mercês.  

esse mugen aqui foi o masi dificil, a galera tá dentro do carro por isso não dá pra ver, mas, foi foda

http://www.gulbf.com.br/?q=node/41  -
http://www.citroenc3.com.br/   -    C#3
http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/honda-revela-mugen-cr-z-concept-rr-inglaterra-294596_p.shtml

Grafites no SESC Boulevard


Leia no blog do SESC Boulevard sobre a artista e a exposição.

lkjdfhbjdfhnvlsdf


Essa é fácil...


Mostra 3M

Vídeo-interativo que propõe ao internauta reordenar de forma aleatória uma sequência de imagens sugerida pela artista. O trabalho, que é parte de seus estudos como aluna de pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da USP, traz imagens recortadas do próprio YouTube e do trabalho “Audiovisual Rhetoric: Bike C-Mapping part#03″. Sua proposta é discutir sobretudo o conceito de liberdade na era de tecnologias como a telefonia móvel e o GPS.

Saiu o resultado do concurso 3M de Arte digital, segue um linl abaixo para saber quem foram os ganhadores do certame. 

http://www.zupi.com.br/index.php/site_zupi/view/mostra_3m_de_arte_digital_resultado_do_concurso/