quinta-feira, 30 de junho de 2011

Caixa de Criadores



Abre em Belém a 11ª versão do Caixa de Criadores, encontro de designers, estilistas contando com a participação de marcas de moda local. Não temos mais informações sobre o evento por q os caras não disponibilizam textos de apresentação no blog, mas, vá lá e veja os vídeos. 

http://caixadecriadores.blogspot.com/2011_03_01_archive.html


http://www.youtube.com/watch?v=lYm2AUrK9yY&feature=player_embedded

Social Media Day Belém





As Mídias Sociais tomaram uma proporção estarrecedora em todo o planeta. Mudou nossa maneira de interagir e comunicar, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Belém não foge deste processo. Já temos aqui estudiosos e profissionais que fazem deste cenário uma nova profissão e pessoas que as utilizam para entretenimento e comunicação com todo o mundo. Empresas que se engajam, indivíduos cada vez mais ligados nesses meios estão sempre atentos para as novidades do mundo online.

O Social Media Day, foi criado pelo Mashable, com intuito de colocar em pauta as Mídias Sociais. O evento ja foi realizado em mais de 30 países, com 1347 comunidades. No Brasil, cidades como Porto Alegre, São Paulo e Rio já aderiram ao movimento.
No dia 30 de Junho faremos uma edição em Belém para interagir com profissionais de diversas áreas, estudantes e curiosos sobre o cenário das Mídias Sociais na cidade.
O nosso objetivo é unir os interessados na área e transformar a interação do mundo virtual em debate presencial, colocando em tema as ações de Mídias Sociais e compreender as ações que estão sendo feitas em Belém. Acreditamos que todos precisam compartilhar experiências, aumentar a network, conhecer quem trabalha na área e possíveis parceiros profissionais, independente da profissão ou área de atuação de cada um.

Obs: No site as inscrições não estão mais sendo aceitas, mas, eu me informei e é possível paricipar do evento, mas, sem direito a certificado. (30.06.2011)


Social Media Day 2011 – Belém

Data: 30 de junho de 2011.
Horário: A partir das 17h30.
Local: Biblioteca da Faculdade Estácio FAP.
Endereço: Rua Municipalidade, 839. Entre Doca e Wandenkolk.
Maiores Informações: http://socialmediabelem.com.br/smd2011/

Coletivo Pegada







Muito interessante as ações desse Coletivo que aborda o viés da Arte expandida fora do eixo. Algumas ações ocorrem em B.H. e outras a partir da confluencia de interesses ocorre na Web e se expande para as ruas, muito bom! Vale a pena conferir.

"Em uma cidade de quase 2,5 milhões de habitantes, com uma vida cultural intensa em toda sua região metropolitana, é natural que nem todos os integrantes do coletivo Pegada se conhecessem antes de o formarem. O número de bandas de rock, artistas de samba, hip hop, MPB, pop, eletrônico, assim como a vastidão de pequenas iniciativas de produção cultural, blogs, associações, eventos e ideias é proporcional à dimensão da metrópole em seus mais de 110 anos de vida.

Em meio a essa multiplicidade, o Pegada acabou surgindo, em Belo Horizonte, a partir de um e-mail para diversas pessoas ligadas à cultura na cidade. Até que em outubro de 2008, uma equipe de músicos, jornalistas, designers e produtores que vinham discutindo fervorosamente os novos rumos da música independente em BH, iniciam, então, as atividades do coletivo Pegada, desde o princípio integrado à rede do Circuito Fora do Eixo (...)"

ver mais em: http://coletivopegada.org/

Festival Transborda



Inscrições abertas para o Edital Artes Transversais Transborda 2011 até dia 11/07



O Festival Transborda já começou! E na sua segunda edição apresenta o Edital de ocupação de formação e intervenção urbana, a partir da seleção de propostas enviadas até dia 11 de julho, o Artes Transversais viabilizará a mediação e a criação artística, durante o período de 10 a 18 de Setembro de 2011. Com proposta que contemplam dois programas e visam integrar ao festival uma programação múltipla e diversa.
Artes Transversais é uma frente de ação dentro do Festival Transborda 2011, pensada e executada pelo Coletivo Pegada e Espaço FLUXO, dentro da proposta de produção colaborativa do festival e que propõe o fomento à atividade artística na cidade de Belo Horizonte.
A partir desse Edital, a frente Artes Transversais viabilizará sua atuação a partir de dois programas de intervenção. O primeiro, referente à formação artística, foca a intervenção nos Centros Culturais participantes do Festival (Centro Cultural Padre Eustáquio, Centro Cultural Lagoa do Nado, Centro Cultural São Bernardo, Centro Cultural Lindéia e Espaço Fluxo) a partir da realização de “projetos de formação” (oficinas, workshops, palestras, debates e afins). E o segundo de atuação pretende estabelecer uma plataforma de discussão e criação para artistas ou coletivos de arte com o objetivo de realizar intervenções artísticas de caráter transversal em lugares públicos da capital mineira.
A característica primordial desse edital é contemplar projetos que tenham como natureza abertura para o diálogo indiscriminado com as manifestações eleitas para efetuar a programação. Para isso, serão selecionados somente trabalhos inscritos que tenham na sua concepção conceitual e processual uma relação fundamental com o mote do edital, a saber, Artes Integradas e Transversais e com o tema do Festival Transborda: Ocupação do Espaço Público da Cidade.
Acreditamos que por meio deste edital contribuiremos para o crescimento da produção e da crítica da arte, e, principalmente, para a abertura e re-criações de espaços coletivos e democráticos no que diz respeito à execução e exibição cultural. Com o objetivo de agregar valor ao festival através do desenvolvimento de ações mais diversificadas, questionadoras e experimentais e à produção de arte, incentivando sua forma colaborativa e qualificada. Além de fomentar novos espaços para manifestações culturais, utilizando centros culturais públicos, espaços cedidos e a ocupação do espaço urbano, a fim de resignificá-los.

Os interessados em participar do Festival por meio de uma proposta artística, podem se inscrever no edital Transborda de Artes Transversais pelo formulário clicando aqui


Blog do Coletivo Pegada is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

http://coletivopegada.org/2011/06/29/estao-abertas-as-inscricoes-do-edital-artes-transversais-transborda-2011-ate-dia-1107/

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Corram!!! Bolsa para Residências de Arte, Tecnologia e Educação ResTelinha




Artistas de todo o Brasil podem ser inscrever até o dia 30 de junho no edital público de seleção para o Circuito de Residências em Arte, Tecnologia e Educação do projeto Telinha de Cinema – ResTelinha. O concurso foi lançado oficialmente neste sábado (28) pela ONG Casa da Árvore Projetos Sociais, que realiza o projeto Telinha de Cinema em parceria com Vivo e a Petrobras. Os interessados devem apresentar projetos artísticos para serem desenvolvidos colaborativamente junto com jovens egressos do curso de vídeo de bolso do Telinha, além de acadêmicos de curso de educação, comunicação, arte e tecnologia. Para 2011 serão selecionados duas propostas. A bolsa para o artistaresidente é de R$ 5 mil, além de R$ 1 mil para investimento e equipamentos e serviços. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no endereço http://casadaarvore.art.br/edital-0032011

As propostas para o ResTelinha devem prever o desenvolvidas em oito semanas, período em que o artista selecionado residirá em comunidades atendidas pelo projeto Telinha de Cinema em Palmas e Goiania, capital de Goiás. Durante este tempo o artista deve compartilhar técnicas e tecnologias de produção artística com os participantes, além de seu processo criativo e seu repertório sócio cultural. Com isso os organizadores esperam facilitar o acesso de jovens da periferia, bem como a estudantes universitários, a experimentações artísticas através da apropriação de novas tecnologias. As obras resultantes desta experiência serão apresentadas em forma de exposição, mostra, performance, circulando também por espaços não convencionais, como feiras, abres, praças e outros locais públicas das capitais que
sediarão a atividade.

As residências artísticas contarão ainda com desdobramentos de experimentação pedagógica, onde os organizadores esperam estimular o desenvolvimento de práticas inovadoras de construção colaborativa do conhecimento a partir das técnicas e tecnologias apresentadas pelos artistas. Para isso os participantes da residência serão responsáveis por ações de reaplicação das técnicas aprendidas em escolas públicas e entidades sociais de Palmas e Goiânia. Para isso os jovens contarão com o apoio da equipe pedagógica da ONG Casa da Árvore para conceberem e executarem estas atividades.

Outro desdobramento do ResTelinha acontecerá no campo da educação à distância. Durante as residências os artistas, em conjunto com os educadores e desenvolvedores da ONG, adaptaram o conhecimento artístico, pedagógico e tecnológico, transformando-os em mini cursos à distância de formação de educadores. Os cursos contarão com módulos dedicados a tecnologias de educação, redes de aprendizagem e outros conteúdos voltados à pedagogia.

Mais informações: www.res-telinha.art.br

ATO CONTRA A CONSTRUÇÃO DE BELO MONTE


 O RECONHECIMENTO À GUERREIRA

No próximo dia 30 de junho a índia Sheila Juruna, pertencente ao grande povo Juruna, componente do Movimento Xingu Vivo, e uma das mais importantes representantes dos grupos que lutam contra a construção do Complexo Hidrelétrico de Belo Monte, estará sendo homenageada com a medalha de honra ao mérito pela Assembléia Legislativa do Estado do Pará.

Sheila Juruna é um símbolo da resistência a construção d...a usina de Belo Monte. Mulher, guerreira indígena, determinada e implacável, tem levado o grito do Xingu em atos, palestras e debates pelo Brasil, e pelo mundo afora, sempre bradando, firme e forte, contra a destruição da floresta, do rio e da vida na Amazônia.

A medalha de honra ao mérito é um reconhecimento à sua luta, sua tenacidade, sua perseverança contra um projeto que vai secar e destruir 100 km de biodiversidade da área conhecida como Volta Grande do rio Xingu; repassar para as empreiteiras e amigos do Governo mais de 30 bilhões de reais; expulsar de seus lares e de suas terras mais de 40 mil pessoas; não vai produzir nenhum quilowatt de energia para as populações da Amazônia, beneficiando tão somente grandes indústrias e mineradoras, e aprofundando o modelo de exploração dos recursos naturais que historicamente tem sido imposto à região.

Junto ao justo reconhecimento que Sheila Juruna estará recebendo, será realizado mais um GRANDE ATO DE PROTESTO CONTRA A CONSTRUÇÃO DE BELO MONTE. Então, todos alerta, A COLUNA XINGU VIVO VAI ÀS RUAS NOVAMENTE!

ATO CONTRA A CONSTRUÇÃO DE BELO MONTE, E EM HOMENAGEM A TODAS AS DEFENSORAS E DEFENSORES DO XINGU E DA AMAZÔNIA

DATA: 30 de Junho de 2011
LOCAL: PRAÇA DO RELÓGIO (Centro Comercial de BELÉM/BRASIL)
INÍCIO DO ATO: 8:30h (em seguida marcharemos com Sheila Juruna até a ALEPA)

POR FAVOR, DIVULGUEM INCANSAVELMENTE.
TODOS(AS) ÀS RUAS.
TODOS(AS) À LUTA.


RIOS VIVOS!
AMAZÔNIA LIVRE!

Fezes de Burroughs virará obra de arte.


Os artistas são mesmo pessoas que os normais nem sempre conseguem entender. Dois deles, Adam Zaretsky e Tony Allard, recentemente afirmaram que vão tentar extrair o DNA do cocô preservado do autor William S. Burroughs.

Sim; o objetivo é criar uma “escultura mutante” para sua próxima exposição: “Mutar ou Morrer: Um Bestiário Biotecnológico de W. S. Burroughs”. Eles planejam por o DNA em fogo a partir de um dispositivo chamado de “arma de gene”, em uma mistura de sangue, esperma, e mais excrementos.
Extrair DNA de cocô, segundo cientistas, é perfeitamente possível. Por incrível que pareça, existem kits de extração de DNA de fezes disponíveis comercialmente, para remover as partes indesejáveis da amostra, como lipídios e carboidratos, deixando atrás apenas o DNA.
Através de uma técnica chamada de amplificação de deslocamento múltiplo, os artistas podem aumentar indiscriminadamente a quantidade de qualquer DNA que encontrarem.
Os artistas disseram que disparar o DNA do escritor em outras células é uma homenagem a sua metodologia polêmica. Assim como Burroughs reorganizava seu texto a partir de diferentes trabalhos existentes para formar novas criações, os artistas vão explodir células vivas com o DNA do autor.
A arma de gene é um toque especial, dada a história do próprio escritor com armas de fogo: Burroughs supostamente atirou em sua esposa por acidente enquanto estava bêbado, em 1951, e, também pintor, mais tarde criou sua “Shotgun Art”, arma que alvejava latas spray de tinta suspensas em frente a uma tela.
Ok, obras de arte, nem sempre a entendemos. Mas, e quanto à ética de tirar DNA do cocô de uma pessoa morta? Adam e Tony dizem que Burroughs aprovou seus planos para o cocô do autor, uma jarra que foi recolhida e preservada pelos seus amigos.
Segundo um cientista, essa permissão talvez nem seja necessária: o DNA com que eles estarão trabalhando é pouco provável que seja do escritor. A maior parte do DNA amplificado será de micróbios. Já que a amostra é bastante antiga, provavelmente serão DNA de micróbios que se desenvolvem em fezes em decomposição. Todo o DNA do próprio mestre já foi, provavelmente decomposto por estas bactérias há muito tempo. Ou seja, a última utilidade do DNA de Burroughs na verdade foi ser digerido como fonte de energia por bactérias de fezes.

Fonte: http://hypescience.com/artistas-planejam-extrair-dna-das-fezes-do-escritor-william-burroughs/

CINEMA: Cinepensamento apresenta "A vaga"








segunda-feira, 27 de junho de 2011

5º festival de Arte digtal - FAD 2011

Release sobre a 5º Festival de Arte Digital – FAD 2011, a propósito das inscrições de artistas do mundo inteiro que queiram apresentar seus trabalhos (ou ministrar oficinas e workshops) no Festival.

Nesta edição, o FAD traz como tema a Arte Cinética, também conhecida como Cinetismo. Na Arte Cinética, o movimento constitui o princípio de estruturação das obras.

Podem ser inscritas propostas em três áreas FAD Performance A/V (shows audiovisuais); FAD Galeria (instalações audiovisuais interativas); e FAD Laboratório (Oficinas, Workshops).


As propostas inscritas serão avaliadas pelos curadores com base nos critérios de conceito artístico, interação, desenvolvimento tecnológico, custo e viabilidade de execução. O Edital contempla inscrições tanto de artistas individuais quanto de coletivos. As inscrições são gratuitas, e ficam abertas até 3 de julho, somente pelo site www.festivaldeartedigital.com.br.

Os artistas selecionados terão suas obras expostas durante todo o mês de setembro, no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte.

Sobre tecnologia


Cientistas monitoraram pela primeira vez o cérebro de uma pessoa inconsciente. O método detecta o aumento e diminuição de atividade elétrica no cérebro momentos após uma injeção anestésica ser administrada.

Segundo cientistas do Congresso Europeu de Anestesiologia, em Amsterdã, Holanda, conforme o paciente perde consciência, partes diferentes do cérebro parecem “conversar” umas com as outras.
Embora as regiões do cérebro pareçam estar se comunicando conforme a “consciência desaparece”, o professor Brian Pollard adverte que ainda é cedo para que ele e sua equipe entendam o que está realmente acontecendo. Muitas varreduras do cérebro ainda têm que ser analisadas antes de poderem dizer algo conclusivo.
Ainda assim, a descoberta apoia a teoria apresentada pela professora Susan Greenfield, da Universidade de Oxford, que o inconsciente é um processo pelo qual diferentes áreas do cérebro inibem umas as outras conforme o cérebro se desliga.
A técnica poderá ajudar médicos a identificarem danos nos cérebros de pessoas que sofrem derrame e traumatismo craniano, fazendo acompanhamentos desses pacientes.
O novo método para fazer imagens do cérebro se chama Tomografia de Impedância Elétrica Funcional para Evocar Resposta (FEITER, na sigla em inglês), e é mais compacto do que outras técnicas de imagem cerebral, como a ressonância magnética funcional (fMRI), e facilmente transportável para a sala de operações.
Trata-se de prender dezenas de eletrodos na cabeça do paciente, que envia baixas correntes elétricas através do crânio. As correntes são interrompidas pelos tecidos do cérebro e sinais elétricos.
Brian Pollard explica que as estruturas do cérebro não devem se alterar por mais de um minuto ao longo da análise, e assim todas as diferenças observadas são devidas a mudanças na atividade do cérebro.[BBC]

Fonte: http://hypescience.com/imagens-capturam-pela-primeira-vez-momento-em-que-cerebro-fica-inconsciente/

domingo, 26 de junho de 2011

Hackers

O site da Universidade de Brasília foi invadido por hackers na madrugada deste sábado, 25. Notícias que estavam na página inicial do portal foram alteradas e traziam piadas. Até o início desta tarde o site continuava fora no ar.
O prefeito do campus, Paulo César Marques, que descobriu o problema ainda na madrugada, avisou o centro de processamento de dados da instituição, que retirou a página do ar para fazer correções. A Polícia Federal foi informada do ataque e a própria universidade averigua o caso.




De acordo com a instituição, parece não ter havido vazamento de dados, mas apenas a alteração de notícias. Em uma delas, os hackers colocaram a falsa informação de que o reitor da instituição havia sido assaltado. Em outra, que mais festas seriam promovidas no campus, e uma terceira dizia que na próxima segunda-feira começaria a “Semana do Sexo”.
Até o momento nenhum grupo assumiu a autoria dos ataques. Nos últimos três dias, uma série de invasões a sites do governo vem sendo registrada. Já foram alvo os portais da Presidência, do Senado, dos ministérios do Esporte e da Cultura, da Receita e da Petrobrás. O mais recente foi contra o portal do IBGE. Na quarta-feira, 22, hackers do LulzSecBrazil, braço brasileiro do grupo internacional Lulz Security, que promove ataques cibernéticos contra CIA e o FBI, foram responsabilizados pela invasão ao site da Petrobrás. Representantes de todas as instituições afirmam que não houve acesso ao banco de dados.

Fonte: http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2011/06/25/hackers-invadem-site-da-universidade-de-brasilia/

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Cine Líbero Luxardo completa 25 anos neste domingo

Caros,

O Cine Teatro Líbero Luxardo completa 25 anos neste domingo 26 de junho. Estamos preparando uma comeração para o mês de agosto. Mas, gostaríamos que neste domingo a data não ficasse esquecida. Contamos com a colaboração de todos.

Inaugurado em 26 de junho 1986, o Cine Teatro Líbero Luxardo é um espaço cultural de múltiplo uso, gerenciado, desde a sua implantação, pela Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, o “Cineminha do Centur”, como é mais conhecido, vem arregimentando, ao longo desses 25 anos de atuação, um crescente número de frequentadores, através de uma seleta programação cinematográfica que visa proporcionar ao grande público um acesso mais fácil ao cinema como linguagem de comunicação pluricultural, a preços simbólicos. Com capacidade para 86 lugares, poltronas estofadas e climatizado, o Cine Teatro Líbero Luxardo dispõe de projetores para películas de 35 mm e 16 mm.

Em 1996, sofreu reformas patrocinadas pelo Banco Central, inauguradas com uma mostra de filmes do diretor alemão Fritz Lang. Em junho de 1997, iniciou uma programação regular na linha “cult”, através de mostras de documentários, filmes nacionais e estrangeiros, curtas-metragem, sempre privilegiando trabalhos cinematográficos comprometidos com uma linguagem artística de qualidade reconhecida pela crítica e pelo público. O espaço visa atender um público exigente e estimular a formação de novas platéias, junto à juventude paraense, através de sessões gratuitas ou a preços simbólicos.

No intuito de comemorar o aniversário de 25 anos da sala de projeção, a atual gerente Patrícia Lio, junto a equipe do cinema, esta desenvolvendo um projeto que vai presentear o público com a exibição de 5 títulos escolhidos pelos próprios frequentadores. De acordo com Patrícia, pessoas que fizeram parte da história do Cine Líbero, o que inclui gestores, cinéfilos, espectadores e críticos de cinema são os responsáveis pelos títulos que irão ser votados: “Cada um indicará um filme que foi exibido durante os 25 anos do Cine Libero, o público elegerá os cinco filmes, por meio de uma enquete, que será lançada na semana que vem. Os mais votados entrarão na programação da Sessão Regular, da segunda quinzena de agosto. Além disso, estamos planejando outras exibições que por enquanto são surpresas.”. E Patrícia ainda completa: “O Cine Líbero é um cinema muito querido por um público de diferentes gerações, um público exigente que busca um tipo de cinema, além de entretenimento, que acrescente de alguma forma. Esse público merece comemorar de forma especial.”.


Quem foi Líbero Luxardo

Líbero Luxardo, natural de São Paulo, mas radicado no Pará na década de 1940, foi jornalista, político, intelectual e cineasta de grande expressão na cultura regional, autor dos romances Marajó e Um dia qualquer. Foi, também, um renovador da cinematografia nacional com o curta metragem Aruanã e os longas, Um Dia Qualquer, Marajó, Barreira do Mar e Um Diamante e Cinco Balas– sobre o garimpo paraense – dos quais participaram apenas atores locais, e com os quais deu origem à indústria cinematográfica local.

Att,

Equipe do Cine Líbero
Contato: Patrília Lio (82349047)
(gerente do Cine Líbero Luxardo)

terça-feira, 21 de junho de 2011

CINEMA: Mais MACHETE no Cine Libero

A pedidos o Cine Líbero Luxardo exibe só mais essa semana "Machete" de quarta (22) a domingo (26), às 19h com ingressos a R$ 5,00


Atendendo a pedidos o Cine Líbero Luxardo exibe só mais esta semana "Machete", de Robert Rodriguez e Ethan Maniquis. O filme surgiu de um dos trailers de filmes falsos que vieram no projeto conjunto Grindhouse. Machete (Danny Trejo) é um ex-federal que se refugia nos EUA após tragico acontecimento em sua vida e que resolve aceitar um ultimo trabalho, consistente em assassinar o corrupto senador americano John McLauglin (Robert De Niro).


As exibições são sempre de quarta a domingo, de 22 a 26 de junho, às 19h e com ingresso a R$5,00. As quartas o cinema tem o Projeto Plateia que garante entrada franca a estudantes mediante comprovação escolar, exceto meia passagem. Leia abaixo critica sobre o filme.

Por Celso Sabadin
Cineclick

Sessões Regulares de quarta a domingo
22 a 26 de junho às 19h
Ingresso: R$ 5,00
Na quarta-feira: Projeto Plateia
(entrada franca para estudantes)*
*Mediante comprovação estudantil, exceto carteira de meia-passagem.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Kate Clark: artista explora expressão humana e proximidade com mundo animal.

A artista norte-americana Kate Clark cria faces humanas de argila em animais empalhados. A obra, segundo ela, coloca em discussão temas como humanidade, emoção e expressão.

Pele, crânio e argila

Clark recebe, de um fornecedor especializado, a pele com cabeça do animal. A pele é separada e preenchida com espuma. Ela limpa o rosto do animal, retirando pele e restos de carne, e o modifica com uma base de argila, até que se pareça com o rosto de uma pessoa.
A escultora diz que o vendedor de peles com quem trabalha a procura quando tem animais inusitados que não foram vendidos. Ela diz que jamais solicitou a caça específico de um animal para seu trabalho.

A artista procura aproveitar pálpebras, cílios e outras partes originais das faces dos animais nas faces esculpidas.


Ela diz que prefere utilizar familiares e amigos como modelo para os rostos que esculpe aos invés de "faces idealizadas". Para ela, a escultura final deve contar a história do animal, através de uma expressão facial com a qual os humanos possam se conectar.

Para ver mais trabalhos da artista, acesse o site http://www.kateclark.com/index.html 

Fotografia é proibida em Paranapiacaba (S.P.)

Proibição de fotografar Paranapiacaba vira protesto no domingo


A Vila de Paranapiacaba é literalmente um lugar comum para se fotografar. Com suas melancólicas casas históricas tombadas e fácil acesso da capital paulista, a vila é um atrativo para turistas e, é claro, fotógrafos. Já é costume nas escolas de fotografia formar grupos para fotografar a “cidadezinha inglesa”. Hoje, a palavra “Paranapiacaba” passou o dia entre os trending topics (assuntos mais citados no Twitter) de São Paulo. O assunto ganhou a capa do jornal Metro de hoje (leia a matéria completa aqui).


Fonte:

http://www.readmetro.com/show/en/MetroABC/20110616/1/4/

sábado, 18 de junho de 2011

Salão Xumucuis




Oi apresenta "Primeiro Salão Xumucuís de Arte Digital" - Inscrições Abertas


A arte digital, gerada por novas plataformas computacionais, já tem presença marcante em todos os grandes salões de arte e exposições no mundo inteiro desde os anos 1980, adquirindo novas perspectivas na última década com revolução digital que tomou conta da contemporaneidade.

No Brasil há 10 anos já existem eventos artísticos específicos de arte e tecnologia, porém no Pará ainda existia esta lacuna. O site Xumucuís, especializado em artes visuais, patrimônio artístico/histórico e museus, elaborou e aprovou o projeto para realizar o Primeiro Salão Xumucuís de Arte Digital, exposição exclusiva para arte digital e convergências entre arte e tecnologia. Um projeto inovador aprovado em edital nacional da Oi Futuro pra colocar o Pará no mapa da arte e tecnologia.

Artistas paraenses como Val Sampaio, Vitor Lima, Melissa Barbery, Luciana Magno, entre outros, conquistaram espaço com trabalhos que extrapolam as fronteiras plásticas gerando obras de arte híbridas que conquistaram espaço definitivo no meio artístico com conceito, forma e inovação.

A comissão de seleção e premiação do Primeiro Salão Xumucuís de Arte Digital será composta pelo doutor e curador Orlando Maneschy, da mestre em artes e fotógrafa Flavya Mutran, dos artistas visuais Alberto Bitar e Roberta Carvalho, juntamente com o curador do salão e pesquisador Ramiro Quaresma. Serão selecionados 30 trabalhos de artistas nacionais e locais com premiação para os 05 trabalhos mais bem avaliados pela comissão.

As inscrições serão feitas on line pelos sites xumucuis.wordpress.com/ xumucuis.com.br e estão abertas entre os dias 15 de junho e 25 de julho para trabalhos nas diversas áreas da arte digital como vídeo-arte, vídeo-instalação, vídeo-objeto, gravura digital, performance e web-arte. Os resultados serão divulgados no dia 27 de julho e abertura do Salão será no dia 18 de Agosto na Sala Valdir Sarubbi do Museu Casa das Onze Janelas.

Uma realização do site Xumucuís, com produção da Espiral Multimeios, patrocínio da Oi, Secretaria de Cultura do Pará, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e Governo do Pará via Lei Semear, tecnologia da SOL Informática e apoio cultural da Oi Futuro. O Salão é uma iniciativa do curador independente Ramiro Quaresma e da produtora Deyse Marinho.

Serviço: Primeiro Salão Xumucuís de Arte Digital, inscrições de 15 de Junho a 25 de Julho, em xumucuis.wordpress.com/ xumucuis.com.br

Abertura dia 18 de Agosto às 20h.
Visitação de 19 de Agosto a 18 de Setembro no Museu Casa das Onze Janelas.
Informações 8239 2476/xumucuis@gmail.com/@xumucuis
Ramiro Quaresma
Produtor Cultural
(91) 8239 2476
xumucuis.wordpress.com
ramiroquaresma.carbonmade.com

Cinema lascado - Giselle Beiguelman



Sabe aquela história de que o que é errado pode dar certo? Quem trabalha com ediçnao de videos várias vezes se depara com este feito do acaso – o que muitas vezes chamam de “Santo Edit”. Mas a artista multimídia Giselle Beiguelman teve justamente a intenção de buscar os erros para ver no que dava ao conceber o Cinema Lascado.

Pintura, parede, esmalte lascado – são falhas que geralmente entendemos como esteticamente feias, ou erradas. No caso do projeto de Giselle a beleza está no erro, na graça de descobrir outros olhares para o resultado de falhas durante a edição de imagens.
Com uma camera HD de alta definição, a artista gravou cenas do famoso e caótico elevado Minhocão, em São Paulo, e depois as editou em um precário programa de GIF animado para internet. “Isolei os frames, coloquei cada um quadro a quadro dentro do programa em séries de 15 imagens. Eu tive que restaurar esse programa. Há anos eu queria trabalhar com isso, mas ele não funciona mais nos computadores hoje. Por milagre eu consegui restaurá-lo em um computador”, conta Giselle em entrevista para a Folha de São Paulo. O resultado são imagens riscadas, esticadas e distorcidas. “Gosto de ver essas listras, como se a cidade estivesse chorando”, interpreta ela.

http://www.thecreatorsproject.com/pt-br/blog/a-beleza-de-errar

http://www.facebook.com/home.php#!/gbeiguelman

sexta-feira, 17 de junho de 2011

CINEMA: "Laura" no Libero Luxardo

"Laura", de Otto Preminger e Rouben Mamoulian
neste sábado na Sessão Cult


O Cine Líbero Luxardo em parceria com a Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) exibem "Laura", de Otto Preminger e Rouben Mamoulian, na sessão Cult, no próximo sábado, 18 de junho, em sessão única, com entrada franca, às 16 h.

O filme de 1944 conta a história de Mark McPherson, um policial encarregado de investigar o assassinato de Laura Hunt, uma bela publicitária que teve o rosto destruído por tiros de espingarda. Durante a investigação, McPherson se sente atraído pela mulher assassinada.

"Laura" é considerado por muitos críticos como um dos melhores filmes "noir" feitos nos anos 40. Indicado a 5 "Oscar", fez um grande sucesso nas bilheterias e seu estilo foi muito copiado em filmes de diversos gêneros. A direção segura de Otto Preminger e as atuações de Dana Andrews e Gene Tirney merecem destaque, além do tema musical de David Raskin que ficou famoso em todo mundo.

SERVIÇO:
Sessão Cult - "Laura", de Otto Preminger e Rouben mamoulian

Sábado 18 de junho às 16h - Entrada Franca

Programação: Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA)

Após o filme, debate com a participação do público e críticos da ACCPA

Cine Líbero Luxardo
Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650, Térreo Belém - Pará - Brasil CEP: 66035-340
Tel (91) 3202 4321

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011



Inscrições ficam abertas até 22 de julho para projetos de artes visuais


A Fundação Nacional de Artes (Funarte) seleciona projetos da área de artes visuais para a ocupação de seus espaços, no segundo semestre deste ano, em Brasília, São Paulo, Recife e Belo Horizonte. Quatro editais para a área foram publicados em 7 de junho, no Diário Oficial da União.

O processo seletivo está aberto, até 22 de julho, a pessoas físicas envolvidas com as artes visuais, de todo o Brasil. Os interessados devem enviar à Fundação projetos de exposições para ocupação das galerias de artes. A seleção dos projetos inscritos fica a cargo de comissões julgadoras, compostas por especialistas da área.

Conheça os editais e documentos anexos

Atos Visuais Funarte Brasília

Galerias Funarte de Artes Visuais São Paulo

Galeria Nordeste de Artes Visuais Recife

Estação Funarte de Artes Visuais Belo Horizonte

Inscrições para o 9º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia

@9#PSM - Inscrições abertas


Estão abertas as inscrições para o 9º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia.

Esta edição distribuirá R$160 mil em prêmios:
4 prêmios para criadores iniciantes – R$ 15 mil para cada;
2 prêmios para criadores em meio de carreira – R$ 30 mil para cada;
1 prêmio Hors Concours – R$ 40 mil.

São duas as modalidades de inscrição através do envio de portfólios: Individual e Dupla ou Coletivo.

E as seguintes categorias de participação:

- Artes Interativas (ambientes imersivos, instalações interativas, simulação computacional e games);
- Arte e Ciência (vida artificial, arte transgênica, bioarte, robótica, inteligência artificial, sistemas de visualização e nanoarte);
- Artes do Corpo (videodança, videoperformance, dança mediada por tecnologia digital e performances ao vivo de DJs e VJs);
- Artes Sonoras (composições digitais, eletrônicas ou eletroacústicas, remixes e instalações sonoras);
- Imagem Digital e Animação Computacional (fotografia, vídeo, videoinstalação, animação, efeitos e simulações computacionais);
- Visões de Rede (ciberliteratura, webarte, comunidades digitais com dispositivos móveis e mídias locativas).

Regulamento e Formulário de Inscrição

As inscrições serão encerradas em 30/06/2011.

Para mais informações: psm@ism.org.br ou no telefone: (11) 3674 0216, de 2ª a 6ª das 10h30 às 17h.

Saiba mais
 
http://www.ism.org.br/ism/?p=2820

quarta-feira, 15 de junho de 2011

METAL ABORÍGENE

METAL ABORÍGENE


A Cidade Mais Metal do Mundo


TEXTO E FOTOS POR JONATHAN WEST

Há dois anos, a imprensa australiana noticiou uma pequena comunidade aborígene isolada nas profundezas do Norte da Austrália, região que também é conhecida como “casa do cacete” e “cu do mundo”.
Distúrbios violentos irromperam entre duas das maiores gangues da cidade e o governo australiano chegou a cogitar o envio de tropas do exército para acabar com a briga. Mas o que realmente nos impressionou foi que a cidade, que se chama Wadeye, estava dividida entre gangues cujos nomes eram homenagens a bandas de heavy metal, como Judas Priest, Evil Warriors, Slayer Mob, entre outras. Resolvemos ir até lá para ver isso de perto. Nada no mundo poderia ter nos preparado para o que encontramos lá. (....)



Esses eram alguns dos membros mais velhos da Slayer Mob na sede da gangue. Eu sou fã do Slayer, mas prefiro não ter nada em comum com esses caras. Perguntei sobre as disputas entre as gangues rivais que geraram aquele tumulto enorme. A resposta, sem um pingo de ironia, foi que aquela confusão gigantesca começou porque membros da gangue Judas Priest afirmaram que o Rob Halford era o melhor cantor de heavy metal de todos os tempos.
Você consegue imaginar esses caras brigando com os Judas Priest durante uma tempestade de raios no deserto no meio da noite enquanto o Angel of Death toca a todo volume de algum alto-falante mágico no céu? Talvez seja viadagem minha ficar imaginando essa cena... mas acho que não.


Exposição Belém/ Rio de Janeiro


Olhares Femininos em Favela no Rio


A exposição fotográfica “Olhares Femininos: Aqui e Lá” que reuniu ano passado 29 fotógrafas belenenses e cariocas na Galeria Fotoativa no centro histórico de Belém-PA, agora vai para a capital fluminense a convite do FotoRio2011, importante Festival Internacional de Fotografia. O local é uma galeria – das mais charmosas da cidade – no meio da Favela Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, onde será inaugurada dia 18 de junho a mostra que traz um recorte do que vem sendo produzido pelas fotógrafas desses dois lugares. A idéia é apresentar semelhanças e diferenças e refletir sobre essa produção de artistas que vivem tão distantes geograficamente falando. A exposição tem curadoria de Marco Antonio Portela e Guy Veloso.

As fotógrafas


Do Rio de Janeiro: Ana Dantas, Ana Paula Albé, Angela Rolim, Caroline Valansi, Cláudia Bakker, Dani Dacorso, Fabian e Luiza Baldan, Fernanda Antoun, Greice Rosa, Helena Bach, Isabela Lira, Kitty Paranaguá, Mônica Mansur, Patrícia Gouvêa, Rosângela Rennó e Simone Rodrigues. .


De Belém: Ana Catarina, Claudia Leão, Elza Lima, Fatinha Silva, Flavya Mutran, Joyce Nabiça, Karol Khaled, Luiza Cavalcante, Maria Christina, Nailana Thiely, Paula Sampaio e Walda Marques.

Serviço:

“Olhares Femininos: Aqui e Lá”. De 18 de junho até 04 de agosto. Abertura dia 18 às 16hs. Galeria Meninos de Luz. Rua Saint Roman, 149, Pavão-Pavãozinho, Copacabana, Rio de Janeiro-RJ. Visitação: seg/sex. 07:30/09:30hs 16:30/19:00hs sab. 09:00/12:00hs. Exposição oficial do FotoRio 2011. Curadoria Marco Antonio Portela e Guy Veloso

Curadores:


Marco Antonio Portela é Mestre em Ciência das Artes UFF/RJ, artista visual, fotógrafo, laboratorista p&b, professor do Ateliê da Imagem, curador independente, sócio fundador da Galeria virtual www.galeriatres.com.br, coordenador da Galeria Meninos de Luz em projeto social na comunidade do Pavão/Pavãozinho, Copacabana, Rio de Janeiro, coordenador /curador da Galeria do Poste - Sucursal Rio. Como artista participou de diversas exposições no Brasil e exterior tendo obras em importantes coleções como a Joaquim Paiva, Caixa Econômica Cultural, Luiz Gama dentre outros. marcoantonioportela@gmail.com

Guy Veloso: Seu trabalho fotográfico já recebeu publicações nacionais e internacionais. Faz parte do acervo do Centro Português de Fotografia, Porto-Portugal, University of Essex Collection of Latin American Art, Colchester-Inglaterra, Coleção Joaquim Paiva/MAM-RJ, MAM-SP, Pirelli/MASP entre outros. Participou em 2010 da 29ª Bienal de São Paulo.


guyvel@amazon.com.br http://guyveloso.wordpress.com



terça-feira, 14 de junho de 2011

Palestra Arte e Tecnologia na Contemporaneidade


Ainda é muito difícil entender os caminhos que unem Arte e Tecnologia na Contemporaneidade?
A palestra a ser ministrada pela Artista e Profª. Drª. Valzeli Sampaio trará a público algumas das principais questões desse tema com exemplos de projetos como "Água Midía Locativa" e "Amoreiras".
Participe!

Serviço
Horário: 19:00h
Data: 14/06/2011
Local: Auditório D-200 "campus" Alcindo Cacela
Tema: ”Arte e Tecnologia na Contemporaneidade”, por Valzeli Sampaio

Cinema e Documentários nessa quarta

CINE SESC BOULEVARD
Dia 15/06 - 19h

Exibição única dos dois documentários curta e média-metragem no auditório do Centro cultural SESC Boulevard com parceria da ABDeC-PA. ENTRADA FRANCA


"O Mundo de Célia" - Documentário em curta-metragem de Bruno Assis, Sissa Aneleh e Ronaldo Rosa
"Brega S.A." - Documentário em média-metragem de Vladmir Cunha

CENTRO CULTURAL SESC BOULEVARD
End: Av. Boulevard Castilho França, 522/523. Campina
Tel: (91) 3224 5305 / 3224 5654
E-mail: sescboulevard@pa.sesc.com.br ou sescboulevard@gmail.com
Blog: http://sescboulevard.blogspot.com/   


CINE LIBERO LUXARDO
Última semana, de 15/06 a 19/06 - 19h

O Cine Líbero Luxardo exibe só mais esta semana "Machete", de Robert Rodriguez e Ethan Maniquis. O filme surgiu de um dos trailers de filmes falsos que vieram no projeto conjunto Grindhouse. Machete (Danny Trejo) é um ex-federal que se refugia nos EUA após tragico acontecimento em sua vida e que resolve aceitar um ultimo trabalho, consistente em assassinar o corrupto senador americano John McLauglin (Robert De Niro).

As exibições são sempre de quarta a domingo, de 15 a 19 de junho, às 19h e com ingresso a R$5,00. As quartas o cinema tem o Projeto Plateia que garante entrada franca a estudantes mediante comprovação escolar, exceto meia passagem. Leia abaixo critica sobre o filme.
 
CINE LÍBERO LUXARDO
Fundação Tancredo Neves - Centur

Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo (esquina com Rui Barbosa)
Informações: tel (91)32024321
E-mail: cll@fcptn.pa.gov.br ou cinelibero@gmail.com
Blog: http://cineliberoluxardo.blogspot.com/

Cooperar ou...

 Nós, seres vivos, somos sistemas determinados em nossa estrutura. Isso quer dizer que somos sistemas tais que, quando algo externo incide sobre nós, o que acontece conosco depende de nós, de nossa estrutura nesse momento, e não de algo externo (Maturana, 1998b, p. 27).

Cooperar ou competir?
Michelle Horovits
Núcleo de Fotografia UCB Captura
Uma das características que compõe o cenário da argumentação crítica da segunda metade do século XX, e que pode ajudar nesta reflexão, é a relação estabelecida entre habitante e habitat, entre ser humano e seu planeta. A crítica a noção de progresso como algo que cinde ser humano e natureza encaminha para a valorização das culturas tidas e ditas como primitivas. Não se trata de sobrepor uma cultura à outra. A questão situa-se na forma de relacionar-se e produzir de um modo sistêmico valorativo. Isso quer dizer que, nesses modos de operar, estas culturas não lidam com o esgotamento da fonte produtora dos bens de subsistência, nem convivem com a distinção dos modos de operar dos processos de integração na cultura. Ou seja, o aprender, o trabalhar, o brincar, fazem parte do mesmo fenômeno de relação do ser humano com seu espaço vital. Repito que não se trata de idealizar esta forma de viver como solução para os problemas que vivemos em nosso modo de operar. No entanto, é preciso observar nessas culturas – que são ecossistêmicas - a inexistência de depredação, no sentido de irreversibilidade do sistema biótico do meio, e as mudanças atinentes ao desenvolvimento. A noção de desenvolvimento não é progressiva, no sentido de que uma ação tenha de sobrepujar outras para ser considerada válida para o grupo social, mas reciclável e integrativa, por trabalhar a relação ser humano e natureza como modo de operar imbricados. Em outras palavras, é preciso observar nessas culturas um modo de desenvolvimento auto-sustentável. Decorre daí um processo educativo também integrado a esta intencionalidade.(...)


 

http://www.humanitates.ucb.br/2/maturana.htm

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Janes Addiction

Para quem gosta de Janes Addiction, uma das bandas responsáveis por mudanças significativas no cenário do rock alternativo. É possível baixar músicas do disco novo no site oficial dos caras.


http://janesaddiction.com/splash

sábado, 11 de junho de 2011

Boletin Museu Reina Sofia

Carta. Segundo número de la revista del Museo Reina Sofia




La nueva entrega de la revista Carta incluye más de 100 páginas con textos inéditos y traducidos por vez primera al español sobre Aby Warburg, Raymond Roussel, el movimiento de la fotografía obrera y ensayos de César Aira y Ricardo Piglia, junto a intervenciones artísticas específicas de Rogelio López Cuenca y Daniel G. Andújar. Junto a este contenido, incluye un dossier sobre las instituciones de lo común, donde se analizan los nuevos derechos sociales, la crisis de la dialéctica entre público y privado y el procomún como fundamento de un nuevo paradigma político.

Patrocinado por la Fundación Mapfre
En venta en La Central,
librería del Museo Reina Sofía (Ronda de Atocha, 2)

boletin@museoreinasofia.es


www.museoreinasofia.es

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Palhaços Trovadores nesse domingo 12/06

CINE SESC BOULEVARD apresenta "Whisky"



Direção: Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll / Duração: 95 min / Classificação: 10 anos
Whisky (2004)
Dias 11 e 12/06 - 16h


Sinopse: A vida de Jacobo se resume a administrar sua fábrica de meias. Ele passa a maior parte do tempo dando ordens à sua fiel assistente Marta, com quem mantém uma relação, estritamente profissional. A rotina de Jacobo se vê ameaçada pela visita de seu irmão Herman, que há anos mora no Brasil, despertando uma velha competição entre os irmãos.

Local: Centro Cultural Sesc Boulevard

End: Av. Boulevard Castilho França, 522/523. Campina
Tel: (91) 3224 5305 / 3224 5654
Blog: http://sescboulevard.blogspot.com/

Cadê VC, Fabíola?

fABÍOLA cadê você?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Anonym....


A menos de dois dias para as eleições gerais na Turquia, a censura na internet do governo do islamita moderado Recep Tayyip Erdogan, iniciou uma guerra cibernética entre os ativistas do grupo Anonymous, os hackers nacionalistas turcos e as autoridades do país. "Durante os últimos anos, vimos como o governo turco reforçava o controle sobre internet. Bloqueou milhares de páginas web e blogs enquanto processos legais abusivos persistem contra o jornalismo online", denunciava nesta semana o Anonymous em comunicado.

"O governo quer impor um novo sistema de filtros a partir de 22 de agosto, que permitirá acompanhar a atividade na internet dos usuários. (...) Está claro que o governo quer levar a censura a um novo nível", acrescentava o comunicado. As autoridades turcas asseguraram que haverá quatro tipos de filtros, desde o que permitirá os usuários seguir navegando como até agora, até aquele que permitirá que as famílias restrinjam o acesso a páginas que considerem nocivas para seus filhos. Mas a maioria de usuários turcos teme que esta iniciativa dificulte ainda mais o acesso a internet em um país em que há já mais de 13 mil endereços bloqueados, a maioria ilegal, mas também muitos blogs políticos e movimentos de esquerda.
Até agora era fácil burlar os bloqueios através do uso de navegadores diferentes e da modificação dos domínios, mas está incerto que ocorrerá a partir de agosto, o que levou a milhares de internautas a manifestar-se contra o governo. Por consequência, o grupo Anonymous anunciou que atacaria os sites do governo a partir das 18h da quinta-feira.
O primeiro alvo foi a página da Autoridade de Telecomunicação (TIB), que foi bloqueada durante 20 minutos e, segundo a emissora NTV, o grupo atacou ainda a página do Centro de Meteorologia Estatal e o site da Seguridade Social, mas nesta manhã já estavam normalizados. A TIB reagiu as ameaças de Anonymous bloqueando por sua vez a web dos ciberactivistas "www.anonnews.org". Por sua vez, um grupo de hackers turcos de ideologia nacionalista denominado AyYildiz (Lua e Estrela) anunciou que tomará represálias contra os ataques a seu país de um grupo estrangeiro. "Não é um tema de censura, mas de traição à pátria", afirma o grupo turco em comunicado.

http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5180190-EI12884,00-Governo+hackers+turcos+e+Anonymous+travam+batalha+cibernetica.html


"Anonymous" é desarticulado na Espanha



A polícia espanhola anunciou nesta sexta-feira a desarticulação da cúpula do grupo de hackers "Anonymous" na Espanha com a prisão de três de seus líderes, um dos quais tinha em sua casa um servidor com o qual coordenava e executava ataques informáticos a sites de todo o mundo. De sua casa, foram atacados os portais dos governos do Egito, Argélia, Líbia, Irã, Chile, Colômbia e Nova Zelândia, assim como os de empresas conhecidas, informou nesta sexta-feira o Ministério do Interior espanhol.

A organização de hackers se estrutura em células independentes que, no momento estipulado, lançam milhares de ataques de negação de serviço (DoS) para derrubar servidores, em algumas ocasiões através de computadores "zumbis" infectados no mundo todo. A Brigada de Investigação Tecnológica (BIT) da polícia espanhola vinha analisando desde outubro mais de dois milhões de linhas de registro de chats e sites utilizados pela organização de hackers, até encontrar e deter sua cúpula na Espanha, que tinha capacidade para tomar decisões e dirigir os ataques.
As detenções dos três líderes do "Anonymous" na Espanha aconteceram em Barcelona, Valência e Almería. Em seu perfil no Twitter, a polícia espanhola, que concederá nesta sexta-feira uma entrevista coletiva para detalhar a operação, revelou que o grupo perpetrou em 18 de maio um ataque informático contra a Junta Eleitoral Central espanhola. Também atacou os sites da Polícia da região da Catalunha (Mossos d'Esquadra) e do sindicato espanhol União Geral de Trabalhadores (UGT), assim como os portais da PlayStation e dos bancos BBVA e Bankia.


http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5179426-EI12884,00-Cupula+de+grupo+de+hackers+Anonymous+e+desarticulada+na+Espanha.html

Escreva Lola escreva


"Tenho recebido tantos emails nos últimos dias que nem dá tempo para respondê-los (ainda mais no final do semestre letivo!). Anteontem chegou este, da Luiza. Gostei muito e pedi para publicá-lo aqui como guest post.
Na segunda-feira eu sinceramente me muni de uma enorme dose de paciência e tentei assistir ao CQC pela primeira vez na vida. Não aguentei mais que cinco minutos. Que coisa horrível! (...)
(...) Ontem o Conselho Estadual da Condição Feminina de SP divulgou nota de repúdio a Rafinha Bastos pela sua piada de que estupro é uma ótima oportunidade para uma mulher feia fazer sexo, e que tal estuprador não merece cadeia, merece um abraço. Uma leitora minha no Twitter, fã ardorosa do CQC, achou absurdo que existisse um Conselho da Condição Feminina. Pra quê seria preciso um troço desses? (...)
(...) Acuado, a pobre vítima do mundo moderno, o homem branco hétero que só está fazendo humor, enviou um tweet a seus seguidores:

Ontem também saiu uma reportagem bem interessante entrevistando algumas pessoas que vão ao show de stand-up comedy de Rafinha e Danilo. Vale a pena ler para ver o que essa gente pensa. Eu não me espanto nem um pouco que CQC e afins tenham público. O pessoal não paga pra ver o Charlie Sheen ao vivo? Quer dizer, qual a diferença? "





Onde Jerry Seinfeld, sem saber, foi nos levar?

ARTISTAS PROJETOS ARTISTAS

Prezados artistas e gestores de instituições culturais locais, encaminho convite enviado pela Representação Regional Norte do Minc.

O Encontro com a CNIC, acontecerá em Belém, na próxima segunda-feira 13 de junho das 16h às 18h30 no CENTUR. Considero importante a participação de todos, para que encontremos caminhos para uma apresentação maior de projetos culturais à Lei Rouanet e de mecanismos de captação de recursos, no caso dos projetos aprovados.

abraços

Nina Matos

MINISTÉRIO DA CULTURA

REPRESENTAÇÃO REGIONAL NORTE
Av. Governador José Malcher, 563 - CEP: 66.035-100
Telefone: (91) 3222-7235 - Belém - Pará
regionalnorte@cultura.gov.br

A Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, em parceria com a Representação Regional Norte do MinC, convida V. Sa. a participar do encontro com a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura – CNIC, a realizar-se das 16h às 18h30 do dia 13 de junho de 2011, nas dependências do CENTUR – Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, localizado na Av. Gentil Bittencourt, 650, Bairro Nazaré. Em pauta, pretende-se tratar:

Panorama da produção cultural local e regional.
Ações de fomento e incentivo, considerando a produção local, a circulação e a preservação.
Destacamos que os espaços para o encontro estão sujeitos à lotação e contarão com as participações dos seguintes segmentos: humanidades, patrimônio, artes visuais, artes integradas, artes cênicas, música e audiovisual.

Observação: O segmento audiovisual realizará a reunião em horário diferenciado, das 14h às 18h.

DELSON LUIS CRUZ

Chefe da Representação Regional Norte / MinC

Escreva Lola escreva


Descobrimos este blog, de uma professora universitária de São Paulo. Ela está à frente de uma polêmica discussão travada em vias de processo com um conhecido jornalista televisivo - o qual eu não cito o nome aqui por receio de receber processo também - vale a pena dar uma olhada no blog.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Uma Gentil Invenção no SESC Boulevard

S/ título - Maria Nepomuceno. Foto by Bruno Cantuária

A exposição abre hoje , 09/06/2011 e ficará aberta à visitação até 10/07/2011.

ENTRADA FRANCA


Nesta quinta feira, 9 de junho, a partir das 19h30, estará aberta ao público, no Centro Cultural SESC Boulevard, a exposição Uma Gentil Invenção, inserida nas diretrizes do projeto ArteSESC, que visando a difusão e diálogo da arte com diferentes públicos, realiza desde 1981, mostras itinerantes de artes visuais em todo país.

Composta por objetos, vídeos, esculturas, serigrafias, desenhos, e outras obras que refletem diferentes tendências da arte contemporânea, a exposição Uma Gentil Invenção funciona como um laboratório criativo de percepções que se estabelecem a partir da relação participativa do espectador com tais obras.
As 19 obras reunidas de uma única mostra coletiva, convida o público a decifrar seus sentidos, revelar sua dimensão metafórica, simbólica, critica e irônica.
 
--

SERVIÇO
Exposição Uma Gentil Invenção
Abertura: 09/06/2011
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural SESC Boulevard
End. Boulevard Castilho França, 522/523
Informações: (91) 3224-5654/3224-5305 (Centro Cultural SESC Boulevard)
                    (91) 4005-9587 (Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio/SESC/SENAC - Pa)