sexta-feira, 29 de abril de 2011

Os graffitis da "Madá"

Aos olhos atentos há sempre algo novo a ser descoberto na cidade de São Paulo, e não me refiro somente a museus e galerias, mas digo em relação as suas ruas, sua miscigenação e suas paisagens. Um dos locais mais interessantes desta Paulicéia Desvairada é bairro da Vila Madalena.

Situado no último ponto da linha verde do metrô, o local já chama atenção pelos nomes de suas ruas: Harmonia, Girassol, Original e Fidalga. Reduto de boêmios devido sua proximidade com a Universidade de São Paulo- USP, algumas destas ruas foram escolhas anárquicas para contrapor aos tradicionais tributos a figuras históricas que comumente batizam nomes de ruas e avenidas. Contudo, algumas delas não escaparam deste padrão, o que é o caso da Fradique Coutinho e da Mourato Coelho, duas das principais vias da região e que homenageiam ilustres bandeirantes.

A “Vila Madá”, para os íntimos, é recoberta de verdadeiras galerias a céu aberto, onde seus muros se destacam pela riqueza de imagens em graffiti que embelezam a região. Nas paredes que compreendem um beco perto das esquinas das Ruas Harmonia e Luís Murat, conheci um lugar de graça peculiar em concreto: uma verdadeira galeria grafitada de conceitos artísticos e pensamentos irreprimíveis.

Para os que já conhecem e passam por ali todos os dias pode ser visto como apenas um lugar repleto de graffitis, mas para os olhos novatos o encantamento é imediato. O “chamamento” provocado pela profusão de cores e formas retratadas das mais variadas maneiras levam à contemplação e à curiosidade. Estar em contato com imagens de belezas e de controvérsias provocam multi- interpretações sobre os temas assim expostos nos muros.

As ações do tempo delimitam a instabilidade e o desvanecer dos desenhos, que entre fugazes pinceladas podem ser substituídos por outros pensamentos grafitados, ou até mesmos por paredes brancas. O que estava deixou de estar, mas por debaixo das camadas de tinta eles se escondem inconscientemente alojados em uma memória sublimada, por ora lembrada por mentes frequentemente circulantes daquele espaço e por seus pensantes criadores. Suas confusões de formas geram um ritmo frenético que mais parecem projeções sonoras de sonhos inconstantes.

As paredes são amplitudes de mentes criativas que se exprimem como lapsos de memória individuais e coletivas que desejam se revelar para o mundo, chamando sua atenção. Os discursos vêm por meio de metáforas imagéticas que se metamorfoseiam em outras imagens retratadas em lentes de câmeras fotográficas e de vídeos, e que se propagam velozmente em outros suportes artísticos, em papel e na internet, podendo sofrer outras inúmeras alterações em mãos de diferentes pessoas, indo desde o tratamento no Photoshop até a inclusão de outras pinturas e colagens e recortes.

A experimentação do pintar em espaços públicos promove práticas de vivência para seus espectadores, indo além do que se vê e em direção do sentir. Para alguns as imagens são meros rabiscos de pichadores ditos artistas, mas suas ações hoje já são consideradas obras de arte urbana. No meio destas controversas posições, há lugar para a democratização. E no conjunto deste meio, retratei algumas imagens abaixo exibidas durante um período de flanação. Contemplem!




CINEMA: "A dama do cine Shangai" no Sesc Boulevard

A Dama do Cine Shangai

Direção: Guilherme de Almeida Prado
Duração: 115 min
Exibição: 30 de abril e 01 de Maio, às 16h.
Vencedor de onze premiações, dentre elas sete troféus Kikito do Festiva do Cinema Brasileiro e Gramado, o terceiro longa-metragem de Guilherme de Almeida Prado é um triller policial em homenagem ao clássico cinema noir norte-americano. O filme ainda conta com um invejável elenco de grandes estrelas da dramaturgia brasileira.

Classificação: 16 anos

Centro Cultural Sesc Boulevard

End: Av. Boulevard Castilho França, 522/523. Campina (em frente a Estação das Docas)
Tel: (91) 3224 5305 / 3224 5654.

8ª Bienal do Mercosul

    
8ª Bienal do Mercosul abre inscrições para Curso de Formação de Mediadores
Destinado a estudantes universitários e profissionais graduados em qualquer área de conhecimento, o curso vai capacitar pessoas para atendimento de visitantes durante as exposições
 
A partir do dia 19 de abril estarão abertas as inscrições para o Curso de Formação de Mediadores da 8ª Bienal do Mercosul. O público-alvo é de estudantes universitários cursando a partir do 4º semestre e graduados de qualquer área de conhecimento. As inscrições encerram-se no dia 02 de maio e devem ser feitas através do formulário online, disponível no no site www.bienalmercosul.art.br/mediadores. O trabalho de mediação é remunerado durante o período da Bienal (de 10 de setembro a 15 de novembro de 2011), com carga horária de 4h30min diárias e uma folga semanal.
Das 300 vagas disponibilizadas, 250 são para as turmas presenciais, e 50 para residentes em outras cidades, que acompanharão o curso através do sistema de EAD – Ensino à Distância. Essa modalidade permite maior participação de pessoas que vivem no interior do Rio Grande do Sul e em outros estados do Brasil.
O curso, com início em 25 de maio e término no início do mês de setembro, terá carga horária total de 108h/aula e acontecerá no auditório do Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano (Rua Riachuelo, 1257 – centro – Porto Alegre). Serão disponibilizadas turmas nos turnos da manhã e da noite.
Todas as aulas terão transmissão simultânea e aberta através do site da Bienal, permitindo que, mesmo as pessoas que não tenham interesse em trabalhar como mediadoras durante a 8ª Bienal, possam acompanhar as aulas. Com isso, a Bienal pretende compartilhar conhecimentos com professores, pesquisadores, educadores de museus e instituições culturais e demais interessados.
“O Curso de Mediadores da 8ª Bienal do Mercosul busca funcionar não somente como um seminário de treinamento para o evento, mas como um curso para compreender a natureza da mediação, além de transmitir ao mediador ferramentas que sejam adequadas para poder responder de forma imaginativa, criativa e flexível  ante uma obra, de acordo com o mesmo dinamismo que oferece a arte de hoje”, declara Pablo Helguera, curador pedagógico desta edição.
Durante o curso também está prevista a nova edição do projeto Vivências nas Escolas, que possibilita um contato dos futuros mediadores com escolas da rede municipal de Porto Alegre, parceira desde a 6ª Bienal do Mercosul, e redes de ensino das demais cidades representadas.
A lista com os selecionados será publicada no site no dia 17 de maio. Mais informações pelo email: mediador@bienalmercosul.art.br ou através do telefone 51 3254 7505.


Serviço
Curso para formação de mediadores da 8ª Bienal do Mercosul
Inscrições de 19 de abril a 02 de maio de 2011
Formulário de inscrições no site www.bienalmercosul.art.br/mediadores
Público alvo: profissionais com curso superior completo e estudantes universitários que estejam cursando a partir do 4º semestre, em qualquer área de conhecimento
Número de vagas disponíveis: 300 vagas – 250 para aulas presenciais e 50 vagas através de EAD
Divulgação dos selecionados: 17 de maio, através do site www.bienalmercosul.art.br
Informações: mediador@bienalmercosul.art.br ou 51 3254 7505

Palhaços Trovadores no Sesc Boulevard

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Palestra RUMOS 2011 no Instituto de Artes do Pará

O Rumos Artes Visuais lançou o edital 2011-2013 e agora segue em itinerância pelo país. Na sexta-feira, 29 de abril, o programa leva sua palestra de difusão ao Instituto de Artes do Pará, em Belém. Veja detalhes do evento e confira a programação completa da caravana Rumos no nosso site.

Palestra de difusão do programa
das 19h às 21h
sexta 29 de abril
com Vânia Leal e Paulo Miyada. Mediação de Fernando Oliva

Instituto de Artes do Pará
Praça Justo Chermont 236 - Belém - PA

informações: 4006 2911 / 4006 2904

imagem: Renan Magalhães

CINEMA: "Os inocentes" na Cult

Importância Histórica: A história de Henry James ganhou a dimensão correta no roteiro e direção, deixando ao espectador a verdade sobre um caso “sobrenatural” ou um reflexo de comportamento repressivo. O filme candidatou o diretor a vários prêmios como o do Festival de Cannes e o Bafta. É um respeitado clássico do cinema inglês. O livro de Henry James, “The Turn f the Screw”(A Volta do Parafuso) foi várias vezes filmado, muitas para a TV. A versão mais conhecida, além de “Os Inocentes” foi a de Michael Winner em 1971 com Marlon Brando chamada no Brasil de “Os Que Chegam com a Noite".

Os Inocentes, de Jack Clayton (ING,1961)

Sábado - 30 de abril às 16h

ENTRADA FRANCA

Programação: ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará)

APÓS O FILME, DEBATE ENTRE O PÚBLICO E CRÍTICOS DA ACCPA.

Título original: The Innocents. Direção: Jack Calyton. País/ano: Inglaterra / 1961. Gênero: Suspense / Terror. Roteiro: William Archibald, Truman Capote, John Mortimer, baseado em romance de Henry James. Música: Georges Auric. Produção: Jack Clayton. Fotografia: Freddie Francis. Edição: Jim Clark. Direção de Arte: Wilfred Shingleton. Figurino: Sophie Devine. Estúdio: 20th Century Fox/ Achilles. Elenco: Deborah Kerr, Michael Redgrave, Peter Wyngarde, Megs Jenkins, Martin Stephens, Pamela Franklin, Clytie Jessop, Isla Cameron, Eric Woodburn. Cor: Preto e Branco. Duração: 100 min. Classificação etária: 12 anos.

Sinopse: No século 19, na Inglaterra, a senhorita Giddens (Deborah Kerr) é uma jovem inexperiente que arruma um emprego como babá de uma garota órfã e governanta numa propriedade no campo. A menina tem uma aparência angelical e, após um tempo, seu irmão igualmente adorável é enviado da escola particular por conta de uma doença inexplicável. As crianças começam a ver aparições inexplicáveis na casa, especialmente sobre a antiga governanta. Giddens, então, luta com todas as suas forças para afastar as crianças dos fenômenos, que tomam conta da casa.

CINE LÍBERO LUXARDO - Fundação Tancredo Neves - Centur
Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo (esquina com Rui Barbosa)
Informações: tel (91)32024321

Workshop com Guy Veloso em SP

“Preparando um Ensaio Fotográfico Documental”, com Guy Veloso (em SP)


Oficina focada na realização de um projeto temático de média ou longa duração, desde sua concepção passando por fases como “pesquisa”, “realização”, “exibição” e “pós-produção”.

Resumo: O autor (fotógrafo independente desde 1988, que possui obras nas coleções Pirelli-MASP, MAM-RJ e MAM-SP) terá como exemplo-base seu projeto Penitentes: dos Ritos de Sangue à Fascinação do Fim do Mundo, desenvolvido entre 2002 e 2011, onde nada menos do que 121 grupos religiosos de caráter secreto foram documentados nas cinco regiões do país – parte deste ensaio exposto na 29ª Bienal Internacional de São Paulo/2010.

Duração: 2 encontros. Dias: 14 e 15/05. Sábado e domingo, das 11h às 18h.

Público-alvo: fotógrafos e estudantes avançados de fotografia.

A partir de 18 anos. 20 vagas. Sala de Oficinas 3. GRÁTIS.

Inscrições a partir de 3/05, no 1º pavimento, a partir das 14h.

SESC Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1000 próximo metrô Belém
03303-000 - São Paulo - SP
11 2076-9700
email@belenzinho.sescsp.org.br
0800 11 8220
Omnia Vincit Amor
--

Adriele Silva da Silva

terça-feira, 26 de abril de 2011

Lançamento 9º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia

Dia 29 de abril, sexta-feira, a partir das 19h30, o Instituto Sergio Motta realiza o lançamento da 9ª edição do Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia. O evento acontece no espaço cultural Serralheria e celebra a data. Além disso, no mesmo dia será inaugurada a exposição “Cultura Mestiça” do coletivo Lixo Eletrônico. A Serralheria fica na rua Guaicurus, 857, na Lapa e a entrada é gratuita das 19h30 às 22h.

Para saber mais, clique AQUI.





segunda-feira, 25 de abril de 2011

4chan

Os sites já voltaram ao ar, mas por alguns instantes tanto o site da MPAA (entidade da indústria cinematográfica) como o site da RIAA (entidade da indústria da música) sofreram ataques DDoS dos membros do 4chan que adoram pirataria.  Por que o 4chan – fórum anárquico que já reuniu seus membros para fazer bullying em uma garota e mandar o Justin Bieber pra Coreia do Norte – resolveu focar a atenção nesses dois sites? No caso da MPAA, foi depois que o CEO de uma empresa indiana antipirataria se gabou de ataques ao Pirate Bay e outros sites de torrent. A RIAA foi o próximo alvo, para o 4chan mostrar sua força, depois que o site da MPAA foi derrubado 5 minutos antes do combinado. A empresa que começou a tensão entre ambas as partes (ou piorou a situação entre ambos), a AiPlex Software, foi derrubada primeiro por 18 longas, longas horas. [TorrentFreak via Gawker; Wired UK; TechCrunch]

Fonte:  http://www.gizmodo.com.br/conteudo/4chan-derruba-sites-de-entidades-da-industria-cinematografica-e-de-musica/

http://www.4chan.org/

Palestra: Gambiarra na Cena

Palestra: Gambiarra na Cena: Uma poética de iluminação para ativação de obras de arte em Belém do Pará

IARA REGINA SOUZA

O objeto de estudo desta pesquisa é a reflexão sobre a apropriação da gambiarra de luz para a cena expositiva. De forma específica serão tratados os mecanismos culturais favoráveis a esse processo, transversal na sua essência, sua contribuição para uma cena expositiva dramatizada, com um recorte no final do século passado até os nossos dias, delimitando-se o problema estudado à realidade de Belém do Pará. Tem como finalidade a compreensão dos processos de criação, construção e recepção das gambiarras como artefato iluminante na ativação de obras de arte. Para tanto, é discutida a iluminação dentro do universo da galeria de arte a partir da apropriação das gambiarras de luz que fazem parte do cotidiano urbano de Belém do Pará, a fim de avaliar a iluminação enquanto potência na ativação de obras de arte. Na sequência argumentativa do estudo, articulam-se o entendimento da relação do iluminante com os outros elementos da exposição de arte, visto que o mesmo opera como agente de ativação não só da obra, mas da situação espacial em que ela se encontra, com o intuito de produzir teoria e fortalecer a arte como campo de conhecimento.

A gambiarra tem caráter de implicação conceitual de sentido, não apenas enquanto objeto, mas a partir do que ela produz, o que denominamos de efeitos socioestéticos. Estes deverão ser lidos a partir dos quinze anos de experiência desta pesquisadora na apropriação, ressignificação e recondução de artefatos luminosos para a função de ativadores de espaços expositivos, em uma afirmação da práxis como elemento principal de articulação dos caminhos da pesquisa, tendo em vista que, no decorrer deste tempo, um método foi se desenhando e encontra-se em consonância com esta pesquisa.

Para operar de maneira mais eficiente dentro da complexidade dos campos da materialidade e reprodutividade do objeto, dos dispositivos de instauração das obras de arte, da gambiarra como caminho inventivo e de solução investigativa que acontece num campo de subjetividade, empregou-se a abordagem metodológica da bricolage.

Data: 26/04/2011 (Terça Feira)

Horário: 19 h

Local: Espaço Benedito Nunes (Saraiva Megastore - Boulevard Shopping)

ENTRADA FRANCA

Declaração de participação ao fim da palestra. Carga Horária: 2h



Lembrando dos 25 anos de Caderno 2


Em 6 de abril de 1986, começava a circular o caderno que se tornaria um marco do jornalismo cultural brasileiro. Veja uma seleção com algumas das melhores capas e clique para ler

Acesse:

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Atitudes e forma - Intervençã​o de Juan Guimarães

A ação educativa "atitudes e forma" lhe convida a participar da Intervenção do pesquisador Juan Guimarães na obra Penetrável Rodhislândia presente na exposição "Hélio Oiticica - museu é o mundo".


Compareça!!!

--
Adriele Silva da Silva
Tel: (91) 82006363
Skype: adrielecss
Email: adriele.c.silvas@gmail.com

terça-feira, 19 de abril de 2011

Palestra: Estética Digital: Teorias, Práticas e Conceitos na Arte Contemporânea

RAFAELLE RIBEIRO RABELLO - A palestra tem como objetivo discutir os assuntos mais recentes acerca do tema Arte, Ciência e Tecnologia. Na palestra, serão pontuadas as Teorias Estéticas, Pesquisas Artísticas e os Conceitos mais atuais que emergem do contexto da Arte em Mídias Digitais, abrangendo os ramos da Arte Genética, Vida Artificial, Realidade Virtual e demais discussões sobre o Ciberespaço e a Arte Interativa.

Data: 19/04/2011 (Terça Feira)
Horário: 19 h
Local: Espaço Benedito Nunes (Saraiva Megastore - Boulevard Shopping)

ENTRADA FRANCA

Declaração de participação ao fim da palestra. Carga Horária: 2h

Mais informações:

Centro Acadêmico de Artes Visuais - CAAV
Universidade Federal do Pará - UFPa
caavufpa.blogspot.com
Twitter: @caavufpa
CAAV no facebook

Clique nas imagens para ampliar.




segunda-feira, 18 de abril de 2011

Artistas selecionados para o 17° Salão Unama de Pequenos Formatos

O Núcleo Cultural da UNAMA, sob a organização da Galeria de Arte Graça Landeira, informa sobre os selecionados para o 17º Salão UNAMA de Pequenos Formatos, mostra contemporânea de artes visuais, de abrangência nacional,que será realizado no período de 19 de maio a 27 de junho, nos Espaços da Galeria.



Confira a lista AQUI.

Abra

http://abrapelaberturadosarquivosdaditadura.blogspot.com/2011/04/abra.html

sábado, 16 de abril de 2011

MÚSICA: "Luê Soares" e "Sapecando no Choro" nesse final de semana

Foto: Bruno Cantuária
Dias 16, 23 e 30 de abril
Luê e Jr. Soares
Repertório paraense no show "Tu Já Rainha" com Junior Soares no violão, Rubão no contra-baixo, Rafael Barros na percussão e Luê no vocal e rabeca.
 
Foto: Bruno Cantuária
Dias 17, 24 de abril e 01 de maio
Sapecando no Choro
O quarteto paraense Sapecando no Choro, criado por volta dos anos 2000, se compromete a unir a linguagem do choro a outros gêneros musicais.

Entrada FRANCA

Onde?

No Centro Cultural Sesc Boulevard

End: Av. Boulevard Castilho França, 522/523. Campina (Em frente a estação das Docas)
Tel: (91) 3224 5305 / 3224 5654.

Contatos virtuais:

Facebook: Sesc Boulevard
Twitter: @sescboulevard
E-mail: sescboulevard@pa.sesc.com.br
sescboulevard@gmail.com  

Wei Wei

http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/efe/2011/04/07/familia-do-dissidente-chines-preso-ai-weiwei-condena-investigacoes-da-policia.jhtm

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Palestra

A Universidade da Amazônia, sob a organização do Núcleo Cultural / Galeria de Arte " Graça Landeira", convida para a palestra " Coletivos e individualismos nas artes visuais:uma vivência das instituições ao mercado".

Palestrante: Clarisse Tarran

Local: Galeria de Arte "Graça Landeira"

Dia 15/04/11

Hora: 19:30h

Programação paralela ao 17º Salão UNAMA de Pequenos Formatos.

Entrada franca

CLARISSE TARRAN é artista visual multi-midia, com exposições no Brasil e exterior, programadora visual, artista-curadora e um dos fundadores da galeria DUREX ARTE CONTEMPÔRANEA. Foi assistente da direção da Escola de Artes Visuais do Rio de Janeiro - EAV e participante de diversos coletivos de artes, e arte e política. Membro do juri de seleção do 17º Salão UNAMA de Pequenos Formatos.

Após a palestra será divulgada a relação dos artistas selecionados ao Salão.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

EXPOSIÇÃO: A magia do Pinhole invade a cidade novamente

Nesta sexta feira, 15, a partir das 19h, o Centro Cultural SESC Boulevard abre as portas para a exposição “Pinholeday Belém – Retrospectiva”, que reúne fotografias e câmeras pinhole, audiovisuais, cartões postais e outros trabalhos produzidos pelos participantes de Oficinas e Jornadas Pinhole que integram o projeto Pinholeday Belém, promovido pela Associação Fotoativa desde 2002.

Com participação crescente do público ao longo de sua trajetória, o projeto Pinholeday Belém colocou a capital paraense em destaque no Worldwide Pinhole Photography Day (WPPD), evento mundial que celebra anualmente a prática da fotografia pinhole. A exposição ficará aberta à visitação até o dia 29 de maio.

Paralelamente a exposição haverá programação de atividades voltadas para o público, com as oficinas de pinhole, no período de 21 a 23 de abril na sede da Fotoativa. A Jornada do Pinholeday Belém 2011, com o tema “Atuacidade”, será no dia 24 de abril, quando se comemora o dia mundial da fotografia pinhole.


Pinhole - Emídio Contente

Exposição Pinholeday – retrospectiva

Abertura 15 de abril às 19h

Visitação: até 29 de maio
Horário: 10h às 19h (terça a domingo)
Local: Centro Cultural SESC Boulevard
End.: Boulevard Castilho França, 522 / 523
Informações: (91)3224-5654 / 3224-5305.

Oficinas e Jornada
21 a 23 de abril: Oficinas de fotografia pinhole
24 de abril: Jornada Pinholeday Belém
Local: Sede da Associação Fotoativa
End.: Praça das Mercês n° 19
Informações:(91) 3225 2754

sexta-feira, 8 de abril de 2011

CINEMA: "Biutiful" no Cine Líbero

O Cine Líbero Luxardo começa a exibir a partir desta quarta-feira (13) "Biutiful", de Alejandro Gonzalez-Inarritu. Indicado ao Oscar 2011 ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, além de outras indicações, o longa ainda rendeu a Javier Bardem os prêmios de Melhor Ator no Festival de Cannes 2010 e no Goya 2011, e uma indicação ao mesmo prêmio no Oscar desse ano. As exibições serão sempre de quarta a domingo, de 13 a 24 de abril, às 19h. Os ingresso custam R$ 5,00, porém as quartas-feiras o cinema possui o Projeto Plateia, que garante as estudantes entrada gratuita mediante apresentação de carteira de estudantil ou comprovante de matrícula. Confira abaixo crítica do filme.

SERVIÇO:
Biutiful, de Alejandro Gonzalez-Inarritu (ESP/MEX , 2010)

De quarta a domingo, de 13 a 24 de abril - às 19h

(Meia-entrada para estudantes)*
Na quarta-feira: Projeto Platéia (entrada franca para estudantes)*

* Mediante carteirinha estudantil ou comprovante escolar, exceto carteira de meia-passagem

Título original: Biutiful. Direção: Alejandro Gonzalez-Inarritu. País/ano: Espanha, México / 2010. Gênero: Drama. Roteiro: Alejandro González Iñárritu, Armando Bo e Nicolás Giacobon. Produção: Alejandro González Iñárritu, Jon Kilik e Fernando Bovaira. Música: Gustavo Santaolalla. Fotografia: Rodrigo Prieto. Direção de arte: Marina Pozanco. Figurino: Bina Daigeler e Paco Delgado. Edição: Stephen Mirrione. Elenco: Javier Bardem, Maricel Álvarez, Hanaa Bouchaib, Guillermo Estrella. Estúdio: Universal Pictures, Focus Features, Menageatroz, Mod Producciones, Ikiru Films, # Televisió de Catalunya (TV3), Televisión Española (TVE). Efeitos especiais: Efe-X, El Ranchito. Distribuidora: Paris Filmes. Cor: Colorido. Duração: 2h 27min (147min). Classificação etária: 16 anos.

Sinopse: Catalunha. Uxbal (Javier Bardem) coordena vários negócios ilícitos, que incluem a venda de produtos nas ruas da cidade e a negociação do trabalho de um grupo de chineses, cujo custo é bem menor por não serem legalizados e viverem em condições precárias. Além disto, ele possui o dom de falar com os mortos e usa esta habilidade para cobrar das pessoas que desejam saber mais sobre seus entes que partiram há pouco tempo. Uxbal precisa conciliar sua agitada vida com o papel de pai de dois filhos, já que a mãe deles, Marambra (Maricel Álvarez), é instável. Até que, após sentir fortes dores por semanas, ele resolve ir ao hospital. Lá descobre que está com câncer e que tem poucos meses de vida.

CINE LÍBERO LUXARDO - Fundação Tancredo Neves - Centur
Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo (esquina com Rui Barbosa)
Informações: tel (91)32024321

CINEMA: "Cinema, Aspirinas e Urubus" no Cine Sesc Bouelvard

Cinema, Aspirinas e Urubus

Direção: Marcelo Gomes
Duração: 101 min
Classificação: 14 anos

Exibição: 09 e 10 de abril - no auditório do CCSB - 16h

Com equilíbrio entre forma e fundo raro para um estreante, o pernambucano Marcelo Gomes realizou uma das melhores abordagens do sertão nordestino e um dos grandes momentos do cinema brasileiro atual. O encontro entre um alemão, fugido da Segunda Guerra Mundial, e um nordestino que quer ir para a cidade grande em busca de oportunidades, rende um belo e original road-movie (filme de estrada) O diretor investe no despojamento formal, mas cria uma nova estética, resultado de um fecundo diálogo com a paisagem agreste.

Trailer:


Local: Centro Cultural Sesc Boulevard

End: Av. Boulevard Castilho França, 522/523. Campina (Em frente a estação das Docas)
Tel: (91) 3224 5305 / 3224 5654.

Contatos virtuais:
Facebook: Sesc Boulevard
Twitter: @sescboulevard
E-mail: sescboulevard@pa.sesc.com.br
sescboulevard@gmail.com

MÚSICA: Aíla Magalhães no Sesc Boulevard

HOJE! 08/04 às 19h no Auditório do Centro Cultural Sesc Boulevard

Aíla Magalhães, ou simplesmente Aíla, é uma cantora brasileira, natural de Belém do Pará. Iniciou a carreira artística em 2008, com participações em diversos festivais de música, sempre se destacando pelo timbre exótico e interpretação marcante. Aos 22 anos, já é considerada um dos mais promissores nomes da nova safra de jovens artistas paraenses.

Seu trabalho é de grande diversidade sonora, traz influências da música pop mundial e sotaques da floresta urbana amazônica (carimbó, marabaixo, brega, lambada, guitarrada) que se misturam a sonoridade caribenha (cúmbia, soca, zouk, cacicó), e resultam em um trabalho exótico e inovador, que reinventa a cena da música pop contemporânea.

Em 2011, Aíla foi uma das artistas selecionadas pelo Projeto Conexão Vivo, contemplando a produção do seu primeiro CD, Trelêlê, com lançamento previsto para o segundo semestre deste mesmo ano, em Belém. O objetivo é de seguir em turnê para outras regiões do Brasil, levando o trabalho para as demais capitais, como Salvador, Recife, Belo Horizonte e São Paulo.

Aíla Pocket Show - dias 08 e 29 de Abril
AUDITÓRIO - 19h.

Local:
Centro Cultural Sesc Boulevard
End: Av. Boulevard Castilho França, 522/523. Campina (Em frente a estação das Docas)
Tel: (91) 3224 5305 / 3224 5654.

Contatos virtuais:

Facebook: Sesc Boulevard
Twitter: @sescboulevard
E-mail: sescboulevard@pa.sesc.com.br
sescboulevard@gmail.com

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Documentário sobre Alex Flemming





Documentário sobre o artista Alex Flemming, feito em parte, em Belém. 
Vale a pena conferir. 

Meus caros amigos
O horário do documentário de 25 minutos na televisao estatal alemä DEUTSCHE WELLE sobre mim, será neste sábado às 17:30 (horário do Brasil).

Aqui vai o link da Deutsche Welle para informações :

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Residências artísticas no México

 PROGRAMA DE RESIDENCIAS
ARTÍSTICAS PARA CREADORES
DE IBEROAMÉRICA Y DE HAITÍ
EN MÉXICO 2011

I. PRESENTACIÓN
Para fomentar el intercambio cultural y multidisciplinario, propiciando
la conformación de redes artísticas, y para reunir en
un mismo espacio de creación a artistas de naciones diversas y
expresiones heterogéneas, el Consejo Nacional para la Cultura y
las Artes de México (CONACULTA), a través del Fondo Nacional
para la Cultura y las Artes (FONCA) y del Centro Nacional
de las Artes (CENART); la Agencia Española de Cooperación
Internacional para el Desarrollo (AECID), a través del Centro
Cultural de España en México (CCEMX), así como la Secretaría
de Relaciones Exteriores (SRE), a través de la Dirección General
de Cooperación Educativa y Cultural, convocan a los creadores
artísticos de los países miembros de la Comunidad Iberoamericana
y de Haití a realizar una residencia individual de 12 semanas
en México, del 17 de agosto al 10 de noviembre de 2011. (...)

 Ver mais:
http://ww2.ccebrasil.org.br/system/downloads/51/original/residencias-artisticas-iberoamerica-ccemx-20110315.pdf

oiticica

Lançamento do catálogo da exposição O LAGO DA LUA ou YACI UARUÁ

Lançamento do catálogo da exposição O LAGO DA LUA ou YACI UARUÁ as amazonas do rio mar de Elza Lima

Bate-papo com o professor João de Jesus Paes Loureiro, Elza Lima, Maria Christina e Lu Magno

8 de abril de 2011, 19h.
Galeria de Arte do CCBEU


terça-feira, 5 de abril de 2011

MÚSICA: Nada Será Como Antes - Canções do Clube da Esquina em ABRIL

Os músicos Renato Torres (voz e violão) e Rodrigo Ferreira (teclado e voz) apresentam a temporada Nada Será Como Antes - Canções do Clube da Esquina, onde pretendem mostrar parte do universo lírico e extremamente musical da geração de músicos mineiros que se reuniu em torno de Mílton Nascimento - especialmente Lô Borges, Beto Guedes e Toninho Horta - e que ficou pra história como o Clube da Esquina. O nome do grupo foi idéia de Márcio Borges, letrista e irmão de Lô, que ao ouvir a mãe perguntar dos filhos, ouvia a mesma resposta: "Estão lá na esquina, cantando e tocando violão".

Canções inesquecíveis como "Para Lennon e McCartney", "O Trem Azul", "Manoel, o Audaz", "Fé Cega, Faca Amolada", "Saudade dos Aviões da Panair", entre outras, serão apresentadas no formato clássico de voz, violão e teclado, inspirado pela célebre apresentação de Mílton e Wagner Tiso para a TV, o Acústico na Suíça (1981). A ideia surgiu naturalmente entre os músicos, que compartilham de grande admiração pelos mineiros, pelos quais se afirmam bastante influenciados. O show desta quarta terá a participação especial da cantora Luê Soares.

Serviço:
temporada Nada Será Como Antes - Canções do Clube da Esquina, com Renato Torres e Rodrigo Ferreira
Toda quarta-feira, 22h
Bar Municipal
Municipalidade 1643, esquina com Soares Carneiro.

EXPOSIÇÃO: Diversidade religiosa na Fotoativa

segunda-feira, 4 de abril de 2011

EXPOSIÇÃO: Hélio Oiticica - Museu é o Mundo. Belém 2011

Depois do Iron maiden em Belém, mais um grande evento de um dos maiores expoentes da arte brasileira.
Exposição Hélio Oiticica - Museu é o Mundo. Belém 2011
05 de abril a 05 de junho
Coquetel de Abertura
Dia 05 de abril às 19h
Museu Histórico do Estado do Pará, Praça D. Pedro II, s/n


Leia mais AQUI.

--
AÇÃO EDUCATIVA


Adriele Silva da Silva
Coordenadora da Ação Educativa "atitudes e forma"
Hélio Oiticica - museu é o mundo
Tel: (91) 82006363
Skype: adrielecss

Heldilene Reale
Vice-coordenadora da Ação Educativa "atitudes e forma"
Hélio Oiticica - museu é o mundo
Tel: (91)88155767

Ajude o Japão comprando pixels

A agência de marketing Momentum está vendendo pixels. A princípio, a afirmação pode parecer estranha, mas a razão é nobre: cada pequeno ponto, vendido por 2 libras, irá auxiliar as vítimas do terremoto e tsunami no Japão.
A empresa sediada em Londres pretende arrecadar 15 mil libras, enquanto seu parceiro no empreendimento, o site justgiving.com, aposta em um valor bem mais alto de doações: 1,3 milhão.
Para contribuir, basta acessar o site http://www.rebuildjapanpixelbypixel.com, adicionar o seu pixel através de uma conta de usuário no Facebook e fazer a sua doação. Na página também é possível ler as mensagens de apoio e solidariedade contidas nos pixeis que, de grão em grão, estão reconstituindo não só a bandeira, do Japão, mas o país inteiro.


Fonte: http://www.zupi.com.br/index.php/site_zupi/view/compre_um_pixel_e_reconstrua_o_japaeo/

domingo, 3 de abril de 2011

Antônio Prata

Ví na TV Cultura um documentário sobre um jornalista da Folha de São Paulo chamado Antônio Prata. Ele morava na época do documentário em Xangai, escrevia em um blog http://blogdoantonioprata.blogspot.com/, mas, sei agora que ele está no Brasil e o blog ficou pra trás. Vale ver as matérias que o caara escreveu quando estava em Xangai, pra quem gostou de filmes como Blade Runner (clássico!!!), com certeza gostará do tom que ele dá as matérias sobre tradição e inovação em Xangai. Tentem o blog http://www.amoresexpressos.com.br/ que é dele também. 

sábado, 2 de abril de 2011

Cine Sesc Boulevard - ABRIL 2011

Games

No site Pica Pic você pode encontrar uma galeria com dezenas de minigames retrôs. Febre nos anos 80 e 90, os jogos estão disponíveis nas mais variadas versões; de Donkey Kong Jr. a Bartman, passando por verões inspiradas no filme O Exterminador do Futuro e títulos ligados à Guerra Fria. Para geek nenhum botar defeito.
Interativo, o site permite que o internauta jogue gratuitamente todos os games. Criado pelo estúdio polonês Hipopotam, o espaço promete fazer muita gente perder ainda mais tempo na net.


Casa Somática

(....)    Últimas atas registradas:

Ata da Reunião de Articulação do Curso de Manejo de Sementes Crioulas a ser realizado em Belo Horizonte nos dias 4 e 5 de Dezembro de 2010
Às 17:00h do dia 07/11/10 foi realizada a primeira reunião presencial dos articuladores do curso em questão.
Participaram da reunião 4 pessoas e foram discutidos os seguintes pontos:
1) Sementes a serem doadas pela Fundação Kokopelli:
Havia sido oferecida por parte da Fundação uma doação de sementes para serem distribuídas aos participantes do curso. Como se trata de uma lista extensa e com muitas variedades desconhecidas para os participantes, decidimos solicitar, se possível, ao menos uma ou duas variedades de cada verdura e legume aleatoriamente da lista. Em caso de impossibilidade, solicitaremos o que for possível para eles e faremos a divisão do que for enviado.
2) Local do curso:
A Casa Somática ofereceu seu espaço para a realização do curso nos dias 4 e 5 de Dezembro e para a hospedagem de Yanick e Christine Loubet (facilitadores do curso) durante os 10 dias que ficarão em Belo Horizonte. No entanto, foi deixada em aberto a escolha de algum outro local que possa surgir para a realização do curso como, por exemplo, algum auditório da UFMG, conforme sugerido pelos membros da Rede Aroeira, ou outro local que comporte 40 participantes. A escolha fica a critério dos demais articuladores via email. Caso participem do curso pessoas de outras cidades, buscaríamos como opção a hospedagem solidária dentro do limite da própria Casa Somática e porventura de outros voluntários dispostos a recebê-los, assim como soluções conjuntas para o tema da alimentação. (.....)


http://casasomaticabh.wikispaces.com/Como+chegar

sexta-feira, 1 de abril de 2011

MÚSICA: Floriano e a Canção brasileira


Foto: Juliana Sinimbú

“Floriano e a Canção Brasileira” é um show no qual se pretende um olhar mais atento pela música brasileira, ora reforçando canções já conhecidas, ora lembrando músicas que foram esquecidas pelos programadores das emissoras de rádio, portanto distante das gerações mais novas e também pesquisando canções bastante desconhecidas até mesmo do público especializado. É evidente que compositores paraenses também não ficam de fora, inclusive o próprio Floriano, que neste show especificamente, apresentará em maior número, composições de sua autoria com diversos parceiros.

É claro que a música brasileira compreende centenas de shows com duração de uma hora cada, portanto vários compositores, inclusive de grande expressão ficarão de fora dessa apresentação no SESC boulevard, entretanto a música brasileira estará bem representada neste formato de “pocket show”.

Dias 01 e 15/04 às 19h
Músicos:
Floriano: Voz e violão
Príamo Brandão: Contrabaixo
Edivaldo Cavalcante: Bateria
Alexandre: Sax