quinta-feira, 31 de março de 2011

Performance de "Homem-frango" é barrada!!!

Em 23 de março de 2011, a Sociedade Vegetariana Brasileira, através de liminar deferida em Ação Civil Pública, impede que participante do Festival Performance Arte Brasil no MAM (Museu de Arte Moderna do Rio) circule com galinhas vivas penduradas pelo corpo. Ativistas são agredidos no local do evento.

A decisão foi tomada pela Juíza de Direito Virgínia Lúcia Lima da Silva.

Trecho da decisão da Juíza: “Entende esta Magistrada que a arte pode e deve ser expressa sem que para tal o artista tenha que se utilizar do sofrimento de outrem e de animais.”

Fonte: http://www.svb.org.br/vegetarianismo/index.php?option=com_content&view=article&id=746:justica-impede-maus-tratos-a-galinhas

DOCUMENTÁRIO: "Brega S/A" no Cineclube do Colégio Sucesso

Cineclube do Colégio Sucesso apresenta: "Brega S/A" de Vladmir Cunha e Gustavo Godinho
Gravado entre os anos de 2006 e 2009, o documentário Brega S/A fala sobre a cena tecnobrega de Belém do Pará. Feito por artistas pobres, gravado em estúdios de fundo de quintal e com relações profundas com a pirataria e a informalidade, o tecnobrega é a trilha sonora da periferia da cidade, uma espécie de adaptação digital da música romântica dos anos 70 e 80.

No filme, vemos qual a relação entre o tecnobrega e a popularização da tecnologia a partir do final da década de 90, bem como a maneira como esse estilo musical se associou à pirataria para criar uma rede de distribuição alternativa ao modelo proposto pelas grandes gravadoras.
Entre os principais personagens estão o MC de tecnobrega Marcos Maderito, o “Garoto Alucinado”; DJ Maluquinho, uma espécie de Iggy Pop brega da periferia de Belém; e os DJs Dinho, Ellysson e Juninho, ídolos das aparelhagens, enormes sistemas de som que realizam festas itinerantes pelos bairros mais pobres da cidade.

Veiculado na MTV Brasil (out/2009)
Realizado sem patrocínio

Serviço:
dia 1 de abril (sexta-feira)
às 15h00
No Auditório do Colégio Sucesso

(Mauriti entre Pedro Miranda e Antonio Everdosa)

ENTRADA FRANCA
Informações: 8356-1799
Realização: APJCC e Grupo Ideal
Apoio: Colégio Sucesso e Cineclube Amazonas Douro

Leia AQUI uma matéria sobre o Brega S/A

Diluidades​_ festival de perfomance

“de repente no solido o não econtro com as potencialidades. o estado rigido traz fronteiras que inibem. Enclausuram sentidos. Diluido- estar-se disposto ao contato; A linguagem da performance e seus deslizamentos que tangem-se no campo híbrido das artes contemporâneas, evoca parelelos de corpos reflexivos; respiros; transpiros políticos ; falas ; ritos ; fotgramas ; pixels em tridimencionalidade; diluidades (in)possíveis"


Fonte: http://diluidades.wordpress.com/

Not google



 O Google é o principal centro de um mundo emergente baseado em dados. É também o centro de muitas contradições: a centralização do controle de tráfego na Internet (supostamente) horizontal e distribuída. Ao mesmo tempo, é um defensor da abertura e acessibilidade dos dados, porém se baseando em um segredo algorítmico e na classificação que se dá na descoberta da popularidade enquanto simultaneamente o próprio Google a determina. Alguns artistas tentaram brincar com esse “status” de um mundo feito de “googles”. O trabalho do argentino Leonardo Solaas, Google Variations, é uma série de apropriações de alguns destes diversos aspectos da ferramenta. É uma coleção de micro-experiências formais e conceituais com o famoso layout da página deste buscador. Ao acessá-la, o internauta poderá brincar com as desconstruções da marca Google feitas por Solaas. Já Google, why bother?, do coletivo italiano Art is Open Source, oferece uma visão crítica sobre as finalidades das ferramentas de busca. Ao acessar o site do Google, modificado pelo grupo, os resultados da busca são tornados completamente inúteis. Com isso a obra prentende questionar o excesso de informação atrelado a uma procura objetiva por certo conteúdo.

Fonte: http://blog.premiosergiomotta.org.br/

quarta-feira, 30 de março de 2011

Viver para o consumo

Viver para o consumo é quase norma. As lojas estão cheias e o cartão de crédito vive estourando no final do mês e muitas das vezes, as coisas que compramos, não "falam" do necessário.
O manifesto Self- repair lançado por uma turma ligada ao site Ifixit, juntou a idéia do Do it yourself com uma questão: consertar é melhor que reciclar! 

terça-feira, 29 de março de 2011

CINEMA: "Você vai conhecer o homem dos seus sonhos" no Cine Líbero Luxardo

Você vai conhecer o homem dos seus sonhos,
de Woody Allen (ESP/EUA, 2010)
De quarta a domingo, de 30 de março a 10 de abril - às 19h
 
(Meia-entrada para estudantes)*
Na quarta-feira: Projeto Platéia (entrada franca para estudantes)*

* Mediante carteirinha estudantil ou comprovante escolar, exceto carteira de meia-passagem

Título original: You Will Meet a Tall Dark Stranger. Direção: Woody Allen. País/ano: Espanha, Estados Unidos/2010. Gênero: Comédia Romântica. Roteiro: Woody Allen. Produção: Letty Aronson, Jaume Roures e Stephen Tenenbaum. Fotografia: Vilmos Zsigmond. Direção de arte: Dominic Masters. Edição: Alisa Lepselter. Elenco: Naomi Watts, Josh Brolin, Anthony Hopkins, Gemma Jones. Estúdio: Mediapro / Versátil Cinema / Gravier Productions / Antena 3 Films / Dippermouth. Distribuidora: Paris Filmes. Cor: Colorido. Duração: 98 min. Classificação etária: 12 anos.

Sinopse: Alfie (Anthony Hopkins) e Helena (Gemma Jones) estão casados há 40 anos, até que um dia ele resolve que precisa recuperar a juventude perdida e decide pedir o divórcio. Helena fica destroçada com a notícia e, com o apoio da filha, Sally (Naomi Watts), passa a consultar periodicamente Charmaine (Lucy Punch), uma vidente. Paralelamente Sally precisa lidar com o desejo crescente por seu novo chefe, Greg (Antonio Banderas), e com a crise em seu casamento com Roy (Josh Brolin), um escritor que apenas fez sucesso em seu livro de estreia e enfrenta dificuldades em concluir seu novo trabalho. Enquanto aguarda a resposta da editora sobre seu novo livro, Roy passa a flertar com sua nova vizinha, Dia (Freida Pinto), que sempre se veste de vermelho.
 
CINE LÍBERO LUXARDO - Fundação Tancredo Neves - Centur
Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo (esquina com Rui Barbosa)
Informações: tel (91)32024321

segunda-feira, 28 de março de 2011

COLABORADORES

Torne-se um colaborador deste blog!! Se você tem textos sobre arte, comportamento ou tecnologia em casa e não acha lugar para publicar, se você têm boas idéias e não tem onde desaguá-las, se você tem experiência com entrevistas e sabe onde procurar uma boa pauta....não perca tempo! Entre em contato  conosco.
novasmedias@gmail.com

Crise!?



Mão elevada e com o punho fechado para apoiar o queixo. Olhar profundo, distante, perdido... É muito fácil associar essa posição à de um filósofo vagando entre ideias, como O Pensador, a famosa escultura de Auguste Rodin. Mas, afinal, no que o solitário estaria pensando? Em como pagar o aluguel, dizer àquela bonita moça que a ama ou está próximo de um insight filosófico que o faria questionar o que raios ele estava fazendo parado ali? Estaria ele em crise existencial?

Pois é, o ato de questionar a vida pode trazer sentimentos ingratos e que põem na mesa dúvidas pertinentes (ou aquelas nem tanto) que nos fazem parar e prestar atenção em por que razão existimos. Penso, logo existo? Que nada! Penso, logo entro em crise. Afinal, quem nunca ficou angustiado com as dúvidas e mistérios da natureza humana?

As crises existenciais não têm hora, lugar ou uma razão específica para estourar. De uma forma geral, tudo pode ser motivo para ela chegar de mansinho e se apoderar dos nossos pensamentos: uma página em branco, odiar o emprego, não arranjar uma namorada bacana (ou até uma que nem seja tão bacana assim...), uma família estranha, a aparência fora do padrão – ou tudo isso ao mesmo tempo. Essas são castrações modernas suficientemente poderosas para desequilibrar qualquer cidadão. E os resultados delas podem variar entre choros parciais, choros constantes, depressão e até, nos casos extremados, suicídio.

“Mas como ninguém pensou em solucionar isso antes?”, pode se angustiar o leitor. O fato é que já se pensou, sim. Desde Sócrates, pelo menos. Tanto que o ato de filosofar surge, de certa forma, dessa premissa: a de observar, investigar e compreender toda a miscelânea de sentimentos que formam o Homem (...)


Ver mais em: http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/102/pensar/crise-existencial-616603.shtml

Filmes

Woody Allen está de volta às telas. Midnight in Paris, seu novo longa, só chega aos cinemas brasileiros em junho; mas os fãs do diretor já podem saborear o pôster e o trailer da película.
O cartaz, inspirado no clássico quadro Noite Estrelada, de Van Gogh, pode ser visto abaixo:
Com uma trama cheia de encontros e desencontros amorosos, marca de Allen, o filme narra a história de um casal que durante uma viagem à França passa a ver seu relacionamento por uma ótica mais crítica. Midnight in Paris foi escolhido para abrir o Festival de Cannes deste ano.
Veja algumas cenas:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Y2rCnTF1xlo

Fonte: http://www.zupi.com.br/index.php/site_zupi/view/o_novo_longa_de_woody_allen/

quarta-feira, 23 de março de 2011

Vagas de Mediador Cultural

“atitudes e forma” é um programa de atividades de ação educativa em espaços culturais para ser realizado durante a exposição “Hélio Oiticica – museu é o mundo” que ocorrerá em Belém no período de 05 de abril a 05 de junho de 2011.

“atitudes e forma” propõem experimentar as tensões entre obra e “participador”[1] levando ao máximo as manifestações ambientais tão possíveis dentro da obra de Hélio Oiticica.

A Ação Educativa “atitudes e forma” atua basicamente com dois modos de ação desse mediador cultural sendo o primeiro atendimento ao público geral (visitação livre/espontânea) e o segundo ao público específico (visitas agendadas de grupos). Incluso nas atividades para esses grupos agendados está a execução de uma mini-oficina.

A ação ainda realizará um mini-curso de formação desses mediadores, que ocorrerá de 28 a 30 de março de 2011, afim de integrar a equipe dentro dessa linha de ação.

As inscrições estão se dando através do envio de currículo para o email atitudeseformaoiticica@gmail.com até dia 24 de março de 2011.

Os horários e dias de expediente seguem na tabela abaixo.

Vagas

Período

Horários

02

SEG à SEX

9h às 13h30

02

SEG à SEX

13h30 às 18h

02

TER à DOM

10h às 13h

02

TER à DOM

13h às 16h

SERVIÇO

Inscrições para Ação Educativa “atitudes e forma”

Exposição “Hélio Oiticica – o museu é o mundo”

Período de inscrições: de 14 à 24 de março de 2011.

Enviar currículo para atitudeseformaoiticica@gmail.com

Instruções: currículo anexado ao email. No título do email “nome – currículo”

Mais Informações:

Email: atitudeseformaoiticica@gmail.com

Tel: (91) 82006363 – Adriele Silva da Silva

(91) 88155767 – Heldilene Reale



[1] Definição dada por Hélio Oiticica ao espectador de sua obra.

Bate-papo sobre fotografia, cidade e o retorno do flanêur com Ernani Chaves nessa quinta 24/03

CINEMA: "TEMPESTADE SOBRE WASHINGTON" no Cine Sesc Boulevard

"TEMPESTADE SOBRE WASHINGTON"
(Dias 24 e 31/03, às 19h)

Original: Advise and Consent- EUA 1962
Direção: de Otto Premminger
Roteiro: de Wendell Mayes baseado no livro de Allen Drury
Elenco: Henry Fonda, Charles Laughton, Walter Pidgeon, Lew Ayres, Franchot Tone, Gene Tierney, Don Murray, Peter Lawford.

Resumo: O Presidente pede ao Senado que aprove a nomeação de um novo Secretário de Estado. A posição liberal do nomeado, especialmente a sua visão mais aberta da “guerra fria” com a União Soviética leva a investigação tendenciosa da oposição chefiada por um velho senador.

Importância Histórica : O livro original condenou o sectarismo que impedia qualquer avanço nas relações dos EUA com a então URSS. Ainda persistia o medo do comunismo se alastrar em território americano, mesmo depois de acabar a perseguição aos simpatizantes de esquerda promovida pelo senador McCarthy. Foi o ultimo trabalho do grande ator Charles Laughton que por sinal se mostra no melhor estilo de aproveitamento de seu tipo, fazendo o parlamenta inescrupuloso e cruel. Ele foi candidato ao Bafta(prêmio inglês)de melhor ator e Otto Premminger candidato a melhor diretor no Festival de Cannes .

Comentários com os críticos da ACCPA

Entrada Franca!!

CINEMA: “Entre os Muros da Escola” no Cine Sesc Boulevard

Cine SESC Boulevard exibe e debate sobre filme polêmico

Para encerrar a programação do mês de março do Cine SESC Boulevard, o filme escolhido foi “Entre os Muros da Escola” do cineasta francês Laurent Cantet, que será exibido nos dias 26 e 27 de março, sábado e domingo, sempre às 16 horas. E, neste final de semana com uma novidade, após a exibição do filme haverá a participação e comentários do professor, diretor, artista plástico e crítico de arte Pablo Mufarrej.

“Entre os Muros da Escola” foi o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2009. O filme é baseado no livro homônimo de François Bégaudeau e procura discutir a diferença cultural e social na França atual, para isso o cenário de discussão é uma sala de aula do subúrbio da França, que reúne jovens da faixa etária entre 13 a 15 anos composta por negros africanos, asiáticos, latino-americanos e franceses.

O filme narra a história do professor François Marin, interpretado pelo autor do livro François Bégaudeau, que junto com seus colegas de profissão, busca incentivar os alunos ao estudo, porém os educadores enfrentam o descaso e a falta de educação dos estudantes. O longa é uma base para discutir a atual situação de intolerância étnica-cultural que vive a França contemporânea.

SERVIÇO:
“Entre os Muros da Escola” – Comentários de Pablo Mufarrej
Classificação: LivreExibição: 26 e 27/03/2011
Horário: 16h
Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, n°522/523)
Informações: 3224-5654/5305 (Centro Cultural SESC Boulevard)
4005-9584/9587 (Assessoria de Comunicação)
 
ENTRADA FRANCA

terça-feira, 22 de março de 2011

MÚSICA: Escute a banda Forde Bigode no TramaVirtual


A banda forde bigode surge com o fim da banda O Reverso em 2007, mantendo os integrantes Hilário Lima, Igor Aguiar, e João Paulo. No fim de 2008 Fausto Duantos assume a bateria e Roger Pinto assume a outra guitarra em 2009 e assim define a formação. A Banda tem influencias setentistas, como o Blues, o Folk Rock, e o Rock, e tenta introduzir os timbres e sonoridades da época, em suas gravações. A banda conta hoje tenta divulgar seu trabalho e a chance de gravar um disco.

sábado, 19 de março de 2011

MÚSICA: Canções do Clube da Esquina no Bar Municipal toda QUARTA

Os músicos Renato Torres (voz e violão) e Rodrigo Ferreira (teclado e voz) apresentam a temporada Nada Será Como Antes - Canções do Clube da Esquina, onde pretendem mostrar parte do universo lírico e extremamente musical da geração de músicos mineiros que se reuniu em torno de Mílton Nascimento - especialmente Lô Borges, Beto Guedes e Toninho Horta - e que ficou pra história como o Clube da Esquina. O nome do grupo foi idéia de Márcio Borges, letrista e irmão de Lô, que ao ouvir a mãe perguntar dos filhos, ouvia a mesma resposta: "Estão lá na esquina, cantando e tocando violão".

Canções inesquecíveis como "Para Lennon e McCartney", "O Trem Azul", "Manoel, o Audaz", "Fé Cega, Faca Amolada", "Saudade dos Aviões da Panair", entre outras, serão apresentadas no formato clássico de voz, cordas e teclado, inspirado pela célebre apresentação de Mílton e Wagner Tiso para a TV, o Acústico na Suíça (1981). A ideia surgiu naturalmente entre os músicos, que compartilham de grande admiração pelos mineiros, pelos quais se afirmam bastante influenciados. O show desta quarta terá a participação especial da cantora Cibelle Jemima.

Serviço:
temporada Nada Será Como Antes - Canções do Clube da Esquina, com Renato Torres e Rodrigo Ferreira

Toda quarta-feira, 22h

Bar Municipal
Municipalidade 1643, esquina com Soares Carneiro.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Exposição Itinerante “Museu é o Mundo” de Hélio Oiticica em Belém


Está sendo montada em Belém uma exposição itinerante, vinda de São Paulo e depois de Brasília, do artista Hélio Oiticica. De acordo com a divulgação da mostra de Brasília “A mostra revela o percurso de um dos maiores contestadores da sociedade e do mercado de arte, tratado como marginal no Brasil e ovacionado no exterior. Das abstrações geométricas aos bólides, parangolés e penetráveis, a exposição traça um rico perfil deste grande representante da arte brasileira. Ao lado de Lygia Clark, Hélio Oiticica é um dos nomes brasileiros mais reconhecidos lá fora.”

Leia mais AQUI no Xumucuís.


A Ação Educativa fará atendimento nos seguintes locais:
• Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP) – Galeria Antônio Parreiras
Palácio Lauro Sodré – Praça Dom Pedro II, s/nº – Cidade Velha -Belém – Pará
Visitas Agendadas: terça à domingo: 10h às 16h;

• Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN – CENTUR)
Avenida Gentil Bitencourt, 650 – Nazaré – Belém – Pará
Visitas Agendadas: segunda à sexta: 09h às 18h;

A Ação Educativa “atitudes e forma” oferece ônibus gratuito em número LIMITADO para instituições públicas e organizações sociais.

Classificação: a partir de 6º ano do ensino fundamental.
Duração média: 90 minutos

SERVIÇO:
Agendamento para Ação Educativa “atitudes e forma”
Exposição “Hélio Oiticica – o museu é o mundo”
Período de agendamento: de 14 de março à 05 de junho de 2011.

Mais Informações e agendamento
Email: atitudeseformaoiticica@gmail.com

Galeria Theodoro Braga - (subsolo da FCPTN/Centur) Av. Gentil Btencourt, 650 - Nazaré

Hora: 10h às 13h e de 15h às 18h

Tel: (91) 3202-4313

ou
Tel: (91) 82006363 – Adriele Silva da Silva
(91) 88155767 – Heldilene Reale

Intervenções urbanas

sexta-feira, 11 de março de 2011

Site Reúne Acervo de Arte de Rua


Aproveitando a ferramenta Google Street View, a Red Bull pôs em prática um ambicioso projeto que pretende reunir, em um único site o maior acervo de arte de rua do mundo. Intitulado Streetartview, o portal permite que qualquer pessoa marque e adicione locais onde as manifestações artísticas de rua estejam presentes, colocando fotos e informações sobre as obras. O projeto também aproveita os recursos de geotags integrados através do Flickr. Ao “visitar” uma obra, é possível acessar galerias de fotos, descobrir detalhes sobre os artistas e compartilhar tudo via Facebook e Twitter. Obras de artistas como Os Gêmeos, Banksy, Blu, Space Invader e Keith Haring estão em destaque no site.

Confira o projeto: www.streetartview.com

Imagem: Site Streetartview.com
Texto: Humberto Saldanha
Fonte: www.bahianoticias.com.br  e   http://artepesquisaensino.blogspot.com/

quinta-feira, 17 de março de 2011

CINEMA: "Um dia muito especial" no Cine Sesc Boulevard

REAPRESENTAÇÃO DO FILME UM DIA MUITO ESPECIAL, NESTA QUINTA FEIRA, 17 DE MARÇO, ÀS 19H, NO CINESESC BOULEVARD EM PARCERIA COM ACCPA.

No dia em que os ditadores Benito Mussolini (Itália) e Adolf Hitler(Alemanha) se encontraram em Roma selando um pacto nazi-fascista,uma dona de casa(Loren) está recebe a visita do vizinho homossexual (Mastroianni) enquanto marido e filhos foram ver a recepção dos políticos. Esta visita leva a um relacionamento intimo que evidencia o quadro de solidão em que vive as duas personagens.

Importância Histórica : O filme foi candidato ao Oscar (filme estrangeiro e ator), ganhou o Globo de Ouro para filme estrangeiro e mais 5 prêmios internacionais além de nomeações.É considerado um dos melhores trabalhos do diretor de obras marcantes como “Nós que nos Amávamos Tanto” e “A Viagem do Capitão Tornado”. E é um dos melhores momentos da famosa dupla de atores.
 
Serviço:

"UM DIA MUITO ESPECIAL"

Original: Una Giornata Particolare - Itália, 1977. Direção: Ettore Scola Roteiro: Maurizio Costanzo, Ruggero Maccari, Ettore Scola. Elenco: Marcello Mastroianni, Sophia Loren, John Vernon, Françoise Berd, Patrizia Basso.Classificação: 12 anos

Exibição: 17/02/2011 Horário: 19h Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, n°522/523) Informações: 3224-5654/5305 (Centro Cultural SESC Boulevard) 4005-9584/9587 (Assessoria de Comunicação) E-mail: sescboulevard@gmail.com

ENTRADA FRANCA

Trailer:

David Lynch



David Lynch
David Lynch
David Lynch formou uma inesperada parceria criativa com a banda Duran Duran, assumindo a direção de um show que será transmitido ao vivo pelo You Tube. A performance abre o segundo ano da série de shows patrocinados Unstaged: An Original Series from American Express.
"A ideia é tantar criar no improviso, [com] camadas de imagens sobrepondo o Duran Duran no palco. Um mundo de experimentações e, espero, alguns acidentes felizes",declarou Lynch, no comunicado oficial.
"Estamos mais do que felizes que David Lynch concordou em dirigir esse show para nós. É um sonho realizado, francamente. [...] Conversando sobre o que ele está planejando, acreditamos que este show por streaming ficará com visual muito diferente daquilo que já foi visto. Mal podemos esperar", comentou o vocalista Simon Le Bon.
Duran Duran Unstaged será transmitido por streaming ao vivo, na página do Duran Duran no YouTube, em 23 de março, próxima quarta-feira, às 23h, horário de Brasília.
Leia mais sobre David Lynch

Festival Performance Arte Brasil


Festival Performance Arte BrasilPDFImprimirE-mail

Encontro nacional de artistas, curadores e pesquisadores da arte da performance e seus desdobramentos estéticos no campo das artes visuais no país. Ações ao vivo, palestras, vídeos, filmes de artista e videoinstalações, reunindo  cerca de 50 artistas que lidam com a prática performática. 22 - 27 março 2011, 12h às 20h. ENTRADA FRANCA.

As atividades apresentadas aqui proporcionam ao espectador-participante experiências calcadas no tempo presente e na ação real, que dispensa recursos de representação para se alinhar com o risco do acaso. Desse modo, todo o festival se dedica à fruição e também à reflexão da performance arte: esta peculiar prática artística interdisciplinar que processa e ressignifica em ações presenciais de alta carga poética atos extraídos do cotidiano. 

A pluralidade de artistas e propostas que integram a programação foi conseguida graças à equipe curatorial formada por especialistas de diferentes estados brasileiros. Conceitualmente, pode-se dizer que as atrações se dividem em dois núcleos: o Contemporâneo, que localiza artistas e pesquisadores com carreiras iniciadas há menos de quinze anos; e o Histórico, que discute artistas, obras e acontecimentos de referência cuja revisão crítica integra o projeto de construção de uma historiografia da performance arte nacional, ainda em formação.

Em um momento em que a performance arte se reposiciona com força no cenário artístico contemporâneo, eventos de caráter nacional como este são importantes para afirmar a qualidade deste tipo de produção e refletir sobre a sua potência estética, no Brasil e no mundo. 

Performance Arte Brasil é um encontro inédito, neste formato, junto a uma instituição de referência como o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Sua realização foi possível por meio do apoio para Festivais de Fotografia, Performance e Salões da Funarte/MinC. 

A todos os artistas, curadores, técnicos e espectadores envolvidos no acontecimento desta grande experiência estética, expressamos aqui o nosso muito obrigada.

Daniela Labra
Curadora-geral

quarta-feira, 16 de março de 2011

CINEMA: “Antes da Chuva” é a proposta para o fim de semana no SESC Boulevard

Neste final de semana (19 e 20/03), às 16h, estará em cartaz no CineSESC Boulevard o filme “Antes da chuva”, conta três histórias de pessoas totalmente diferentes que se interligam em meio aos conflitos étinicos-religiosos entre os Macedônios ortodoxos e mulçumanos Albaneses.O longa que ganhou o Oscar de Melhor Filme estrangeiro faz parte do projeto CineSESC que tem como objetivo facilitar o acesso da população a filmes premiados e, em 2011, no Centro Cultural SESC Boulevard, o CineSESC terá programação todo o final de semana, com entrada gratuita.

Sinopse
Uma Macedônia dilacerada pela guerra serve como pano de fundo para três narrativas: Palavras, na qual um monge se apaixona por uma garota refugiada, Rostos, em que uma fotógrafa se vê dividida entre o marido e o amante e Imagens, que mostra o retorno do premiado fotógrafo Aleksander à sua nativa Macedônia. Poético e visceral, um belo retrato sobre relacionamentos e amores.

Serviço:
Antes da ChuvaDireção: Milcho Manchevski.Elenco: Katrin Cartlidge, Rade Serbedzija, Grégoire Colin.lDuração: 113 min.Gênero: DramaClassificação:14 anos.Exibição: 19 e 20/03/2011Horário: 16hLocal: Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, n°522/523)
Informações: 3224-5654/5305 (Centro Cultural SESC Boulevard) 4005-9584/9587 (Assessoria de Comunicação)
ENTRADA FRANCA
 
Assita o trailer abaixo:

EXPOSIÇÃO: Marcone Moreira na Galeria Elf

Elf Galeria convida para abertura da exposição individual de Marcone Moreira, "Acúmulos", no sábado, 19 de março, às 11h.

O trabalho de Marcone Moreira é multimídia, passando pelo vídeo, fotografia, pintura e escultura. Na Elf, ele mostra uma parcela desta versatilidade, trazendo sua série de pinturas mais recente.

Nas telas, pedaços coloridos geram camadas de significados que foram assimiladas por lições do construtivismo e pelas experiências advindas da pesquisa que desenvolve, onde pretende “simular os acúmulos da pintura das embarcações”. Nas pinturas utilizou, também, o tempo como elemento de trabalho e aplicou camadas sucessivas intercaladas por longos períodos, buscando justamente o efeito “acumulativo” sofrido pela pintura das embarcações e onde pode celebrar o imaginário contido na linguagem plástico-pictórica, relacionando à visualidade amazônida, afetuosamente construída à beira dos rios.

Na medida da arte, Marcone Moreira segue como a embarcação que já ancorou em seu porto seguro, mas que ainda está disposta a realizar outras tantas viagens para aprender e encantar olhar do expectador que esteja disposto a compreender a sua linguagem.

Para conhecer os trabalhos do artista, clique AQUI.
Lucia Chaves

--
Elf Galeria
Passagem Bolonha, 60. Nazaré.
Belém - Pará
66.053-060
+ 55 (91) 3224-0854

CINEMA: "Alice e Martin" continua no Cine Líbero

O Cine Líbero Luxardo exibe "Alice e Martin" de André Techiné, só mais essa semana, sempre de quarta a domingo de 16 a 20 de março, às 19h e com ingressos a 5 reais. As quartas entrada franca para estudantes com carteirinha meia entrada.

SERVIÇO:
Alice e Martin, de André Techiné (FRA/ESP,1998)
De quarta a domingo, de 16 a 20 de março - às 19h

Ingressos R$ 5,00
 
(Meia-entrada para estudantes)*
Na quarta-feira: Projeto Platéia (entrada franca para estudantes)*

* Mediante carteirinha estudantil ou comprovante escolar, exceto carteira de meia-passagem

Título original: Alice et Martin. Direção: André Téchiné. País/ano: França, Espanha/ 1998. Gênero: Romance/Drama. Roteiro: Olivier Assayas, Gilles Taurand. Música: Philippe Sarde. Produção: Alain Sarde. Fotografia: Caroline Champetier. Elenco: Juliette Binoche, Alexis Loret, Mathieu Amalric, Carmen Maura, Jean-Pierre Lorit, Marthe Villalonga, Roschdy Zem, Pierre Maguelon, Eric Kreikenmayer, Jeremy Kreikenmayer, Kevin Goffette, Christiane Ludot, Véronique Rioux, Corinne Hache e Mauricio Angarita. Distribuição: Pandora Filmes. Cor: Colorido. Duração: 124 min. Classificação etária: 14 anos.

Sinopse: Martin, 20 anos, deixa a sua terra natal e parte para Paris; torna-se modelo e conhece uma amiga do seu irmão, Alice. Apaixonam-se profundamente. Alice engravida e Martin quase enlouquece. Os fantasmas do seu passado atormentam-no, e o mistério da sua ida para Paris revela-se. Filme que marca o regresso de Juliette Binoche ao cinema de Téchiné e a entrada de Carmen Maura no universo do cineasta francês.
 
CINE LÍBERO LUXARDO - Fundação Tancredo Neves - Centur
Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo (esquina com Rui Barbosa)
Informações: tel (91)32024321

terça-feira, 15 de março de 2011

Editais de Arte - MARÇO E ABRIL

BOLSAS IAP 2011

O Instituto de Artes do Pará, IAP, abre inscrição a partir de 15 de março de 2011, do CONCURSO DE BOLSA DE CRIAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO, PESQUISA E DIVULGAÇÃO . As inscrições permanecerão abertas até o dia 28 de abril de 2011, de 2ª a 6ª feira, exceto feriados e pontos facultativos, no horário das 8:30 às 14 horas, na sede do IAP, devendo ser formalizada mediante a apresentação dos documentos informados no edital. O projeto poderá ser apresentado também pelo correio, respeitando a data limite para postagem. Acesse o edital AQUI.


#


SALÃO UNAMA DE PEQUENOS FORMATOS

O Núcleo Cultural da UNAMA, sob a organização da Galeria de Arte Graça Landeira, informa que estarão abertas até o dia 04 de abril as inscrições para o 17º Salão UNAMA de Pequenos Formatos, mostra contemporânea de artes visuais, de abrangência nacional,que será realizado no período de 19 de maio a 27 de junho, nos Espaços da Galeria.

Os artistas podem encontrar o Regulamento e a Ficha de Inscrição, no site da UNAMA ou na própria Galeria, nos horários de 9h às 12h e 15h às 18h.

Informações pelos telefones (91) 4009-3148 / 3150 ou através dos e-mails:

galeria@unama.br /emanuelfranco@unama.br.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas com a apresentação dos dossiês e de outros documentos exigidos pelo Regulamento.

segunda-feira, 14 de março de 2011

II Mostra Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia abre nesta terça 15/03


Será lançada nesta terça (15), às 19h, no Museu da Universidade Federal do Pará (UFPA), a II Mostra Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia – Crônicas Urbanas. Depois de se debruçar sobre a diversidade cultural brasileira em sua primeira edição, desta vez o projeto tomou como ponto de partida a cidade como lugar privilegiado de ação da cultura. E propôs ao artista um exercício sobre o universo urbano, seu cotidiano, suas imagens e representações.

Participam da mostra 21 artistas, selecionados entre 254 inscritos provenientes de várias regiões brasileiras. Destes, três foram premiados: Silas José de Paula (CE), na categoria Crônicas Urbanas; Leonardo Sette (PE), na categoria Diário Contemporâneo; e Roberta Carvalho (PA), na categoria Diário do Pará. Cada vencedor receberá um prêmio de R$ 10 mil, além uma ajuda de custo para a produção dos trabalhos, no valor de R$ 1.200 – que será conferida a todos os 21 artistas selecionados.

A comissão julgadora do concurso – formada pelo curador, historiador e crítico de arte Tadeu Chiarelli; a curadora e professora Marisa Mokarzel; e o fotógrafo e professor Alexandre Sequeira – analisou um total de 254 trabalhos. Participaram da seleção artistas de São Paulo (SP), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), São Luiz (MA), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Aracajú (SE), Macapá, (AP) e Manaus (AM).

sábado, 12 de março de 2011

CINESESC BOULEVARD exibe "Às cinco da tarde", de Samira Makhmalbaf, às 16h


INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Título no Brasil: Às Cinco da Tarde
Título Original: Panj é asr
País de Origem: Irã / França
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 101 minutos
Ano de Lançamento: 2003
Estréia no Brasil: 16/06/2006
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.: Europa Filmes
Direção: Samira Makhmalbaf


SINOPSE
O Filme investiga a situação das mulheres no Afeganistão ao narrar a trajetória de Noqreh (Agheleh Rezaie), uma jovem que sonha ser candidata à Presidência da República. Assim que as escolas voltam a aceitar o sexo feminino, Noqreh retoma os estudos. Quase todas as alunas, porém, ainda usam a burca. Aos poucos, durante as aulas, instaura-se o debate em torno da condição feminina e da possibilidade das mulheres conquistarem os mesmos direitos dos homens. Com a ajuda de um poeta, Noqreh entra em conflito com o pai.

SERVIÇO
CINE SESC BOULEVARD - "ÀS CINCO DA TARDE", de Samira Makhmalbaf
Local: Centro Cultural SESC Boulevard
Hora: 16 horas
Dias: 12 e 13 de março
Informações: 322456 54
Entrada Franca