quarta-feira, 30 de junho de 2010

emoção art.ficial 5.0

Foto: Ballet Digitallique por Lali Krotoszynski (Brasil, 2010)


ONDE: Itaú Cultural. Av. Paulista, 149, 2168-1776.
QUANDO: 9h/20h (sáb., dom. e fer., 11h/20h; fecha 2ª). Abre 5ª (1). Até 5/9.
Acesse: http://www.emocaoartficial.org.br/pt/artistas-e-obras/emocao-5-0/

Veja aqui vídeos sobre os trabalhos da edição passada emoção art.ficial 4.0

EXPOSIÇÃO

segunda-feira, 28 de junho de 2010

DIA SEM COMPRA B.H.

 Achamos algo interessante no site Ystilingue:
Video Buy-Nothing-Day Belo Horizonte
http://vimeo.com/3977491
abril 3, 2009, 3:25 pm

Arquivado em: Censura e Monitoramento
Tags: azucrina, batalhademcs, buynothingday, diasemcompras, video

Dia sem Compras/Buy Nothing Day from Vanessa De Michelis on Vimeo.

VideoDocumentando da divulgação do Dia Sem Compras em Belo Horizonte. Na data do boicote, uma tremenda chuva despencou, forçando várias lojas a fecharem. Todas as forças levam a queda de Roma!


Ricardo Macedo

domingo, 27 de junho de 2010

it's fuckin borin to death

DeFalla é uma banda brasileira de rock and roll formada em Porto Alegre, RS em 1984. Diz-se que foi assim batizada em homenagem ao compositor espanhol erudito Manuel de Falla (1876-1946), mas tendo em vista o senso de humor do líder Edu K e a influência direta de pós-punk do início da banda, tudo aponta para que DeFalla seja um trocadilho com a banda de Manchester The Fall. Com influências também de hard rock, rap, glam rock, heavy metal e, mais tarde, flertando com big beat, funk carioca, hardcore melódico e miami bass. A banda ficou reconhecida pelas irreverentes mudanças em suas formações, seu estilo musical e sua apresentação estética. Inseriu-se no cenário do rock inicialmente no circuito alternativo de Porto Alegre e mais tarde em São Paulo e Rio de Janeiro, sendo famosas as apresentações no Circo Voador, RJ na década de 1990, onde influenciou e abriu espaço a uma geração de músicos e bandas como Pavilhão 9, Ultramen, Nação Zumbi, Pato Fu, Mamonas Assassinas, Planet Hemp e Marcelo D2.

It's fuckin borin to death 

This is the same old story

About the same old song
And it could be here, oh yeah
Do you know what happens when I get bored?"

Do you wanna kiss devil's ass? Do you wanna kiss the floor?
Do you know what happens when I get bored?

Do you wanna join the dead?
Do you really wanna get some more?

Know what happens when I get bored?
Do you know what happens when I get bored?

Because I cut off his arms
I cut off his legs, I cut of his head

And I gotta do the same for you
I cut of his steak, I cut off his bones

Chopped off his mind
And I gotta do the same for you

Know what happens when I get bored?
Do you know what happens when I get bored?

It's my life, it's my gun
This for fighting this for fun
It's my life, it's my gun
This for fighting this for fun

Yeah, what happens when I get bored?
Oh, don't you know what happens when I get bored?

It's fucking boring to death
It's fucking boring to death
It's fucking boring to death
It's fucking boring to death

Fucking boring
It's fucking boring to death
Fucking boring
It's fucking boring to death

Wander Wildner

sábado, 26 de junho de 2010

SECOND LIFE - O FILME


A revista americana Variety divulgou informações de que a Universal estaria trabalhando junto com Gore Verbinski, diretor de Piratas do Caribe, para a criação de um filme baseado no mundo virtual Second Life. Segundo o site VideoGamer.com , o filme contará a história de um homem casado que fica obcecado com a vida virtual e mostrará o impacto de tais ambientes virtuais em vidas reais. Para a base do filme a Universal comprou os direitos de um interessante artigo publicado em 2007 pelo Wall Street Journal que conta a história de um homem de 53 anos que passa até 20 horas de seu dia na rede.Verbinski, que atualmente trabalha na adaptação do game Bioshock para as telonas, seria o nome mais cotado para a direção do filme, com Steven Knight, do indicado ao Oscar de 2004 por Coisas Belas e Sujas, na criação do roteiro, noticiou o site Digital Trends . O artigo da Variety não divulga outros detalhes como, por exemplo, a data prevista para lançamento do título.


FONTE:
http://blog.premiosergiomotta.org.br/category/cinema/

sexta-feira, 25 de junho de 2010

aether9

Aether9 é um projeto de arte colaborativa que explora as possibilidades das transmissões ao vivo. A ação teve início em maio de 2007 durante um workshop do Mapping Festival, realizado em Genebra, Suíça. Desenvolvido via internet por um grupo internacional de coletivos e artistas visuais trabalhando em diferentes continentes (Europa e América do Sul), o Aether9 é uma plataforma para performances audiovisuais em rede e realização de peças dramatúrgicas dentro dos moldes da comunicação digital. O sistema funciona como uma plataforma aberta para participantes com variados níveis de conhecimento técnico, que através de seu uso, podem transmitir imagens e interagir em tempo real por meio de estruturas narrativas que questionam as relações entre presença e ausência, o local e o remoto, indentidade e intimidade no contexto do espaço electrônico. Se você estiver interessado em experimentar o dispositivo, hoje, dia 16 de junho, a plataforma será usada para a transmissão de uma performance direto da Art Basel, a mais antiga feira de arte do mundo, que terá duração até as 19:00hrs no horário de Brasília. Celestial Hopscoth é o nome do happening a ser apresentado e tem autoria do artista francês Frank Ancel.

fonte: http://blog.premiosergiomotta.org.br/

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Conheça os 10 finalistas do Festival HTTPpix

O Instituto Sergio Motta anuncia os 10 finalistas do Festival HTTPpix 2010 – Carregue a sua marca – definidos pelo júri composto por Bia Granja, Caio Reisewitz, Eder Chiodetto, Gil Giardelli e Sergio Amadeu no último dia 22.

alexcarioca Alexandre Guapyassu RJ

carlosmagnorodrigues Carlos Magno MG

damzk Fabio Faria SP

ditacuja Amanda Amaral de Oliveira SP

ducamendes Eduardo Pereira Mendes SP

isma monticelli Ismael Agliardi Monticelli RS

jhows Jhonatas Jesus Silva SP

marcofiol Marco Aurélio Del Fiol SP

ricardo_morais Ricardo Luiz de Morais SP

samydevil Samantha Alvares da Silva Campos MG

No dia 02 de julho, às 19h30, serão anunciados os 3 premiados que receberão R$1.500,00 cada em um happy hour no Espaço + Soma
Rua Fidalga, 98 – Vila Madalena
São Paulo.

O Festival HTTPpix é uma realização do Instituto Sergio Motta e da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, com apoio do Yahoo e da Agência ClickIsobar.


Site de rock local


Site sobre rock em Belèm, atualizado com entrevistas, imagens and other things... hhttp://rockpara.ecleteca.com.br/

Ricardo Macedo

PITCHFORK


Site of independence music:  http://pitchfork.com/
See you son...

rICARDO mACEDO

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cine Líbero Luxardo exibe os Melhores do Festival do Júri Popular 2010


O Cine Líbero Luxardo exibe nos dias 24, 26 e 27 de junho, quinta, sábado e domingo, às 19h30, com entrada franca, os Premiados do 2º Festival do Júri Popular, o festival foi originalmente realizado em fevereiro deste ano. O festival aconteceu em salas de cinema de 19 capitais brasileiras, dentre elas Belém, em parceria com a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.
Realizado pela produtora carioca Sobretudo Produções, desde o ano passado, o festival tem como objetivo exibir e premiar, pelo voto direto do público presente nas sessões competitivas, filmes de curta e média metragens.
A programação Premiados do 2º Festival do Júri Popular será exibido em três sessões com duração média de 2 horas. É uma ótima oportunidade de prestigiar produções nacionais de qualidade enquanto a 3ª edição do Festival do Júri Popular, prevista a acontecer ano que vem, está sendo cuidadosamente preparada.

Programação: 124'

- MURO, de Tião, 18', PE

(Melhor Experimental)

Ficha técnica: 2008, cor e P&B. 18' - PE Direção: Tião
Produção: Stella Zimmerman (exec.), Lívia de Melo e Tathianne Quesado
Roteiro: Tião
Fotografia: Pedro Urano
Montagem: João Maria
Direção de Arte: Diogo Balbino, Rita Carelli, Leonardo Lacca
Edição de Som: Emilie Lesclaux, Kleber Mendonça Filho
Trilha Sonora: rilhasonora:
Elenco: Renata Lima,Antônio Edson, Inaê Veríssimo,José Humberto.
Sinopse: Alma no vácuo, deserto em expansão.

- O ANÃO QUE VIROU GIGANTE, de Marão, 10', RJ

(Melhor Animação)

Ficha técnica: Beta SP, 2008, cor. 10' - RJ Direção: Marão
Produção: Marão
Roteiro: Marão
Fotografia: -
Montagem: Alessandro Monnerat
Direção de Arte: irecaodearte:
Edição de Som: Ana Luiza Pereira
Trilha Sonora: Leonardo Mendes e Pedro Iuá
Elenco:Marão.

Sinopse: A improvável – todavia autêntica – história do anão que virou gigante.

- ÁUREA, de Zeca Ferreira, 16', RJ, fic.


(Melhor Atriz, Trilha Sonora e Filme em Porto Alegre/RS)

Ficha técnica: HDcam, 2009, cor. 16' - RJ Direção: Zeca Ferreira
Produção: Maria Holanda, Marta Paiva e Zeca Ferreira
Roteiro: Zeca Ferreira
Fotografia: Pedro Urano
Montagem: luelane corrêa
Direção de Arte: Aurora dos Campos
Edição de Som: Denílson Campos
Trilha Sonora: Mario Gil
Elenco: Áurea Martins,Zé Maria Rocha, Leila Rocha,Virgínia Menezes,Deli Alvez,Ney Sant´Anna

Sinopse: Festa acabada, músicos a pé...

- DOIS MUNDOS, de Thereza Jessouroun, 15', RJ

(Melhor Documentário e Filme em São Paulo/SP)

Ficha técnica: HDcam, 2009, cor. 15' - RJ Direção: Thereza Jessouroun
Produção: Thereza Jessouroun
Roteiro: Thereza Jessouroun
Fotografia: Dante Belluti
Montagem: Marcia Watzl
Direção de Arte: irecaodearte:
Edição de Som: Virgínia Flores
Trilha Sonora: Furacão 2000
Elenco: Letícia Moura,Leonardo Braconnot, Juliana Amado,Camila Nascimento.
Sinopse: Para os surdos, existem dois mundos: o mundo do silêncio e o mundo sonoro. Este filme é sobre a experiência com o mundo sonoro dos surdos que transitam entre os dois mundos.

- TIMING, de Amir Admoni, 8', SP, fic.

(Melhor Direção de Arte)

Ficha técnica: Beta SP, 2009, cor e P&B. 8' - SP Direção: Amir Admoni
Produção: Bruno Rossi
Roteiro: Amir Admoni, Debora Mamber e Felipe Grytz
Fotografia: Guilherme Ribeiro
Montagem: Amir Admoni
Direção de Arte: Amir Admoni
Edição de Som: Felipe Grytz
Trilha Sonora: Felipe Grytz
Elenco: Caco Ciocler,Jackson Ciocler, Julio Machado
Sinopse: Uma metáfora da inexorável passagem do tempo.

- A ARQUITETURA DO CORPO, de Marcos Pimentel, 21', MG, doc.

(Melhor Fotografia)

Ficha técnica: 35mm, 2008, cor. 21' - MG Direção: Marcos Pimentel
Produção: Luana Melgaço e Mariana Freitas
Roteiro: Marcos Pimentel e Ivan Morales Jr.
Fotografia: Matheus Rocha
Montagem: Ivan Morales Jr.
Direção de Arte: irecaodearte:
Edição de Som: O Grivo
Trilha Sonora: O Grivo
Elenco: torprotagonista1:,torprotagonista2:, torprotagonista3:,trizprotagonista1:,trizprotagonista2:,trizprotagonista3:
Sinopse: Os bailarinos e suas formas.Suas dores.Seus sonhos...

- O DIVINO, DE REPENTE, de Fábio Yamaji, 7', SP, anim.

(Melhor Montagem e Filme em Curitiba/PR)

Ficha técnica: 35mm, 2009, cor. 7'' - SP Direção: Fábio Yamaji
Produção: Fábio Yamaji e Raquel Pastina
Roteiro: Fábio Yamaji
Fotografia: Marcelo Trotta
Montagem: Fábio Yamaji
Direção de Arte: Fábio Yamaji
Edição de Som: Ana Luiza Pereira
Trilha Sonora: André Abujamra
Elenco: Ubiraci Crispim de Freitas.
Sinopse: Ubiraci Crispim de Freitas, personagem real conhecido por Divino, canta repentes e conta sua vida neste documentário animado com ficção experimental. Além do live-action, várias técnicas artesanais de animação sem uso de computador, compõem o filme: flipbook, desenho animado, rotoscopia, pixilation e stop motion.

- A GUERRA DE ARTURO, de Júlio Taubkin e Pedro Arantes, 19', SP, fic.
 




Ficha técnica: 35mm, 2009, cor. 19' - SP Direção: Júlio Taubkin e Pedro Arantes
Produção: Gustavo Chiappetta e Issis Valenzuela
Roteiro: Cássio Koshikumo
Fotografia: Jorge Maia
Montagem: Antônio Linhares e Vinícius Martins
Direção de Arte: Arthur Warren e Rafael Mathé
Edição de Som: Fernanda Nascimento
Trilha Sonora: Carlos Bauzys
Elenco: André Frateschi,Renato Consorte, Eduardo Semerjian,Maíra Chasseraux



Sinopse: Arturo é um reles funcionário da redação de um grande jornal. Seu trabalho não tem emoção nem aventura: ele apenas digita mecanicamente as notícias do dia-a-dia. No entanto ele terá sua rotina quebrada quando, por um erro de digitação, deflagra acidentalmente uma guerra entre Brasil e Argentina. Agora só resta a Arturo consertar seu erro, salvar o mundo e ficar com a garota.

- A ILHA, de Ale Camargo, 10', DF, anim.

(Grande Prêmio e Melhor Filme em Maceió/AL, Recife/PE e Rio Branco/AC)

Ficha técnica: DV, 2008, cor. 8' - DF Direção: Ale Camargo
Produção: Roger Burdino E Mario Lellis
Roteiro: Ale Camargo
Fotografia: Ale Camargo
Montagem: Mauricio Fonteles , Mario Lellis E Ale Camargo
Direção de Arte: Ale Camargo
Edição de Som: Maueicio Fonteles
Trilha Sonora: Charles Torres.
Sinopse: A ilha conta a historia de edu, que fica ilhado em uma metropole. O filme aborda de maneira bem humorada as dificuldades de se viver em uma cidade grande.

SERVIÇO:
Premiados do 2º Festival do Júri Popular
QUINTA, SÁBADO E DOMINGO – 24, 26 e 27 de junho
Às 19h30
Entrada Franca

CINE LÍBERO LUXARDO - Fundação Tancredo Neves - Centur Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo Tel (91)3202-4321 cinelibero@gmail.com  
(Melhor Ficção, Direção, Roteiro, Ator, Filme em Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Boa Vista/RR, Florianópolis/SC, Palmas/TO e São Luís/MA)

Exposição de Jocatos foi prorrogada. Vamos lá!

O MUSEU CASA DAS ONZE JANELAS, informa que a mostra do Prêmio Secult de Artes Visuais :
“Poltrona para Assistir a Máquina do Som!...Toque, meus discos...” do artista JOCATOS foi prorrogada até o dia 04 de julho de 2010
Local: Sala Gratuliano Bibas de terça a domingo, das 10h às 16h

 
“Poltrona para Assistir a Máquina do Som!...Toque, meus discos...”

Identificado com os processos de gravura, Jocatos vem desenvolvendo projetos experimentais que expande a concepção desta tradicional categoria de arte. Com o domínio da gravura em metal e xilogravura propõe processos que envolvem outras linguagens e utiliza os mais variados suportes. Contemplado com o Prêmio Secult de Artes Visuais 2009/2010, o artista apresenta a instalação “Poltrona para Assistir a Máquina do Som!...Toque, meus discos...”, interliga o universo das artes visuais com o campo sonoro e da literatura, usando o disco de vinil e a lata de manteiga como suporte e revestimento dos objetos que compõem a instalação.

A obra traz como matriz uma idéia nascida durante uma visita ao ”Engenho de Cachaça Pacheco”, em Abaetetuba, quando Jocatos observou em cima de uma antiga máquina de costura, uma caixa de som de construção precária. O instante da idéia foi associado às experiências sonoras do Guamá, bairro em que mora, ao sentido crítico em relação ao circuito fonográfico, ao circuito de arte.

Os desdobramentos da instalação ganham novas dimensões com a referência ao romance “Confissões de Ralfo; uma autobiografia imaginária” (1975) de Sérgio Sant’Anna, escritor contemporâneo que, em determinado trecho do livro, ironiza a ditadura militar construindo um interrogatório permeado pelo humor e o nonsense. A poltrona, criada por Jocatos cercada pelos discos de vinil, assume este estado experimental entrecortado de sarcasmo, no qual um personagem imaginário sofre a tortura de um disparato interrogatório que o artista atualiza, deixando-nos refletir sobre uma contemporaneidade muitas vezes absurda, constituída por valores díspares que nos desestabilizam e podem gerar instáveis caminhos.
 
Marisa Mokarzel

AGENDA CULTURAL no IAP - Junho e Julho

OFICINA DE SOM DIRETO
O Núcleo de Produção Digital Belém-Pará oferece, entre os dias 24 e 28 de junho, uma oficina de Realização em Captação de Som Direto, cujo objetivo é transmitir noções básicas sobre equipamentos de áudio e de captação de som direto. A oficina será realizada por Mário Ribeiro, captador de som direto, microfonista, operador de áudio de documentários, curtas e longas metragens e transmissões ao vivo. Os horários são os seguintes: dias 24 e 28/06, de 14h às 17h, e dias 26 e 27/06, de 9h às 12h. São apenas nove vagas, direcionadas a pessoas que tenham experiência em áudio para audiovisual. Mais informações: 4006-2947.

PÁSSAROS JUNINOS
Mostra de Teatro de Pássaros e Bichos Juninos. De 22 a 29, no Teatro Cláudio Barradas, da Escola de Teatro e Dança da UFPA (Jerônimo Pimentel, 546, com Dom Romualdo de Seixas, Umarizal), a partir das 19h. Dia 29, haverá o encerramento da programação, com Cortejo Cultural, Revoada dos Pássaros e Fugida dos Bichos Juninos e Ferração dos Bois-Bumbás, saindo do Centur às 18h, e seguindo até o Anfiteatro do Instituto de Artes do Pará, em Nazaré.

CINECLUBE
Ingmar Bergman é o destaque do Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP). Dia 28 será exibido “Luz de Inverno”, às 19h, com entrada franca. Parceria: Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA). O IAP fica em Nazaré, ao lado da Basílica. Informações: 4006-2947.

EXPOSIÇÃO
Depois de uma temporada na Varanda do Instituto de Artes do Pará, a exposição “Estética sem Fronteiras” segue agora para a Galeria de Arte Graça Landeira, da Universidade da Amazônia (Unama), com abertura dia 30, às 19h, para convidados, sendo aberta à visitação do publico de 1º a 30 de julho, de segunda a sexta, de 9h às 12h e 15h às 18h. A exposição reúne obras dos artistas Cléberson Menezes, Gabriel dos Reis, Hugo Francês e Rui Ventura Filho, com curadoria de Emanuel Franco. A entrada é franca.

TEATRO DE MARIONETES
A Companhia paraense Bric Brac, primeiro grupo de marionetes do Estado, se apresenta nos próximos dias 2, 3 e 4 de julho, no Instituto de Artes do Pará (IAP). O grupo montou o espetáculo “Contos da Floresta”, adaptando para a realidade amazônica as fábulas de Esopo, autor grego da Antiguidade. O grupo arrecada livros como ingressos, que serão doados ao Projeto Cantinho São Rafael. O IAP fica em Nazaré, ao lado da Basílica.

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Mais informações:
Assessoria de Marketing Cultural e Comunicação Social
Márcia Carvalho (9999-4563) Tylon Maués (9942-2806)
Telefones: 4006-2945/ 2918

segunda-feira, 21 de junho de 2010

ENTREVISTA: MURILO RODRIGUES

Nosso novo entrevistado é Murilo Rodrigues, formado em Arquitetura e também em Educação Artística, ciclista eventual e integrante de uma nova geração de artistas que tratam de assuntos referentes as problemáticas contemporâneas em Belém. Murilo nos concedeu essa entrevista falando um pouco de sua vida, arte, música e de seus amores. 

1.  Fala pra gente um pouco sobre a tua pessoa, o que fazes, do que gostas, enfim...
É sempre muito difícil de falar de si. Vinte cinco anos. Formado em Arquitetura e Urbanismo e Educação Artística. Apaixonado por ambas as formações. Atuante nas duas profissões, buscando um mutualismo entre as mesmas. Pessoa discreta, que acredita que as artes visuais podem contribuir para a construção de um mundo mais justo.
Gosto de sair pra namorar na orla de Belém no fim de tarde (ver o pôr-do-sol é cafona de ser dito, mas legal de contemplar com quem se ama). Gosto de sair com a namorada e amigos pra conversar em algum barzinho, ouvindo boa música. Sair pra pedalar no fim de tarde e entrar pela noite, sozinho ou em grupo. Viajar sem destino.

2.   Te conhecemos na Faculdade de artes da UFPA, lá não eras artista ainda. Conta como foi o início das tuas atividades e o que te levou a trabalhar com a arte atual?
Foi a partir da disciplina Escultura II no curso de Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas. Em sala, concebemos em trio (eu, Carla Evanovitch e Eduardo Wagner) o projeto “Trânsitos Mutantes”. Após algum tempo nos debruçamos no projeto a fim de deixá-lo apto a concorrer ao Arte Pará 2007 e assim tivemos nosso primeiro trabalho inscrito e selecionado em um salão de Arte Contemporânea.
A continuidade no processo criativo veio a partir da consolidação da dupla com Carla Evanovitch e o estímulo recíproco. Apesar de não termos mais inscrito nenhum trabalho em parceria até o presente momento, construímos ao longo de nosso namoro cumplicidade em todos os nossos trabalhos, que vai do processo criativo até a materialização dos mesmos.

3.   Como funciona teu processo criativo?
De maneira geral, a partir de inquietações sobre fatos que vivencio cotidianamente, em sua maioria, provocados pelo meu objeto de estudo: o espaço urbano contemporâneo. Problemas no trânsito como a violência e os engarrafamentos intermináveis que modificam o sentido da palavra “trânsito”. A própria violência urbana, a prostituição, o comodismo, o consumismo, o bombardeio midiático, o lixo, a poluição, etc.
Como exceção a regra, tenho o trabalho que homenageia meu cachorro que faleceu enquanto eu viajava para o ENEARTE em 2007. A obra intitulada “Black Bird” foi premiada no CCBEU no mesmo ano. Esse trabalho falava de memória e relações afetivas.

4.  Quais as influências artísticas (música, livros, filmes, etc), para os trabalhos?
Meu pai me chama de “Bicho grilo”, meus gostos artístico-visuais e musicais sofrem influência direta das décadas de 1960/70, no sentido de se posicionar contra as guerras, sob o slogan Paz e Amor, e de subverter a ordem quando for preciso, se manifestar e lutar pelos direitos. Meus principais filmes da lista são The Dreamers (2004) e Hair (1979); minhas influências musicais são principalmente: Raul Seixas, Janis Joplin, Beatles, Wander Wildner, O Rappa, Pink Floyd, The Doors; influências artísticas como: Hélio Oiticica, Internacional Situacionista, Provos e Banksy.

5.    Foste agraciado com um prêmio em artes visuais em 2009 por uma instituição de Belém, o nome do projeto era “Deslocamentos” que envolvia o pensamento dos Provos, Ciclo ativismo. Conta pra gente como foi esse projeto?
Todo o dia ao me deslocar do Centro de Ananindeua até o centro de Belém. Percebo que o que deveria ser “trânsito” se torna estático. O então fluxo que deveria acontecer dá lugar a um engarrafamento infindável. Muitos automóveis apressados, no afã de vencer o engarrafamento, colocam em risco a vida de centenas de ciclistas e pedestres que percorrem os acostamentos da BR 316. Resultado: neste percurso diário tenho o desprazer de presenciar acidentes todos os dias, de pequenas batidas até as cenas mais macabras como um ciclista que teve sua abeca arremessada fora do corpo. O descaso do poder público me indigna como urbanista ciente que existem soluções emergenciais para a via, como cidadão que pode se manifestar e como artista, que pode usar da arte para modificar consciências.
Sendo assim, busquei neste trabalho, chamar atenção do governo para a necessidade de providenciar soluções para esse problema; pontuar a cidade como direito de todos, pois o ciclista tem o direito de se deslocar utilizando a bicicleta de maneira segura e os automóveis devem respeitar isso, e por fim possibilitar, aos ciclistas e aos que tem medo de andar de bicicleta por uma série de fatores, o percurso seguro do município de Marituba, onde partem grande parte dos ciclistas que vem para Belém, passando por Ananindeua, até as dependências do Banco da Amazônia, onde seria a exposição e a experimentação da tomada das ruas pelas bicicletas.
Com efeito, em Belém havia sido inaugurada uma suposta primeira “via ecológica” da cidade, que após a derrubada de diversas árvores foi concebida sem ciclovias ou arborização das calçadas. Esse seria o mote para uma manifestação que antecederia a exposição. Como os Provos na década de 1960 realizaram manifestações com bicicletas brancas, convidando as pessoas através de sua revista para se manifestar em referida data, pintando suas bicicletas de branco e comparecendo para a performance coletiva, essa proposta foi apropriada  e reproduzida, conseguindo reunir cerca de 45 ciclistas em uma data limite que antecederia a exposição, na qual compareceram ciclistas por esporte, por falta de opção de transporte, por ativismo, por paixão e artistas que buscavam uma nova experimentação estética. Foi o momento que entrei em contato com movimentos cicloativistas e acabei me tornando membro.

6.   Uma pergunta capciosa: como alguém que é proprietário de um carro consegue defender o uso da bicicleta em Belém?
Bastante capciosa! Na verdade o carro não é meu, é da minha família! Utilizo para fazer percursos longos, pois onde moro, o transporte coletivo é carente e deficiente. Infelizmente, é grande o número de pessoas que dependem diariamente de um transporte público precário, essa também é uma discussão que transpassa o meu trabalho.
Com a exposição “Deslocamentos” minha intenção não era abolir o uso dos carros e sim conscientizar a população sobre o uso consciente. Compreendo que o carro dever ser utilizado como um meio de transporte e não como uma “arma de destruição em massa”. Contudo, eu e a exposição acabamos vertendo para outro lado: a apologia ao uso da bicicleta. Hoje, faço percursos pequenos de bicicleta, como ir à padaria, farmácia ou para visitar amigos no mesmo conjunto. O uso do carro naturalmente foi se restringindo praticamente as saídas aos finais de semana, pois o retorno para casa é longo e dificultoso e acabaria inviabilizando programas noturnos com a namorada e/ou amigos uma vez que moro afastado do centro da cidade.

7.  Outra pergunta relacionada ao “Deslocamentos”: houve uma crítica a este trabalho feita pelo Dr. Luizan Pinheiro, escreveste também uma resposta e tal. Como você percebe hoje em dia esse acontecimento?
A referida crítica foi concebida de forma equivocada, sendo elaborada a partir de argumentos que surgiram de uma brincadeira que Bruno Cantuária fez em seu Orkut acerca de meu trabalho, e não sobre o trabalho propriamente dito.


8.  Murilo, como arquiteto e urbanista, percebes algum futuro para Belém em termos de melhoria do trânsito?
Tenho uma visão bastante pessimista para o futuro não só de Belém, mas de metrópoles de países subdesenvolvidos. É preciso investir em políticas públicas efetivas para amenizar esse problema. Primeiramente, punir de forma mais severa os assassinos em potencial que estão guiando automóveis de forma imprudente. Com isso, se estimularia o uso de transportes alternativos, como a bicicleta; conjuntamente, a construção de ciclovias arborizadas para proteger os ciclistas também da insolação direta; e principalmente revitalizar o transporte coletivo. Rever completamente a forma como o mesmo está atuando de forma precária na cidade.

9.   Mudando de assunto, qual tua percepção sobre a jovem cena artística de Belém? E o pessoal “da antiga”? Há conflitos ou tudo acontece numa boa?
Os novos artistas estão demarcando seu espaço na cena artística, tanto nos espaços institucionais como nos espaços alternativos.
Em relação à geração que está em cartaz há mais tempo, tenho percebido grande interação com a nossa. Artistas como Orlando Maneschy, Val Sampaio, Alexandre Sequeira, Armando Queiroz, Ruma, Jocatos, estando vinculados ou não a universidade, são pessoas acessíveis que parecem primar por esse contato entre gerações.

10.   Sabemos que gostas de um bom e velho Rock`n Roll. Como anda essa tua veia, estourou? O que andas ouvindo?
Continuo injetando doses cavalares do bom e velho Rock’n’roll ao visceral punk rock. Ando ouvindo o que ouvia “há dez mil anos atrás” e bandas independentes que vieram para libertar a geração do “rebolation”, como: “cordel do fogo encantado”, “Bazar Pamplona”, “Jonnhy Rock Star”, “Cravo Carbono”, “The Feitos”, entre muitas outras que encheriam algumas páginas!

11. Tens uma forte relação com a política, tanto que você já foi do Centro Acadêmico do curso de Artes Plásticas na UFPA. Sendo algo não muito comum nos artistas da geração atual, de onde veio esse engajamento político que você demonstra nas suas ações e no seu discurso?
Esse engajamento político é genético, meu bisavô quando veio da Espanha para o Brasil, trazia na embarcação idéias revolucionárias que contagiariam meu avô, meu pai e meus tios, e conseqüentemente mais de uma dezena de pessoas da quarta geração. Obviamente nem todos os filhos, netos e bisnetos de meu bisavô atuam politicamente, mas todos na família tiveram a oportunidade de aprender a se sensibilizar e se indignar diante das injustiças do mundo, e principalmente acreditar que mudanças sociais são possíveis, mas é preciso contribuir na construção de um mundo melhor, desde o voto consciente a contribuição em um Centro Acadêmico, ou mesmo em um trabalho de arte que busque despertar o indivíduo do seu estado passivo.

12.  Tens algum projeto em mente no momento? Poderia nos falar a respeito?
Sim. Após quase três anos da execução do primeiro e até então único trabalho assinado em parceria com Carlinha Evanovitch (mesmo que sempre produzindo com cumplicidade), estamos elaborando proposições que possam unir peculiaridades de criações anteriores. Mas nada definitivo ainda. Também em breve estarei colocando em prática mais uma experimentação sobre minha pesquisa com sombras.

13.  Como estão acontecendo neste momento as atividades do Bicicletada em Belém? Os participantes do “Deslocamentos” estão ainda na ativa ou após a exposição o número de participantes diminuiu?
A exposição rendeu considerável visibilidade ao Movimento. Contudo houve redução no número de participantes neste início de 2010, e estamos nos reunindo para promover a 1º Bicicletada temática em Belém: Bicicletada Junina, no intuito de deixar o evento mais atrativo, lúdico e familiar. Aproveito o espaço para fazer o convite: dia 26 de junho venha pedalar caracterizado ou não, mas em prol de uma Belém como direito de todos. Concentração às 16:30h no Mercado de São Brás com saída às 17h.

14- Foste membro do centro acadêmico na época da universidade e fizeste parte de algumas mobilizações estudantis. Acreditas que teu envolvimento com o cicloativismo tenha a ver com essa veia política?
Certamente. Também participei do Grêmio estudantil no fim do meu período colegial e de uma rádio comunitária pouco antes de entrar no Centro Acadêmico. Acho importante o cidadão estar organizado em movimentos de resistência social ou cultural. Foi esse meu viés político que me fez adentrar no movimento cicloativista Bicicletada e buscar contribuir para o fortalecimento do mesmo.

Agradecimentos: Carla Evanovitch
Créditos das fotos em ordem: Ubirajara Bacelar, Carla Evanovitch, Luciana Magno, Carla Evanovitch, Carol Abreu e Ubirajara Bacelar.

Leia também as entrevistas com Alexandre Sequeira e Alex Reuben.

Oficinas de cinema de animação em Julho para crianças

A Mostra Bacuri – I Mostra de cinema Infantil, além das exibições diárias de filmes, acaba de abrir as inscrições para três oficinas de animação para o público de 02 a 12 anos

A iniciativa é inédita por aqui. Vai acontecer de 06 a 10, em Belém e de 13 a 17 de julho, em Barcarena. O projeto Bacuri – I Mostra de Cinema Infantil é contemplado pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais 2010, através da Lei Semear, do Governo do Estado.

Na programação, oficinas de cinema de animação, das 8h30 às 12h e mostras diárias de filmes de animação, das 14h às 18h. As inscrições para as oficinas já estão abertas, gratuitamente.

Ficam abertas até dia 25 de junho, na Coordenação de Educação e Extensão do SIM – Sistema Integrado de Museus, no Museu de Arte Sacra (Rua Padre Champagnat, s/n). Os interessados em inscrever suas crianças devem ir até lá em horário comercial ou fazer a inscrição por telefone ou e-mail e depois confirmar pessoalmente no local. As oficinas serão ministradas, em Belém, na Galeria Fidanza, pelos professores Eliseu Lopes Filho e Maximo Barro, da Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP/SP.

Em Barcarena, elas ficaram sob responsabilidade dos paraenses Andrei Miralha, artista multimídia, quadrinista e com atuação na área da animação no cinema paraense, e Nelson Nabiça, artista visual que assina a confecção de cenários e bonecos de vários filmes de animação em Belém, entre eles o curta de animação “Visagem”, de Roger Elarrat. Em Barcarena de 13 a 17 de julho,as oficinas e mostras vão acontecer nos Centros Comunitários de Itupanema e da Vila do Conde. As inscrições para Barcarena serão feitas pelos próprios espaços onde acontecerá o projeto.

As inscrições e monitoria das oficinas serão desenvolvidas pela Coordenação de Educação e Extensão do Sistema Integrado de Museus e Memoriais, parceiro do projeto, sob a responsabilidade da professora de arte e educadora do SIM/SECULT, Márcia Pontes.

As escolas públicas ou particulares, centros comunitários e associações, além do público em geral interessado em inscrever seus "bacuris" para as oficinas de Belém, devem entrar em contato através do e-mail: sim.educacao@gmail.com ou dos telefones 4009-8845 e 8805-5249.

Dentro da programação de exibição filmes, além de curtas de animação paraenses, a mostra também exibirá curtas da coleção “Direitos do Coração”, uma produção do estúdio de animação do Programa Francês do Ofício Nacional do Filme (NFB - National Film Board), em colaboração com a Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional, Ministério da Cultura Canadense, Ministério da Saúde do Canadá, Ministério do Multiculturalismo e da Cidadania do Canadá, Sociedade Radio Canadá e Première Medien GmbH&Co.K.G, através do Consulado Geral do Canadá em SP e da Embaixada do Canadá em Brasília.

Serviço
Inscrições para as oficinas do projeto BACURI – I MOSTRA DE CINEMA INFANTIL, em Belém. De 21 a 25 de junho, através do e-mail: sim.educacaco@gmail.com ou dos telefones 4009-8845 e 8805-5249.

Fonte: http://holofotevirtual.blogspot.com/2010/06/mes-de-julho-traz-oficinas-e-filmes-de.html

domingo, 20 de junho de 2010

fotografia e surf


Você pode não ser fã de surf, mas mesmo assim vai gostar das fotos do norte-americano Clark Little. As imagens, capturadas no interior de ondas momentos antes de elas quebrarem, mostram de um ângulo bem diferente um belo fenômeno natural que muitas vezes é assistido por nós a metros e metros de distância.

Nascido na Califórina e morador do Havaí, Clark começou a fazer seus inusitados registros em 2007, quando sua esposa lhe pediu uma foto do mar para decorar uma parede do quarto. Atualmente o fotógrafo registra ondas que podem chegar a quatro metros e meio. Apesar do perigo envolvido em seu trabalho - ele já chegou a ser arremessado a até 10 m de distância -, Clark afirma que ama o que faz. Para obter essas imagens sensacionais, o artista utitliza uma câmera capaz de tirar até dez fotos por segundo.
Além do Havaí, Clark já clicou ondas em países como Brasil, Canadá, Japão, Mauí e Estados Unidos.
Obviamente, Clark também é um ex-surfista…

sábado, 19 de junho de 2010

30 anos de videocriaturas

Começa no dia 17 de junho, a partir das 19h30, o Pioneiros da Arte Digital.BR – uma série de exposições on-line e encontros com artistas para mapear e colocar em evidência a arte digital brasileira. Neste primeiro evento, os 30 anos das videocriaturas de Otavio Donasci serão abordados em um bate-papo entre o artista e Giselle Beiguelman (Diretora Artística do Instituto Sergio Motta). Haverá ainda a projeção de imagens e vídeos e a apresentação de uma videocriatura, tudo transmitido em streaming pelo blog do projeto. A série Pioneiros da Arte Digital.Br, fruto de parceria entre o Instituto Sérgio Motta e a Casa da Cultura Digital, se estende até 2011, com encontros mensais e estudos publicados on-line sobre artistas de perfis variados. Estes encontros são parte de um projeto de pesquisa das duas instituições envolvidas, o ArteDigital.BR. O objetivo é situar a criação relacionada à artemídia no campo da história da arte, além de desenvolver metodologias para dar conta da especificidade dessa produção, muitas vezes incompatível com os processos de arquivamento e processamento em coleções museológicas tradicionais.

COLABORADORES

Seja mais um colaborador: envie matérias para: novasmedias@gmail.com

sexta-feira, 18 de junho de 2010

CICLOATIVISMO SAMPA

Local para os neo - locais: http://www.apocalipsemotorizado.net/ 
site sobre cicloativismo e pràticas ativistas para quem anda sobre duas rodas!!!

Ricardo Macedo

quinta-feira, 17 de junho de 2010

SALÃO DA VIDA PROMOVE LEILÃO EM PROL DE ENTIDADE BENEFICENTE

Foto e trabalho do artista Josynaldo Ferreira presente na exposição.
25 obras doadas por artistas convidados poderão ser arrematadas no dia 19

Chegando este ano à sua terceira edição, o Salão da Vida é um evento que tem por objetivo lançar mão da arte como meio de sensibilização da sociedade para a importância de se conhecer e difundir informações sobre os fatores de risco do câncer. Realizado pelo Governo do Estado do Pará, através do Hospital Ophir Loyola e da Secretaria de Estado de Saúde Pública, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, o Instituto de Artes do Pará e a Associação Fotoativa.

Além dos trabalhos de 13 artistas selecionados, o Salão expõe obras dos fotógrafos convidados (paraenses e cariocas) Alberto Bitar, Ana Catarina, Ana Mokarzel, Anita Lima, Angela Rolim, Armando Queiroz, Bob Menezes, Elza Lima, Fatinha Silva, Fernanda Moreira, Glauce Andrade, Greice Rosa, Guy Veloso, Irene Almeida, Leonardo Ramadinha, Marco Antonio Portela, Miguel Chikaoka, Mônica Mansur, Paulo Batelli, Paula Sampaio, Rafael Araújo, Shamara Fragoso, Suelen Geber e Tília Koudela. E são estas obras que estarão à venda no leilão agendado para 19 de junho, a partir das 9h30, no Museu Histórico do Estado do Pará - MHEP. A verba arrecadada será revertida para a Associação Colorindo a Vida, que está construindo abrigos para os pacientes do Hospital Ophir Loyola.

Mais informações:

Idealizador do Salão: Dr. Antenor Madeira Neto – Hospital Ophir Loyola
91-8863-0770
Armando Queiroz. – Representante do Sistema Integrado de Museus e Memoriais – SIM.
8129-2018
Alberto Bitar – Representante do Instituto de Artes do Pará - IAP
8808-8454
Fatinha Silva – Representante da Associação Fotoativa
9116-4988

quarta-feira, 16 de junho de 2010

"Sem Destino" na Sessão Cult

Argumento: Dois “hippies”, Wyatt e Billy cortam o deserto do sul da Califórnia em caminho de Nova Orleans onde pretendem assistir ao “Mardi-Gras”(o celebre carnaval local).
Importância Histórica: O filme é considerado “histórico” pelos críticos norte-americanos. Retrata uma época (os anos 60/70), focalizando as comunidades “hippie” e uma cultura peculiar. Fonda e Hopper trataram o projeto a partir de uma idéia de Fonda quando, segundo ele, contemplou uma foto que tirou com Bruce Dern perto de uma moto. “Na contra-luz não se podia dizer que éramos nós”, disse ele. Assim o filme seria o que uma frase publicitária definiu: ’Um homem saiu para procurar a América e não conseguiu encontrá-la em lugar algum”. O tempo da contra-cultura.

O filme ganhou um prêmio em Veneza para cineasta estreante (Hopper).
 
Serviço:
Sem Destino, de Dennis Hopper (EUA, 1969)

Programação: ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará)
 
Sábado - 19/06- às 16h - Entrada Franca

Título original: Easy Rider. Direção: Dennis Hopper. País/ano: Estados Unidos /1969. Gênero: Aventura. Roteiro: Henry Fonda, Peter Fonda, Terry Southern. Fotografia: Lazlo Kovacs. Música: Roger McGuinn. Produção: Bert Schneider. Elenco: Peter Fonda, Dennis Hopper, Antonio Mendoza, Phil Spector, Mac Mashourian, Warren Finnerty, Rancher, Tita Colorado, Luke Askew, Luana Anders, Sabrina Scharf, Robert Walker Jr., Sandy Brown Wyeth, Robert Ball, Carmen Phillips e Ellie Wood Walker. Estúdio/distribuidora: Sony Pictures . Cor: Colorido: Duração: 95 min. Classificação etária: 14 anos.

Sinopse:
Dois membros da contra- cultura hippie no final dos anos 60 saem de Los Angeles e atravessam o país até Nova Orleans. Na viagem, encaram o espírito da liberdade, mas também muito preconceito.

CINE LÍBERO LUXARDO - Fundação Tancredo Neves - Centur Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo Tel (91)3202-4321 cinelibero@gmail.com

Festival de Arte Digital 2010 recebe inscrições até 30 de junho



O FAD - Festival de Arte Digital recebe inscrições de artistas interessados em integrar a programação da 4ª edição do evento, agendada para setembro. O período para envio de material vai de 17 de maio a 30 de junho de 2010.

Pixel Art, Músico Digital, Mídia Digital, Softwares de código livre, redes sociais, mundo mobile. O vocabulário contemporâneo mudou, assim como as plataformas de criação utilizadas por artistas no desenvolvimento de suas obras. O FAD - Festival de Arte Digital, convoca artistas e interessados no tema para participarem do processo seletivo desta quarta edição do evento. Na programação conteúdo artístico elaborado por meio de computadores, softwares, hardwares, celulares, filmadoras, câmeras digitais, dispositivos eletrônicos e digitais com baixa ou alta tecnologia.

As Inscrições

O Edital 2010 do FAD está aberto e disponível no site oficial do evento. O período para inscrição dos trabalhos começa no próximo dia 17 de maio e termina impreterivelmente no dia 30 de Junho de 2010. A inscrição só pode ser efetuada via internet por meio do endereço: www.festivaldeartedigital.com.br/edital

Podem se inscrever no edital 2010 artistas e interessados de todo o Brasil, bem como artistas internacionais, na forma de inscrições individuais ou coletivas (estas representadas por um único integrante).

É permitida a inscrição em mais de uma área do edital pelo mesmo indivíduo ou grupo.
Toda o processo de inscrição deverá ser efetuada por meio de formulário digital disponibilizado na página do evento. Não haverá envio de nenhum tipo de documentação ou material via Correios.

O FAD

Em 2010, o FAD chega à 4ª edição. Mais uma vez, Belo Horizonte vai receber artistas de diversas partes do Brasil e do mundo.
Na edição 2010, o FAD conta com o patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro. Atividades do FAD Simpósio e Laboratório, do FAD Galeria e do FAD Performances terão como palco as instalações do Oi Futuro (Galeria de Artes Visuais do Oi Futuro, Teatro Klauss Vianna Oi Futuro, Multi Espaço Oi Futuro). Já o FAD Webart terá como sede a Quina Galeria, espaço cultural localizado no Edifício Maleta, no Centro da capital.

O FAD 2010 receberá inscrições para as seguintes áreas:

1) FAD Performance A/V (shows audiovisuais)
Considera-se performance audiovisual (A/V) projetos dedicados à apresentação artística autoral (repertório próprio), ao vivo e que envolvam a apresentação de trabalhos que utilizem áudio e imagens de forma sincronizada. Importante: Não serão aceitos para esta categoria, trabalhos não autorais e que não possuem o conceito A/V (audiovisual). Os trabalhos devem ter como resultado final um tema audiovisual desenvolvido conjuntamente.

2) FAD Galeria (instalações audiovisuais interativas)
Serão considerados instalações A/V interativas, trabalhos que desenvolvam conteúdo artístico aliado à interação do espectador/usuário (público). O uso de ferramentas, dispositivos e tecnologia, bem como o tema, são livres.

3) FAD Web-Art (arte digital, realidade virtual, etc)
Serão considerados trabalhos de web-art, conteúdos artisticos desenvolvidos para exibição em computador ou para exibição ou manipulação através da web (internet). O uso de ferramentas e tecnologia, bem como o tema, são livres.

4) FAD Laboratório (Oficinas, Workshops)
Serão considerados o envio de propostas de oficinas e workshops de pequena duração com temática livre. O objetivo é que este programa aborde o desenvolvimento e/ou treinamento para utilização de novas ferramentas de áudio e vídeo, criação de trabalhos de interação com software livre, apps (aplicativos), entre outros, para uso profissional ou não.

Os Realizadores
Idealizado e realizado pelo DJ Tee (a.k.a. Tadeus Mucelli) e pelo VJ 1mpar (a.k.a. Henrique Roscoe), o FAD é um festival de arte através de mídias digitais.

Tadeus Mucelli é DJ, produtor musical, artista audiovisual e gestor cultural atuante na cidade de Belo Horizonte desde 1996. Seus principais trabalhos estão direcionados em dois grandes festivais do Estado de Minas Gerais, FAD – Festival de Arte Digital e BPM - Beats por Minuto. Ambos focados na linguagem eletrônica de novas tendências da música e vídeo. Além disso, possui carreira ativa como produtor musical e audiovisual com diversos trabalhos lançados no Brasil e exterior.

Henrique Roscoe é artista digital, músico e designer. Trabalha na área audiovisual desde 2004. Em 2005, criou, em parceria com o músico Tadeus Mucelli, o projeto autoral addd. No início de 2008, iniciou um novo projeto audiovisual conceitual e generativo chamado Hol. Todas as composições buscam uma correspondência entre áudio e vídeo e elas são executadas em performances ao vivo ou na forma de vídeos ou instalações. Desenvolve instalações interativas, programando em processing e max/msp. Cria instrumentos e interfaces interativas usando sensores e objetos do cotidiano, gerando construções inusitadas. Produz vídeo-cenários para bandas e eventos no Brasil, Alemanha e Estados Unidos. É um dos curadores e idealizadores do FAD - Festival de Arte Digital, que acontece em Belo Horizonte desde 2007.

Sobre o Oi Futuro
O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para a juventude brasileira, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores. O Oi Conecta, um programa em parceria com o Governo Federal, leva banda larga a mais de 37 mil escolas públicas, beneficiando cerca de 24 milhões de alunos. Na área cultural, o Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apóia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei.


Contatos para entrevistas:
DJ Tee (a.k.a. Tadeus Mucelli) – djtee@djtee.com.br – (31) 9187.5644
VJ 1mpar (a.k.a. Henrique Roscoe) – henrique@1mpar.com – (31) 9903.6991

Assessoria de imprensa:
A Dupla Informação - aduplainformacao@gmail.com
Cristiana Brandão – (31) 9417.4999
Fábio Santos – (31) 9902.8880
Licio Daf – liciodaf@hotmail.com – (redes sociais)

Se lhe interessou, veja aqui a versão de 2009.